Ilha Grande está localizada no estado do Rio de Janeiro, e atrai muitos turistas por suas belezas naturais que unem Mata Atlântica, trilhas, clima tropical e praias em um só lugar.

Por isso, é um destino que atende a um perfil variado de turistas, e oferece muitas possibilidades em um único passeio.

As praias com águas verde azuladas, e as cachoeiras com águas cristalinas, oferecem descanso e muito encantamento para quem visita a ilha. Assim como muita diversão e entretenimento para passeios em família, em grupo com amigos ou a dois.

Além disso, é possível explorar a cultura e história locais, o que oferece ainda mais encanto para esse passeio.

Como se não bastasse, além das belezas naturais, da história e cultura, Ilha Grande também conta com uma excelente estrutura para recepção de turistas, oferecendo diversas opções de hospedagem, gastronomia e pacotes para passeios por seus pontos turísticos.

Para saber um pouco mais sobre esse destino mágico no estado do Rio de Janeiro, continue lendo este artigo!

Pois trouxemos aqui as principais atrações de Ilha Grande, como chegar ao local, além das melhores opções para se hospedar com conforto e estilo, nessa charmosa ilha do estado do Rio de Janeiro.

Enfim, continue lendo e confira tudo com muita atenção!

Onde Ilha Grande está localizada?

A Ilha Grande encontra-se no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.

Na verdade, ela faz parte de um arquipélago (conjunto de ilhas) composto por 187 ilhas e ilhotas, localizado no litoral Sul do estado, em uma região conhecida como costa oeste, e chamada de Costa Verde, em uma clara referência à cor de suas águas.

Com toda a certeza, é uma das regiões mais lindas do oceano Atlântico! A ilha está dentro dos limites de Angra dos Reis, município ao qual pertence por lei.

Contudo, também está próxima de outros municípios, ficando em frente aos municípios de Paraty e Mangaratiba.  

Ilha Grande está a 100 Km de distância de Paraty, 150 Km da cidade do Rio de Janeiro, e a 400 Km de distância da cidade de São Paulo.

Seus 193 Km² de extensão abrigam mais de uma centena de praias, com água de cor verde azulada. Além disso, a vegetação é de Mata Atlântica, e oferece trilhas e cachoeiras para quem prefere um turismo mais ecológico, e tem espírito aventureiro.

A maior parte de seu território, cerca de 80%, é de propriedade da União. A sua administração e proteção ficam por conta do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Quando ir para Ilha Grande?

O clima de Ilha Grande é tropical o ano inteiro, o que faz desse local, uma ótima opção para se visitar o ano todo.

Porém, alguns meses são mais chuvosos. No caso de Ilha Grande, chove mais no verão. É possível ter mais chuva entre os meses de dezembro e março nessa ilha. Os meses em que o tempo está mais seco são junho, julho e agosto.

A alta temporada na Ilha Grande começa em dezembro, e vai até Semana Santa. Além disso, todos os feriados prolongados atraem muitos turistas, e também são considerados alta temporada.

Baixa Temporada – Abril a Junho

Portanto, bons períodos para visitar Ilha Grande pode ser entre os meses de abril, maio e junho, quando os riscos de chuva são menores. Dessa forma, você pode aproveitar melhor uma viagem para locais com praias e cachoeiras como essa ilha.

Contudo, o clima na Ilha Grande é bem instável, o que se justifica pelo famoso vento sudoeste da ilha. Inclusive, algumas pessoas brincam que tudo o que acontece é culpa desse vento.

Por isso, muitos dizem que a Ilha Grande não tem previsão do tempo. Além disso, é até bem difícil ter sol todos os dias no local. A chuva por lá é bem comum, mas, se você procurar viajar nos meses mais secos, terá menos chances de presenciar chuvas por dias seguidos.

Além do tempo mais seco, os meses de abril a junho recebem menos turistas, o que possibilita encontrar hospedagens mais baratas e desfrutar mais das atrações, pois estarão mais vazias. Porém, o clima é mais ameno do que no verão, mas vantagem é que chove menos.

No verão você encontrará praias lotadas, hospedagens mais caras e pode ter que lidar com chuvas. Ainda assim, essa é a época da alta temporada, pois coincide com as férias escolares.

E também oferece temperaturas mais altas, que favorecem os banhos de mar, mesmo com o alto risco de chover. Afinal, as chuvas costumam ser fortes, porém, rápidas e no fim da tarde. 

Como chegar em Ilha Grande?

Não é possível chegar nessa Ilha usando um veículo próprio, pois não há pontes de ligação com o continente e nem balsas para transportar veículos.

Além disso, os veículos automotores particulares são proibidos na ilha. Dessa forma, o acesso se dá somente por via marítima, e usando embarcações de diferentes portes.

As duas opções de partida mais próximas são saindo de Angra dos Reis, e saindo de Conceição de Jacareí. A opção saindo de Mangaratiba, apesar de ser mais próxima da capital do estado, é mais distante da ilha, e oferece apenas um horário de barco por dia.

Conceição do Jacareí é uma opção melhor do que Magaratiba, pois está a apenas 15 Km mais distante, e oferece um trajeto de barco mais curto. Além disso, também possui várias opções de horário de partida.

Para quem está indo de São Paulo ou Paraty, a partida mais próxima é saindo de Angra dos Reis, apesar de o trajeto ser um pouco mais longo do que aquele que sai de Conceição do Jacareí.

