Será Colmar a cidade mais bonita da França? Aqui está um guia para visitar Colmar, na Alsácia, uma cidade de conto de fadas no nordeste da França com ruas de paralelepípedos, edifícios medievais coloridos e passeios de barco pelos canais.

Colmar é uma das cidades mais lindas da região da Alsácia na França. Esta pequena cidade, com suas coloridas casas de enxaimel e movimentados cafés de rua, parece ter sido arrancada de um conto de fadas. 

Aliás, falando em conto de fadas, Colmar também é conhecida como a verdadeira “cidade da Bela e a Fera”. Embora não esteja confirmado se esta sonhadora cidade francesa foi a inspiração para o filme da Disney.

Além disso como Colmar foi a última cidade a ser libertada após a Segunda Guerra Mundial, a influência alemã é muito perceptível na maioria dos edifícios da parte antiga da cidade, muitos deles incrivelmente bem preservados e pintados com cores vivas.

Sem mais delongas, aqui esta um guia completo de Colmar na França, desde informações como chegar, as melhores coisas para fazer na cidade, melhor época para visitar e sugestões de onde ficar.

Colmar na Alsacia na Franca
Cidade de Colmar na França

Onde fica Colmar?

Colmar é uma pequena cidade localizada na região da Alsácia, no nordeste da França. 

A Alsácia é a região da França que faz fronteira com a Alemanha, e a propriedade da região foi trocada entre os dois países ao longo dos anos, por isso há um mistura de características dos dois países.

Colmar é uma das mais de setenta cidades localizadas na Rota dos Vinhos da Alsácia. Também chamada de “capital do vinho da Alsácia”.

Como chegar em Colmar na França

Avião

Se você estiver viajando de avião, há um pequeno aeroporto em Estrasburgo com voos principalmente de aeroportos franceses e alguns destinos europeus. 

Ou existem aeroportos internacionais maiores em Basel (conhecido como Europort), 60 km ao sul de Colmar, em Paris ou em Zurique.

Trem

Colmar é muito fácil de chegar de trem – são 30 minutos de Estrasburgo, 45 minutos de Basel ou 2 horas de Zurique. Existem alguns trens diretos de Paris Gare de l’Est para Colmar e outros com baldeação em Estrasburgo, todos levando cerca de 2,5 horas.

Carro

Caso você esteja viajando de carro pela região da Alsácia, pode chegar a Colmar de carro também. O unico problema é estacionamento. Nesse caso é melhor estacionar mais distante do centro da cidade e ir caminhando. Nós inclusive achamos uma rua sem necessidade de pagar estacionamento, há uns 10 minutos do centro.

Quando visitar Colmar na França?

Colmar pode ser visitada durante o ano inteiro.

O verão é a alta temporada e é quando acontece alguns festivais na cidade, incluindo o Festival Internacional de Colmar e a Feira do Vinho da Alsácia em julho, que fazem com que a cidade fique muito movimentada. Portanto, espere multidões e reserve acomodações com antecedência.

O inverno é frio, com temperaturas mínimas médias abaixo de zero, e é a época que ocorre os mercados de Natal da Alsácia, logo de Colmar também. Os mercados de Natal iniciam no final de novembro e vão até dezembro, logo é uma época popular para visitar e também atrai multidões a cidade.

O que fazer em Colmar na França

Colmar não tem uma lista enorme de atrações, mas tem inúmeros pontos cênicos.

Para onde quer que você olhe, há casas coloridas, ruas sinuosas de paralelepípedos, jardineiras cobertas de flores ou enfeites de Natal dependendo da época.

Entre as casas há diversas boutiques que vendem produtos locais, como chocolate e vinho, além de arte e antiguidades. Além disso há também muitos cafés, restaurantes e adegas escondidas. 

E se você estiver visitando Colmar no Natal, as ruas estarão cobertas de luzes e cheias de barracas dos mercados de natal que vendem comida, bebida e presentes locais.

Portanto confira aqui, as melhores coisas para fazer em Colmar na França:

Explorar a cidade velha de Colmar

Passear pela Cidade Velha de Colmar é o melhor a fazer em Colmar. A Cidade Velha é a parte mais charmosa de Colmar, com seus edifícios coloridos, flores em todas as janelas e cafés fofos.

Colmar parece mais um museu ao ar livre. Existem tantos edifícios impressionantes para ver em todos os lugares que você olha. 

Em muitos casos, as próprias casas são um destaque. Essas lindas estruturas em enxaimel já foram consideradas construções econômicas, feitas de vigas, palha, lama e madeira tratada com sangue de boi para torná-las impermeáveis. Hoje, eles são uma das maiores atrações turísticas da cidade de Colmar

Você pode ser perder pelas ruazinhas e becos e fazer inúmeras fotos lindas. O lugar é super instagramavel!

