Chegamos no Peru, tivemos uma ótima primeira impressão. Huaraz está localizada ao norte do Peru, cercada pela cordilheira branca e negra. A Cordilheira Branca, é parte da Cordilheira dos Andes peruanos, é a cadeia montanhosa tropical mais alta do planeta.

Há alguns quilômetros da cidade se encontra o Parque Nacional Huascarán, um parque considerado Patrimônio natural da humanidade pela UNESCO, possui uma extensão de 340,000 hectares de muitas montanhas, lagoas e paisagens de tirar o fôlego.

Portanto, dentro do Parque há várias opções de trekking para fazer, basta procurar alguma agência no centro da cidade e decidir quais fazer.

Onde ficar em Huaraz no Peru

Mais uma da série “perrengues que passamos”.

Chegamos em Huaraz 4:30 da manhã, não tínhamos hospedagem reservada, ficaríamos na rodoviária até pelo menos as 6:30 da manhã para buscar algum hostel, porém ao chegarmos logo fomos abordados por um homem oferecendo hospedagem a um preço irresistível.

Como estávamos cansados da viagem e sem opções, aceitamos, então nos levou ao Aldo’s Guesthouse, aproveitamos um cochilo até as 10h e saímos do hostel para buscar agências, sem banho pois só havia água gelada, e no clima de Huaraz se torna impossível.

Não muito contentes com o hostel, após o almoço retornamos para pegar nossas câmeras pois iriamos subir para o mirante da cidade. A surpresa nada agradável, a porta do quarto não abria. Depois de várias tentativas, chamamos a proprietária que disse que chamaria um chaveiro.

Resumindo saímos sem banho e sem as câmeras. Ao retornar no horário marcado para entrar no quarto, não havia ninguém no hostel e a porta não estava arrumada, então saímos do hostel e encontramos outro hostel, reservamos e recorremos a policia turística que nos acompanhou até o hostel onde estava nossa mochilas trancadas.

Após muito perrengue conseguimos sair desse lugar, portanto NÃO recomendamos para ninguém, total descaso e falta de atenção com os hospedes.

Por fim, depois da péssimo experiência, passamos nossas noites no Alojamiento Nevia, onde fomos bem atendidos. Ótimo lugar para ficarmos, um hostel familiar a apenas duas quadras da Plaza de Armas, por apenas S/40 um quarto de casal com banheiro privativo.

O que fazer em Huaraz no Peru

Em Huaraz o que não é falta é o que fazer. Há uma lista imensa com opções de passeios e trekkings, escolha uma agência e planeje quais fazer de acordo com o seu tempo na cidade.

Entre as opções propostas pelas agências escolhemos o trekking para Laguna 69 e o Nevado de Pastoruri. Fechamos os dois trekking com a Agência Quechuandes, que está localizada no centro de Huaraz, perto da Plaza de Armas.

Trekking da Laguna Llanganuco e Laguna 69

A Laguna 69 está a 4.620m de altitude, o início da caminhada é no acampamento de Cebollapampa localizado a 3.900m de altitude. O ônibus passou as 6h no hotel e seguimos até a cidade de Yumgay para um breve café da manhã e aproveitar para comprar chá de coca.

Já dentro do Parque Nacional Huascaran, a primeira parada é na Laguna Llanganuco, uma parada super rápida para fotos. A Laguna é maravilhosa, poderíamos ficar horas no local só apreciando aquela paisagem que mais parecia um quadro.

A trilha possui 7 km de muitas subidas, somado a altitude nem precisa dizer que o cansaço tomou conta.

Compensa, pois, a trilha é muito linda, cheia de vegetação, pequenos riachos e ao olhar pra cima você se vê cercado pelas montanhas nevadas.

Fizemos várias paradas para descanso e tomar chá de coca, estávamos ansiosos para ver algum vestígio da Laguna 69. Mas, após algumas horas você vê de longe aquele azul brilhante cercado por picos nevados e pequenas cachoeiras que se formam pelo derretimento das geleiras.

A primeira impressão é que é uma miragem, de tão lindo, então fizemos um lanche a beira da lagoa, aproveitamos e em seguida começamos a trilha de volta por mais 7 km. O nível da trilha é exigente, somado a altitude pesa ainda mais.

Glaciar Pastoruri

Por fim, no outro dia ainda um pouco quebrados do dia anterior, acordamos cedo novamente para fazer o trekking do Glaciar Pastoruri, localizado a 5.000m de altitude, uma das poucas geleiras que restam nas áreas tropicais da América do Sul.

Saindo novamente de Huaraz, são algumas horas até chegar ao Glaciar. Assim que saímos da rodovia principal e entramos em uma estrada de terra, surge um verde vale cheio de carneiros e vacas a nossa frente.

Começamos então subir até a entrada do Parque Nacional Huscarán. Antes de chegar ao Glaciar fizemos paradas, uma delas para conhecer a Puya Raimondi, planta nativa da região que chega entre 4 a 8m de altura, bem como uma breve visita na fonte de água gaseificada.

Chegamos no estacionamento para o inicio da trilha, são aproximadamente 30 minutos até o glaciar, nos equipamos com roupas impermeáveis, devido a chuva, e assim iniciamos a trilha.

A trilha é em terreno regular com uma leve subida, no qual facilita a caminhada, portanto, consideramos uma trilha fácil mesmo estando em alta altitude.

Atualmente o glaciar está muito menor, devido ao aquecimento global, mas ainda continua lindo, para complementar a paisagem, a lagoa congelada torna o visual perfeito mesmo com tempo nublado.

Trilha que leva ao Glaciar Pastoruri

A cidade de Huaraz no Peru as vezes acaba sendo deixada de fora dos roteiros, devido ser ao norte e pouco divulgada, mas com certeza vale a pena sair da rota comum e inclui-la no seu roteiro. Voltaríamos com certeza para ficar por mais alguns dias.