Chegando nos pontos de embarque

De carro

Ademais, também há a possibilidade de ir de carro até uma dessas partidas (Conceição do Jacareí, Angra dos Reis e Magaratiba) para pegar um barco até a Ilha Grande.

Nesses casos, é necessário deixar o carro em um estacionamento pago para continuar a viagem de barco. Existem vários estacionamentos pagos para essa finalidade, nas proximidades das estações de embarque.

Transfer ou Pacote Completo

Para não precisar se preocupar com estacionamento, é possível chegar aos locais de partida dos barcos usando outros meios de transporte, como táxis, outros tranfer particulares e ônibus.

Existem diversas opções de tranfer saindo de várias cidades do estado do Rio de Janeiro.

Aliás, há também a opção de contratar um pacote com todo o percurso de onde você se encontra até a ilha.

Mas é importante saber que o trecho em transporte terrestre, será somente até um dos pontos de saída de barcos. E você precisará seguir o segundo trecho da viagem de barco.

A facilidade dos pacotes é que os horários já são organizados para você conseguir trocar de condução sem se preocupar com os horários, e sem o risco de se atrasar ou perder o horário do barco.

De qualquer forma, basta se informar sobre os horários de partida com antecedência, para organizar sua viagem da melhor forma possível. 

Embarque e Desembarque na Ilha Grande

A principal estação de chegada em Ilha Grande é a Estação Abraão, localizada na Vila do Abraão. É nessa região que fica a maioria das pousadas da ilha. A maior parte dos turistas desembarca na ilha por essa estação.

Contudo, é possível desembarcar em outros lugares da ilha, como a Praia Vermelha, a Praia do Aventureiro e Bananal.

A duração da viagem de barco até a Ilha Grande, varia conforme o ponto de partida, e o tipo de embarcação escolhida para a viagem. O trajeto pode levar entre 15 minutos e 1h30, dependendo da escolha.

Os transportes usados para o trajeto são os de uso privado, como as escunas e os speedboats, e o transporte público, que são as barcas.

Para quem não tem muito costume de andar de barco, e pode pagar um pouco mais, a opção mais rápida e confortável são os speedboats. Já as barcas e as escunas podem oferecer algum desconforto e, se o mar estiver agitado, balançam bastante.

Nos casos de pessoas quem enjoam com facilidade, podem considerar a opção de partir de Angra dos Reis. Pois o trajeto é mais tranquilo, já que ocorre por águas abrigadas, e não em mar aberto como os outros.

O que fazer em Ilha Grande?

Depois de saber mais sobre Ilha Grande, e as melhores opções para chegar nela, é importante saber o que fazer para aproveitar ao máximo esse local. Então, confira os melhores passeios para você aproveitar ao máximo Ilha Grande!

Mapa da Ilha Grande - RJ

Praias da Ilha Grande

Praia de Dois Rios

Quem vai a Ilha Grande não pode deixar de conhecer a Praia de Dois Rios, que fica na Vila de Dois Rios.

O nome da praia já indica que você encontrará por lá, uma faixa de areia amarela, com 1 Km de extensão com dois rios de água doce em suas pontas. A praia tem muita vegetação, o mar é azul esverdeado e bem agitado, pois é mar aberto.

Essa praia atrai surfistas por causa das suas ondas, e pescadores por causa da qualidade de seus pescados. Aliás, a maioria dos pescados vendidos em Abraão são dessa região.   

Além disso, o Presídio Cândido Mendes, hoje desativado, fica nessa praia também. Foi nesse presídio que nasceu o Comando Vermelho, uma organização criminosa muito conhecida no estado do Rio de Janeiro.

Hoje, no local funciona o Museu do Cárcere – Ecomuseu Ilha Grande. A administração do museu é feita pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Além disso, a maioria dos cerca de 150 moradores da vila são funcionários da universidade.  

O acesso a essa praia demanda caminhar por 7 Km de trilha, saindo da Vila do Abraão. Apesar de ser uma trilha fácil, rende cerca de 3 horas de caminhada.

Muita gente acaba voltando de carona no carro do lixo, ou no transporte da UERJ por causa do cansaço, pois não há transportes para ir e voltar do local.

O restaurante Dona Tereza fica nessa praia, e é possível almoçar lá. Porém, como não é possível passar a noite nessa praia, o ideal é voltar cedo, já que a caminhada é longa. Também é possível ir a essa praia em passeios de lancha ou escuna.

Praias Abraãozinho e de Crena (Vila do Abraão)

As Praias do Abraãozinho e de Crena fazem parte da Enseada do Abraão, que fica na Vila Abraão, principal vila turística da Ilha Grande, e também a maior comunidade.

Abraãozinho é a sexta e última praia do circuito Abraão. Suas águas são mornas calmas e transparentes. É uma ótima praia para ir de manhã e só voltar à tarde, pois oferece sombra, barzinhos, quiosques e excelentes banhos de mar. Além disso, também é possível praticar snorkel e andar de caiaque.

O mar calmo, transparente e as águas rasas, são ótimos para relaxar e também para levar crianças.

O acesso à praia Abraãozinho pode ser feito de taxi-boat, saindo e voltando para a Praia do Abraão. Mas também é possível chegar por uma trilha curta.

