Quer dicas sobre o que fazer em Belgrado, para aproveitar a sua viagem da melhor forma? Então, fique até o final, e confira esse guia completo, com as principais opções de passeio para fazer em 3 dias em Belgrado.

A Sérvia está cada vez mais se inserindo no turismo mundial, e virando ponto de passagem para milhões de pessoas que visitam a Europa todos os anos. E não é para menos! O país é incrível e, sem dúvida, vale a pena inseri-lo no seu roteiro de viagem!

A cidade de Belgrado é um dos principais destinos no país por possuir várias atrações muito interessantes. Aliás, com a grande vantagem da maioria ser de graça.

Belgrado é uma cidade pequena e barata, mas que atrai olhares por conta da sua beleza. Um fato curioso sobre a cidade é que, hoje, Belgrado é a capital da Sérvia, um país que se localiza na região dos Balcãs, na Europa. No entanto, no passado, a cidade era a capital da antiga Iugoslávia também, sendo bem antiga!

A Sérvia possui fronteira com 8 países, o que faz do país um ponto bem estratégico, e que permite planejar viagens muito interessantes por essa região da Europa.

Mas, se você não for ficar na Sérvia, não se preocupe! É muito fácil incluir Belgrado na maioria dos roteiros pela Europa realizados ali na região dos Balcãs, pois o país é super barato, sendo possível gastar menos de €50 para passar o dia com tudo incluso!

Nesse artigo, vamos te fazer um resumo bem completinho sobre Belgrado, o que fazer por lá em 3 dias, os melhores lugares para visitar, como se locomover, onde você pode se hospedar e algumas dicas úteis para preparar a sua viagem! Bora lá?

Conheça também outros destinos no Leste Europeu
Bósnia e Herzegovina: O que fazer em Mostar na Bósnia
Bósnia e Herzegovina: Sarajevo: tudo o que você precisa saber
Montenegro: Kotor - O que fazer e onde ficar
Montenegro: O que fazer em Budva - Montenegro
Croácia: Guia completo de Dubrovnik - Croácia

O que fazer em Belgrado na Sérvia

A principal razão pela qual muitos viajantes visitam Belgrado é começar sua jornada nos Bálcãs. Mas a cidade também é bem interessante e oferece uma variedade de atrações.

E agora, sem mais delongas, vamos falar sobre as melhores coisas para fazer em Belgrado, capital da Sérvia.

Se você tem vontade de entender melhor toda história por trás dos atrativos de Belgrado, pode facilmente contratar um tour guiado como esse: Belgrado: principais atrações e bairros de Belgrado Big Tour ou City tour turístico de 3 horas

Parque Kalemegdan

Kalemegdan é o maior parque da cidade de Belgrado! Ele foi construído há mais de 12 séculos, e possui um design muito característico da região da Sérvia: muros altos, com uma vista linda para onde ocorre o encontro dos rios Danúbio e Sava.

Além de ser um lugar maravilhoso, ele permite visualizar pontos importantes da cidade, como as primeiras muralhas da Sérvia construídas por volta do séc. I pelos Romanos, e o forte de Estêvão III Lazarevic.

Vale a pena curtir o parque com calma, é super fotogênico. Visitamos no outono e estava sensacional. Depois disso siga caminhando para Fortaleza de Belgrado.

Parque Kalemegdan em Belgrado Servia
Parque Kalemegdan em Belgrado Servia

Fortaleza de Belgrado

A Fortaleza de Belgrado está conectada ao centro da cidade pelo Parque Kalemegdan e fica em uma posição bem estratégica, no meio do cruzamento dos Rios Sava e Danúbio.

A fortaleza servia como principal reduto militar de Belgrado, e era um local de observação do inimigo e onde eram feitos os preparativos para os combates. 