Pequena Veneza (Petit Venice)

Ao longo do Rio Lauch no centro de Colmar, casas e prédios coloridos se alinham na margem do rio, criando as lindas cenas que você vê em tantas fotos de Colmar.

Chama-se Pequena Veneza por causa dos canais que atravessam a cidade. Você pode almoçar ou jantar em um dos cafés ao longo do canal. 

Como você pode imaginar, a decoração desse belo trecho de canal muda com as estações: flores na primavera, luzes e árvores decoradas no Natal. Não importa a época do ano, é um lugar muito bonito e imperdível em Colmar!

Além disso você também pode fazer um passeio de barco pelos canais e apreciar as melhores vistas da vila a partir da água.

Colmar na França

Bairro da peixaria (Quai de la Poissonnerie)

Em Petite Venice, você encontrará o Quai de la Poissonnerie, também conhecido como o bairro dos peixeiros.

 É nesse lugar que viviam a maior parte dos pescadores profissionais e barqueiros de Colmar nos séculos XVII e XVIII.

É também um dos lugares mais icônicos da cidade. Uma visita obrigatória!

Igreja de São Martinho

A imponente Igreja de St. Martin ocupa um lugar no centro da cidade de Colmar, na Place de la Cathédrale.

É um edifício de estilo gótico e foi construído entre 1234 e 1365. E Deve-se notar, no entanto, que a igreja não é oficialmente uma catedral (pois não é a sede do bispado) e só é chamada assim por causa de seu tamanho.

Museu Bartholdi

Frederic-Auguste Bartholdi, tem um museu dedicado às suas esculturas localizado na casa onde nasceu. 

Mais conhecido por seu trabalho como criador da Estátua da Liberdade, Bartholdi também fez inúmeras outras esculturas, fontes e peças de grande escala ao longo de sua carreira de 50 anos.

O Museu Bartholdi de três andares e inclui modelos e esboços das principais obras do artista. Você também pode visitar os aposentos da família Bartholdi, que abrigam os móveis da família e os itens pessoais do artista

Museu de Unterlinden

Este museu apresenta uma variedade diversificada de obras de arte em um edifício do século XIII (que já foi um convento dominicano)

O Museu Unterlinden tem uma extensa coleção de escultura românica e gótica, pinturas religiosas medievais, arte popular e artesanato e objetos decorativos. 

A coleção de arte do museu dos séculos XX e XXI inclui obras de Claude Monet, Pierre Bonnard, Fernand Léger, Maurice Denis, Nicolas de Staël e Pablo Picasso.

Koïfhus

O edifício cívico mais antigo de Colmar é a antiga alfândega que foi concluída em 1490

No primeiro andar do edifício mais ao sul fica a imponente sala de reuniões e abaixo, no térreo, fica o depósito onde seriam tributadas as mercadorias de importação e exportação.

Quartier des Tanneurs

Uma curta caminhada da Antiga Alfândega leva você ao Quartier des Tanneurs (o bairro dos curtidores). 

O bairro apropriadamente chamado era onde os curtidores criavam produtos de couro. Eles usavam os andares superiores das casas para secar as peles.

Casa das Cabeças (La Maison des Tetes)

Construída em 1609, a Casa das Cabeças ou La Maison des Tetes foi construída para um lojista local. Leva o nome das 106 cabeças e máscaras que adornam sua fachada. Toda a fachada é linda com uma grande janela saliente e no topo da empena está uma estátua de um tanoeiro esculpida por Bartholdi.

A casa dos Pfister

A casa Pfister foi construída em 1537 para o chapeleiro Ludwig Scherer e é o primeiro exemplo de renascimento arquitetônico em Colmar. Recebeu o nome da família que a restaurou em 1892. 

Mercado Coberto de Colmar

Conhecido por Marché Couvert de Colmar, é um mercado permanente, aberto de terça a domingo e localizado no coração da cidade velha de Colmar. Mesmo que não tenha nada para comprar, vale dar uma passada.

O edifício foi construído no século 19 pelo arquiteto Louis-Michel Boltz nas margens do Lauch (o rio que atravessa Colmar), para permitir que os comerciantes trouxessem suas mercadorias de barco.

Desde a década de 1950, o barco não é utilizado, mas o edifício manteve a sua função original. 

Visite o mercado de Natal de Colmar

No Natal, toda a cidade de Colmar passa a fazer parte do mercado de Natal. Aliás é considerado um dos mercados de Natal mais lindos da Europa.