A praia de Crena é a quarta do circuito Abraão. É ótima para descansar, tomar um banho de mar tranquilo e relaxar. Uma dica da praia de Crena é curtir o pôr-do-sol lá, pois dá para apreciar esse espetáculo de frente!

As águas nessa praia são bem tranquilas, mornas e verdes. O fundo é raso, e vai aumentando gradativamente. Sem dúvida, vale a pena curtir essas praias tranquilas e agradáveis da Vila do Abraão.   

Praia do Aventureiro

Essa praia é uma das mais paradisíacas da região! Ela abriga uma vila de pescadores simples, e que preserva muito ainda a cultura do local. São 500 m de uma areia bem fina, banhados por um mar raso de fundo consistente. Na maior parte da praia, o mar é agitado, menos na extremidade esquerda, onde há um pequeno cais.

O cartão postal dessa praia é coqueiro deitado, onde há uma pequena piscina natural. Os mirantes também são atrações do local, pois oferecem belas vistas.

É uma das praias favoritas de surfistas, que costumam ir para se hospedar no local, nos campings caiçaras liberados pela prefeitura.

Contudo, é preciso estar ciente que o acesso a essa praia nem sempre é fácil. Se o mar estiver agitado ou de ressaca, o ideal é não chegar ou sair da praia por via marítima.

Nesses casos, o indicado é caminhar até a Vila de Provetá, caso esteja de saída. Ou ir até a vila, e caminhar para a praia do Aventureiro.

É importante saber disso, pois se você tiver dia certo para ir embora, pode ocorrer de só poder deixar o local no dia seguinte, já que terá que caminhar até Provetá, pernoitar lá, para ir embora no dia seguinte.

Se for dormir na paria do Aventureiro, é necessário levar material para acampar ou se acomodar em quartos simples alugados por moradores. Pois não há infraestrutura para hospedagem turística e pousadas nesse local.

Também existem várias restrições, como o controle do número de visitantes, não pega sinal de celular e a energia elétrica é fornecida por pequenos geradores, que só ficam disponíveis até às 22h.

E uma dica para quem for lá é comprar a farinha da Neneca, que é preparada e vendida no local.

Autorização para se hospedar na praia do Aventureiro

Sem dúvida, a praia do Aventureiro é uma das favoritas dos turistas em Ilha Grande. Nessa praia, você pode acampar e passar a noite toda ali. Portanto, é um programa bem diferente e interessante para fazer! Veja abaixo como conseguir a autorização para se hospedar na praia.

Para conseguir se hospedar, você precisa da autorização do TurisAngra (centro de informações turísticas da cidade). Você não precisa pagar nada pela autorização, mas ela serve para proteger o patrimônio natural da região.

Ao chegar no centro de informações, basta preencher um formulário, informando a data de volta, e mostrar um documento que comprove a sua identidade. Em seguida, você recebe uma pulseira para garantir o acesso, e está pronto para ficar por lá!

Só tome cuidado pois, em épocas de feriados, a praia fica bem cheia. Por isso, conseguir a autorização pode ser mais difícil. Além disso, só é possível pegá-la presencialmente, das 8h até às 17h.

Sem dúvida, é uma experiência incrível, e vale super à pena! Durante o dia, a praia fica cheia de barcos, do pequeno vilarejo de pescadores que tem ali. Mas, depois que o sol se põe, a região é imersa em um ambiente de paz e tranquilidade, que conquista qualquer um!

Lagoa Azul

A Lagoa Azul também é um atrativo imperdível de Ilha Grande! Trata-se de uma lagoa natural com algumas rochas, e a água de um belo azul, parecendo com as cores do Caribe. E o fundo é arenoso.

Essa lagoa está localizada entre duas ilhotas na Freguesia de Santana, e faz parte da Ilha dos Macacos que tem na sua extremidade norte, o local mais perto do continente.

A barreira de proteção da Lagoa Azul é formada por quatro ilhas: Ilha do Macaco, Ilha Redonda, Ilha Comprida e Ilha Grande.

É um lugar realmente paradisíaco, e que fica perto de muitas lindas praias, como Freguesia Sul e Norte, Baleia e Grumixama.

O nome Lagoa Azul é inspirado no filme clássico, o qual foi sucesso nos anos 1980. Esse é um dos motivos que fazem desse atrativo, um dos pontos mais procurados da Ilha Grande.

As embarcações que levam ao local ficam atracadas, e as pessoas podem descer para nadar, flutuar, mergulhar, praticar esportes náuticos ou alimentar os peixinhos. As tripulações fornecem flutuadores de espuma para os visitantes se divertirem no local.

No verão, há serviço de alimentação com petiscos, bebidas e água de coco para venda, todos os dias.

Como chegar na Lagoa Azul em Ilha Grande

A única forma de chegar à Lagoa Azul é pelo mar. Há passeios de lancha, escuna e traineira, saindo de Abraão, Enseada das Estrelas, Bananal, Palmas, Araçatiba e Sítio Forte.

Várias empresas oferecem passeios para a Lagoa Azul, sendo parte do percurso dos passeios chamados Meia Volta à Ilha, Lagoa Azul e Ilhas de Angra. Os passeios duram, em média, 6 horas. E têm paradas de mais ou menos 1h em cada ponto. 

Lagoa Verde

A Lagoa Verde tem águas calmas, tranquilas e rasas. Portanto, é ideal para banho, para relaxar e para levar as crianças sem preocupação.