Existem vários pontos importantes dentro da Fortaleza de Belgrado, incluindo a Igreja Ružica e a Capela de Sveta Petka que você pode visitar. Há também o Museu Militar e o Zoológico de Belgrado

A melhor maneira de chegar a Kalemegdan é pela rua de pedestres Knez Mihailova, basta atravessar os semáforos no final dela e já está no parque Kalemegdan.

O melhor de tudo é que não há taxa de entrada para visitar a Fortaleza de Belgrado.

Fortaleza de Belgrado na Servia
Fortaleza de Belgrado na Servia

Igreja Ruzica

A Igreja Ruzica, é uma igreja ortodoxa e está localizada dentro da Fortaleza de Belgrado. A igreja possui uma arquitetura maravilhosa e mística, bem diferente de tudo o que você provavelmente já viu!

A igreja é toda em pedra, revestida de musgos e plantas, e o interior é simplesmente luxuoso e repleto de verdadeiras obras de arte.

Imagem da lateral da Igreja Ruzica em Belgrado na Servia

Saint Petka

Uma igreja pequena, que foi construída no ano de 1937, em cima de uma fonte que se acredita ter poderes milagrosos. Fica localizada ao lado da Igreja Ruzica

Ela é cheia de mosaicos de Djuro Radulović em seu interior, que vão do piso até o teto, criando uma arquitetura espetacular.

Saint Petka em Belgrado - Servia

Templo São Sava em Belgrado

Outra arquitetura religiosa extremamente importante de Belgrado, o Templo São Sava foi construído como uma homenagem a Sveti Sava (São Sava), que foi uma figura muito importante na Sérvia medieval.

Uma das atrações mais conhecidas de Belgrado, claramente vista de vários pontos da cidade, dominando o cenário com suas cúpulas redondas. Na verdade, esta é uma das maiores igrejas do mundo e muitas vezes comparada à Hagia Sophia em Istambul (devido ao seu formato) 

São Sava então é a maior igreja ortodoxa dos Bálcãs, possui 70 metros de altura, e o seu interior é deslumbrante e esculpido em blocos de pedra.

Este é um belo lugar para visitar e uma parada obrigatória durante o passeio em Belgrado,

Templo de São Sava na Sérvia
Templo de São Sava em Belgrado na Sérvia

Parque Tasmajdan

Outra opção para os amantes de parques é conhecer o Tasmajdan Park, um dos preferidos dos turistas e dos sérvios da região.

É um ótimo lugar para relaxar, aproveitar o dia com tranquilidade, e conhecer a igreja de São Marcos que fica ao lado do parque.

Igreja São Marcos

A Igreja São Marcos, é uma igreja ortodoxa que fica dentro do Parque Tasmajdan, ao lado do edifício do Parlamento sérvio.

Ela foi construída entre 1939 e 1940, mas as obras tiveram que ser pausadas por conta da Segunda Guerra Mundial. Ela foi finalizada apenas em 1948.

Rua Skadarska

Para os boêmios, a Rua Skadarska se tornou famosa ainda no século XIX, quando o local começou a ser muito frequentado por personalidades famosas. É uma rua turística cheia de bares e restaurantes.

Artistas sérvios passaram a morar na rua, como foi o caso do escritor Dura Jakšić. Hoje, a casa é um museu que pode ser visitado pelos turistas.

Knez Mihailova – a rua mais famosa de Belgrado

Uma das vias de pedestres mais movimentadas e conhecidas da cidade, a Knez Mihailova é uma rua bem extensa em Belgrado, repleta de lojas e restaurantes, ótima opção para quem quer almoçar ou jantar em um ambiente descontraído e místico.

Está sempre cheio de pessoas fazendo compras nos vários lugares ao longo da rua ou relaxando em qualquer café ao ar livre.

Ela se estende da altura do Hotel Moskva até o Parque Kalemegdan, então você pode ver vários pontos turísticos importantes da cidade ao andar por este famoso trecho de Belgrado.

