Isso vai soar muito clichê, mas acreditamos firmemente que Sarajevo é uma das capitais mais subestimadas da Europa

A cidade de Sarajevo foi palco de várias guerras no século XX, carregando, até hoje, a marca de vários acontecimentos históricos nos seus edifícios, nas suas casas e na cultura e história do seu povo.

Mesmo após passar por tantos momentos perturbadores e tensões políticas, a cidade conseguiu se reerguer. Dessa forma, ela se tornou, atualmente, um dos principais destinos turísticos quando falamos em Bósnia e Herzegovina. Afinal, a cidade é a capital do país!

Por lá, você pode conhecer as marcas de tantos anos de história, apreciar as deslumbrantes paisagens e conviver com a mistura cultural e religiosa da região.

Portanto, se você está se programando para conhecer a Bósnia, a cidade de Sarajevo não pode ficar de fora do seu roteiro!

Enfim, para te ajudar a entender o porquê da região ser tão importante, preparamos esse guia com um breve histórico da cidade e suas principais atrações.

Então, vem com a gente voltar uns anos no tempo, e entender tudo sobre esse lugar magnífico no Leste Europeu!

Conheça também outros destinos no Leste Europeu:
Belgrado - O que fazer em 3 dias
Pontos turísticos da Croácia – melhores lugares para conhecer!
O que fazer em Montenegro? Os melhores pontos turísticos!
Budapeste: o que fazer e onde ficar
O que fazer em Mostar na Bósnia

Breve Histórico de Sarajevo

Se você ama história, política e aprecia estudar religiões e culturas, então, Sarajevo é um dos destinos perfeitos para você aproveitar as férias.

Conhecer o centro histórico de Sarajevo, passear pelas ruas antigas e seguras, e fotografar os monumentos e edifícios da cidade com tranquilidade, é uma realidade totalmente oposta ao que o povo da região presenciou em um passado bem próximo de nós.

Ainda em 1990, pouquíssimos anos atrás, a Guerra da Bósnia simplesmente destruiu a cidade de Sarajevo. Aliás, o conflito foi um dos maiores e mais profundos da Europa desde o fim da Segunda Grande Guerra.

Foram 11.000 mortos no conflito, mais de 60% dos edifícios e casas destruídos e 1.425 dias de cerco.

Parece cena de filme de guerra, não é mesmo? Mas tudo isso foi vivenciado pelos moradores de Sarajevo, e muitos que ainda estão por lá se lembram bem desses dias de terror.

Até uns anos atrás, falar sobre turismo na capital da Bósnia era algo totalmente impensável.

Mas, felizmente, essa realidade mudou. Pois agora, a cidade consegue contar ao mundo a sua história de uma forma mais profunda e real.

Repleta de museus, monumentos e lembranças do passado sofrido da cidade, Sarajevo consegue, apesar de tudo, oferecer uma experiência única para cada turista que passar por lá.

Quantos dias ficar em Sarajevo?

Dois dias é um bom começo: você pode passar um dia explorando a cidade e outro dia pegando um teleférico até a montanha Trebević e fazendo uma parada na Pista abandonada de Bobsleigh.

O melhor de tudo é que a cidade é bastante compacta e você pode explorar as principais atrações turísticas de Sarajevo a pé.

Onde ficar em Sarajevo

Se você gosta de ficar bem localizado e explorar a cidade a pé, o melhor lugar para ficar em Sarajevo, definitivamente é no bairro Baščaršija que é onde fica a Cidade Velha de Sarajevo.

A área de Baščaršija é bastante compacta e fácil de explorar a pé. Os cafés tradicionais da Bósnia, restaurantes lojas e a diversidade de Sarajevo estão presentes em cada esquina.

Em seguida selecionamos algumas opções de onde ficar na região:

Residence Mahala: com ótima localização e ótimo custo beneficio. O estúdio ainda conta com cozinha e banheiro privativo.

