Farol de Santa Marta, localizado em Laguna, Santa Catarina, ou Cabo do Farol de Santa Marta, é um lugar deslumbrante e repleto de magia!

Muito procurado por surfistas e banhistas principalmente por possuir um visual e uma geografia bem diferentes, das muitas outras belas praias situadas no litoral catarinense.

Este farol possui incríveis 29 metros de altura, e está no topo da lista dos faróis mais potentes do Brasil, servindo como um guia para os navios saberem que estão se aproximando da terra firme.

As praias da região são lindas, mas o farol, sem dúvida, é o principal atrativo de Laguna. Aliás, turistas podem até visitar a reserva da Marinha durante o dia.

Enfim, esse é um lugar com uma magia tão grande, que é capaz de relaxar e encher de paz qualquer um que se aproxima de lá!

Por isso, turistas do Brasil todo resolvem se deslocar até Laguna, para passarem uns dias por lá, para aproveitarem as paisagens belíssimas e a tranquilidade do local.

Nesse post, vamos te contar tudo sobre esse paraíso do litoral sul do estado de Santa Catarina, incluindo como chegar até lá, o que fazer e os locais que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem! Então, leia até o final, e fique por dentro de tudo!

Vista Cidade de Laguna em SC
Cidade de Laguna/SC – Foto: Fabio Pereira
Foto: Viagem e Turismo

Como chegar no Farol de Santa Marta

Se você não mora em Santa Catarina e muito longe do Sul, a melhor opção é ir até lá de avião. É possível pegar um voo que vá para o aeroporto de Jaguaruna, que fica a 40km de distância de Laguna. Ou um que vá até o aeroporto de Florianópolis, a 150km de lá.

Quem mora relativamente perto e quer ir de carro, há duas opções: se você vem do sul, prefira seguir pela BR101, onde você pode acessar o Farol após passar por dentro de Jaguaruna, e passar pelo Camacho.

Por outro lado, se você vem do Norte, opte por ir pela BR101 e entrar em Laguna, fazendo a travessia de balsa de lá.

Um ponto importante de ressaltar, é que você precisará de um carro para chegar até o Farol, independente de como for. Afinal, as linhas de ônibus por lá são muito precárias! Por isso, recomendamos que, caso você não esteja de carro, providencie um aluguel de carro para garantir uma melhor experiência de viagem.

VIsta Farol de Laguna em SC
Foto: Caroline Formentini
Conheça também Urubici e as belezas da Serra Catarinense

O que fazer no Farol de Santa Marta em Laguna SC

Você pode estar se perguntando o que existe de tão interessante para se fazer em um Farol, não é? Então, continue aqui, pois te daremos as melhores dicas!

O Farol de Santa Marta é muito procurado, principalmente por jovens que querem curtir a praia e praticar surf. Lá, existe uma diversidade de casas para serem alugadas pelos turistas, e ficar na praia é o passeio ideal.

Mas, fora isso, o lugar permite fazer trilhas e caminhadas com paisagens maravilhosas, e que levam a lugares incríveis.

Portanto, você pode, em um dia, fazer sandboard nas dunas da região, conhecer o Farol, visitar a área protegida pela Marinha, assistir ao pôr do sol, aproveitar as noites agitadas por lá e, para encerrar, ver o sol nascer na praia!

No verão, é possível encontrar caiaques e stand up para alugar, e barzinhos com música ao vivo na beira do mar, para animar as noites. Ah, e um ponto muito interessante! A vida noturna por lá começa só de madrugada, por volta de uma da manhã.

Portanto, nem tente ir à praia às 20 horas procurando alguma agitação! Depois, as festas e bares ficam até o amanhecer, sendo possível ver várias pessoas reunidas na praia à espera do sol nascer.

Abaixo, listamos 5 principais atividades que você pode aproveitar enquanto estiver em Laguna. Confira!

Conhecer as praias de Laguna

É claro que ir às praias da região é algo obrigatório! Afinal, são praias lindas e muito bem conservadas, ótimas para relaxar e praticar esportes. Veja a seguir as principais delas:

Prainha

Essa praia fica no meio do Farol e, por isso, também é conhecida como Praia do Farol. Ela possui uma faixa de areia bem pequena, com apenas 600 metros.

Mas, ali perto, você pode encontrar uma infraestrutura bem completa, com mercadinhos, farmácias e restaurantes. Por isso, é sempre movimentada!

Cigana

Se você gosta de surfar, então, precisa conhecer a praia da Cigana! Ela não possui casas ao redor, e conta com uma faixa de areia bem longa e confortável.

