Conheça aqui tudo sobre a maior cidade da Bolívia: La Paz. Confira como chegar, suas principais atrações, e tudo o que esse local incrível pode oferecer.

Em primeiro lugar, sabemos que a América do Sul possui lugares maravilhosos para se conhecer, e uma dessas opções é a Bolívia, um país tão próximo do Brasil, que é possível até mesmo atravessar de carro. 

Por isso, se você está procurando por opções de viagens, fique aqui e descubra um pouco mais sobre as maravilhas que a maior cidade da Bolívia pode te oferecer.

Uma das maiores e mais turísticas cidades da Bolívia é La Paz, uma cidade considerada a capital administrativa mais alta do mundo, com mais de 3.500m acima do nível do mar.

A cidade se estende até El Alto, e oferece uma vista espetacular das montanhas. Além disso, tem como plano de fundo o Monte Illimani. 

Dentre suas atrações, estão sítios arqueológicos dos Incas, museus, montanhas gigantes e a estrada mais perigosa do mundo! Aliás, tudo isso a um preço muito acessível para brasileiros, e com diversas opções de estadia, alimentação e transporte. 

Apesar de nossa passagem pela Bolívia ter sido breve e não termos tido a oportunidade de conhecer muito o País, elaboramos o guia abaixo para te mostrar como chegar a La Paz, onde ficar, o que fazer em La Paz e como escolher a melhor época do ano para viajar! Então, leia até o final e fique por dentro de tudo!

Como chegar em Laz Paz?

Apesar das milhares de belezas que possui, La Paz é a cidade com a parcela mais pobre da população paceña. Aliás, um dado importante sobre La Paz população, é que a cidade conta com cerca de 3 milhões de habitantes.  

Entretanto, isso não interfere no enorme prazer que é visitar a cidade que faz parte da lista das Sete Novas Cidades Maravilhosas do mundo. 

Algo que os turistas sempre perguntam é se em La Paz é perigoso. Porém, ao contrário do que muitos podem pensar, a cidade não é perigosa como dizem. No entanto, como em qualquer lugar, você deve tomar cuidado para não cair em golpes e assaltos.  

Mas, de forma geral, as cidades bolivianas são mais tranquilas do que muitas cidades brasileiras. 

La Paz poderá te oferecer vistas incríveis, passeios em montanhas, neve, contato com o que sobrou das culturas passadas e os centros históricos muito importantes da Bolívia. Além disso, é um dos destinos mais baratos da América do Sul! 

Existem diversas formas pelas quais você pode chegar a La Paz. Então, vejamos as principais delas abaixo, e como chegar através delas: 

Avião 

Você pode chegar a La Paz de avião. A Bolívia possui o Aeroporto Internacional El Alto (LPB), que fica em El Alto, uma cidade a 10 quilômetros de La Paz. Aliás, esse é um dos aeroportos mais importantes do país, concentrando boa parte dos voos domésticos e internacionais. 

A partir do Brasil, você poderá encontrar voos na maioria das companhias aéreas da América do Sul, como a Latam, Avianca e Sky Airline.

Além disso, algumas companhias bolivianas também disponibilizam essa opção, como a Boliviana de Aviación (BoA), a TAM e a Amaszonas. 

Outra opção é o Aeroporto Internacional Viru Viru (VVI), que serve à cidade de Santa Cruz de la Sierra. No Brasil, os voos com destino para esses aeroportos, geralmente, saem do Aeroporto de Guarulhos. 

Viajar de avião para a Bolívia é a forma mais confortável e, consequentemente, a mais cara. Contudo, o tempo de viagem dependerá da opção de voo que você escolher. Assim como os custos dependerão da época do ano que você for viajar.  

Por isso, é muito importante fazer um planejamento prévio. Dessa forma, você terá mais tempo para buscar as melhores passagens ao menor custo. 

Ônibus 

Outra forma muito comum de viajar para a Bolívia é de ônibus. Entretanto, encontrar e comprar passagens para La Paz com antecedência não é nada fácil.  

Muitas das empresas que oferecem o serviço não estão na internet. Além disso, várias delas também não aceitam nem cartão de crédito. 

