Praga é uma das cidades europeias mais bonitas e cheias de coisas para fazer, e se você planeja ficar mais tempo, estas são os melhores bate e volta recomendados saindo de Praga.

E se você não sabe o que fazer em Praga ou onde ficar leia nosso guia completo de viagem de Praga – O que fazer em Praga.

Visite Cesky Krumlov, Kutna Hora, Karlovy Vary, Pilsen e mais lugares incríveis na República Tcheca em um bate e volta de um dia saindo de Praga

Praga, o coração da Europa e a capital da República Tcheca, é uma cidade cheia de história, arquitetura medieval incrível e contos e lendas míticas.

Por várias razões, a maioria dos visitantes da República Tcheca visita apenas Praga não acabam visitando o resto do país.

Reunimos uma lista de alguns lugares incríveis na República Tcheca que você pode visitar fazendo uma bate volta de Praga de forma independente ou com uma excursão organizada.

Desde a exploração de majestosos castelos medievais até a degustação de uma cerveja Pilsen tradicional.

O que a República Tcheca não tem é falta de lugares deslumbrantes e melhores atividades para todos os tipos de viajantes.

Bate e volta de um dia a partir de Praga permitirão que você aprecie plenamente a diversidade da República Tcheca e que este belo país da Europa Central está cheio de surpresas.

Então, sem mais delongas, aqui está a lista dos melhores bate e voltas saindo de Praga.

Cidade antiga de Praga
Cidade de Praga, República Tcheca

Cesky Krumlov

De todas os bate e volta saindo de Praga  Cesky Krumlov é definitivamente o mais famoso.

Para saber mais sobre Cesky Krumlov, leia nosso artigo completo sobre esse lugar incrível da Republica Tcheca!

Uma pequena cidade no sul da Boêmia se tornou muito popular entre os visitantes internacionais nos últimos anos, mas não podemos culpar ninguém por colocar Cesky Krumlov em um itinerário.

O cenário da cidade é incrivelmente impressionante e as vistas de um vale profundo com o serpenteante Rio Vltava e um belo castelo no topo da falésia são difíceis de superar.

Cesky Krumlov, com certeza, tem muito a oferecer.

Esta cidade da UNESCO pode ficar muito lotada, pois é popular entre os passeios de ônibus asiáticos, então você precisa planejar sua viagem de Praga a Cesky Krumlov com um pouco mais de cuidado se quiser evitar multidões.

Lembre-se também de que leva duas horas e meia apenas para chegar lá de Praga, então você precisará de um dia inteiro para visitar esta cidade encantadora, pois você passará pelo menos cinco horas na estrada.

Para sentar, relaxar e não se preocupar com nada, você pode fazer um tour Cesky Krumlov saindo de Praga .

Ou considere fazer um tour privado Cesky Krumlov , que é mais caro, mas você não precisará viajar com outras pessoas.

Cidade Velha de Cesky Krumlov

Como chegar a Cesky Krumlov de forma independente:

Carro

Para muitos, viajar de carro é a maneira mais conveniente de se locomover em qualquer país.

Embora o transporte público na República Tcheca esteja em um nível muito alto em termos de conforto e confiabilidade, estamos sempre dispostos a fazer uma viagem adequada.

Se você não está preocupado em dirigir em um país estrangeiro, a maneira mais confortável de chegar a Cesky Krumlov saindo de Praga é de carro, pois você pode planejar seu dia sem nenhum cronograma em mente.

Alugar um carro em Praga é muito fácil (o concierge de cada hotel pode ajudá-lo com isso) e, graças à forte concorrência, os preços do aluguel são bastante baixos.

Demora cerca de 2 a 2,5 horas para ir de Praga a Cesky Krumlov de carro e o tempo depende do trânsito.

Trem

Para os entusiastas do trem, agora é hora de prestar atenção. Se você preferir viajar de transporte público, a boa notícia é que você pode fazer uma viagem e ir de Praga a Cesky Krumlov de trem.

A única desvantagem é que não há trem direto e você precisa trocar de linha em Ceske Budejovice, mas não é nada complicado.

Bem, há um trem direto, mas ele sai de manhã cedo de Praga e retorna no início da tarde.

