Sem dúvida, a cidade de Novi Sad, pertinho de Belgrado, capital da Sérvia, é uma das mais bonitas de todo o país.

A cidade possui porte médio, e fica quase chegando na fronteira da Sérvia com a Hungria, também sendo banhado pelo rio Danúbio, e portando uma arquitetura esplendorosa da Europa Central muito típica.

A Europa Central é a região do continente que engloba a República Tcheca, Suíça, Áustria, Hungria, Eslováquia, Polônia e Alemanha. Ou seja, a região que foi parte do Sacro Império Romano Germânico por vários séculos.

Por conta da proximidade, a região compartilha da mesma cultura, gastronomia e arquitetura, e visitar Novi Sad te tele transportará no tempo. Sem dúvida, te fará imaginar como era a vida na Sérvia anos atrás.

Novi Sad se declara como a capital do amor da Sérvia, onde os turistas podem encontrar diversas barraquinhas de doces, artesanatos, entre outros. A cidade fica a 100km da capital Belgrado, sendo possível realizar um bate e volta em Novi Sad, em um dos dias que você estiver pela Sérvia.

Além disso, para te ajudar a aproveitar bastante a visita, preparamos esse artigo com algumas dicas do que fazer em Novi Sad, e como chegar até lá. Assim, você pode montar um roteiro bem legal antes de ir. Então, vamos lá?

 Conheça também outros destinos da Sérvia:
O que fazer em Belgrado na Sérvia em 3 dias
Zlatibor: Uma cidade nas montanhas da Sérvia
Bate e volta em Sremski Karlovci
O que fazer em Zemun – Distrito de Belgrado

Como chegar a Novi Sad

Partindo de Belgrado, é possível chegar a Novi Sad de diversas formas. Contudo, a mais recomendada é a partir da rodoviária de Belgrado.

Chegando lá, é só pedir uma passagem para o próximo ônibus que partirá para Novi Sad. Aliás, não é necessário realizar compra antecipada e você não terá que esperar muito até o próximo ônibus chegar.

Muitas empresas realizam esse trajeto em diversos horários do dia, pois é comum que os próprios sérvios circulem de uma cidade para a outra constantemente.

Outra forma é procurar por uma excursão ou um tour por Novi Sad. Algumas agências de turismo, inclusive, já incluem nesse bate e volta, visitas em atrações de outras cidades ao redor que também são bem legais, como Sremski Karlovci.

Os preços são bem acessíveis, e o traslado a todos os pontos já está incluso também. Além disso, ainda a vantagem de ter o guia junto.

Se você for sem um tour ou excursão, é possível se movimentar dentro de Novi Sad com o transporte público, que é bem fácil de utilizar e super em conta. Mas, se você preferir, é possível chamar um táxi através dos apps de corrida também.

O que fazer em Novi Sad, Sérvia

Independentemente de como você chegará até Novi Sad, o mais importante é aproveitar bem o dia para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Chegando em Novi Sad, você vai se deparar com avenidas longas, boulevards amplos, e diversas estruturas antigas e históricas, que remetem ao passado do povo e do país.

O local é cercado de mercadinhos que vendem de tudo, desde doces maravilhosos e cafés, até bancas de frutas e verduras.

Novi Sad foi uma das 3 capitais da Europa escolhidas para o ano de 2021, por oferecer uma experiência totalmente encantadora para os turistas. Fundada em 1964, são infinitos prédios históricos, e atrações com séculos de idade para se conhecer.

Então, para te ajudar nisso, confira alguns dos programas que não podem ficar de fora do seu roteiro em Novi Sad:

A Fortaleza de Petrovaradin

Esse é um dos pontos mais importantes da cidade e, sem dúvida, todos os que vão a Novi Sad devem passar por lá! De acordo com uma lenda, o nome Petrovaradin é derivado de “Petra” que significa rocha em latim, “var” está na cidade húngara e “din” da fé turca, da qual deriva Petrovaradin, a cidade na rocha firme como a fé.