Ela fica bem perto da Enseada de Araçatiba, na costa noroeste de Ilha Grande. As águas são incrivelmente verdes e bonitas. O nome dessa lagoa é Ilha Longa, sendo que o nome de Lagoa Verde é um apelido turístico, igual ao nome Lagoa Azul.

Quando a maré está baixa, esse local fica unido à Ilha Grande por pedras, e uma faixa estreita de areia.

Quando a maré está normal ou cheia, essa pequena ilha se separa da Ilha Grande. Nesse local, os corais são esverdeados, algo bem raro. E é por isso que a água tem essa coloração.

No passeio para Lagoa Verde, as embarcações ficam ancoradas enquanto os visitantes aproveitam o local, cada um à sua maneira.

Você pode nadar, flutuar, praticar esportes e observar os peixinhos. Nesse local, o visitante também pode ver várias espécies de peixes (os mais famosos são os sargentinhos), cavalos-marinhos, estrelas do mar e até tartarugas.

Como chegar na Lagoa Verde em Ilha Grande

É possível chegar nesse local pelo mar ou por trilha. Pelo mar, o acesso é por lancha, traineira ou escuna. Os transportes marítimos saem de Abraão, Araçatiba, Sítio Forte, Bananal e Enseada das Estrelas.

Para chegar lá pela trilha, a caminhada é pela trilha T06, saindo de Araçatiba ou do Sítio Forte. Indo pelo canto da Praia da Longa, você encontrará o acesso para a trilha que chega na Lagoa Verde.

Esse trajeto por trilha é ideal para quem está mais perto da Lagoa, em Araçatiba. Para quem está em Abraão o ideal é ir por via marítima mesmo, ou ir de barco até Araçatiba e fazer a trilha de lá.

Esse local faz parte de vários roteiros de passeios de volta, ou meia volta à Ilha. Basta conferir as opções com as agências de turismo no local.

O local tem estrutura de alimentação e bebidas com restaurante flutuante e bares, funcionando em barcos e canoas. Aliás, as opções de bares e restaurantes são mais numerosas no verão.

Para quem quer se hospedar perto da Lagoa Verde, o lugar mais próximo, que oferece estrutura de hospedagem com pousadas e camping, é a Enseada de Araçatiba.  

Praia da Feiticeira

A Praia da Feiticeira tem o som típico da mata Atlântica. Ela é cercada por flores, árvores e tem uma beleza natural incrível! Além disso, também é possível ver animais silvestres nesse local.

A água é cristalina e banha uma pequena faixa dourada de areia. A região atrai peixinhos, tartarugas e também é ideal para flutuar, e relaxar ou praticar Snorkel.

A infraestrutura de transporte e alimentação é oferecida pelos moradores do local, que disponibilizam táxi-boat para Abraão, e vendem comidas e bebidas.

Muitos passeios incluem essa praia pois, além de linda, ela oferece possibilidade de caminhar por uma trilha até a Cachoeira da Feiticeira.

Nesses passeios, a pessoa vai de táxi-boat do Abraão até a praia da Feiticeira. De lá, precisa de apenas 30 minutos de caminhada até chegar à cachoeira.

Também é possível fazer o inverso, e caminhar do Abraão pela trilha T2 até a Cachoeira da Feiticeira (3 horas de caminhada). De lá, caminhar mais 30 minutos até a praia.

Também é possível esticar um pouco mais o passeio até a Praia do Iguaçu, que fica um pouco mais a frente, e também está na Enseada das Estrelas.

O nome Feiticeira vem de uma lenda local de que, ali, vivia uma feiticeira. É um local bom para relaxar e passar algumas horas descansando. É bom também para passeios em família e com crianças.   

A partir da praia da Feiticeira, é possível seguir por trilha e conhecer as próximas praias que também valem a visita.

Praia de Fora em Ilha Grande RJ
Praia de Fora
Praia da Caramiranga em Ilha Grande RJ
Caramiranga
Praia do Iguacu em Ilha Grande
Praia do Iguacu
Praia do Pereque em Ilha Grande
Praia do Pereque

Lopes Mendes

Considerada uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro, localizada na Ilha Grande, valendo muito a pena visitar quando estiver por lá!

Ela está localizada de frente para o Sul e possui uma orla com, mais ou menos, 3km de areia bem branca da costa oceânica, bem firme e fininha, com uma beleza imensurável, que coloca a praia há muitos anos no topo das praias mais famosas de Ilha Grande.

O mar dessa praia é excelente para quem ama surfar, sendo bem agitado e com muitas ondas, que tornam a praia a preferida para a prática do esporte.

O mar em si não tem muita profundidade, mas a transparência que a água possui é encantadora, além dos tons que vão ariando conforme o mar se afasta da costa.

Antigamente, quando a Colônia Penal de Dois Rios morava na região, a praia era habitada pela população caiçara.

No entanto, hoje ela fica praticamente deserta. Por isso, é perfeita para tomar um sol, e se abrigar nas sombras naturais das amendoeiras que decoram toda a orla.

Praia do Caxadaço

Muito conhecida e procurada por turistas, por conta do grande paredão de rochas que decora o fundo da praia, voltado para o mar aberto, e escondendo dos olhares o paraíso da Ilha Grande.

Parece até mesmo, que as águas ficam protegidas, formando uma baía pequena de águas bem tranquilas, que encantam por conta da sua coloração.

