A viagem começa antes do avião decolar! Independente do tipo de viagem – com a família, com namorado ou sozinho, em um mochilão –, é importante se planejar. Veja as melhores ideias de destinos e passeios com a Hellotickets.

As melhores formas de organizar uma viagem começa montando um roteiro. Com ele, você previne imprevistos e consegue aproveitar ao máximo o seu destino.  

O roteiro depende do estilo do viajante, mas se adapta a todos. Há quem já esteja acostumado em montá-lo, mas, se isso não faz parte da sua rotina de viagem, este artigo te ajudará. Veja como montar um roteiro de viagem ideal para você!

O que deve conter em um roteiro de viagem?

Alguns detalhes são comuns em todas as viagens. Para ter certeza deles, é necessário pesquisar bastante sobre seu trajeto. Faça o checklist do que você deve ter em mente para montar seu roteiro.

Data e clima

Sabemos que, na verdade, a maioria das pessoas define a data da viagem conforme o calendário do trabalho, da escola ou da faculdade. Então, o dia é escolhido antes mesmo do destino. O bom disso é que, sabendo o mês da viagem, você pode analisar o clima dos possíveis destinos e escolher o que mais te agrada.

Atente-se à estação do ano de cada hemisfério e à previsão de chuvas dos locais. No mês de julho, por exemplo, é inverno no hemisfério Sul e verão no hemisfério Norte, onde fica a Europa e os Estados Unidos, respectivamente. 

Alguns locais também sofrem com chuvas intensas em alguns períodos do ano, o que pode estragar sua viagem. Como é o caso das chuvas de monções do Sul e Sudeste da Ásia (Índia, Nepal, China e Tailândia), época em que as precipitações chegam a 5.000 mm de junho a outubro.

Além disso, conhecer o clima do local ajudará a ter uma ideia das roupas que você precisa levar – casacos ou roupas de banho. 

Destino

Sabendo o período que está disponível para viajar e qual clima você quer aproveitar, está na hora de escolher o destino. Pense em como seria a viagem perfeita e responda às perguntas:

  • Destino nacional ou internacional?
  • Tenho tempo suficiente para conhecer os melhores pontos turísticos deste lugar?
  • O ambiente é adequado para meus objetivos?

É importante possuir um objetivo antes de escolher seu destino, que considere a quantidade de pessoas que estarão com você e a personalidade de cada uma. O itinerário da cidade deve atender e ser confortável para todos.

Meio de transporte

É importante pensar não só no trajeto até o destino, mas também em como irá se locomover por lá. Alguns países oferecem um transporte público de qualidade e até turistas optam por usá-lo. Porém, essa não é a realidade de todos – especialmente no Brasil.

Caso você vá de carro, é mais fácil, só precisa de um bom GPS, para não se perder. Outra opção é utilizar os serviços de táxi ou aplicativos, como Uber e 99Pop.

O recurso Google Maps, disponível para todos os celulares, é uma boa ferramenta para  planejar rotas. Ele te mostra o mapa do mundo todo e consegue calcular rotas, tempo e meios de transportes disponíveis, para ir de um ponto a outro.

Tempo de viagem

Defina a data de início e término da viagem. Para decidir a quantidade de dias, que ficará em um local, é necessário pesquisar quanto tempo você gastará com os passeios e considerar todos os lugares que você quer conhecer. Além de alimentação e descanso, que também são necessários.

Documentação

Principalmente, se a viagem é com crianças, confira a documentação mais de uma vez. No Brasil e em outros países – Argentina e Peru, por exemplo –, é possível viajar apenas com um documento oficial com foto, como RG ou carteira de motorista. Mas para destinos internacionais, é preciso se atentar às regras de países, como EUA, Japão e Canadá, e ter em mãos visto e passaporte.

Uma dica é ter uma cópia autenticada de todos os seus documentos, como garantia, em caso de roubo ou furto. 

Hospedagem

A escolha da hospedagem depende de quantas pessoas estão com você e qual tipo de conforto vocês precisam. Apesar dos hotéis e das pousadas serem as opções mais conhecidas, existem outras categorias de hospedaria, que podem atender suas necessidades, com um valor mais acessível:

  • Hostel – quartos compartilhados;
  • Flat – apartamentos mobiliados;
  • Guest House – casas de famílias que oferecem cômodos para viajantes, principalmente de intercâmbio.

Pontos turísticos e passeios

Pesquise sobre o destino em blogs de viagem e até no site do governo da cidade, para ter em mente os pontos fortes de cada passeio. Tenha informações detalhadas das atividades, como o percurso, horários, valor de ingresso e relatos de quem já foi, para ter certeza que o passeio em questão será agradável.

Orçamento

Por fim, o mais importante: o orçamento. Em caso de viagens internacionais, lembre-se de converter o valor em Real para a moeda do país e pense em como fará para fazer o câmbio do seu dinheiro. Alguns países possuem uma moeda desvalorizada em relação ao Real, logo, visitá-los pode sair mais barato. 

Porém, independente da viagem, o plano de gastos costuma ser bem parecido. Deve-se considerar:

  • Hospedagem;
  • Passagens de ida e volta ou gasolina;
  • Locomoção interna;
  • Alimentação;
  • Passeios pagos;
  • Compras de souvenirs;
  • Imprevistos e emergências;
  • Quantidade de pessoas.

Como montar um roteiro de viagem?

Com todos esses detalhes em mente, basta colocá-los no roteiro. Você pode anotar tudo em um caderno ou usar modelos prontos disponíveis online, em que você só altera os dados. 

Planilhas

O próprio Excel Office – editor de planilhas da Microsoft muito conhecido – oferece modelos prontos de roteiros de viagem, para os usuários editarem, conforme suas necessidades. 

Foto: Reprodução/Templates Office

Templates grátis 

Outros sites disponibilizam os roteiros em formatos de banners ou folhetos com muitas cores e figuras para deixá-lo bem divertido. Este é o caso do Edit.org, em que é possível baixar os templates ou editá-los no próprio site. 

Foto: Reprodução/Edit.org

4 Sugestões de destinos com muitos passeios 

Alguns destinos podem oferecer mais atrações turísticas do que outros. Se você está a procura de lugares com muitos passeios, veja aqui algumas dicas de destinos com muitas coisas para fazer!

Você pode organizar todos esses passeios através da Hellotickets, site que fornece ingressos para as principais atividades turísticas desses destinos, com os menores preços e já convertidos para o Real!

Nova York 

Foto: FreePik

A cidade que nunca dorme, com certeza, oferece entretenimento 24 horas. Os principais passeios são:

  • Broadway;
  • Jogos de beisebol;
  • Empire State;
  • Estátua da Liberdade.

Roma

Vaticano – Foto: FreePik

Conhecer Roma é se teletransportar para o passado. Os passeios, a seguir, não podem faltar no seu itinerário pela capital da Itália:

  • Coliseu;
  • Museu do Vaticano;
  • Capela Sistina;
  • Excursão de bicicleta pela cidade.

Londres

Foto: FreePik

Palco de grandes histórias, como Harry Potter, e lar da rainha Elizabeth, Londres oferece visuais inesquecíveis. Não deixe de conhecer: 

  • Castelo de Windsor;
  • Warner BRos Studios;
  • Ônibus de Brigit’s.

Paris 

Foto: FreePik

Além da Torre Eiffel, Paris é repleta de atividades encantadoras, como:

  • Museu do Louvre;
  • Palácio de Versalhes;
  • Disneyland Paris.