Nesse post, você confere tudo sobre Ayutthaya na Tailândia, bem como, aprende um pouco mais sobre esse local maravilhoso!
Que a Tailândia é um dos destinos mais visitados por turistas ao redor do mundo todo, não é novidade. Mas, dentro desse país incrível, a cidade histórica de Ayutthaya ganha destaque!
De acordo com a UNESCO, a Cidade Histórica de Ayutthaya foi fundada em 1350, e foi a segunda capital do Reino Siamês, no qual começou a se desenvolver do século XIV ao XVIII.
Durante esse período, ela cresceu até se tornar uma das maiores áreas urbanas do mundo. Além disso, é também um centro de diplomacia e comércio global.
A cidade estava estrategicamente localizada em uma ilha, rodeada por três rios que ligavam a cidade ao mar. Contudo, Ayutthaya foi atacada e arrasada pelo exército birmanês em 1767, que incendiou a cidade, e forçou os habitantes a abandoná-la.
Depois do ocorrido, a cidade nunca foi reconstruída. Por isso, ela permanece, até hoje, como um extenso sítio arqueológico. Afinal, é exatamente isso que a torna fantástica, e um dos destinos mais procurados na Tailândia!
Portanto, se você pensa em conhecer a Tailândia, continue aqui e entenda o porquê você deve separar um dia para conhecer esse lugar incrível!
Onde fica Ayutthaya
Atualmente, Ayutthaya está localizada no distrito de Phra Nakhon Si Ayutthaya, província de Phra Nakhon Si Ayutthaya, a área é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.
Ayutthaya é, literalmente, uma ruína arqueológica, caracterizada pelos restos de altas torres, e mosteiros budistas de proporções monumentais, que dão uma ideia do tamanho que a cidade tinha.
Bem como do esplendor de sua arquitetura, disposta de acordo com uma grade de planejamento urbano composta de estradas, canais e fossos ao redor de todas as principais estruturas.
A cidade estava situada no Golfo do Sião, equidistante entre a Índia e a China, protegida das potências árabes e européias, que estavam expandindo sua influência na região.
Como resultado, Ayutthaya tornou-se um centro de economia e comércio em nível regional e global. Além disso, um importante ponto de conexão entre o Oriente e o Ocidente.
A escola de arte Ayutthaya mostra o engenho e a criatividade da civilização Ayutthaya. Por exemplo, os grandes palácios, e os mosteiros budistas construídos na capital, mostram como os prédios foram elegantemente decorados com a mais alta qualidade de artesanato e pinturas.
Portanto, essa cidade é considerada como a mais gloriosa e a mais devastada da história da Tailândia. Além disso, também é repleta de histórias para contar. Lá, você poderá andar em meio à infinitas ruínas antigas.
No centro da cidade de Ayutthaya está o Parque Histórico, o local mais visitado por turistas. Nele, os quatro templos do início do período Ayutthaya (1350-1529) estão entre uma copa de árvores antigas. A oeste dele está o local do Palácio Real e da Capela Real (Wat Phra Si Sanphet).
Além disso, na face histórica, você poderá conhecer o Mercado Inundante de Ayodha, Museu Krirk Yoonpan’s Million Toys Museum, o Museu de Barcos Ayutthaya ou o Bang Sai Royal Folk Art and Crafts Center.
Como Chegar em Ayuttaya
O principal ponto de partida para Ayutthaya é Bangkok. A partir de lá, você tem 4 opções principais para chegar até a cidade histórica:
Se você não conferiu ainda, conheça o Guia Completo sobre Bangkok.
Tudo sobre Ayutthaya na Tailândia
De Trem
É uma das opções mais em conta. Diversos ônibus partem de Hua Lamphong (estação), em vários momentos do dia, assim, a vantagem é que não há necessidade de reservar.
Ou seja, pode chegar na estação e comprar a passagem. A classe mais econômica custa 20 baht (cerca de R$ 4,00).
De Ônibus
Também é uma opção bem econômica, custando cerca de 70 baht a passagem. Do terminal de ônibus Mo Chit do Norte, você tem várias opções de vans e ônibus indo para Ayutthaya Tailândia, e saem várias vezes durante o dia.