Knez Mihailova em Belgrado

Hotel Moskva       

É um hotel em funcionamento porém ele também tem uma longa  sombria história, já que foi usado como quartel-general da Gestapo quando Belgrado estava sob ocupação nazista durante a 2ª Guerra Mundial. 

É um marco e ponto de encontro famoso da cidade.

Hotel Moskva em Belgrado - Servia

Feira Kalenić (Kalenic Green Market)

Kalenic é um mercado a céu aberto de agricultores locais em Belgrado. É o maior mercado ao ar livre de Belgrado, onde os agricultores vendem frutas frescas, vegetais, carne, ovos, peixes e frutos do mar, bem como especialidades nacionais.

É um ótimo lugar para se visitar quando você quiser presenciar as rotinas e culturas locais.

Bate e volta em Zemun

Por fim, é possível aproveitar que já está em Belgrado, para fazer um bate e volta em Zemun, uma cidade que acabou se incorporando a Belgrado conforme a cidade cresceu.

Por lá, é possível visitar a Torre de Gardos, fazer excursão de caiaque na Ilha de Guerra, conhecer o Zemunski Park, The Millenary Monument e vários outros pontos de interesse.

Além disso, alguns locais oferecem opções de tour pela região, levando aos principais pontos turísticos.

Zemun na Sérvia
Zemun na Sérvia

Passeios por Belgrado

Caso você não queria conhecer todos os atrativos por conta própria e prefira um tour guiado explicando a historia de cada lugar de uma forma mais profunda, há varias opções em Belgrado, veja abaixo:

Sugestão de Roteiro do que fazer em 3 dias em Belgrado

Dia 1: Vá cedo para o Parque Kalemegdan e após caminhe até a Fortaleza de Belgrado e conheça os atrativos. Se der tempo já de uma passadinha na rua de pedestres mais famosa, a Knez Mihailova.

Dia 2: Vá o Parque Tasmajdan e após a Igreja São Marcos que fica no lado. A partir daí você pode caminhar uns 20 minutos até o Templo de São Sava.  Se você gosta de visitar feiras locais, uma opção  é a Feira Kalenić. A noite vá a Rua Skardarska para jantar em algum dos restaurantes bonitinhos da rua.

Dia 3: Faça o bate e volta em Zemun.

Conheça outros destinos na Sérvia

Estando em Belgrado, aproveite para conhecer outros destinos na Sérvia. Inclusive alguns você pode fazer bate e volta a partir de Belgrado em tours organizados. Veja abaixo algumas opções:

Degustação de vinhos Novi Sad e Karlovci Sremski: Visite a capital cultural do norte da Sérvia e descubra uma mistura de culturas em Novi Sad. Veja a imponente Fortaleza Petrovaradin no Rio Danúbio e experimente os vinhos locais em Sremski Karlovci.

Novi Sad & Sremski Karlovci Tour de 1 dia: um passeio de 8 horas por essas duas cidades incríveis na Sérvia.

E falando em Novi Sad e Karlovci Sremski, temos artigos completos desses destinos com muitas dicas e informações. Confira: O que fazer em Novi Sad e Bate e volta em Sremski Karlovci

Fortaleza Golubac e excursão ao desfiladeiro do portão de ferro: Viaje ao longo do Danúbio de Belgrado a Portões de Ferro com um guia profissional. Visite a Fortaleza Golubac e o museu Lepenski Vir com as esculturas mesolíticas mais antigas de toda a Europa.

Viagem privada de um dia à Romênia: explore uma das maiores cidades da Romênia em uma viagem de um dia a partir de Belgrado

Excursão à Reserva Natural de Uvac com passeio de barco e caminhada até o mirante: uma viagem de um dia a partir de Belgrado a Reserva Natural de Uvac.

Onde ficar em Belgrado

Se você vai para Belgrado, a região mais indicada para se hospedar é o centro antigo ou a cidade nova, pois você ficará perto de tudo!

O centro antigo é bem pequeno, e é possível fazer praticamente tudo a pé. Na parte nova, também é possível fazer tudo sem precisar pegar transporte público ou táxi.