Pigeon Square Rooms: a poucos passos de todas as principais atrações de Sarajevo. Oferece opções com banheiro compartilhado e privativo. Há uma cozinha de uso comum completa com geladeira, fogão elétrico, micro-ondas e chaleira elétrica.

Best of Bascarsija apartments: apartamento decorado com localização excelente e bom preço. Situado a 200 metros, oferece acomodações com ar-condicionado, cozinha e estacionamento privativo.

Quiet & Cozy Studio apartment on Baščaršija: apartamento completo com ótima localização, cerca de 200 metros da Rua Bascarsija 

Apartment Noah:  perto da Rua Bascarsija, o apartamento é amplo e dispõe de 4 quartos e cozinha totalmente equipada, máquina de lavar e estacionamento privativo.

Hotel Sana: há 100 metros da Rua Bascarsija, para quem busca opção com mais conforto, os quartos contam com todas amenidades necessárias. Com café da manhã.

O que fazer em Sarajevo na Bósnia

As igrejas, mesquitas e sinagogas da região, decoram a cidade e reforçam o poder cultural da região no local, mostrando ao mundo que é sim possível conviver em paz com os diferentes, e respeitá-los.

A fundação da cidade de Sarajevo foi no ano de 1461, e esteve sob domínio do Império Otomano. Ao longo do tempo, ela se desenvolveu tanto que chegou a ser um dos centros mais importantes dos otomanos, ficando atrás apenas de Istambul.

No local, 50% da população é muçulmana. Por isso, é possível visualizar várias mesquitas espalhadas por toda a cidade. No entanto, no mesmo local, convivem judeus e católicos, todos colaborando para a formação cultural de Sarajevo. Por isso, a cidade é hoje conhecida como a “Jerusalém Européia”.

Bom, deu pra notar que Sarajevo já passou por muita coisa ao longo dos anos. Mas, apesar de todas as péssimas experiências, o povo e a cidade sempre conseguiram se reerguer e continuar o seu desenvolvimento.

Atualmente, Sarajevo é um dos principais pontos turísticos da Bósnia e Herzegovina, oferecendo lembranças, momentos e lugares incríveis para se conhecer.

Uma boa forma de conhecer Sarajevo é fazendo um Tour guiado pela cidade, descobrindo seus principais pontos e entendendo toda história por trás.

Enfim, veja alguns dos principais pontos turísticos, e motivos pelos quais você não deve deixar de passar por Sarajevo:

Baščaršija

Um dos locais mais visitados de Sarajevo é o seu centro histórico, que recebeu o nome de Baščaršija. Essa região foi construída pelos próprios otomanos no século XV, bem próxima do Rio Miljacka, logo no começo da fundação da cidade.

Hoje, o local é um dos mais charmosos de toda a cidade, sendo repleto de lojinhas, restaurantes, cafés e templos. A praça do centro histórico, chamada Praça dos Pombos, abriga a fonte Sebilj, que foi construída lá no século XVIII.

Ponte Latina

Quer conhecer uma das pontes mais antigas construídas pelos otomanos? Então, não deixe de visitar a Ponte Latina em Sarajevo.

De lá, é possível apreciar a paisagem do Rio Miljacka, ligando o centro histórico de Sarajevo até a sua parte mais moderna.

No entanto, a ponte possui um peso histórico muito importante para a região. Foi nessa passagem que o arquiduque Franz Ferdinand, na época herdeiro de todo o Império Austro-Húngaro, foi morto em junho de 1914.

Esse acontecimento deu início à Primeira Guerra Mundial, uma das maiores e mais mortíferas guerras de toda a história da humanidade.

Ao passar pela ponte, você pode conferir uma placa que eterniza o episódio no local. E, logo a frente, está um museu completo com todos os registros do acontecimento.

A Fonte Sebilj, em Sarajevo, virou um dos principais cartões postais da cidade, e um emblema da região.

