O seguro viagem é um serviço que, como o próprio nome sugere, oferece suporte para as pessoas que pretendem viajar, com o objetivo de esclarecer dúvidas e ajudar a resolver possíveis problemas que possam ocorrer durante a viagem.

Ter um seguro viagem é sempre a melhor forma de viajar despreocupado e em segurança. Existem, inclusive, viagens em que é obrigatória a contratação de algum tipo de seguro.

E você? Conhece a importância de contratar? Qual a diferença entre o seguro viagem e a assistência viagem, e qual a melhor forma de escolher o seu seguro?

Se ainda tem dúvidas em relação a esses temas, continue lendo este artigo, e saiba mais sobre esse assunto, e como contratar o serviço! Confira!

Por que contratar um seguro viagem?

Contar com o seguro viagem pode ajudar você a economizar bastante durante a sua viagem. Além disso, é uma maneira de evitar uma série de preocupações, com problemas que possam ocorrer no percurso e estadia.

Afinal, nunca se sabe quando algo pode acontecer. Então, a melhor forma de evitar grandes transtornos, é se prevenindo com a contratação de um bom seguro.

É sempre importante contar com uma assistência personalizada quando se está longe do lar. Pois não há nada mais desagradável do que planejar aquela viagem dos sonhos, e depois, algo não sair como o planejado e você não ter com quem contar.

Existem várias empresas que oferecem o serviço de seguro viagem, como é o caso da SafetyWings, que oferece planos exclusivos para ajudar você a não ter problemas na sua viagem.

Também existem os comparadores de seguros, como a SegurosPromo, que te ajuda a selecionar o seguro ideal para o seu perfil.

Seguros Promo

Economizando com o seguro viagem

Pode parecer estranho, mas contratar um seguro viagem te ajudará a economizar dinheiro em sua viagem. Isso mesmo!

Você vai pagar por um serviço, mas, no fim, pode acabar economizando. Pois as assistências que você poderá receber durante a viagem, e as possíveis indenizações a serem recebidas, podem ultrapassar facilmente o valor pago pelo seguro. 

Dependendo do lugar para onde você viajará, o atendimento médico pode ser bem caro. Desse modo, contar com um seguro vai te fazer economizar bastante.

Nos Estados Unidos, por exemplo, não há serviço público de saúde. E uma internação pode ultrapassar o valor de 3 mil dólares por dia. Nesse sentido, se for converter esse valor para o Real, então, seria um gasto bem grande.

Além disso, voos cancelados ou bagagens extraviadas, podem causar muitos prejuízos e dor de cabeça.

Mas, se você contar com o seguro viagem, não terá gastos extras, e ainda terá uma empresa te dando todo o amparo necessário para resolver essas questões tão desagradáveis.

Por fim, a maioria dos seguros viagem oferece pelos menos um dos serviços, ou das coberturas que citaremos a seguir:

  • Cobertura por morte em viagem;
  • Traslado do corpo;
  • Traslado médico;
  • Repatriação ou regresso sanitário;
  • Cobertura para invalidez permanente provocada por acidente durante a viagem;
  • Despesas odontológicas ou médicas provocadas por alguma doença súbita, ou por algum acidente durante a viagem.

Oferecer uma das coberturas acima na contratação de um seguro viagem, se tornou obrigatório desde 2014, por meio de uma resolução da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP.

Dessa forma, quando você precisa de um desses atendimentos, e está dentro da área de cobertura do seguro viagem, você pode acioná-lo para receber ajuda.

Ou pode procurar um atendimento de forma convencional, e solicitar o reembolso posteriormente.

Porém, para viajantes que possuem cartões de crédito, muitos deles possuem o benefício e concedem gratuitamente o seguro viagem ao comprar e pagar integralmente a passagem através do cartão de crédito. Confira aqui os cartões de crédito que emitem seguro viagem gratuitamente.

Seguro viagem e assistência de viagem – qual a diferença?

É bem possível que você já tenha ouvido falar também em assistência de viagem. Por isso, é bem comum que as pessoas tenham dúvidas sobre o que é seguro viagem e o que é assistência de viagem, quais as suas diferenças, ou se são a mesma coisa.

Na verdade, a assistência de viagem é um tipo de atendimento, o qual faz parte do seguro viagem. A assistência de viagem é o serviço que te dá todo o suporte caso você precise acionar o seu seguro viagem.

Afinal, como dito anteriormente, você pode utilizar serviços convencionais que são cobertos pelo seu seguro viagem, e solicitar o ressarcimento depois.

Mas, quando você conta com a assistência de viagem, você não precisa fazer o gasto para solicitar ressarcimento posteriormente.

Pois pode acionar o seu seguro imediatamente por meio da sua assistência, e já ser direcionado para o atendimento sem precisar pagar nada. Além disso, a assistência te oferece todo o suporte e apoio durante o atendimento.

Você deve estar perguntando se é muito caro contratar essa assistência de viagem, e se realmente vale a pena pagar por esse serviço.

Contudo, hoje em dia, não é mais necessário escolher se deseja ou não contratar a assistência. Pois a nova resolução SUSEP de 2014 definiu que seguro viagem e assistência de viagem agora são a mesma coisa.

Assim, ao contratar o seguro viagem, você já está contratando a assistência de viagem também. Desse modo, você poderá escolher se prefere acionar a assistência ou se prefere solicitar o reembolso depois em caso de necessidade.

Como escolher?

Antes de escolher um seguro viagem, é importante considerar alguns pontos como, por exemplo:

  • O estilo de viagem que será feita e o seu perfil de viajante;
  • A frequência com que você costuma fazer viagens;
  • Quantas pessoas vão viajar com você ou se vai sozinho;
  • Se você ou alguém que viaja com você tem alguma doença pré-existente ou está grávida;
  • E os tipos de cobertura mais importantes para você.

Tendo essas informações bem definidas, fica mais fácil escolher seguros que atendam às suas necessidades.

Pois, para quem viaja com frequência, por exemplo, tanto em férias como a trabalho, de modo que se desloca várias vezes em um semestre, a melhor opção é escolher um seguro anual, ao invés de ter que contratar um seguro sempre que for viajar.

A SafetyWings é uma seguradora que surgiu como uma Startup na Noruega. Ela oferece vários planos de seguros, inclusive opções bastante acessíveis para pessoas que viajam muito e fazem trabalho remoto, por exemplo, os conhecidos nômades digitais.

Já a SegurosPromo é um site que oferece um comparativo completo, apresentando as melhores opções de seguros, tudo em um só lugar.

Dessa forma, fica muito mais fácil escolher um tipo de seguro viagem que se adeque ao seu perfil de viajante, e se encaixe no seu bolso e necessidades.

Booking.com