O alto das rochas pode ser alcançado através de uma trilha bem rápida, que fica localizada no canto esquerdo da praia.

Assim, lá de cima, você consegue ver como uma barreira de rochas naturais, é capaz de transformar uma pequena parte do oceano extremamente agitado, em um lugarzinho de pura calmaria.

Além disso, é possível alcançar a praia com lancha ou, caso queria ir sozinho, você pode fazer uma trilha conhecida como trilha T14, que sai da Vila do Abraão e possui um total de 8.150 metros, levando cerca de 2 horas e 40 minutos para chegar até a Praia de Dois Rios.

Depois, você deverá pegar a trilha T15, que possui mais 2.400 metros e leva cerca de 1 hora e 20 minutos para atravessar, e chegar até Caxadaço.

Porém, vale frisar que é um percurso bem longo, e que exige preparo físico. Mas é uma excelente opção para quem adora trilhas e estar em contato com a natureza!

Praia da Parnaioca

Essa praia fica no Sul da Ilha Grande, localizada entre a Ponta Alta da Parnaioca, e a Ponta da Tucunduba. Ela é conhecida por ser uma das praias mais selvagens, mas também mais preservadas da ilha.

Na praia, você pode contar nos dedos o número de casas na região, sendo que ela é praticamente deserta. Não possui pousadas, e muito menos hotéis. É cercada apenas pela mata, que abriga uma diversidade imensa de fauna e flora.

Entretanto, é extremamente linda! Possui uma faixa de areia bem extensa e cheia de conchinhas, um mar azul-turquesa para acompanhar a paisagem, e várias amendoeiras e redes para os visitantes aproveitarem o dia.

Praia de Meros

Essa também faz parte da lista de praias mais bonitas da Ilha Grande. Ela é composta por uma orla de areia bem branca e fina, que contrasta de forma espetacular com o mar verde de um lado, e a mata verde do outro.

Além de ser uma das bonitas, é também uma das praias mais isoladas que há em Ilha Grande, sendo possível acessá-la apenas de barco.

Ao chegar lá, a impressão é que a areia está nascendo de dentro da mata, criando um espetáculo único, que precisa ser apreciado por qualquer pessoa que esteja de passagem por Ilha Grande.

Saco do Céu

Essa praia possui o formato de um saco, com a boca virada para a Enseada das Estrelas, sendo, hoje, uma espécie de santuário ecológico da região. Lá, o mar é extremamente calmo e, por conta da localização, de noite é possível observar o brilho das estrelas refletindo no mar, daí o nome da praia!

A costa da praia possui muita biodiversidade, e a predominância dos manguezais. Além disso, ela possui algumas lindas praias que podem ser acessadas por trilhas, como a praia do Galo, da Caravela e do Amor.

A praia é bem habitada, principalmente por famílias de pescadores. Ela possui energia elétrica e um mercadinho, uma escola e até um posto de saúde. É bem movimentada no verão, já que, além de atrair turistas por conta da sua beleza, o local é perfeito para praticar ski aquático e jet-ski.

Praia do Pouso

Essa é a praia que está no início de quem quer chegar até a Lopes Mendes através da trilha. Mesmo sendo pequena, a praia possui um visual muito atraente e deslumbrante. Além disso, mesmo com os vários turistas que passam pelo local, ela é bem silenciosa.

Possui mar calmo, de águas verdes, sem ondas e raso, com bastante mata ao redor, que proporciona sombra na areia. Portanto, é uma das preferidas por quem tem com crianças, casais e pessoas com mais idade, que procuram por uma praia para descansar e relaxar.

Na praia, é possível acessar um restaurante flutuante que serve bebidas, porções e culinária caiçara. Lá, você também encontra ambulantes vendendo lanches e barraca de água de coco.

Praia do Pouso em Ilha Grande RJ

Praia Preta/Ruinas do Lazareto

Essa praia recebe esse nome devido às suas areias escuras. Hoje, a região faz parte do PEIG (Parque Estadual da Ilha Grande). Ela é a última praia do circuito do Abraão.

Trata-se de uma praia muito procurada e frequentada em todas as épocas do ano. Possui um rio que forma um laguinho de água doce, onde é possível nadar, e as crianças adoram brincar nele!

Ela se divide em duas partes: a que fica antes das ruínas do antigo presídio e possui o lago de água doce, e a segunda que fica depois, e é mais reservada. Aliás, a praia é ótima para a prática de snorkel, para nadar, ou mesmo para ler um livro e descansar.

O ponto central da praia abriga as ruínas de diversos pavilhões, que funcionava como uma espécie de hospital de quarentena, o Lazareto, para os imigrantes estrangeiros na época de Dom Pedro II (1886-1913). Depois, no ano de 1939, começou a ser usada pelo corpo de fuzileiros navais e, entre 1940-54, funcionou como presídio.

Freguesia de Santana

A Freguesia de Santana, na verdade, se trata de uma península que é composta por 4 praias:

  • Praia da Freguesia;
  • Praia da Grumixama;
  • A Praia da Baleia;
  • E da Freguesia Sul.

Foi nessa praia que todo o povoamento da Ilha Grande começou, lá no século XVII, quando o lugar era o centro de desenvolvimento econômico da região agrícola, possuindo lavouras de café, plantação de legumes e cereais, além de engenhos de açúcar e aguardente.

