O oásis de Huacachina tem atraído grande interesse dos turistas quando vão ao Peru e é claro, ele não poderia ficar de fora do nosso roteiro. Assim, nós não resistimos e fomos ver de perto essa incrível paisagem de um lago cercado por areia.

Vale ressaltar que não se trata de um oásis qualquer, mas do único em toda a América do Sul. Ele está localizado a 300 km de Lima, capital do país. Além disso, é um dos melhores lugares para curtir uma volta de buggy e sandboard. Vem conferir!

Onde fica Huacachina

Essa região rodeada de dunas, centralizada por um lago e árvores, fica há 10 minutos da cidade de Ica. Por outro lado, a capital Lima fica a 4 horas de distância. Ali também tem um vilarejo e alguns comércios.

Um pouco sobre a sua história

Nos anos 40, esse oásis começou a chamar a atenção dos peruanos que buscavam um lugar para relaxar. Aliás, muitos iam ali por causa das águas do lago, que acreditavam ter propriedades terapêuticas.

Por um tempo, a região ficou esquecida e só voltou a ser descoberta na década de 90. Então, foi aí que empresas notaram seu potencial para o turismo e passaram a oferecer passeios pelas dunas.

Hoje o local está cada vez mais cheio de turistas dispostos a curtir o visual. Bem como, a se aventurar pela areia. Enfim, ali não há muitos habitantes, mas a oferta de hospedagens e restaurantes são boas.

Ruas de huacachina
Ruas de huacachina

Onde se hospedar em Huacachina

Nesta vila existem vários bons lugares para ficar. Logo, a nossa escolha foi o hostel Carola del Sur. A diária com quarto privado e banheiro custou na época (2015) 86 Soles.

O local é bacana, os quartos são simples, porém o Wi-fi deixe um pouco a desejar.  Possui uma área verde bonita com redes para os hóspedes descansarem, além disso há uma piscina.

Confira aqui outras opções de hospedagem no Booking.

Dicas do que fazer em Huacachina

No próprio hostel em que ficamos eles vendem ingressos para a maior atração dali: o passeio de buggy. Com certeza, nós recomendamos demais, afinal é pura aventura. Mas antes é interessante curtir o visual mágico lá do alto das dunas.

Prepare-se e tome fôlego, porque encarar a subida na areia fofa não é tão fácil. Contudo, a vista compensa e dá para tirar fotos incríveis. Por fim, uma sugestão é fazer sua visita no final da tarde quando é mais fresco.

Passeio de buggy e Sandboard em Huacachina

Huacachina
Huacachina

Para quem prefere algo mais aventureiro e radical, há duas opções que não podem ficar de fora. Assim, são eles: passear de buggy e sandboard.

O valor do passeio de buggy varia entre 35 a 45 Soles, mais uma taxa de 3,60 para entrar nas dunas. Uma dica é ir às 16h, devido ao forte calor peruano de Huacachina. De fato, nesse horário você não vai castigar tanto a sua pele no sol.

Também é interessante ficar por lá, curtir o lindo pôr-do-sol e admirar as mudanças de cores no céu. Com certeza, é uma experiência única e muito especial.

O trajeto de buggy dura umas duas horas em média. Dessa forma, primeiro você anda nele numa velocidade alucinante, subindo e descendo as dunas.

Sandboard em Huacachina

Sandboard nas Dunas de Huacachina
Sandboard nas Dunas de Huacachina

Depois, na segunda parte da aventura, além do buggy, você tem outra opção. Isto é, fazer sandboard na areia.

Nesse esporte, você desce as dunas em uma prancha. Então, sua posição na descida é de sua escolha: em pé, sentado ou deitado. Com isso definido, apenas vá, se jogue.

É uma atividade cheia de emoção, já que cada duna mede cerca de 30 metros de altura. De buggy ou numa prancha, é diversão garantida e cheia de adrenalina. Durante esses tours, algumas paradas são feitas para fotos.

Dicas para quem vai andar de buggy

Quem está indo pela primeira vez a um oásis, é importante saber algumas coisas. Por exemplo:

  • As dunas são tão macias que te fazem afundar, então use tênis confortáveis;
  • Não vá de chinelo, já que a areia é quente e vai ser difícil andar nessas condições;
  • Leve óculos ou vai ser impossível permanecer com os olhos abertos;
  • A areia gruda no corpo, recomendo aos homens irem com uma bermuda comprida;
  • Protetor solar não pode faltar, logo pode usar e abusar do fator 60.

Aventure-se nesse oásis peruano

Nós ficamos um dia inteiro em Huacachina, sem dúvida, é tempo mais do que o suficiente. Afinal, deu para conhecer inclusive o pequeno vilarejo, aproveitamos tudo que o lugar oferece: da piscina do hostel até as excursões de buggy/sandboard.

Quando foi à noite, pegamos o ônibus para Cusco, antiga capital do Império Inca. Aliás, ela é famosa por causa dos seus vestígios arqueológicos.

Vale a pena incluir essa região no seu roteiro de viagem ao Peru. Seja pela aventura que os passeios oferecem ou pelo visual do lugar, seja como for, ambos são imperdíveis.

por do sol nas dunas de huacachina
Por do Sol nas dunas de Huacachina