O trajeto inclui ir até Corumbá, no Mato Grosso do Sul, a cidade brasileira mais próxima da fronteira, e seguir até Santa Cruz de La Sierra. Por fim, basta pegar um ônibus até o terminal de La Paz. 

As principais empresas de ônibus que oferecem o serviço são: 

  • Trans Copacabana; 
  • Todo Turismo; 
  • Panasur; 
  • Tour Peru; 
  • Trans Omar. 

Carro 

Para os mais aventureiros, ainda há a possibilidade de viajar até La Paz de carro. Todavia, caso você opte por essa opção, precisará planejar muito bem a sua viagem.  

Bem como também deverá conhecer os documentos obrigatórios para viajar de carro pela Bolívia, como os documentos da aduana nacional. 

O trajeto de carro deve te levar até Corumbá, onde será realizada a passagem pela fronteira, e o ingresso no território boliviano. No entanto, a viagem é bem cansativa e longa. Por isso, é necessário programar as paradas no meio do caminho. 

O que conhecer em La Paz? 

Enfim, agora que você já sabe as possíveis formas de chegar na cidade, vamos ver as atrações que você poderá aproveitar ao chegar lá. Então, confira abaixo tudo sobre: La Paz, o que fazer, onde passear e muito mais: 

Catedral de La Paz 

A Catedral de La Paz está localizada na Plaza Murillo, um dos locais mais importantes do país, assim como outros monumentos como o Palácio Presidencial e o Palácio Legislativo.  

O primeiro edifício data de 1692, mas foi demolido em 1831. A nova catedral começou a ser levantada em 1835, permanecendo até hoje como um dos pontos mais importantes da cidade. 

Logo, você poderá apreciar uma arquitetura neoclássica com seu interior revestido por mármore e um altar-mor vindo da Itália. 

Igreja e Convento de São Francisco 

Igreja e Convento de São Francisco - La Paz, Bolivia

A Igreja e Convento de São Francisco se localiza na Plaza de San Francisco, no centro da cidade. Construída no século XVIII, é considerada, hoje, o principal monumento colonial da cidade. 

O convento foi transformado em um museu, assim você poderá observar e admirar algumas obras de arte da época colonial, que estão expostas no local. 

Calle Jaén 

A Calle Jaén é uma rua localizada próxima da Plaza Murillo. É muito famosa entre os turistas por refletir a Bolívia nos seus primórdios. 

Assim como, a rua possui atrações interessantes para turistas, que você pode adorar conhecer, desde cafés até museus muito interessantes da cidade. 

Mirador Kili Kili 

Ao passo que, se você quiser ter uma visão panorâmica da cidade, com certeza deve dar uma passadinha pelo Mirante Kili Kili. Lá, você terá uma vista de 360 graus da capital, sendo possível ver edifícios, avenidas e montanhas, como a Illimani. 

Você pode chegar ao local caminhando cerca de 30 minutos, partindo da Igreja e Convento de São Francisco. 

Calle Sagarnaga 

A Calle Sagarnaga é outra rua famosa de La Paz, e a mais indicada para comprar souvenirs. Além disso, lá também estão as agências de viagem que oferecem passeios e excursões. 

A rua foi uma das primeiras a comporem o traçado urbano com características europeias, que foi implementado após a fundação da cidade. Por isso, vale muito a pena passar para conhecer! 

Os Mirantes de La Paz 

Além do já citado mirante Killi Killi, existe também o mirante Laikakota, que fica dentro de um parque municipal da cidade, mas é um pouco mais distante. No entanto, caso você tenha fôlego, poderá aproveitar uma vista espetacular da cidade. Aliás, você pode, inclusive, apreciar um lindo pôr do sol. 

Luta das Cholitas 

A luta das Cholitas é uma luta livre que ocorre em La Paz. As Cholitas são mulheres bolivianas, que se vestem com trajes típicos indígenas, como chapéu e roupas coloridas, e lutam. 

Esse tipo de luta é muito popular na Bolívia, e se tornou uma das principais atrações da cidade. Portanto, para assistir, você pode ir diretamente ao local, ou comprar o ingresso pela internet. 

