Você já pensou em viajar para o Equador? O país é repleto de incríveis pontos turísticos e no final de 2014 fizemos uma bela passagem por esse local em nosso mochilão. Foram dias repletos de aventura neste lugar que escolhemos passar dentro do país: Vulcão Cotopaxi e Lagoa Quilotoa, ambos na cidade de Latacunga.

Fizemos essa viagem depois de pesquisar por agências que fossem confiáveis para realizar esse tipo de passeio. Portanto, após várias pesquisas, optamos pela Agência Gulliver Expeditions Fechamos um pacote para dois dias e uma noite, sendo que no dia 31 de dezembro fomos ao Vulcão Cotopaxi e no dia 1 de janeiro na Lagoa Quilotoa. Além disso, o nosso pacote incluía uma noite na Hosteria PapaGayo, localizada próxima aos dois destinos, sendo uma das nossas melhores estadias neste mochilão.

Nossa experiência com a agência foi ótima, foram prestativos desde o momento da contratação até as últimas horas do trekking. Lembrando que reservamos online com alguns meses de antecedência.

Abaixo fizemos um relato de como foi a nossa viagem para esses dois locais no Equador. Ficou curioso para saber? Portanto, continue acompanhando e leia sobre a nossa aventura no Cotopaxi e na Lagoa Quilotoa! Boa leitura.

O Vulcão Cotopaxi no Equador

paisagem vulcão cotopaxi
Vulcão Cotopaxi, Equador

Considerado um dos mais altos do mundo, o Vulcão Cotopaxi tem 5.897 metros de altitude e está localizado a 75 km de Quito, capital do Equador. Porém, ele está adormecido há anos, pois a sua grande última erupção foi em 1904.

Veja também: O que fazer em Quito

O nosso pacote para esse visita incluía a subida desde o estacionamento até o refúgio José Rivas. Os 4.846 metros foram acompanhados por um guia. No entanto, dependendo do clima, a subida poderia ser até 5.000 metros. Porém, no dia em que fomos não estava propício para subir mais.

Entrada Parque Nacional Cotopaxi no Equador
Entrada do Parque Nacional Cotopaxi no Equador
Placa Refugio Jose Rivas Cotopaxi no equador
Refúgio Jose Rivas no Vulcão Cotopaxi, Equador
Estrada descida de bicicleta vulcão cotopaxi
Descida de bike do Vulcão Cotopaxi

Ao sair da van para iniciar a nossa caminhada, tivemos uma surpresa: NEVE! Mas não foi pouca e sim muita neve! Portanto, já deixo uma dica: é impossível fazer esse trajeto com roupas leves. Sendo assim, usamos roupas impermeáveis para não sentir frio.

A subida para o Vulcão Cotopaxi no Equador era bastante íngreme, somado a temperatura e a altitude, não demorou para o cansaço aparecer. Afinal, a falta de ar era grande devido a altitude. Mas, mesmo com perrengue, vale a pena viver essa incrível experiência. O coração sai pela boca, porém, é uma sensação única!

Entretanto, se não fosse tudo isso, ainda tinha mais aventura. Ela continuou depois da descida até o estacionamento, onde pegamos as bicicletas para fazer o downhill. Então, você já sabe o que nos esperava, não é mesmo? Mais adrenalina e muito frio durante 1h30 de descida. Porém, tudo isso avistando deslumbrantes paisagens. Vale ressaltar que as bicicletas e todo o suporte necessário estava incluso no pacote que contratamos.

Veiculo de Apoio da Gulliver Tour
Veiculo de Apoio da Gulliver Tour
Ponto final da descida de downhill do Cotopaxi
Ponto final da descida de bike do Cotopaxi

A hospedagem

Após toda essa adrenalina, fomos aproveitar a nossa melhor hospedagem de toda viagem na Hosteria PapaGayo. Foi uma noite muito gelada, mas para aliviar o frio, o nosso quarto tinha lareira.