Hoje, a praia se tornou um ponto turístico de toda Angra dos Reis. Assim como o ponto de saída de diversos passeios de lancha e escuna na região. Além disso, o local é bem tranquilo é ótimo para descansar!

Praia de Araçatiba

A Praia de Araçatiba faz parte de uma das mais importantes comunidades da Ilha Grande, quando consideramos as atividades turísticas e pontos de partida para passeios: a Enseada de Araçatiba.

O que mais chama a atenção na Enseada é a transparência das águas, e a calmaria do mar, sendo verde na maior parte do tempo, o que torna o local excelente para snorkel e mergulho autônomo. Lá, é muito comum ser possível ver vários peixinhos, tartarugas, arraias e, até mesmo golfinhos!

Existem restaurantes e pousadas na praia, e ela é composta de 6 praias que valem uma visita. São elas:

  • Praia Grande de Araçatiba;
  • Araçatibinha ou Praia de Araçatiba;
  • Praia do Viana;
  • A Praia Vermelha;
  • Praia da Cachoeira;
  • E de Itaguaçú.

Você pode se mover entre ela por trilhas!

Araçatibinha, por sua vez, é uma das mais bonitas desse conjunto de 6 praias. Ela é pequena e paradisíaca, com areias bem claras, e que possuem um tom dourado, trazendo toda a beleza para a região.  As águas são bem calmas e claras, trazendo um ar de tranquilidade imenso.

Mas é à noite que acontece o fenômeno principal da praia: os plânctons! Eles iluminam as águas da praia e a areia, que fica em tom de verde neon. Lá, existe uma pequena estrutura comporta por hospedagem e um restaurante.

Trilhas na Ilha grande

Pico do Papagaio

Uma das trilhas mais procuradas de Ilha Grande pelos amantes de trilhas é a que leva ao Pico do Papagaio. O pico possui 982 metros de altitude, tornando-se o segundo ponto mais alto da Ilha Grande.

Lá de cima, os turistas têm uma visão panorâmica de 300º graus praticamente toda a Ilha Grande, desde Angra dos Reis, até a Restinga da Marambaia. Inclusive, nos dias mais claros e abertos, é possível avistar até mesmo a Pedra da Gávea, que fica localizada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

Essa é a trilha mais difícil de Ilha, passando por dentro da mata fechada, e com um percurso que envolve uma grande inclinação. Por isso, é impossível avistar o céu. Além disso, o terreno varia muito, e possui alguns trechos cheios de pedras.

O percurso na trilha leva de 2 a 3 horas, apenas de ida.

Mergulho de Batismo

Para quem gosta de atividades como mergulho, a Ilha Grande também não decepciona. O local é perfeito para mergulho e oferece muitas atrações para profissionais e amadores.

A temperatura da água é boa e ela é cristalina, convidando para uma experiência de mergulho surpreendente.

Para quem gosta de história, irá descobrir que há uma concentração de naufrágios, que remontam aos séculos 16 a 19, e que ocorreram em Ilha Grande, principalmente por causa das batalhas no local que envolviam piratas, corsários e o Império.

O mergulho de batismo é uma atividade na qual a pessoa mergulha a uma profundidade de 12 metros. Mas não se preocupe! Há um instrutor para guiar a atividade. É uma verdadeira viagem submarina!

Para quem vai pela primeira vez, é bom se preparar para o frio na barriga, e a sensação de que o ar irá faltar. Mas isso só ocorre pela emoção de estar no fundo do mar pela primeira vez.

Para acalmar quem se aventura na atividade, os instrutores explicam o funcionamento de todo o equipamento antes de ficarem submersos. Mas a atividade é tranquila, e a pessoa não terá que operar nenhum equipamento, basta ficar tranquilo e aproveitar o momento.

Os melhores lugares para mergulho em Ilha Grande são:

  • Mergulho no naufrágio do navio Pinguino, que fica na Enseada de Sítio Forte;
  • Mergulho no helicóptero, que fica na Enseada do Bananal;
  • Ilha de Jorge Grego, que fica em frente a Dois Rios;
  • Mergulho no naufrágio Vapor Califórnia na Praia Vermelha;
  • Laje do Guriri, que fica na Ponta de Castelhanos.

Passeio de barco

O que não falta em Ilha Grande são opções para passear de barco. Esses passeios são os preferidos dos turistas, e atendem bem às pessoas que não podem, ou não querem fazer muito esforço físico.

As caminhadas são ótimas, mas os barcos oferecem mais praticidade e rapidez no deslocamento, para visitar as ilhas e praias da região. Além disso, há lugares que só são acessíveis por barcos.

Existem muitas opções de passeios , perto de todas as hospedagens na Ilha Grande. Os meios de transporte marítimos são os mais variados: lanchas rápidas, traineiras pequenas, escunas pequenas, médias e grandes e o taxi-boat (que são botes que possuem motor de popa).

As opções atendem a diferentes gostos e orçamentos disponíveis para o passeio.

As opções de embarcações na Ilha Grande são bem mais numerosas que as das vizinhas Mangaratiba, Itacuruçá, Angra dos Reis e Paraty.

Para garantir a segurança dos passeios, todas essas embarcações são legalizadas e habilitadas pela Capitania dos Portos de Angra dos Reis. Além disso, há fiscalização, principalmente na alta temporada.