Mercado de Las Brujas

Mercado de Las Brujas -  La Paz, Bolivia

Para chegar ao Mercados das Bruxas, basta subir a Calle Sagarnaga. O mercado é um conjunto de lojas na rua Linares, e recebeu esse nome por conta dos itens vendidos por lá. Por exemplo:  amuletos, ervas, objetos usados em rituais, entre várias outras coisas intrigantes. 

É, com toda a certeza, um ótimo lugar para se comprar artesanatos e lembrancinhas. 

O que fazer nos arredores da cidade? 

Além das incríveis atrações para conhecer em La Paz, ainda existem opções espetaculares nos arredores da cidade, que merecem um pouquinho do seu tempo! 

Valle de La Luna 

O Valle de La Luna é uma das atrações mais procuradas. Ele se localiza a cerca de 30 minutos do centro da cidade, e é uma espécie de sítio arqueológico, com formações rochosas maravilhosas de se observar. 

Você pode ir de táxi, carro próprio, alugado, bem como contratar o tour em uma das agências de turismo. 

Estrada para Coroico 

Portanto, caso você tenha coragem, irá pedalar por uma estrada de mão única onde, de um lado, poderá apreciar a montanha e, do outro, o vazio ensurdecedor de um abismo gigante. No finalzinho da estrada, você chega ao povoado de Coroico! 

De La Paz, parte a estrada conhecida como a mais perigosa do mundo. Ela é chamada na Bolívia de Camino a los Yungas. bem como também apelidada de Estrada da Morte.

A travessia é feita de bicicleta, mas não é necessário ser experiente, já que o caminho em si é bem fácil de percorrer. 

Montanha Chacaltaya 

O passeio na Montanha Chacaltaya, na Cordilheira dos Andes, é também muito procurado pelos turistas. O passeio possui um preço bem acessível, e fica disponível através das agências de viagem. 

A montanha oferece a visão de montanhas vizinhas nevadas, a uma altitude bem difícil de ser alcançada. Dali, você poderá apreciar o Glaciar Huayna Potosí, com seus incríveis 6.088 metros de altura. 

Tiawanaku 

As ruínas de Tiwanaku são, sem dúvida, um dos passeios mais interessantes na cidade, principalmente para os admiradores de história!  

A região da Bolívia e do Peru possui os resquícios do Império Inca e culturas do período, com templos e arquiteturas maravilhosas para se conhecer. 

Tiawanaku foi uma cidade pré-inca, que se localizava a 72km de La Paz, e possui 3843m de altitude. Lá, você pode visitar o Museu Nacional de Arqueologia de Tiwanaku, e o Museu Lítico de Tiwanaku. 

Huayna Potosí 

 O Glaciar Huayna Potosí, de 6.088m de altura, também é aberto à visitas. O Huayna é conhecido como o gigante de pedra e gelo, que te convida a uma grande aventura. E é uma montanha lendária da região. Portanto, vale muito a pena visitá-la! 

Onde ficar em La Paz? 

A cidade recebe milhões de visitantes todos os anos, Dessa forma, exigiu que a região criasse um ambiente com diversas opções para turistas. 

Você pode optar por ficar na região do centro, ou em bairros localizados na Zona Sul. No geral, o centro te oferece mais facilidade e acesso às principais atrações. Em contrapartida, os bairros da Zona Sul possuem hotéis com padrões mais elevados. 

Então, considerando os variados padrões de turistas, os melhores bairros para você se hospedar são:  

  • Calacoto; 
  • São Miguel; 
  • Sopocachi; 
  • El Rosário; 
  • Belém

Na parte central,  El Rosario e Belén são os melhores bairros, possuindo uma ótima estrutura e ótimos hotéis como, por exemplo: 

  • The Nest Boutique; 
  • Hotel Europa; 
  • La Casona são os preferidos; 
  • Hotel Sagarnaga; 
  • Hotel Rosario La Paz.

Na região de Sopocachi, você possui à sua disposição diversos restaurantes. Por isso, é a região indicada para quem gosta de curtir a cidade à noite.  

Algumas indicações são o Hotel Mitru, Stannum Hotel, Rendezvous Hostel e o HB Apartament Sopocachu. 

Em Calacoto e São Miguel, você terá a maior variedade de hotéis. Assim, poderá encontrar hospedagens 5 estrelas nos bairros mais limpos e seguros da cidade.  