Contudo, tivemos outra grande experiência, pois pudemos conhecer a cultura de ano novo do Equador. A noite, nos reunimos ao redor de uma fogueira com máscaras estilo as de Carnaval, para queimar bonecos. Todo esse ritual tem um simbolismo para representar o ano que passou. Mas, mesmo conhecendo outras tradições, ainda curtimos mais pular as 7 ondas na praia.

No dia seguinte, o primeiro de 2015, acordamos cedo para esperar o ônibus da agência para irmos a Lagoa Quilotoa, outro ponto incrível do Equador.

Conhecendo a Lagoa Quilotoa

laguna quilotoa
Laguna Quilotoa, Equador (Foto: Além da Fronteira)

Outro ponto que visitamos foi a Lagoa Quilotoa, uma cratera de vulcão que se encontra inativo, possuindo, em média, 3.800 metros de altitude. Dependendo do quão ensolarado está o dia, a Lagoa Quilotoa no Equador mostra seus vários tons de verde, deixando o lugar fascinante.

Porém, para chegar perto da Lagoa Quilotoa no Equador e contemplar toda essa beleza é necessário fazer uma trilha de descida. No entanto, como diz o ditado, para descer todo santo ajuda, mas a volta é uma subida e não esperávamos que seria tão cansativo.

Ao chegar na Lagoa, a vontade que tivemos foi de nos jogarmos nela e mergulhar para ver o que havia lá embaixo. Entretanto, ao colocarmos a mão nela, essa possibilidade é deixada de lado.

Algo interessante que vimos na Lagoa Quilotoa no Equador foi que é possível alugar caiaques para passeio. Mas não tínhamos tempo hábil para essa aventura. Além disso, para voltarmos, a subida demora, em média 1 hora e chegamos ao final quase mortos de tanto caminhar. No entanto, foi outro trekking que, com certeza, valeu muito a pena ter feito.

Uma dica que temos é se você não tem muito pique para longas caminhadas, é possível fazer o trajeto de volta alugando uma mula e subir sem se cansar. O valor era, em média US$ 10. Mas não achamos uma boa ideia, devido a exploração do animal.

laguna quilotoa trilha subida
Subida Laguna Quilotoa, Equador (Foto: Além da Fronteira)

Como conhecer o Vulcão Cotopaxi e a Lagoa Quilotoa no Equador?

Se você ficou curioso para conhecer o Vulcão Cotopaxi e a Lagoa Quilotoa no Equador, a melhor maneira é fechando um tour com uma agência. Afinal, os preços são justos e incluem transfer de ida e volta desde Quito. Além disso, inclui o passeio de bicicleta para fazer a trilha no Vulcão Cotopaxi.

Dentro do pacote também inclui uma maravilhosa estadia. Portanto, economizamos bastante e conseguimos conhecer dois pontos turísticos maravilhosos do Equador. Um ponto que queremos ressalvar é que a agência que contratamos foi muito organizada, o que favoreceu ainda mais o passeio.

Recomendamos levar para os dois passeios roupas bem quentes, pois lá faz muito frio. Ou seja, um casaco quente, luva, gorro e uma proteção para o pescoço. Além disso, tenha consigo uma garrafa com água e algo prático para comer.

É possível fazer esse passeio por conta própria?

Há quem goste de fazer passeios por conta própria. Portanto, é possível você ir até o Vulcão Cotopaxi de ônibus, onde o terminal fica no sul de Quito. Você vai pedir ao motorista para te deixar em uma estrada próxima ao vulcão.

Porém, o parque para entrar e chegar até o Vulcão Cotopaxi é enorme, conseguindo ser explorado somente com carro. Além disso, turistas só podem entrar com um guia turístico. Da para contratar esse guia chegando lá, mas é cobrado US$30 por pessoa.

Portanto, vale mais a pena contratar uma agência, pois ela vai te dar a oportunidade de conhecer esses dois pontos no Equador por um preço mais justo e econômico.