O centro histórico, fica repleto de árvores de Natal e milhares e milhares de luzes brilhantes iluminando as casas históricas de enxaimel.

Além disso, você encontrará muito chocolate quente, vinho quente e muitas guloseimas doces e salgadas.

O mercado de Natal dura cerca de 5 semanas, da última semana de novembro a 30 de dezembro. É um momento mágico para estar na cidade!

Natal em Colmar na Franca

Musée du Jouet

Você está viajando com seus filhos? O Colmar Toy Museum é popular entre as crianças.

O Musée du Jouet é um museu fantástico dedicado aos brinquedos infantis, com inúmeras coleções e exposições em exibição.

O Museu do Brinquedo abriga uma variedade de brinquedos que datam do século 19 até hoje. A coleção de ursos de pelúcia gigantes do museu, bonecas Barbie antigas, conjuntos de trem, shows de marionetes e jogos de tabuleiro em grande escala são apenas algumas das exposições que você pode conferir.

Pedalar até Eguisheim

Os passeios de um dia saindo de Colmar, na França, não se limitam ao transporte público – Eguisheim, a sudoeste de Colmar, pode ser alcançado de bicicleta. O trajeto dura cerca de 1h.

Para saber mais sobre destinos da região Alsácia e vilarejos para visitar, leia nosso artigo completo Melhores lugares para conhecer na Alsácia, França.

Praça do vilarejo de Eguisheim

Mais atividades em Colmar

Você pode conferir diversas outras atividades em Colmar e região na plataforma do GetYourGuide.

Nós já utilizamos várias atividades dessa plataforma e adoramos. Fácil de reservar, tem avaliações de outros viajantes e seguro.

De Colmar: Excursão de 1 Dia pelas 4 Maravilhas da Alsácia

Colmar: passeio de segway de 2 horas

Colmar: destaques de caça ao tesouro autoguiada e passeio a pé

De Colmar: tour pelas aldeias da Alsácia e degustação de vinhos

Onde ficar em Colmar? Melhores hotéis em Colmar!

A melhor região para ficar em Colmar na França e no Centro Histórico ou perto dele.  Selecionamos aqui as melhores opções de hospedagem em Colmar, conforme localização, avaliações e custo-benefício. Confira e reserve sua hospedagem com antecedência para garantir o melhor preço.

Hotel Arc-En-Ciel Colmar Contact Hotel: opção mais econômica perto do centro histórico de Colmar. Oferece quarto simples com banheiro privativo e bem avaliado.

Tripiers Anis: opção com ótimo custo benefício, praticamente a segunde mais econômica, e melhor localizada situada no centro de Colmar, a apenas 100 m da Igreja Colegiada de Saint-Martin. O apartamento tem um quarto, com cozinha e banheiro. Bem avaliado.

Au Kugelhopf Doré: Centre Historique: apartamento de dois quartos no centro histórico de Colmar com ótimo valor e ótimas avaliações.

Hotel Saint-Martin: localizado bem no meio do centro histórico de Colmar, próximo ao bairro de Petite Venise e à famosa Rue des Marchands, o Saint-Martin oferece quartos decorados em estilo alsaciano tradicional. Oferece preços econômicos para Colmar.

Gîte de l’Ange: apartamento de dois quartos localizado no centro de Colmar, bem decorado e organizado com cozinha.

Relais & Châteaux La Maison Des Têtes: para quem busca um pouco de luxo e sofisticação essa é uma ótima opção. Oferece quartos chiques e modernos com café da manhã localizado na cidade histórica de Colmar.

Hotel Le Colombier Suites:  situado no centro de Colmar, no bairro de La Petite Venic. Oferece quartos modernos e aconchegantes a preços moderados.

James Boutique Hôtel Colmar centre: oferece quartos chiques e modernos no centro de Colmar.

Dicas para visitar Colmar

  • Faça suas reservas de jantar com antecedência, especialmente se você estiver na cidade durante a alta temporada. Durante nossa visita em agosto, era impossível simplesmente aparecer em um restaurante depois das 18h e esperar ter lugar para sentar.
  • Planeje passar pelo menos uma noite em Colmar. É muito tranquilo aqui durante as primeiras horas da manhã, tornando este o melhor momento para passear pelas ruas da cidade sem multidões.

NÃO SE ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM!

Ele é obrigatório na maioria dos destinos da Europa! Para evitar problemas e não ter dores de cabeça no futuro, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo quanto aos imprevistos que possam surgir no meio de uma viagem. Reservando por esse link você ainda ganha desconto!

Seguros Promo