Portanto, é recomendado que pegue o trem expresso da principal estação de trem de Praga para Ceske Budejovice. O trem de conexão para Cesky Krumlov geralmente sai de Ceske Budejovice alguns minutos após a chegada do trem de Praga, o que é uma vantagem.

A viagem de trem leva um pouco menos de 3 horas. Geralmente não é necessário reservar a passagem de trem com antecedência.

A estação de trem em Cesky Krumlov fica a cerca de 20 minutos a pé do centro histórico, então incorpore também o tempo de caminhada no seu roteiro de viagem.

Ônibus

Pegar um ônibus de Praga para Cesky Krumlov é de longe a opção mais popular entre os viajantes.

O ônibus direto para Cesky Krumlov sai da estação Na Knizeci de Praga quase a cada hora, e a viagem leva cerca de três horas.

A estação de ônibus Na Knizeci fica logo atrás de uma movimentada estação de metrô Andel.

Além disso ao contrário das passagens de trem, é altamente recomendável que você reserve suas passagens de ônibus com antecedência pelo menos alguns dias antes da data escolhida, pois tanto os visitantes quanto os locais usam essa linha.

O preço é muito semelhante ao de um trem.

Quando se trata dos prós de pegar o ônibus,  é necessário mencionar  que o ônibus é  linha direta sem a necessidade de trocar de ônibus e também a rodoviária em Cesky Krumlov é muito mais próxima do centro da cidade do que a estação de trem.

Kutna Hora

Desde a Idade Média, Kutna Hora era conhecida como um tesouro do Reino Tcheco. Famosa por suas minas de minério de prata e moedas de cunhagem.

Kutna Hora rapidamente se tornou uma das cidades mais importantes da época, mesmo competindo economicamente com a capital Praga.

Você pode achar esta pequena cidade um pouco diferente de outras cidades da República Tcheca, mas é um dos lugares mais visitados da lista por um motivo.

Graças à sua localização perfeita e acessibilidade de Praga, Kutna Hora é um local de visita obrigatória para todos os visitantes da República Tcheca.

O nome da cidade deriva de duas palavras checas: ‘kutat’ que se traduz em mineração e ‘hora’ que significa montanha, você junta as palavras e tem Kutna Hora.

O lugar mais famoso para visitar em Kutna Hora é a Igreja de Santa Bárbara, que recebeu o nome do patrono dos mineiros de mesmo nome.

Uma igreja gótica do século XIV no topo da colina tem interiores de tirar o fôlego e é uma das igrejas mais famosas da República Tcheca.

Você pode caminhar pelo centro da cidade, visitar o museu de mineração e aprender tudo sobre história.

Outra razão para visitar Kutna Hora é uma igreja fascinante que fica fora da cidade, na aldeia vizinha de Sedlec.  

O famoso Ossuário de Sedlec  contém uma coleção de 40.000 ossos e esqueletos e é chamado de Igreja dos Ossos por esse motivo.

Portanto também um ótimo bate e volta saindo de Praga.

Kutna Hora, um bate e volta de Praga
Kutna Hora

Como chegar em Kutna Hora

A maneira mais fácil de chegar lá é com um Kutna Hora Tour de Praga , que inclui um guia experiente e transporte.

Se você estiver de carro, levará menos de uma hora para chegar lá.

Você também pode pegar um trem direto da Estação Principal de Praga (a viagem de ônibus leva mais tempo) e visitar a cidade de forma independente.

Caso prefira um tour em espanhol ao invés de inglês, há essa opção abaixo bem avaliada também.

Karlovy Vary

Você está pensando em visitar uma das famosas cidades termais tchecas? Então você não pode errar com Karlovy Vary, a conhecida cidade termal da República Tcheca.

É também uma cidade termal popular na Europa, e muitos visitantes chegam à cidade todos os anos para apreciar.

Tratamentos de spa requintados, fontes termais, arquitetura deslumbrante, colunatas elegantes e belos cenários.

Todos os anos, em julho, Karlovy Vary recebe o maior festival de cinema da República Tcheca, e a cidade se torna o lar dos amantes do cinema por uma semana.