Algumas das melhores opções são o Suites Camino Real, Casa Grande Suites, Atix Hotel e o Casa Grande Hotel. 

Portanto, para definir a melhor opção para você, é preciso analisar a quantidade de dias que pretende ficar, o quanto está disposto a pagar e se quer dar preferência à proximidade com os pontos turísticos, aos restaurantes ou a uma região mais tranquila e sofisticada. 

Booking.com

Onde comer em La Paz? 

A gastronomia é outra parte fundamental durante viagens para outras regiões. Por isso, deixaremos aqui uma lista com os melhores restaurantes da cidade, que vale a pena você conhecer! 

  • Vinapho: um restaurante vietnamita, que se localiza na parte mais cara da cidade. 
  • HB Bronze Coffeebar: onde você pode encontrar diversas opções de drinks e cervejas artesanais. 
  • Mozzarella: sem dúvida, esse lugar tem a melhor pizza da cidade. Além disso, conta com opções de almoço, pizzas vegetarianas e veganas. 
  • The English Pub: o típico pub inglês de cidades grandes. Logo, você poderá encontrar diversas opções de drinks, e um cardápio típico de pub inglês. 
  • Mestiza: uma opção perto da igreja de São Francisco, com várias opções de menu, a um preço muito bom. 
  • New Moti Mehal: por fim, uma opção para os amantes de comida asiática e árabe. A ótimos preços, você poderá experimentar comidas preparadas por chefes indianos. 

Quando viajar para La Paz? 

A época em que você for viajar dirá muito sobre o clima na região. Entre maio e setembro praticamente não chove.  

Por isso, é a época mais indicada para ir. Em relação ao frio, a região é gelada durante o ano inteiro, variando entre 3°C e 16°C. Por isso, já vá preparado para o frio independente do período. 

Entre novembro e março, por sua vez, a Bolívia tem a sua estação mais quente e úmida, refletindo o verão da região. No entanto, as possibilidades de chuva são maiores. 

Quanto tempo ficar em La Paz? 

Dentre as opções disponíveis em agências de viagem, os pacotes para La Paz giram entre 3 e 4 dias. Pois, muitas vezes, os turistas aproveitam para conhecer outros países da região também. 

No entanto, com 3 dias você consegue aproveitar bastante, e visitar as principais atrações da cidade.  

Mas, no final, tudo dependerá do seu planejamento. Portanto, pense bem sobre o que pretende conhecer e visitar durante a sua estadia, e em como pode organizar essas visitas.  

Dicas para quem vai para a Bolívia 

Se você pretende viajar para a Bolívia, é preciso se atentar para alguns detalhes importantes. Principalmente no que se refere a saneamento básico e higiene. Confira abaixo: 

  • Leve garrafas de água 

Se você estiver fazendo um mochilão ou um tour guiado, o ideal é que você leve um galão de água para durar toda a viagem. O saneamento básico na Bolívia é bem precário, e isso se aplica ao tratamento de água do país. Sendo assim, para evitar problemas, leve água ou procure comprar água potável nos estabelecimentos – evite a água mineral!  

  • Cuidado com o que você come 

Os alimentos preparados na rua não recebem muito cuidado, muitas vezes a pessoa que está preparando a comida não tem a higiene adequada das mãos. Além disso, o tempero é diferente do que usamos no Brasil, sendo mais forte do que estamos acostumados. Por isso, procure estabelecimentos confiáveis e com comidas mais leves e saudáveis.  

  • Seguro de Saúde & Vacina  

Além do problema com saneamento, o país não possui atendimento médico gratuito para estrangeiros, nem em caso de acidentes. Sendo assim, o ideal é que você tenha um Seguro Viagem para cobrir as possíveis despesas médicas, visto que, por causa da falta de saneamento, você pode passar mal durante a viagem.  

Por fim, o mesmo vale para a vacina contra febre amarela: se você for viajar para as regiões perto da floresta tropical, como Coroico e Yunga, a vacina é obrigatória.  

  • Idioma Local

A Bolívia tem como lingua oficial o castelhano, então a comunicação no país não será uma tarefa difícil, visto que há uma grande similaridade com a lingua portuguesa, mas, fique atento aos palavrões em espanhol para não cometer alguma gafe.