Cidade Velha (Stari Grad)

Na Cidade Velha (Stari Grad), você fica ao lado dos pontos turísticos principais, sendo uma região completa em restaurantes, e ótima para a vida noturna. Algumas ótimas opções de hospedagem na região são:

  • White Owl Hostel: uma opção mais em conta, mas super confortável e com ótimas instalações para os hóspedes, além do interior ser lindo e muito bem decorado;
  • City Nest Modern & Cozy Suites: hospedagem intermediária, com quartos modernos e bem equipados, com cozinha e banheiro;
  • SuperB Luxury Suites: quartos no centro de Belgrado com decorações vintages super bonitas, remetendo ao ar da cidade de Belgrado antigamente;
  • Square Nine Hotel Belgrade: uma opção mais luxuosa, para quem quer aproveitar Belgrado com muita sofisticação, quartos com área de lazer completa;
  • Hotel Opera Garni: um hotel pertinho de tudo, com quartos com banheiro e café da manhã.

Cidade Nova

Na parte da Cidade Nova, após o rio Sava, tudo é mais moderno e a região foi totalmente planejada, o que faz dela um point de hotéis e apartamentos. Por lá, as principais opções de hospedagem são:

  • Modern and Cozy Palace: uma das opções mais em conta na região da Cidade Nova, o lugar é bem arrumado e fica numa posição estratégica, que permite fazer tudo a pé
  • San Art Floating Hostel & Apartments: este hostel com opções de apartamentos, fica flutuando em cima da água, e pode ser encontrado por diárias bem acessíveis;
  • Tulip Inn Putnik Belgrade: com área de lazer completa e muito sofisticada, o Tulip Inn é um dos hotéis mais renomados de Belgrade, oferecendo uma experiência completa aos clientes;
  • Crowne Plaza Belgrade: o hotel é simplesmente magnífico, tanto externamente, como no seu interior, possuindo um design que remete aos hotéis de Las Vegas, área de lazer mais que completa, bem como opções de quartos muito confortáveis e completos
  • Hyatt Regency Belgrade: o Hyatt é o mais alto padrão de luxo de Belgrado, sendo uma opção 5 estrelas com bar, restaurante, área de lazer e quartos com banheiras.

Transporte em Belgrado

Em Belgrado você pode fazer os seus passeios como preferir! Dependendo de onde se hospedar, dá pra fazer praticamente tudo a pé. Ou seja, não é necessário pegar táxi e nem transporte público.

Mas, para quem quer passeios mais distantes, você pode pegar um transporte público que permite chegar em todos os lugares.

Por lá, existem ônibus, trólebus e bondes, sendo que o bilhete, é único e você pode utilizá-lo em todos os meios. Além disso, a cidade possui apps de táxi. Confira mais detalhes abaixo:

Transporte público em Belgrado

A linha de ônibus conta com mais de 112 opções, que cobrem toda a cidade, e funcionam 24 horas por dia. O bilhete não é caro, pois custa cerca de € 0,75 um que vale por 90 minutos, ou € 2,10 para utilizar o dia todo. Porém, você primeiro precisa adquirir o cartão que tem um custo de aproximadamente € 1,70, depois basta colocar crédito para utilizar o transporte.

Além disso, há a opção dos elétricos, que permite circular pelo centro histórico e os bairros na região, custando o mesmo valor dos ônibus. Para os trólebus, o valor é o mesmo.

No geral, o transporte público é o mais indicado para circular pela cidade. Aliás, é o preferido pelos turistas e pelos sérvios. Não precisa se preocupar ou ficar com medo de se perder, pois a circulação é realmente simples!

Caso você esteja viajando e avião e chegue pelo Aeroporto Nikola Tesla, você pode contratar também um translado para cidade, sendo essa uma opção mais confortável: Traslado privado do aeroporto Nikola Tesla

De carro

Utilizar carro para circular por Belgrado não é o mais indicado, pois o transporte público é mais barato, e vale muito mais a pena. Mas se você preferir alugar um carro, certifique-se se usar o GPS, pois a maioria das placas não tem opção em inglês.