Quando estiver na cidade, não se esqueça de comprar uma xícara de spa, uma xícara de formato único que é usada para beber água mineral da nascente.

Karlovy Vary fica no canto oeste da República Tcheca, perto das fronteiras alemãs, e leva mais de duas horas para chegar lá de Praga.

Você precisa ter um carro para chegar lá ou pegar um ônibus, ou se preferir visitas guiadas, faça um Karlovy Vary Tour de Praga com um guia profissional.

Karlovy Vary, um bate e volta de Praga
Karlovy Vary

Pilsen

Você não pode deixar a República Tcheca sem visitar uma cervejaria, e não há lugar melhor para ir do que o berço de uma cerveja lager, Pilsen (Plzen). Portanto uma ótima opção e imperdível bate e volta a partir de Praga.

Por um decreto do rei Venceslau II (que também fundou oficialmente a cidade em 1295), os moradores foram autorizados a preparar uma cerveja, no entanto, eles fizeram isso de forma muito pouco educada, então a qualidade não era grande.

A qualidade da cerveja flutuou de lote para lote ao longo dos séculos até que tudo mudou em 1842, quando o mestre cervejeiro alemão preparou um novo tipo de cerveja – Pilsner lager.

Atualmente, você pode fazer um tour pela famosa cervejaria Pilsner Urquell e aprender tudo sobre a produção e a história da cerveja e da empresa.

Mas Pilsen tem muito mais a oferecer do que apenas uma cerveja, então você pode passar um belo dia explorando a cidade, que fica a cerca de 90 quilômetros a oeste de Praga, e ainda não conhecer todas as atrações.

O centro da cidade é muito compacto, e você pode caminhar por toda parte a pé. Visite a Catedral de São Bartolomeu, a Grande Sinagoga (segunda maior da Europa), a Câmara Municipal renascentista, a rede subterrânea histórica e, claro, a cervejaria..

Você pode facilmente pegar um ônibus ou trem de Praga para chegar lá de forma independente.

Ou faça uma excursão guiada à cidade de Pilsen e à cervejaria Pilsner saindo de Praga .

Pilsen na Republica Tcheca
Pilsen na Republica Tcheca

Caso prefira um tour em espanhol ao invés de inglês, há essa opção abaixo bem avaliada também.

Terezin

Terezin, também conhecida como Theresienstadt, fica a cerca de uma hora ao norte de Praga e é uma ótima opção de bate e volta.

Foi construído como uma fortaleza entre 1780-1790 para proteger o Reino da Boêmia contra as tropas prussianas durante uma guerra de um mês de duração da Áustria-Prússia.

Mais tarde, Terezin serviu como prisão e, avançando rapidamente para o século 20 (durante a Primeira Guerra Mundial), a fortaleza tornou-se uma prisão para presos políticos.

Mas os verdadeiros horrores ainda estavam por vir. Em 1940, a Alemanha transformou Terezin em um gueto e campo de concentração.

Apesar de Terezin não ser um campo de extermínio, quase 35.000 pessoas morreram aqui em poucos anos, pois as condições de vida eram desumanas.

Terezin é um dos campos de concentração menos conhecidos, embora a história desta fortaleza permaneça incrivelmente poderosa.

Reserve pelo menos meio dia para visitar Terezin. Você pode chegar a Terezin de ônibus ou carro alugado de Praga. Ou faça uma excursão a Terezin saindo de Praga .

Terezim, bate e volta de Praga na Republica Tcheca

Parques Nacionais da Suíça Boêmia e Saxônica

Apenas algumas horas fora de Praga, esta beleza natural é uma alternativa para fugir da cidade e respirar ar fresco. 

O Bohemian Switzerland National Park recebeu esse nome graças a dois pintores suíços que viajaram pela área no século XVIII. 

Desfrute de cenários deslumbrantes e pitorescos, faça caminhadas ou admire o pôr do sol em Mary’s Rock. Faça uma caminhada até o arco de arenito mais maciço da Europa no Pravcicka Gate ou percorra cenas das Crônicas de Nárnia que foram filmadas aqui.

