Paraty é uma cidade linda, que atrai muitos visitantes para aproveitar suas lindas paisagens e pontos históricos.

Lá, é possível aproveitar a praia, e ainda visitar patrimônios históricos e culturais. Além disso, é lá também que acontecem a FLIP, Festa Literária Internacional, e o Festival da Cachaça.

Essa cidade incrível oferece uma grande variedade de atrativos. Por isso, é uma viagem que realmente vale a pena! Paraty fica entre a serra e o mar, o que lhe proporciona uma paisagem única. A sensação de caminhar pelas ruas de Paraty é de voltar no tempo.

A arquitetura das igrejas e casarões coloridos é dos séculos 18 e 19. Aliás, as ruas de pedra também oferecem a nostalgia de caminhar em outros tempos.

Enfim, continue lendo este guia para saber mais sobre a bela Paraty, como chegar e o que fazer nessa charmosa cidade do estado do Rio de Janeiro.

Como chegar em Paraty

Os dois principais fluxos de turistas brasileiros e estrangeiros que decidem visitar a região, vêm das maiores capitais do país, São Paulo e Rio de Janeiro. Pois a cidade se localiza a uma distância semelhante das duas cidades.

Paraty fica a aproximadamente 240 Km de distância da capital do estado, Rio de Janeiro. Já a distância da cidade de São Paulo é de, em média, 270 Km.

A dica para quem sai de outro estado ou de outro país, é viajar de avião até o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo; ou até o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A partir daí o restante do percurso pode ser feito de ônibus, ou alugando um carro.

Saindo de São Paulo

Para quem está em São Paulo, é possível ir para Paraty pela Dutra (BR-116). Quando estiver em Guaratinguetá, será necessário acessar a BR-459 para chegar ao destino.

Além disso, também é possível ir pela Dutra até a cidade de Taubaté, e acessar a BR-353 para Ubatuba, sentido Paraty.

Para ir de ônibus saindo de São Paulo, o melhor é sair da Rodoviária do Tietê, em um ônibus da empresa Reunidas Paulista. Tem ônibus saindo cinco vezes ao dia nessa opção.

A viagem de carro tem uma duração média de 4h30. Já de ônibus, a duração da viagem é de aproximadamente 6h.

Saindo do Rio de Janeiro

Para quem está no Rio de Janeiro, o melhor percurso é pela estrada Rio-Santos (BR-101). O ponto positivo de ir de carro neste percurso é que a paisagem é belíssima, e passar pelo litoral já é parte do passeio, pois é possível desfrutar de lindas vistas enquanto viaja.

Mas a viagem de ônibus saindo do Rio de Janeiro é mais barata. A empresa de viação Costa Verde, oferece treze horários diferentes partindo da Rodoviária Novo Rio.

Para quem for de carro saindo do Rio de Janeiro levará, em média, de 3h30 a 4h de viagem. De ônibus, o trajeto vai de 4h30 a 5h de duração.

Outras Cidades

Para quem já se encontra em cidades mais próximas de Paraty, como Petrópolis, Angra dos Reis, Visconde de Mauá e Ubatuba, por exemplo, existem outras opções de trajetos.

Nesses casos, o ideal é consultar as companhias de ônibus da cidade para saber qual a melhor opção, ou pesquisar o percurso para ir de carro. 

O que fazer em Paraty?

Uma vez em Paraty, o que não faltam são opções para curtir a cidade, que oferece belezas naturais, cultura e história.

Enfim, veja a seguir os melhores passeios para curtir em Paraty!

Passear de barco

Impossível ir a Paraty sem aproveitar um incrível passeio de barco. Afinal de contas, só é possível acessar algumas das praias da região em passeios pelo mar, seja de barco, escuna ou lancha.

Em geral, os passeios de barco oferecem percursos que duram cerca de 5h, e passam por duas praias e duas ilhas.

Esse passeio costuma ter uma parada para almoço. Aliás, é possível já fechar um pacote com o passeio mais o almoço. Mas também é possível comprar refeições disponíveis no cardápio do barco durante o passeio.

Além das refeições, os barcos têm, à disposição para venda, bebidas e petiscos. Além disso, também é possível comprar drinks, sucos, refrigerantes e cervejas no local. Já água e frutas frescas são gratuitos nos barcos.  

A cidade também oferece passeios de escuna, lancha e jipe. As escunas são as que oferecem os passeios mais baratos. Em contrapartida, os passeios mais caros são de lancha.

Mas eles oferecem mais privacidade também, já que é possível contratar o serviço já fechado para uma quantidade de pessoas.

Aliás, se você estiver com um grupo de pessoas é possível dividir o valor da lancha, pela quantidade de passageiros. 