A Fortaleza de Petrovaradin funciona como um patrimônio cultural e histórico da região, possuindo uma galeria de arte e vida noturna, muito agitada aos finais de semana, sendo o centro de um dos maiores festivais de música dos arredores de Belgrado.

Isso transforma o local em um encontro perfeito entre diversão e arte.

A Torre do Relógio

Localizada na Fortaleza, a torre do relógio possui estilo barroco, e o seu relógio possui mais de dois metros de diâmetro. Por lá. os turistas podem sentar nos bancos para apreciar a vista. ou utilizar os binóculos que ficam ao redor.

Sem dúvida, é um ótimo lugar para relaxar e fazer uma pausa no trajeto, além da vista para o rio Danúbio ser muito bonita e render várias fotos.

Antigamente, essa torre servia para que os barqueiros e navios vissem a que horas estavam passando pelo Danúbio. Por isso, ele funciona ao contrário dos relógios comuns: a agulha maior registra as horas, e a mais curta os minutos.

Torre do Relogio Petrovaradin

Cidade Velha de Novi Sad

Stari Grad, ou Cidade Velha, é a região central do município de Novi Sad, onde você poderá encontrar várias lojas, restaurantes, bares e cafés para conhecer mais da cultura e gastronomia da região.

De lá, é possível apreciar os prédios históricos, visitar as catedrais e igrejas da cidade, e ver onde moravam algumas das personalidades sérvias mais influentes e importantes.

Praça da Liberdade

Essa praça é um dos, ou talvez  ponto mais movimentado da cidade de Novi Sad. Ela foi projetada ainda no século XVIII, e fica alinhada com os prédios que foram construídos após o cerco do ano de 1848.

A Praça fica localizada dentro da cidade velha, e sempre foi um local para celebrar eventos importantes da história da cidade, além de ponto de encontro de pessoas e local onde aconteceram inúmeras manifestações.

Câmara Municipal

Construída em 1895 em estilo neo-renascentista, a fachada do edifício é uma impressionante coluna jônica e coríntia. No topo do edifício encontra-se uma torre alta na qual existe um sino de São Floriano, padroeiro da cidade.

O prédio fica também no centro histórico na Praça da Liberdade. 

Camara Municipal Novi Sad

Igreja “Nome de Maria” 

 A Igreja Nome de Maria, é a maior igreja católica romana de Novi Sad.  Foi construída em 1895 em estilo neogótico. Os locais referem-se a ela como a “catedral católica”, ou apenas “catedral”

Igreja Nome de Maria Novi Sad

Rua Zmaj Jovina

É uma das ruas mais antigas de Novi Sad. Ela vai da Praça da Liberdade ao palácio do bispo. 

No final dessa rua, em frente à casa do bispo, desde 1984, existe um monumento a Jovan Jovanovic Zmaj, o mais famoso poeta infantil, cuja rua leva o seu nome. A figura de bronze tem 230 centímetros de altura e está colocada sobre um pedestal de granito.

Tribunal de Vladičin

É um palácio residencial do Bispo Ortodoxo Sérvio da Diocese de Backa. O edifício foi construído em 1901 no estilo sérvio-bizantino. O interior contém um grande número de retratos, móveis entalhados e muitos outros valores históricos e culturais.

Tribunal de Vladicin Novi Sad

Igreja Ortodoxa de São George

A catedral ortodoxa está situada ao lado do Palácio do Bispo. A primeira igreja foi construída neste local entre 1734 e 1740. Tal como a maioria dos edifícios da vila, esta igreja foi destruída durante o bombardeio de 1849, sendo restaurada entre 1851 e 1853.

Igreja Ortodoxa de Sao George em Novi Sad

Todos atrativos mencionados acima, ficam dentro do centro histórico. Você consegue conhecer todos facilmente em um dia caminhando pela região.

Dunavski Park

 Perto do centro de histórico,   fica o parque mais antigo e bonito de Novi Sad. Foi construído em terreno pantanoso, que costumava ser inundado pelo rio Danúbio.  No parque existem monumentos de Đura Jaksic, Branko Radičevića e Miroslav Antic, os famosos poetas sérvios.