Com estilo mourisco e bem no centro de toda a cidade velha, a fonte foi arquitetada por Alexander Tchecho no ano de 1891, se tornando um dos pontos turísticos mais famosos da cidade toda.

Uma das pontes mais antigas construídas pelos otomanos

Fonte Sebilj em Sarajevo

A praça onde a fonte fica encontra-se ótimos restaurantes e cafés, que tornam a região perfeita para visitar durante o almoço ou no café da tarde.

Além disso, uma curiosidade sobre a fonte é que ela ainda é utilizada, tanto para refrigerar o local, como para servir de lava-roupas para alguns moradores.

Essa foi uma das poucas fontes que restaram na cidade e, sem dúvidas, a mais bonita e charmosa. Portanto, vale uma visita!

principais cartões postais da cidade, e um emblema da região.

Morića Han

Durante o período otomano, as caravanas mercantes precisavam de um lugar para ficar quando chegavam em Sarajevo. Uma dessas principais acomodações era Morića Han.

A “pousada” para as tripulações dos navios mercantes, foi construída entre os séculos XVI e XVII, na região onde fica o centro histórico de Sarajevo hoje.

Os quartos desta pousada conseguiam acomodar caravanas inteiras de até 300 viajantes. Além disso, também tinha lugar para 70 cavalos se hospedarem.

O quarto do dirigente da pousada ficava logo na entrada principal, acima do nível do chão (que era destinado aos cavalos e mercadorias).

Depois, logo acima desse quarto, estavam os dormitórios destinados aos viajantes, além de uma cafeteria bem grande.

Ademais, o local também era muito famoso dentre os artesãos e membros da elite de Sarajevo. A cafeteria da pousada é uma das mais famosas e importantes da cidade. Tanto que, até hoje, ela é mencionada na letra da sevdalinka.

Hoje, o prédio onde ficava a pousada possui algumas lojas, cafés e restaurantes com comida tradicional bósnia, que os turistas podem visitar.

Rua Kazandžiluk

Uma das principais ruas de Sarajevo é a Rua Kazandžiluk, conhecida como a rua dos artesãos de cobre.

Antigamente, cada rua do centro histórico focava em uma profissão diferente. A rua do cobre é a mais tradicional. Aliás, é uma das mais bonitas de Baščaršija.

Passar nessa rua é exatamente ter a experiência de viver na época do Império Otomano, lá no século XVI. Portanto, você pode encontrar peças únicas de cobre por lá, desde  bandejas e jarras, até conjuntos prontos de cafés e adegas, além de canecas elaboradas em balas de fuzis e narguilés!

Por lá, não transitam carros, justamente para que os turistas possam andar com tranquilidade, e visitar todas as lojinhas e oficinas da rua.

Museus em Sarajevo

Sarajevo é uma cidade histórica cheia de acontecimentos que, consequentemente, levaram à criação de muitos museus. Afinal, é muita história para contar ao mundo!

Portanto, se você é amante dos museus, e quer conhecer melhor tudo o que aconteceu por lá, a cidade possui museus bem legais e interessantes para você dar uma passada, durante os seus passeios diários por Sarajevo.

Um dos mais conhecidos e visitados é o Museu Judaico, que conta a história do povo judeu na região. Pois a cidade foi uma das únicas que acolheu bem os judeus décadas atrás.

Em compensação, eles tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da herança cultural do local.

A Gallery 11/07/95 também é um museu esplendoroso e digno de receber uma visita. Ao entrar no local, você pode conferir uma coleção de fotos gigantescas que retratam o massacre em Srebrenica.

Tem, ainda, o Bosnian Historical Museum, para contar os horrores dos dias de cerco.

Se você quer uma opção mais tranquila e que conte a história e cultura do local, então, o National Museum ou o Sarajevo City Museum podem ser escolhas perfeitas para um passeio pós almoço no centro histórico!