Passeios de Barco em Paraty

Visitar o centro histórico

O centro histórico de Paraty também é parada obrigatória para quem visita a cidade. É possível conhecer todo o centro histórico da cidade em um período médio de 2h.

Portanto, é possível aliar esse passeio com algum outro mais longo, ou aproveitar algum outro atrativo da cidade no mesmo dia.

É possível fazer a visita guiada pelo centro histórico sem gastar muito. Assim, você pode conferir os pontos principais do centro. Existem tours particulares e em grupo, e o agendamento pode ser feito com diversas agências da cidade.

Muitas agências, inclusive, oferecem essa visita como um bônus para quem fecha outros passeios. Aliás, é possível agendar essa visita e outro passeio com a mesma empresa para aproveitar o mesmo dia, encaixando os horários.

Desse modo, dá até para aliar essa visita com um passeio pelas praias ou cachoeiras da região.

Para quem gosta de curtir a noite em suas viagens, o centro histórico fica lindo com suas luzes acesas, que remetem aos tempos antigos.

O centro histórico conta com um maravilhoso circuito gastronômico onde é possível fazer refeições deliciosas nos bares e restaurantes.

Assim como também é possível apreciar boas bebidas, como cachaças locais, sentado às mesas que ficam na calçada e apreciando uma boa música.

Conhecer as praias de Paraty

As praias de Paraty são um espetáculo natural da cidade, e proporcionam excelentes momentos aos seus visitantes. São praias com paisagens magníficas e águas calmas, que permitem nadar com tranquilidade. Por isso, são ideais para famílias e para levar crianças.  

Veja a seguir as praias que você precisa conhecer quando for visitar Paraty!

Paraty-Mirim

Paraty-Mirim é o nome de uma vila de pescadores nos arredores da cidade, que abriga uma linda praia de mar calmo, ideal para banho. Fica a 18 Km do centro da cidade.

Além disso, nas suas proximidades, é possível chegar ao rio, que também se chama Paraty-Mirim, e tomar um delicioso banho em água doce.

Por causa das atividades da vila, várias embarcações ficam no mar dessa praia, e atendem tanto às atividades locais, como oferecem táxi para quem desejar se deslocar dali para a praia Saco de Mamanguá, conhecida como o fiorde tropical.

Mesmo que o objetivo de muitos que visitam Paraty-Mirim seja chegar ao Saco de Mamanguá, é importante dizer que vale pena passar um tempo nesta praia, pois ela é muito agradável.

Além disso, o mar é calmo e muito bom para se banhar, tem o mangue formado entre água doce e salgada, e ainda abriga uma linda igreja pé na areia, bem pertinho do mar. 

Saco do Mamamguá

Para chegar ao Saco de Mamamguá, é necessário ir até Paraty Mirim, a qual é possível acessar de carro ou ônibus. Em seguida, deve-se seguir de barco até o Saco do Mamamguá. Esse local é conhecido como o único fiorde tropical.

É um dos destinos mais procurados por quem visita Paraty.

Para ter uma vista perfeita do lugar, é preciso subir no topo do morro. Contudo, muitos passeios passam apenas na entrada dessa atração.

O ideal para conhecer o local é alugar uma lancha. Assim, é possível fazer um passeio particular e mais completo. Ou você pode ainda fazer a trilha acompanhado de um guia local.

Além disso, você também pode se hospedar no local, em lugares que oferecem bastante contato com a natureza. Na região, também há alguns restaurantes disponíveis.

 Praia do Jabaquara

A Praia do Jabaquara é uma das mais próximas do centro histórico de Paraty. É possível chegar até ela à pé, sem precisar alugar barco, ou outro transporte náutico.

Ela fica na baía de Paraty, e é possível chegar até ela com, no máximo, 30 minutos de caminhada do centro histórico.

Nessa praia, você terá uma bela vista, além de opções de comidas e bebidas. Além disso, é também uma praia muito famosa por sua argila esfoliante que fica no fundo do mar. Aliás, a argila é, inclusive, um símbolo do Carnaval em Paraty.

Antes dela para quem vem da praia do Pontal, existe um forte no qual funciona um museu aberto para visitação de terça e domingo. Além da bela vista do forte, vale a pena também a visita ao museu. 

Praia da Lula

A Praia da Lula está entre as praias de Paraty cujo acesso é por transporte náutico. É possível chegar até ela de barco ou escuna. Ambas as opções estão disponíveis perto do porto, ou no Largo de Santa Rita.

Esta praia é uma das principais paradas nos passeios de escuna. As águas são calmas e a vegetação é linda.

A única questão é que não oferece infraestrutura para alimentação, pois não conta com bares, restaurantes nem quiosques. Porém, vale a pena a visita, pois você se sentirá em um cenário de filme diante de tanta beleza.