No entanto, para chegar nessa praia, você fica dependente da condição do vento. Além disso, carros mais baixos não conseguem chegar até lá! No entanto, vale muito a pena, e você pode apreciar um lindo pôr do sol, tanto no verão como no inverno.

Praia do Cardoso

A praia do Cardoso é a principal praia do Farol de Santa Marta, e está logo no início do morro do Farol. Possui mar aberto, e uma faixa de areia extensa.

E tem no seu lado esquerdo, um mar bem tranquilo e a casinha do salva vidas, sendo ideal para casais e famílias com crianças. Do meio em diante, as ondas são mais altas e fortes.

Praia da Teresa

Uma praia bem pequena, mas decorada com morros rochosos dos dois lados, trazendo uma paisagem muito bonita ao local. Ela também é muito procurada por surfistas, por conta do mar mais agitado. E possui casas de veranistas ao redor.

Praia da Galheta

Essa praia é conhecida por ser frequentada por famílias veranistas, e é impossível acessá-la com carro baixo – as chances de você ficar atolado são altas.

Então, cuidado! Ela se divide em Galheta Sul e Galheta Norte, sendo que cada uma possui ondulações distintas.

Praia do Ipuã

A Praia do Ipuã tem um loteamento com casas de veranistas, trazendo um clima muito familiar ao local. Mas, o diferencial dela é a ilhota que fica bem na beira da praia que, quando a maré está baixa, forma piscinas naturais.

Praia do Gravatá

Para chegar nessa praia, você precisa fazer uma trilha bem tranquila de 15 minutos. É um lugar bem calmo, com paisagens lindas, e perfeito para quem quer uma praia para relaxar.

Surfar

Sabe qual é a melhor parte do Farol de Santa Marta? Independente de como esteja o vento na região, sempre existe alguma praia com ondas para os surfistas!

Geralmente, o vento por lá tem sentido Nordeste e Sul. E é muito característico o vento forte no Nordeste durante o inverno, e no Sul durante o verão.

Por isso, a região do farol é considerada como uma das melhores para praticar surf em todo o Brasil! O que justifica o grande número de jovens e surfistas que passam temporadas por lá.

As ondas são excelentes para a prática do esporte em diversas praias. Além disso, as condições de ondulações e ventos também são ideais em, praticamente, todos os meses do ano.

Uma das praias mais procuradas para a prática do esporte é a Praia do Cardoso, como citado acima.

Lá, o mar possui um fundo de areia compacto, e que suporta grandes ondulações, permitindo que a praia receba algumas das maiores ondulações do Brasil como um todo! E, no inverno, as ondas chegam a 4 metros (12 pés) de altura!

Conferir os Sambaquis

Primeiramente: você sabe o que é Sambaqui? Sambaquis são os morros enormes formados por conchas que, antigamente, serviam como um cemitério indígena. Lá no farol, existem vários deles, numa data estimada de 5000 anos!  

Os Sambaquis estão presentes em várias partes do Brasil, mas os maiores estão no litoral sul de Santa Catarina. Hoje, eles são considerados como Patrimônio da Humanidade. E, na região de Santa Marta, você pode encontrar 20 desses Sambaquis.

Fazer trilha até chegar na Praia Grande

O Farol de Santa Marta possui atividades para todos os gostos. Se você adora uma trilha, essa é uma das principais atividades por lá. Sem dúvida, vale muito a pena!

Essa trilha liga a região do vilarejo habitado do Farol, até a Praia Grande, uma das praias mais desertas do norte de Santa Marta. A trilha é bem fácil de fazer, e você passará por paisagens muito bonitas, e que podem render várias fotos!

Conferir a pesca da Tainha

Se você estiver na região entre os meses de maio e julho, vale a pena conferir a temporada de pesca da Tainha, que acontece em Santa Catarina todo ano!

No Farol de Santa Marta, toda a comunidade pesqueira se reúne para participar da temporada. E os turistas que estiverem por lá, se derem sorte, poderão ver o espetáculo que é quando um cardume passa.

Inclusive, alguns dos pescadores deixam, até mesmo, os turistas ajudarem a puxar a rede. E quem topar participar, ganha uma tainha! Portanto, vale a pena verificar se, durante a sua hospedagem, o evento estará acontecendo!

Por fim, em Laguna, na região dos Molhes da Barra, também acontece a pesca com os Botos. Os botos participam e ajudam os pescadores em sua atividade de pesca, é uma atividade realmente impressionante e que vale a pena passar um tempo observando esta incrível interação da natureza com o homem.

Foto: Portal de Turismo Laguna
Booking.com