Os passeios de lancha são os mais caros, enquanto os de barco são mais em conta. As opções são muitas, e o turista pode escolher a empresa, o tipo de embarcação e o roteiro, dentre as várias opções disponíveis.

A maioria dos passeios parte de Abraão, pois esse é o local que concentra a maioria dos turistas da Ilha Grande. Mas também têm vários passeios saindo de outros pontos, como de Araçatiba, onde também tem opções de hospedagens.

Os principais roteiros para passeios marítimos são: Volta à Ilha, Meia Volta à Ilha, Ilhas de Angra, Ilhas Paradisíacas e outras similares, Super Sul. Além disso, há ainda outras opções de passeios mais curtos e com menos destinos, basta escolher o seu preferido.

Opções de Passeio de Barco

Meia Volta na Ilha Grande

Esse passeio de barco inclui, em seu roteiro, a visita a diversos pontos turísticos da região, como Lagoa Azul, Lagoa Verde, Saco do Céu, Praia da Feiticeira (onde é possível acessar a Cachoeira da Feiticeira), Praia do Amor e Maguariquessaba.

O tempo desse passeio de Meia Volta na Ilha é de cerca de 6 horas, com um custo médio de R$120,00 por pessoa. É uma opção muito interessante por passar pela Lagoa Verde e Lagoa Azul, duas das maiores atrações de Ilha Grande.

Volta inteira em Ilha Grande

Outro passeio de barco disponível é a Volta Inteira em Ilha Grande. Nesse passeio, você pode conhecer praias, como a Praia do Caxadaço, por exemplo.

Disponível em várias agências, é bem fácil de encontrar essa opção que tem uma duração de cerca de 7 e 8 horas, e um preço médio de R$160,00 por pessoa. Mas o valor pode variar de acordo com a época do ano.

Geralmente, os turistas ficam 1 hora em cada praia, e fazem uma parada para almoçar no restaurante escolhido pela própria empresa. As praias visitadas são:

  • Dois Rios;
  • Caxadaço;
  • Aventureiro;
  • Praia dos Meros;
  • Parnaioca;
  • Japariz ou Maguariquessaba.

Sem dúvida, o mais especial desse passeio é que ele inclui no roteiro, praias que são mais difíceis de se visitar a pé.

Super Sul

O roteiro conhecido como Super Sul te leva até Lopes Mendes, Ilha de Jorge Greco, Dois Rios e Caxadaço.

Aliás, é uma opção muito interessante por ter o diferencial de incluir a Ilha de Jorge Greco. O tempo médio de duração é de 8 horas, e custa em torno de R$140,00 por pessoa.

Lagoa Azul

Existem passeios de barcos e de lancha que podem te levar até a Lagoa Azul. Há rotas que incluem a região, como o roteiro de Meia Volta, em Ilha Grande.

Mas você pode procurar por passeios feitos de escuna também, com valores que variam entre R$50,00 e R$100,00 reais.

Mas, no geral, você terá muitas opções em Angra dos Reis de passeios de barco, escuna e lancha, para a Lagoa Azul. Afinal de contas, é um dos destinos mais procurados. Veja as principais rotas de passeios:

  • Lagoa Azul, Japariz e Freguesia, com uma parada para almoçar e custo de cerca de R$60,00.
  • Ilhas de Angra, que inclui Botinas, Cataguases, Lagoa Azul e Japariz, também com parada para almoçar, e custa em torno de R$70,00.

Ilhas Paradisíacas

Por fim, você tem a opção de fazer um passeio incrível de barco no roteiro das Ilhas Paradisíacas. Esse roteiro inclui as ilhas de Cataguases, Botinas, da Gipóia e Lagoa Azul.  O tempo estimado varia entre 5 e 7 horas, a depender da agência. E o valor varia entre R$130,00 e 160,00 por pessoa.

É um passeio que pode mudar bastante tanto a parada, como o preço e tempo, de acordo com as agências. Mas todas elas incluem opções nas diversas ilhas da região. Porém, prefira as que incluem a Ilha de Cataguases e Botinas, pois são as melhores e imperdíveis. Bem como a Ilha da Gipóia.

Quanto tempo ficar em Ilha Grande?

Ilha Grande tem atrativos para te entreter por muitos dias. Para fazer um bom passeio, o ideal é separar, no mínimo, uns quatro dias para curtir o lugar. São tantas opções, que é possível ficar uma semana tranquilamente sem repetir passeios.

Por isso, o ideal é uma semana para aproveitar bastante os atrativos que o local tem para oferecer.

Se tiver mais tempo, pode conhecer os passeios e, depois, se instalar no local que mais gostar para curtir alguns dias de descanso.  

Onde ficar?

Agora que você já sabe o que tem de melhor para fazer em Ilha Grande, confira os melhores lugares para se hospedar neste destino incrível!

Bonito Paraíso

A pousada Bonito Paraíso Beach House fica na Praia do Abraãozinho. Ela é rodeada por natureza, oferece conforto e privacidade com vista para o mar. Sem dúvida, é uma hospedagem para quem quer descansar e busca tranquilidade.

As acomodações são confortáveis e a diária inclui um ótimo café da manhã, chá da tarde, Wi-Fi grátis e transfer da Praia do Abraão.  

Pousada do Preto

Para quem busca hospedagem na Praia do Bananal, a Pousada do Preto oferece conforto e bem-estar bem pertinho do mar. Ela tem decks privativos e redes na varanda. Além disso, também oferece uma comida muito boa com elementos japoneses e caiçaras.