Visitamos esse parque no outono e a paisagem esta encantadora. Mesmo com o frio, é bastante frequentado pelos locais, como um lugar para relaxar e apreciar. Vale a pena a passada por ali.

Parque Danubio em Novi Sad

Sinagoga

Os prédios religiosos estão ao redor de toda Novi Sad, mas a sinagoga da cidade não pode ficar fora do seu roteiro!

Ela foi construída em 1906, e possui estilo Húngaro, criada, principalmente, para receber a população judaica que estava em crescimento.

Memorial para as vítimas de guerra

Por fim, se você vai à Sérvia, vale passar pela estátua que serve como um memorial para as vítimas de guerra.

Historicamente, o país passou por momentos aterrorizantes, principalmente durante as guerras mundiais. E milhares de vidas foram perdidas, tanto de soldados, como de cidadãos.

O monumento foi construído em 1992, em memória ao ataque que a Sérvia sofreu em janeiro de 1942, quando estava acontecendo a Segunda Guerra Mundial.

Ela foi feita por John Soldatovic, um escultor famoso, em cima do local onde aconteceu um dos crimes de guerra mais terríveis. É possível ler 78 placas com os nomes e detalhes das pessoas que perderam suas vidas.

Memorial Novi Sad de John Soldatovic

Exit Festival em Novi Sad

A cidade de Novi Sad recebe o maior evento de música da região. O Exit Festival possui uma agenda bem eclética e internacional. Assim como também serve como uma campanha social e de apoio a movimentos sociais.

Portanto, se você estiver visitando a Novi Sad nesse período, vale a pena conferir!

Fruška Gora

A montanha Fruška Gora fica no meio de dois países: a Croácia e a Sérvia. E ela ocupa uma área de mais de 500 km quadrados.

No século XVI, ela era utilizada como um dos centros da Igreja Ortodoxa da Sérvia e, hoje, se tornou um parque nacional do país, possuindo 17 mosteiros.

O local é realmente muito bonito, com várias trilhas, lagos e paisagens para serem observadas.

Porém, para chegar ao Fruška Gora o mais recomendável é que você alugue um carro, pois o parque possui diversos acessos, e ir de ônibus é uma tarefa difícil, ou então há a opção em ir de Taxi, mas você fica limitado apenas onde você vai pedir para o taxi parar.

Bate e volta em Sremski Karlovci

Sremski Karlovci é um vilarejo que está a pouquíssimos minutos de Novi Sad, e que pode ser o programa perfeito para os amantes de vinho.

O local é conhecido por suas vinícolas, que você pode visitar e aproveitar para degustar vários vinhos sérvios, incluindo o mais famoso deles, Bermet, que chegou a ser servido no Titanic.

Alguns tours oferecem um trajeto que passa pelas principais e mais tradicionais vinícolas da região. Sem dúvida, vale muito a pena conhecer!

Para incluir o bate e volta neste vilarejo incrível, confira o artigo completo sobre Sremski Karlovci.

Novi Sad foi uma cidade vibrante e encantadora. Nos marcou pelo povo sorridente e super prestativo. Foi uma experiência incrível. Não deixe de colocar Novi Sad no seu roteiro pela Sérvia.

Centro de Sremski Karlovci

Onde ficar em Novi Sad na Sérvia

Garni Hotel Leopold I: o hotel oferece quartos aconchegantes com vista do Danúbio ou da cidade. Além disso tem café da manhã incluso.

Apartment Korzo: apartamento simples e organizado, equipado com cozinha e banheiro privativo por um ótimo custo beneficio.

Apartment Eugen II: apartamento amplo e completo com sacada, cozinha e banheiro privativo.

Republic Square Apartment – with garage: apartamento de um quarto, completo e com garagem. Com ótima localização e bem avaliado.

Theatre Square Apartments: apartamento bem localizado e aconchegante, com sala e cozinha e muito bem avaliado.

Corso Rooms City Centre: bem localizado, oferece quartos aconchegantes e modernos com café da manhã incluso no centro da cidade.