Além disso, a linguagem pode ser um problema. Afinal, a maioria dos sinais estão em sérvio.

Apps de táxi

Por fim, você pode chamar um táxi para te levar onde precisar! Por lá, existem apps que permitem realizar corridas de forma bem simples e fácil de entender. Além disso, também estão disponíveis no inglês! As opções que utilizamos foram o CarGo e Yandex Go.

Nossa experiência viajando em baixa temporada em Belgrado

Chegamos em Belgrado em novembro, no outono. Pegamos alguns dias de chuva, mas em compensação os inúmeros parques da cidade estavam encantadores.

Outro ponto positivo de viajar em baixa temporada para Belgrado, é que a maioria dos lugares está vazio. Por exemplo a Fortaleza de Belgrado que costuma ser movimentada, estava super tranquila.

Dicas para uma viagem a Belgrado

Belgrado, sem dúvida, tem que fazer parte da sua lista de lugares para conhecer ao redor do mundo! Para finalizar, veja algumas dicas básicas para a viagem!

  • Primeiro que a cidade é muito segura. Afinal, você não precisa ter medo e nem se preocupar em pegar um ônibus de madrugada! As linhas são super fáceis de entender e de acessar.
  • A melhor época para visitar Belgrado é entre abril e outubro. O verão no país (entre junho e agosto) pode ser bem quente, chegando a 30ºC, mas possui os dias bem mais longos, anoitecendo tarde, o que permite aproveitar bem mais os dias.
  • Em abril, maio e setembro, as temperaturas ficam mais amenas. Contudo, no inverno, o frio é muito intenso e a cidade escurece bem cedo.
  • Se você se hospedar nas regiões centrais que indicamos acima, poderá fazer praticamente tudo a pé!
  • É possível encontrar várias opções de tour com preço super acessível, tanto aqui no Brasil, como lá em Belgrado, e que pode valer muito a pena para quem tem pouco tempo para conhecer o local.
  • Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Sérvia, e podem aproveitar o país por até 90 dias. Tudo o que você precisa é estar com o seu passaporte atualizado para entrar no país.
  • As placas na cidade estão todas em sérvio. O país começou a promover o turismo a partir dos anos 2000, e tem ganhado cada vez mais força, mas essas adaptações não foram feitas. Por isso, caso for circular de carro deve-se ter cautela.
  • Na Sérvia, a cerveja é muito famosa! Aliás, por lá, é possível encontrar bares e restaurantes durante o dia, à noite e de madrugada. Sem dúvida, vale a pena tirar uma noite para provar!
  • Conheça os melhores aplicativos de viagem e já instale antes mesmo de embarcar para garantir mais facilidade durante sua viagem.

Belgrado é uma cidade incrivel, com várias atrações gratuitas, com possibilidade de locomoção a pé por todos os lados e nós adoramos. E você o que achou de Belgrado? Já anota as dicas e inclua no seu roteiro da próxima viagem.

Se você está planejando uma viagem para a Sérvia e ficou com alguma dúvida, comente abaixo ou nos envie um e-mail.

Recursos de viagem para Belgrado na Sérvia:

Você encontra as melhores opções de hospedagem em Booking. Clique aqui para procurar o lugar para ficar em Belgrado

Encontre as melhores ofertas de voos para Belgrado clicando aqui. 

Nunca viaje sem seguro viagem de viagem, você nunca sabe o que pode acontecer e é melhor prevenir do que remediar. Você pode ver opções de seguro viagem para Belgrado aqui.

Recomendamos participar de tours organizados para conhecer melhor o local e visitar mais lugares durante sua viagem. Você pode encontrar uma grande variedade de passeios em Belgrado no Get Your Guide – clique aqui.