Portanto, não é necessário comprar adiantado. E a duração da viagem é de 2 horas, aproximadamente.
De Táxi
Por exemplo, de táxi, além de proporcionar mais conforto, reduz o tempo da viagem para cerca de 1 hora e meia. É a forma mais rápida de chegar até a cidade, mas custa mais caro, cerca de 1500 baht. Talvez, seja uma boa alternativa caso você esteja em grupo.
Com Tour
Por fim, você pode agendar um tour. Você pode encontrar diversas agências oferecendo o tour em Bangkok, e com preços variados. Ou você pode reservar seu tour de forma antecipada, veja algumas opções bem avaliadas:
Excursão Templos de Ayutthaya com Almoço
Excursão de 1 Dia a Ayutthaya c/ Mercado Flutuante
Bangkok: excursão privada de um dia ao Templo do Macaco de Ayutthaya e Lopburi
De Bangkok: Viagem de 1 Dia a Ayutthaya c/ Motorista
Templos de Ayutthaya
Como falamos, a cidade é repleta de templos antigos, e com arquiteturas fantásticas para se apreciar. Enfim, confira a lista abaixo com os templos que você deve conhecer em Ayutthaya Tailândia:
Wat Lokkayasutharam
Esse templo é muito interessante, e possui uma arquitetura fantástica! Ele ficou conhecido como Buda Reclinado, e tem o formato de uma estátua, que possui 37 metros de comprimento, e 8 de altura.
Isso faz dela a maior estátua do país inteiro, e se tornou um lugar sagrado, onde ocorrem peregrinações. A sua estrutura é toda de tijolos e gesso. E a cabeça da estátua está sob uma flor de lótus, sendo uma obra maravilhosa para se apreciar!
- Valor da entrada: gratuita
Wat Maha That
O templo de Wat Mahathat tem sua origem em 1374, durante o reinado de Boroma-Rachathirat I na cidade.
Aliás, é nesse templo que está uma das atrações mais procuradas de Ayutthaya Tailândia: a cabeça de um Buda, que se encontra em meio a raízes de uma árvore chamada Bangyan.
Assim como o templo anterior, o Wat Mahathat foi destruído. Por isso, ao visitar o local, você se depara com várias imagens de Buda, muitas sem cabeça, e muitas ruínas. Na época do reinado, esse era o templo mais importante, onde aconteciam as cerimônias reais.
- Valor da entrada: 50 baht.
Wat Phra Si Sanphet
O templo Wat Phra Si Sanphet, na verdade, é um conjunto de 3 chedi, onde ficavam as instalações do Palácio Real, do Reino de Sião.
O local se tornou um templo em 1448, quando o rei Boroma-Tri-Loka-Nat concedeu o local do palácio para a construção do templo. Assim, se tornou um templo real para a realização das cerimônias.
Durante sua história, chegou a ter um Buda de 16 metros de altura, e todo coberto de ouro. Mas, quando Ayutthaya foi incendiada, a imagem acabou sendo destruída, e convertida em 160 kg de ouro.
- Valor da entrada: 50 baht.
Wat Yai Chaya Mongkol
O templo Wat Yai Chai Mongkol, que foi fundado em 1357, no reinado de Ramathibodi I. Esse templo foi construído para os monges que, na época, foram estudar Budismo no Ceilão, local que hoje é o Sri Lanka.
Depois de um tempo, ele foi reconstruído para o rei Naresuan, o Grande, em memória à sua vitória contra o exército birmanês.
Esse templo é um dos mais visitados. Afinal, é um dos mais conservados e mais bonitos da cidade. Nele, você poderá apreciar os chedi, e as imagens de Buda vestidas com um tecido amarelo bem brilhante, que traz beleza e cor para o local.
- Valor da entrada: 50 baht
Wat Thammikarat
Esse templo é todo cercado de estátuas de leões e galos, e é especialmente importante para os monges. Ele já foi restaurado algumas vezes, e chegou a ser reativado por monges budistas, que o utilizam para receber visitantes.