As suítes possuem muito conforto, contam com ar-condicionado e frigobar, bem como uma capacidade para até 6 pessoas. O translado já é incluso na estadia e o local conta com bar, restaurante, loja de souvenirs, sala de TV e quadra de esportes. 

Foto: Booking.com

Pousada Casa Grande

A Pousada Casa Grande fica a 1 Km do centro da cidade, na Vila do Abraão, região que abriga mais turistas em Ilha Grande.

Os quartos são bem confortáveis e oferecem estrutura com varanda e frigobar. A pousada está próxima de vários restaurantes que atendem a todos os gostos. Aliás, a pousada também conta com solário e serviço de massagem.

Foto: Booking.com

Pousada Três Coqueiros

A Pousada Três Coqueiros fica em Bananal, na Ilha Grande. É um lugar paradisíaco! A vista é muito bonita, e o lugar é muito tranquilo. Ideal para quem busca um lugar para descansar e relaxar.

A hospedagem já inclui o translado de Angra dos Reis de ida e de volta, com horário agendado. A pousa possui restaurante e bar com ótimas opções, loja de presentes, jardim, varanda e sala de TV.

Além disso, o local da pousada é propício para várias atividades, como passeios, mergulhos e trilhas.

Foto: Booking.com

Suítes Recanto da Sereia – Corrida Maluca

Essa acomodação fica no Abraão, a pouco mais de 2,5 Km da Praia da Feiticeira, e a 5 Km do Porto da cidade. O Parque Estadual de Ilha Grande fica a 1,3 Km do local.

Nas Suítes Recanto da Sereia os hóspedes têm acesso à restaurante, churrasqueira e Wi-Fi gratuito. Ademais, a hospedagem também aceita pets. Basta combinar no momento da reserva.

Além disso, oferece quartos confortáveis com ar-condicionado e banheiro privativo. De lá é possível pegar táxi-boat para Abraão, mas também é possível combinar o transfer de ida e volta quando for fazer a reserva. 

Foto: Booking.com

Recanto dos Lima

O Recanto dos Lima oferece várias opções de hospedagem, como suítes, apartamentos e chalés. A pousada tem vista para as montanhas, e oferece muito contato com a natureza.

A pousada está localizada na Praia da Matriz, um pequeno povoado na Ilha Grande. As características são de uma pequena vila de pescadores, o que confere a esse lugar muita tranquilidade. Assim como condições ideais para descansar e relaxar.

A própria hospedagem já oferece uma série de atividades no mar e em terra. 

Foto: Booking.com

Green Area House

A Green Area House é um tipo de hospedagem para quem busca ainda mais privacidade, pois a locação é do espaço inteiro. Uma casa que fica disponível somente para o hóspede.

A casa fica no centro de Abraão, facilitando o acesso aos principais atrativos. Contudo, é um local tranquilo, pois não fica nas ruas mais movimentadas da cidade.

O local tem espaço para acomodar até 5 pessoas confortavelmente, e é uma casa rodeada de árvores e natureza. Além disso, há espaço grande de área externa, com cadeiras para descansar e relaxar.

O quarto tem uma cama de casal e ar-condicionado. Além disso, na sala de estar há uma triliche para acomodar três pessoas. Também há banheiro, internet e cozinha equipada e com cafeteira.

Portanto, é uma excelente acomodação para quem quer conhecer a Ilha Grande com tranquilidade, e preza por um espaço privativo para descansar.

Dicas para ir a Ilha Grande

Agora, antes de você partir para Ilha Grande, confira essas dicas sobre o que levar para a sua viagem, e evitar imprevistos!

  • Leve dinheiro: grande parte do comércio da região aceita cartão. No entanto, não existe caixa eletrônico em Ilha Grande. Por isso, por precaução, é bom ter dinheiro em espécie com você.
  • Não fique dependente do celular: o celular não funciona em grande parte da região. Por isso, tente não ficar dependente do celular para se comunicar com outras pessoas.
  • Snorkel: como deu para perceber, a maioria das praias da Ilha Grande são perfeitas para a prática de snorkel. Por isso, leve o seu!
  • Repelente e protetor solar: a região possui muita mata e, com isso, uma quantidade imensa de mosquitos também. Vale a pena levar um repelente com você, e passar várias vezes ao longo do dia, assim como o protetor solar.
  • Bolsas térmicas e lanches: dependendo do seu roteiro, os passeios podem durar muitas horas. Por isso, leve lanches com você e, de preferência, compre antes de ir! As bolsas térmicas são ótimas opções para você levar água, bebidas e alguns alimentos perecíveis, como lanches naturais, por exemplo.
  • Evite malas de rodinha: se você for se hospedar no local, evite as malas de rodinhas, já que o percurso até esses lugares é de terra, e com muitas elevações.
  • Nada de carros: carros não entram na Ilha Grande! Portanto, se você for de carro, terá que deixá-lo em algum estacionamento no continente.
  • Planeje o seu roteiro: como o local oferece diversas opções de passeios, o ideal é que você planeje antes os locais que realmente quer conhecer. Assim, você não perde tempo, e aproveita o máximo possível!
  • Câmera: por fim, não esqueça da sua câmera! Aliás, se você possuir câmeras subaquáticas melhor ainda. Você conseguirá fazer fotos incríveis!