Trindade

A Vila de Trindade faz divisa do estado do Rio de Janeiro com o de São Paulo. É uma vila acessível por meio de carro ou ônibus. É possível chegar até o local após uma viagem que dura de 40 minutos a 1 hora.

A praia de Trindade se divide em quatro partes: Praia de Fora, Praia do Meio, Praia do Cachadaço, Piscina Natural.

Porém, o acesso às Praia Cachadaço e Piscina Natural exige passar por duas trilhas moderadas. Mas também é possível chegar de barco, e há essa opção de transporte. Além disso, existem muitas lojas, pousadas e restaurantes à beira mar.

É perto da Praia do Meio que fica a famosa atração da Pedra de Engole, uma cachoeira que tem um mini escorrega natural formado pelas pedras, e que permite mergulhar dentro de uma caverna. É possível chegar lá por meio de uma trilha leve de 15 minutos.

Praia de Trindade - Paraty
Trindade, Paraty - RJ
Vista geral de Trindade

Praia do Costa

A Praia do Costa é bem tranquila, por isso, é ideal para quem quer descansar em um lugar calmo.

A praia tem uma grande extensão de areia clara, e o mar também é bem calmo. Contudo, não conta com infraestrutura para atender os turistas. Por isso, é importante levar alimentos e água, e guardar consigo o lixo que produzir, para descartar em local adequado.

Enfim, é realmente perfeita para descansar, ou ou fazer uma boa caminhada aproveitando a vista. Também é uma ótima opção para esportes náuticos.

Praia do Sono

Para quem gosta de trilha, a Praia do Sono é uma ótima opção. É possível chegar nessa praia fazendo trilha. Mas também é possível ir de barco.

Para quem quer ir pela trilha, a dica é pegar um ônibus que vai para Laranjeiras, na rodoviária do centro da cidade, e descer no ponto final, que fica em frente à trilha.

Em menos de 1h de caminhada você chega à praia, e pode curtir um lugar tranquilo e muito bonito. Como se não bastasse, por perto também têm cachoeiras para aproveitar.

O local tem camping, mas conta com poucos quiosques. Enfim, é um excelente passeio para passar o dia, e aproveitar a praia, a cachoeira e ainda fazer uma trilha.

Praia de Ponta Negra

O acesso para Ponta Negra também é por trilha ou barco. Para quem vai de barco, a saída é de Trindade ou da Praia do Sono.

Para quem prefere trilha, a saída é de Laranjeiras, a mesma trilha para a Praia do Sono. Aliás, a Praia do Sono é a primeira parada dessa trilha.

Mas, para Ponta Negra, você precisará de, pelo menos, mais umas 5 horas de trilha, passando antes por Antigos e Antiguinhos. A praia é linda, com mar calmo e cristalino! 

Praia de São Gonçalo

Sem dúvida, é uma das praias mais lindas de Paraty! Fica na direção de Angra dos Reis, e é possível chegar a ela de carro ou de transporte público. O percurso dura entre 30 e 50 minutos, dependendo do transporte.

Antes de chegar à praia é preciso ainda atravessar um pequeno riacho, a pé ou de barco. Para quem decidir atravessar a pé, a água não passa da cintura, e a travessia é bem tranquila.

A infraestrutura é boa, e existem vários quiosques nessa praia. Para quem gosta de trilha, é possível pegar uma nessa praia, e ir até à praia de São Gonçalinho.

Nas duas praias, você pode fazer um passeio de barco até a Ilha de Pelado e Ilha do Cedro. São ilhas com águas cristalinas, e que oferecem excelente relaxamento.

Praia do Pontal

A Praia do Pontal não é boa opção para banho, e também não está entre as mais bonitas da região. Contudo, ela atrai muitos visitantes por ser a mais próxima do centro histórico de Paraty.

Mas é uma excelente opção para dar um passeio, para almoçar ou parar para tomar um drink.

Também é ideal para a prática de esportes náuticos, como caiaque e stand up pandle, por exemplo, que pode ser alugado na própria praia. Além disso, os passeios de caiaque também permitem conhecer melhor a baía de Paraty.

Uma boa dica pode ser almoçar na Praia do Pontal e, depois, seguir em uma caminhada de mais uns 15 minutos para a Praia de Jabaquara. No caminho, você pode parar no Forte do Defensor Perpétuo, apreciar a vista, e visitar o museu que fica nesse local.

Outra dica para curtir Praia do Pontal é conversar com as pessoas do local, para saber se ocorrerá algum evento na praia, como shows e luaus.

Visitar as cachoeiras de Paraty

Além das praias, Paraty também é agraciada com cenários de mata e cachoeiras maravilhosas.

Na cidade, é possível ver vários jeeps transportando turistas. Em geral, eles levam os visitantes para as cachoeiras da região, que ficam no Parque Nacional da Serra da Bocaiana.