- Valor da entrada: gratuita
Wat Chai Watthanaram
Um templo no estilo Khmer no ano de 1347, para celebrar, justamente, a coroação sobre o Khmer. Foi levantado por Jing Prasat Thong, próximo ao rio Chao Phraya.
No entanto, o interior está bem desgastado, apenas com uma sobra de fragmentos do que antigamente foram paredes, com pinturas que representavam a vida de Buda.
- Valor da entrada: 50 baht.
Wat Phra Ram
Esse templo data de 1369, construído no lugar onde o Rei Ramathibodi I foi cremado. Bem como, perto dele, você pode ver o lago Phra Ram. A arquitetura do templo é composta por um prang, no estilo Khmer, com várias imagens de Buda de pedra ao redor.
- Valor de entrada: 50 baht.
Wat Ratchaburana
O templo de Wat (1424) também foi construído sobre cinzas. Na época da inauguração, quem estava no poder era o rei Boromrachthirat II, que resolveu construir esse templo em cima do local onde seus dois irmãos foram cremados.
A história é interessante: os irmãos lutaram um contra o outro em um combate que aconteceu nas costas de elefante. Quem ganhasse, seria o novo rei. Entretanto, os dois acabaram morrendo durante a luta. O templo tem estilo Khmer.
- Valor da entrada: 50 baht.
Viharn Phra Mongkol Bophit
Esse templo, além de exuberante por fora, guarda dentro de si algo ainda mais esplêndido: uma estátua de Buda com 12,25 metros de altura, composta por esmeralda.
Ele data de 1538, e foi construído pelo rei Chairacha para Wat Chi Chieng. Atualmente, essa estátua encontra-se restaurada (1990).
Pois, em 1767, durante o incêndio e queda de Ayuthhaya, houve um incêndio em todo o templo. Na ocasião, o braço direito e o topo da cabeça da imagem de Buda foram corrompidos.
- Valor da entrada: 50 baht.
Passeio Com Agência em Bangkok
Enfim, como comentamos anteriormente, existem várias opções de tour para Ayutthaya Tailândia. Você pode contratar tours aqui no Brasil mesmo, assim como em agências tailandesas, em diversas cidades, com preços variados.
Uma das opções mais procuradas é o tour que sai de Bangkok para Ayutthaya. Em Bangkok, várias agências oferecem essa opção de tour. Afinal de contas, é um destino muito procurado por turistas. Portanto, vale à pena pesquisar bem, para encontrar aquela opção que esteja de acordo com as suas necessidades.
Você terá todo o transporte da capital, ou do lugar que estiver hospedado. Bem como todo o suporte, transporte entre os templos e atrações, e a entrada para esses lugares!
Sendo assim, ao colocar no papel, você acaba gastando quase o mesmo valor se for sozinho. Por isso, a nossa dica é que vale a pena separar um tempinho a mais para procurar por opções de tour que saem de Bangkok. Assim, você garante muito mais comodidade em sua viagem à Ayutthaya na Tailândia.
Valor Médio
Os custos para visitar Ayutthaya Tailândia incluem, basicamente, o transporte até a cidade, e a entrada nos templos que você deseja visitar.
Dessa forma, o valor médio necessário irá depender do tipo de transporte que você pretende utilizar, e dos lugares que irá conhecer.
Além disso, você também tem a opção de se hospedar na cidade, se quiser, em lugares como o Baan Thai House e o Ayutthaya Retreat, que custam entre R$300,00 e R$400,00 reais por noite.
Então, como vimos, as entradas possuem o preço de cerca de 50 baht. Ou seja, são atrações com o preço bem em conta!
Por exemplo, com o transporte, você gastará desde 20 baht até mais de 1500 baht, caso opte pelo táxi, ou por escolher um tour em alguma agência.
Enfim, o passeio para Ayutthaya Tailândia em si não é tão caro, principalmente quando consideramos as paisagens incríveis que você verá por lá. Além disso, o valor cultural da cidade é muito maior do que a quantia que você gastará, com toda a certeza!
Guilherme
Explore destinos incríveis, com dicas imperdíveis no blog. Descubra o mundo a partir de outros olhares, fuja dos roteiros comuns e se inspire para sua próxima jornada.