O município de Bento Gonçalves é uma das belezas do nosso país. É por isso que o lugar atrai tantos turistas, conhecido principalmente por conta das vinícolas e paisagens.

A história de Bento Gonçalves

Ele é um município do Rio Grande do Sul e já foi chamado de Cruzinha e Colônia Dona Isabel. Esse último nome se refere ao local onde foi inicialmente formado e isso aconteceu no distrito da cidade Montenegro até o ano de 1980.

Logo no começo de sua história, o lugar era abrigo de muitos índios caingangues. No entanto, com o passar do tempo, eles foram se espalhando, então, no século XIX o local foi mudando cada vez mais.

O governo do Império do Brasil colonizou o que hoje é Bento Gonçalves. Um ponto da história do lugar é a imigração de inúmeros povos e os italianos são um dos mais famosos.

Depois de anos de construção, o município começou a crescer. A sua economia tinha como base produtos agropecuários, assim, o vinho e a uva eram o grande destaque e podemos ver traços disto até hoje no lugar.

Cave de Pedra

Como chegar em Bento Gonçalves

Tudo vai depender do seu ponto de partida. Ou seja, existem diversos meios de transporte que você pode escolher. Nós moramos em Santa Catarina, logo, resolvemos fazer a viagem de carro.

Sinceramente, valeu muito a pena, dessa forma, podemos apreciar cada canto da paisagem. O trajeto em si é muito bonito e ainda garante boas fotos.

Dessa forma, recomendamos realizar o passeio de carro, caso você esteja visitando a região e não esteja de carro, clique aqui e confira diversas opções de aluguel de veículo com até 30% de desconto na diária.

Onde se hospedar em Bento Gonçalves

Existem diversos bons lugares para hospedagem. Nós optamos por ficar na Pousada da Vinícola Casa Valduga, inclusive, foi uma ótima escolha dentro de Bento Gonçalves.

Tivemos uma excelente estadia, o ambiente é aconchegante e ficamos felizes com o serviço oferecido. Aliás, além da pousada, ainda é possível aproveitar para conhecer a vinícola, e também o Restaurante Maria Valduga, que ficam tudo dentro da mesma área.

Você também pode encontrar diversas outras opções no Booking.com.

Melhor época para ir a Bento Gonçalves

De fato, não existe uma estação mais recomendada. O verão conta com festas e eventos bem interessantes.

Apesar do calor, é possível se divertir e aproveitar muito o lugar. No entanto, o inverno também é uma época ótima para visitar o local. Veja abaixo alguns prós e contras de cada estação.

Verão

Nesse período as uvas estão prontas para serem colhidas. Aí que se inicia o processo de fabricação do vinho. Portanto, é possível acompanhar as plantações e provar as uvas direto do pé.

Agora, o calor em Bento Gonçalves nessa época é enorme.

Inverno

Esse período é perfeito para experimentar os vinhos disponíveis do lugar. No entanto, o inverno é a época que mais atrai turistas. Você terá que enfrentar algumas filas para entrar em restaurantes e demais estabelecimentos.

No nosso caso, fomos no inverno durante a pandemia em 2020. Mas, como tudo só estava funcionando parcialmente, não tivemos problemas com filas.

Primavera e outono

A temperatura na primavera e no outono é mais amena. Dessa forma, acaba não sofrendo muito com calor ou frio.

O que fazer em Bento Goncalves

Vale do Vinhedos

A região inclui algumas das melhores vinícolas, desde as de grandes produções com nomes conhecidos entre os brasileiros, bem como outras menores e mais familiares, e algumas com perfil mais “boutique”.

Na região há inúmeras vinícolas e certamente não irá conseguir visitar todas durante sua estadia. Escolha a que mais encaixe no seu perfil. Abaixo estão descritas algumas opções de vinícolas:

Casa Valduga

Uma das maiores casas dentro do Vale dos Vinhedos, ela conta com diversas opções para os visitantes.

Tivemos acesso a alguns dos melhores vinhos que experimentamos na vida e ainda, ficamos hospedados no local. Foi uma ótima combinação e valeu muito o investimento.

Além da pousada, a Casa Valduga também oferece aos visitantes uma visita guiada na Vinícola com direito a degustação de alguns rótulos, bem como visitação aos locais de guarda e fabricação.

Além desses atrativos, há também o Restaurante Maria Valduga, localizado dentro da propriedade e com opções de menu que vale a pena experimentar.

Miolo

A Miolo é uma das vinícolas mais importantes da região do Vale dos Vinhedos. É umas das maiores exportadoras de vinhos do Brasil. Há vários programas para serem feitos, como por exemplo: visitação, cursos, e ainda tem o espaço Wine Garden para um picnic.

Durante a visitação que escolhemos, caminhamos pelos vinhedos, conhecemos a cave onde estão alocadas as garrafas em processo de envelhecimento e ao final realizamos a degustação de alguns rótulos oferecidos. O final do passeio se encerra na loja de produtos da vinícola na qual você pode comprar os rótulos que mais tenha gostado.