Os grandes atrativos da Suíça boêmia são as muitas oportunidades de caminhadas e as espetaculares formações rochosas. Algumas das trilhas mais populares incluem a trilha Velke Tiske Steny, a trilha até a Ponte Bastei e as trilhas até Ruzovský Vrch. 

Você pode conhecer esse lugar em uma viagem de um dia ao Parque Nacional Boêmio e Saxão da Suíça saindo de Praga.

Parques Nacionais da Suíça Boêmia e Saxônica

Castelo De Karlstejn

Se você tem castelos europeus na sua lista de desejos, a República Tcheca abriga um dos mais belos castelos do mundo e é uma ótima opção de bate e volta saindo de Praga.

Os castelos medievais são perfeitos para uma visita romântica em qualquer época do ano, e se você perguntar a qualquer tcheco qual é o castelo mais famoso do país, ouvirá a resposta Karlstejn com frequência.

Obviamente, você tem que visitar o Castelo de Praga primeiro, mas quando sua visita terminar, saia da cidade e explore Karlstejn.

Em 1348, o rei da Boêmia e imperador do Sacro Império Romano, Carlos IV, fundou o notável Castelo de Karlstejn como sede representativa e depois o usou como tesouro para as joias da coroa da Boêmia (hoje em dia você pode ver uma réplica lá).

O castelo resistiu aos séculos, tornou-se um dos símbolos da República Tcheca e ainda está de pé até hoje em boa forma.

Karlstejn fica em uma rocha a aproximadamente 300 metros acima do nível do mar e eleva-se acima do vale e da área florestal, e se você gosta de caminhadas, também existem algumas trilhas agradáveis ​​na área.

Aqui está uma excursão de meio dia de Praga a Karlstejn , que envolve ingressos sem fila para o Castelo de Karlstejn. Como alternativa, este passeio de bicicleta saindo de Praga é uma maneira divertida de explorar Karlstejn.

Castelo De Karlstejn, bate e volta de Praga

Dresden, Alemanha

Opte por visitar uma cidade em um país diferente: pegue a estrada para a próxima Dresden, na Alemanha! 

Esta cidade foi quase destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Felizmente, muitos dos belos edifícios do século XVIII foram reconstruídos com seus projetos originais. 

A atração imperdível é a Frauenkirche, uma jóia arquitetônica. Visite também o Castelo de Dresden, a Hofkirche, a Semperoper e a Zwinger.

Este passeio por Dresden inclui um passeio a pé pela Cidade Velha e uma visita à Semperoper.

Dresden na Alemanha

Telc e Trebic

Telc é frequentemente classificada como uma das cidades mais bonitas da República Tcheca, Trebic é cheia de história e abriga o bairro judeu bem preservado e o cemitério judaico.

Ambas as cidades ganharam um lugar na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO e oferecem muitas coisas para fazer.

A parte histórica de Telc é toda sobre arquitetura renascentista e barroca, fachadas lindamente decoradas e impressionante praça principal.

A melhor atração da cidade é a própria praça principal, ladeada por um conjunto único de casas, arcos e galerias coloridas e ornamentadas.

Trebic fica em ambas as margens do rio Jihlava e irá entreter os amantes da arquitetura e da história por horas.

Os visitantes desta charmosa cidade têm uma excelente oportunidade de conhecer a longa história de Trebic, que remonta a 1101, quando o Mosteiro Beneditino foi fundado.

O primeiro registro oficial que menciona Trebic vem de 1277, e dois séculos depois, Matthias Corvinus da Hungria conquistou e destruiu a cidade (em 1468).

Avançando para a década de 1990, a parte histórica da cidade foi renovada e tornou-se um dos locais de visita obrigatória na República Checa.

Telc fica a 2 horas de carro de Praga e mais 30 minutos de carro de Trebic, e você precisará alugar um carro ou participar de um passeio organizado.

Chegar lá de transporte público é muito incômodo neste caso, pois você teria que trocar de ônibus, depois encontrar outro ônibus entre as cidades e depois voltar para Praga.

Você pode fazer um tour Telc e Trebic saindo de Praga para visitar as duas cidades em um bate e volta a partir de Praga.

Trebic na Republica Tcheca
Trebic na Republica Tcheca