Galeria Srebrenica

Quem visita Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina, não pode deixar de dar uma passada na Galeria 11/07/95, um museu que funciona como um memorial para a cidade, e para todo o país.

O museu visa manter viva a memória e a história do genocídio de Srebenica. A fundação da Galeria se deu em 2012, e quem montou foi a equipe do fotógrafo bósnio Tarik Samarah.

O edifício da galeria é austro-húngaro, e possui vista para a Catedral do Sagrado Coração. Lá, os turistas podem conferir arquivos e documentos sobre todo o acontecimento, incluindo mapas, vídeos, fotos e áudios.

Pista de Bobsled Olímpica Abandonada 

Por último, mas certamente não menos importante, a Pista de Bobsled abandonada de Sarajevo! Se você é fã de exploração urbana, arte de rua ou apenas lugares inusitados, não deixe de adicionar este local ao seu roteiro.

Você sabia que Sarajevo foi a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984? Muitos novos locais e pistas foram construídos para a ocasião, incluindo o bobsled. A pista foi usada para vários eventos até 1991, quando estourou a Guerra da Bósnia. 

Em 2014, a cidade realizou uma extensa operação e a pista tornou-se uma tela para grafiteiros e murais locais.

Se você está se perguntando como visitar a pista de bobsled abandonada em Sarajevo, você pode comprar uma passagem só de ida no teleférico até o topo e descer o Monte. Trebevic. 

Túnel Sarajevo

Localizado nos arredores da cidade, o Túnel de Sarajevo é um resquício do longo Cerco de Sarajevo que a cidade sofreu durante a dissolução da Iugoslávia na década de 1990.

Cercados por todos os lados, os bósnios não tiveram escolha a não ser cavar o que ficou conhecido como Túnel da Esperança, a fim de alcançar a própria cidade cercada. Hoje, parte do túnel é preservada como museu e memorial.

Visitar o Sarajevo War Tunnel Museum ocupará um pouco do seu tempo porque não está localizado no centro da cidade e não está conectado a nenhum transporte público. Se você não vai viajar com seu próprio carro alugado, a melhor maneira de chegar ao museu é organizar a viagem com um táxi ou fazer um tour .

Mesquita de Gazi Husrev Beg

Sem dúvida, durante seu passeio por Sarajevo, você verá muitas mesquitas. Pois a população muçulmana é predominante por lá.

Mas, se você quiser escolher uma para visitar, vá até a Mesquita de Gazi Husrev Beg, que é a maior e mais importante de todo o país. Foi fundada em 1532, possui nada menos do que 26 metros de altura, e incorpora um museu que você pode visitar.

Maior e mais importante mesquita de todo o país.

Faça uma viagem de um dia para Mostar

Mostar é uma das cidades mais lindas dos Bálcãs e da para conhecer em uma viagem de um dia a partir de Sarajevo.

A cidade é famosa por sua ponte da era otomana, no entanto teve que ser reconstruída após a guerra na década de 1990 e, como Sarajevo, você ainda encontrará as cicatrizes lá hoje.

Para saber mais sobre Mostar, leia nosso artigo completo sobre a cidade: O que fazer em Mostar na Bósnia.

Mostar Bridge

Custo em Sarajevo

O custo para uma viagem a Sarajevo é barato em comparação com a maioria das cidades europeias.

Desde transporte, alimentação e hospedagem.  A comida na Bósnia é bem barata e boa se você gosta de pratos de carne.

Recomendamos provar o Ćevapi que são linguiças de carne servidas com pão típico, cebolas cruas e creme azedo. O valor da porção varia de acordo com o tamanho, mas na média de 4 euros.

E o Burek que você encontra em qualquer padaria. É tipo de um folhado e geralmente tem recheios de carne, espinafre ou queijo. Custando em torno de 1 euro.

Prato tradicional da Bósnia
Cevapi – Prato tradicional da região