Geralmente as visitas guiadas com degustação acontecem de hora em hora. Mas, em época de alta temporada, vale realizar a reserva antecipada para garantir.

Cave de Pedra

A vinícola Cave de Pedra é considerada um vinícola boutique da região do vale dos vinhedos. É umas das mais conhecidas da região, principalmente por sua arquitetura na qual chama atenção.

É um castelo no estilo medieval e de cima de suas torres há um visual de encantar da região. O tour guiado com degustação pela vinícola tem duração de cerca de 1 hora. O roteiro inclui a visitação ao vinhedo, a cave onde estão armazenadas as garrafas, e é possível ir na torre do castelo.

A degustação acontece durante o percurso, na qual são servidas cerca de cinco rótulos entre vinhos e espumantes.

Entrada da Vinicola Cave de Pedra

Lidio Carraro

É mais uma opção de vinícola boutique na região do vale dos vinhedos, essa relativamente nova, fundada em 2001. A vinícola tem conceito purista, aonde o processo de fabricação é conduzido com o mínimo de interferência. A Vinícola fica na antiga casa da família, um ambiente aconchegante e familiar.

A vinícola Lidio Carraro atende todos os dias das 09h às 17h, inclusive aos finais de semana e feriados. Para acima de 8 pessoas é necessário agendamento prévio.

Igreja de vinho

Também é chamada de Capela Nossa Senhora das Neves. Ela fica no vale dos vinhedos e foi construída usando vinho.

Esse último era inserido no processo de fabricação da argamassa. A ideia foi uma forma de lidar melhor com a seca da época em Bento Gonçalves.

Muitas histórias dizem que em dias quentes dá para sentir o cheiro da bebida no local. Quem já visitou o lugar pode afirmar que isso não passa de uma lenda. Mesmo assim, a igreja é bem interessante e vale a pena conferir.

Caminho das Pedras em Bento Gonçalves

Mapa Caminho das Pedras - Bento Gonçalves
(Mapa: https://www.caminhosdepedra.org.br/)

Além de vinícolas e degustações de vinho, Bento Goncalves tem muita história na região e faz parte dos atrativos da cidade.

A rota do Caminho das Pedras é percorrida por cerca de 12km, passando por várias construções históricas, você passara por lugares como Casa da Ovelha, Casa das cucas, Casa do Tomate, Casa da Erva-Mate, Casa das Massas, Casa da Tecelagem, além de algumas vinícolas também presentes na rota e ótimos restaurantes e cafés.  

São mais de 20 locais que pode ser visitados, além de vários pontos durante a rota que são super fotogênicos e vale aquela parada para um registro. Abaixo estão listados alguns dos atrativos dessa rota:

Casa do Tomate

A construção do local baseado na arquitetura italiana abriga a família que também é descendente de italianos.

O local tem como objetivo preservar e divulgar a história e cultura, oferecendo diversos produtos derivados do tomate para degustação e aquisição.

Todos os produtos são artesanais, entre eles, geleias de tomate, cremes de tomate, doces entre outros.

O horário de atendimento é diário, sem fechar ao meio dia, das 8:30 às 18 horas.

Casa de Tecelagem

A tecelagem artesanal já era exercida por famílias de imigrantes italianos quando chegaram à serra gaúcha. Um dos imigrantes construiu um casarão de madeira na região, e após recuperado recebeu a Casa da Tecelagem.

Durante a visita a Casa da Tecelagem, é possível observar a produção de peças, também há uma loja que vende inúmeros produtos, entre eles, cachecóis, mantas, panos para casa, entre outros.

Casa das Cucas

A Casa das Cucas Vitiaceri é um empreendimento familiar e dispõe de uma arquitetura típica da região.

Ali são comercializados diversos produtos, sendo o principal as cucas recheadas com sabores variados, doces e salgadas. São comercializados espumantes, vinhos e sucos também.

O local é um charme, e tem opções de realizar piquenique.

Casa da Massas e Artesanato

Localizada em um velho casarão de madeira, no local, no andar superior funciona um pequeno museu onde fica exposto ferramentas utilizadas pelos artesões.

Além da comercialização de artesanatos, é na cozinha da casa onde são feitas massas caseiras típicas italianas, como tortéi, capeletti e biscoitos.

Casa da erva mate

Um dos lugares favoritos de muitos turistas. Lá é possível aprender como preparar um bom chimarrão, e ainda ter oportunidade de conhecer outros diversos produtos típicos.

Casa da ovelha

Um dos locais mais visitados de todo o município. Portanto, a Casa da Ovelha é uma parada quase obrigatória. Lá tem uma loja onde você pode comprar queijos e outros produtos da fazenda. Porém, recomendamos que faça a experiência completa.

Foi nossa escolha e sinceramente, não nos arrependemos de nada. Assim, conseguimos ter contato direto com as ovelhas e ainda tivemos oportunidade de alimentá-las. Sem falar que o lugar oferece também uma demonstração de pastoreio impressionante.

Cantina Strapazzon

Ela foi construída lá em 1880. É uma casa de pedra e é sede da vinícola famosa das novelas e filmes como O Quatrilho. Portanto, pode esperar uma vista cenográfica incrível.