Existem vários roteiros, que você pode adquirir nas empresas que oferecem esses passeios.

Além das cachoeiras, os roteiros incluem visitas a alambiques, onde o visitante tem a chance de degustar as deliciosas cachaças da região, assim como também pode conhecer o processo de produção.  

Então, conheça abaixo as principais cachoeiras para visitar quando for a Paraty!

Cachoeira do Tobogã

A Cachoeira do Tobogã possui uma pedra lisa que mais parece um escorrega. Os moradores da região descem nessa pedra, para mostrarem suas habilidades aos turistas.

Depois, recebem contribuições espontâneas dos visitantes pelo verdadeiro show que proporcionam.

Também é possível tomar banho no poço que se forma ao pé da pedra. A trilha de acesso é curta e fácil. No início, o visitante passa pelo Caminho do Ouro, Igreja da Penha e alambique Engenho D’ouro.

Pedra Branca

A Cachoeira Pedra Branca é uma das mais frequentadas da região. Essa preferência se dá por sua beleza, e também pela facilidade de acesso. É parada de quase todas as rotas para passear pelas cachoeiras.

Apesar de fácil acesso, o ideal é ir em um veículo 4×4, pois a estrada pode ser mais difícil para veículos menores.

O passeio para essa cachoeira, costuma contar com uma parada antes no Poço Usina, local onde foi construída a primeira usina da cidade. Essa parada é apenas para fotos. Além disso, os visitantes recebem bananas orgânicas silvestres de funcionários da propriedade para experimentar.

Em seguida, o jipe segue para a Pedra Branca, onde há uma parada para banho. Para quem preferir, é possível escalar um paredão de pedra, e tomar um banho mais reservado.

Cachoeira Poço das Andorinhas

A Cachoeira Poço das Andorinhas fica perto do asfalto. Nela, é possível aproveitar bons momentos, e tomar banho na deliciosa piscina natural que ela forma.

Para chegar no local, basta seguir pela estrada do Corisco por aproximadamente 7 Km. A trilha de acesso é bem curta. A queda d’água é pequena e a piscina natural é ótima para banho.

Como não é um dos locais que os turistas mais procuram, é uma ótima opção para quem busca um local mais tranquilo para descansar. 

Poço do Tarzan

Para chegar ao Poço do Tarzan, basta pegar uma trilha após a Cachoeira do Tobogã. Aliás, ambos são muito próximos.

Nessa cachoeira, é possível tomar banho sem medo de escorregar na pedra, como a que tem em Tobogã. Além disso, também há uma bela ponte de madeira nesse local.  

Poço dos Ingleses

O Poço dos Ingleses é um dos lugares preferidos para o banho em água doce na região de Paraty. Para quem gosta de saltar, essa cachoeira possui pedras que favorecem a atividade.

Mas para quem só quer relaxar, ela também é uma boa opção, pois oferece um banho revigorante.

O poço fica a 8 Km do centro histórico, e é possível acessá-lo pela BR-459 (Rodovia Paraty – Cunha). Ele fica perto do Alambique da cachaça Paratiana.

Para quem está indo para a Cachoeira Pedra Branca, o Poço dos Ingleses fica 2 Km antes. Portanto, você pode até fazer uma parada por lá quando estiver indo para Pedra Branca.

O ideal é ir com um guia, pois a trilha não é sinalizada. Além disso, apesar de ser uma trilha fácil, não é muito conservada. Por isso, pode exigir um pouco mais de você. 

Quilombo do Campinho

Para quem gosta de conhecer mais sobre a história e cultura dos locais que visita, o Quilombo do Campinho é um passeio imperdível.

O Quilombo Campinho da Independência, oferece uma estrutura turística completa para os seus visitantes, investindo em turismo sustentável, e oferecendo opções de gastronomia e artesanato sustentáveis. Assim como excelentes momentos com os moradores da comunidade.

Na beira da estrada, já é possível ver o restaurante do quilombo. Além disso, do outro lado da pista há um quiosque com artesanato local, e que é um verdadeiro cartão de visitas.

A poucos minutos de Paraty, o restaurante atrai turistas, e também moradores da cidade que vão para almoçar e comprar artesanato.

Para quem quer conhecer mais sobre a cultura e tradições do povo quilombola, é possível fazer uma visita guiada no quilombo.

Caminho do Ouro

O Caminho do Ouro também é um passeio muito procurado em Paraty. Para visitar, é preciso contratar um guia autorizado, pois o caminho percorre propriedades particulares.

A visita se dá pela estrada que foi construída pelos escravos, entre os séculos 17 e 19. É possível contemplar essa importante obra e entender mais sobre a cultura e história do povo de Paraty.

Confira também onde ficar em Paraty.