É comum as pessoas irem até à Cantina Strapazzon sem muitas expectativas e acabam se surpreendendo com o local. Lá, você pode participar de uma degustação de vinhos excelente e ainda, colher e comer uvas direto do pé.

Por último, é possível experimentar diversos queijos e salames durante a visita. Dessa forma, quem curte um bom vinho precisa conhecer esse lugar em Bento Gonçalves

Outros atrativos na região de Bento Goncalves

Trem Maria Fumaça

Ficamos sabendo dessa atração quando estávamos no local, de modo que não conseguimos visitar.

O Trem Maria Fumaça também é chamado de Trem do Vinho. Ele é uma locomotiva a vapor que percorre os trilhos existentes entre Bento e Carlos Barbosa. O passeio dura aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

O passeio possui uma explicação sobre a imigração italiana em Bento Gonçalves. O trem só faz uma parada na Estação Garibaldi, onde os passageiros são abastecidos com vinhos produzidos na Serra Gaúcha.

Vale das antas

Uma das atividades mais legais que têm dentro do município. O Vale das Antas não é tão famoso quanto o Vale dos Vinhedos e sem dúvidas merecia mais reconhecimento, afinal só a caminhada até o local já compensa o passeio.

Isso porque durante o trajeto encontramos diversos produtos típicos para comprar. Além disso, a paisagem é muito bonita.

Muitas pessoas vão até a Ponte dos Arcos e ficam surpresas com a vista lá de cima. Sem contar que é um excelente lugar para tirar fotos. Porém, não conseguimos visitar esse local, com certeza em uma segunda visita a Bento Gonçalves iremos incluir no roteiro.

Parque Cultural Epopéia Italiana

Ele é um parque temático cultural. O local mostra bem como foi esse processo de imigração dos italianos no século XX. É uma ótima parada para conhecer ainda mais a história de Bento Gonçalves.

Pipa Pórtico

Ele é um monumento em formato de barril, localizado no meio da estrada, então, você passa por dentro dele. Apesar de não ser muito fotogênico, a arquitetura é bem interessante. Ainda, é uma espécie de boas-vindas para a terra do vinho.

Centro de Bento Gonçalves

A Praça Achyles Mincarone costuma ser o primeiro lugar que as pessoas visitam. Inclusive, é nela que fica a igreja em forma de barril e o chimarródromo.

Esse último é uma espécie de equipamento que libera água, o mais interessante é que a temperatura dela é a ideal para fazer um chimarrão. Daí o nome tão característico. Além disso, perto do local fica o letreiro de Bento Gonçalves.

É um lugar legal para tirar algumas fotos. Agora o que mais surpreende os turistas é o chafariz de vinho. Certamente, a bebida não é real, mas esse é um espaço bastante simbólico.

Onde comer em Bento Gonçalves

Com certeza, é possível comer muito bem em Bento Goncalves. Há inúmeros restaurantes e cafés na região, em sua maior parte com culinária italiana.

Veja abaixo algumas opções de lugares que fomos e tivemos uma experiência gastronômica maravilhosa:

Giordani Gastronomia Cultural

Excelente lugar para provar comida típica italiana na região do vale dos vinhedos e além disso comtemplar uma linda vista para o vale.

Peça a sequencia de massas e grelhados e se acomode ficar um bom tempo ali degustando todas as opções oferecidas. São 6 tipos de carne, 8 tipos de massa, além dos acompanhamentos e sobremesa.

O local funciona diariamente das 11:30 as 15h. E o valor por pessoa da sequência é de R$104,00.

Restaurante Giordani - Bento Goncalves

Pizza entre vinhos

Uma boa dica de jantar no vale dos vinhedos é a Pizza entre vinhos. Conta somente com serviço a la carte e sabores gourmet.

Recomendamos chegar cedo ou verificar a possibilidade de reservar, pois o lugar geralmente é bem disputado e costuma ficar lotado.

Pizza entre vinhos - Bento Goncalves

Maria Valduga

O restaurante Maria Valduga está localizado dentro do complexo Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos.

É um ambiente requintado e oferece comida típica italiana. Dentro do restaurante, há um grande adega onde ficam os principais rótulos da Casa Valduga para você harmonizar com seu almoço ou jantar.

Benevento chocolate e café

Localizado no charmoso roteiro do Caminhos de Pedra, é uma cafeteria que possui uma construção moderna, com inspirações italiana, e seu foco principal é o chocolate. Há diversas opções de chocolate, bebidas e doces.

O local se destaca por contar com um imenso gramado onde são disponibilizadas almofadas e mesinhas para se sentar e tomar o café a beira do riacho. Portanto, é um local perfeito para passar horas curtindo boa companhia e um bom café. Fica aberto diariamente das 10h às 18h30

Por fim, Bento Gonçalves é um município lindo e cheio de pontos turísticos. As experiências oferecidas são incríveis, de modo que esse é um lugar do Brasil que todo mundo deveria conhecer de perto. Portanto, não perca tempo e planeje sua viagem.