As Ilhas Lofoten são uma das regiões mais impressionantes da Noruega. É aqui que ficam montanhas majestosas, vilas de pescadores que mais parecem cenários de filmes, trilhas para lugares incríveis e algumas das paisagens mais deslumbrantes da Europa.

Pescadores, exploradores, alpinistas, poetas, autores e pintores são atraídos para essas ilhas remotas há séculos devido aos seus ricos recursos naturais, beleza, vida selvagem intocada e cultura e história únicas.

Da capital das Ilhas Lofoten, Svolvaer no norte até o sul no vilarejo de Å, a vila com o nome mais curto do mundo, você pode passar semanas explorando as pequenas vilas, caminhando nas montanhas, e até surfando em algumas das praias mais icônicas na Noruega.

Portanto, se você está planejando uma viagem para Ilhas Lofoten, temos muitas ótimas ideias, informações e dicas importantes para você.

Dessa forma veja aqui um guia completo de viagem para Ilhas Lofoten na Noruega.

Svolvaer nas Ilhas Lofoten
Svolvaer nas Ilhas Lofoten
Conheça também outros destinos na Noruega:
Svolvaer, capital das Ilhas Lofoten
O que fazer na Noruega
Bergen na Noruega: Guia completo 2022
O que fazer em Oslo na Noruega
Tromso, Noruega: a cidade da Aurora Boreal
Seguros Promo

Onde fica as Ilhas Lofoten?

As Ilhas Lofoten estão localizadas no norte da Noruega, dentro do Círculo Polar Ártico, no condado de Nordland.

O arquipélago de Lofoten consiste em 7 ilhas principais, e devido à Corrente do Golfo o clima é ameno, apesar da latitude norte do Círculo Polar Ártico.

Como chegar nas Ilhas Lofoten?

Existem várias maneiras de chegar às Ilhas Lofoten. Veja abaixo e escolha a melhor opção para chegar as Ilhas Lofoten na Noruega.

Avião

A forma mais fácil de chegar as Ilhas Lofoten é de avião. Você também pode voar para as ilhas Lofoten, e uma rota popular é para o Aeroporto Svolvaer (SVJ), que pode ser acessado por meio de uma escala em Bodo. Sugerimos que você use o KIWI para pesquisar as melhores ofertas de voos. 

Saindo do Brasil não há voos direto para Noruega, necessitando alguma escala em alguma cidade da Europa.

Carro

Você pode dirigir até as Ilhas Lofoten caso já esteja em algum outro lugar da Noruega como Tromso ou Bodo por exemplo.

As Ilhas Lofoten são totalmente acessíveis pela Rodovia E10 que corta todo o arquipélago.

Você pode achar os melhores preços de aluguel de carro nas Ilhas Lofoten aqui

Balsa 

Você também pode pegar uma balsa para as ilhas Lofoten. Uma rota bastante comum é chegar de avião no aeroporto de Bodo e de lá pegar uma balsa até Svolvaer, que é a cidade base para começar a explorar as Ilhas Lofoten na Noruega.

Acaba sendo uma opção mais barata que voar direto para o Aeroporto de Svolvaer, porém para isso você precisara desembolsar mais tempo de deslocamento.

Cruzeiro

Sim, você pode pegar um cruzeiro para ir até as Ilhas Lofoten.

Você pode pegar o Hurtigruten que navega ao longo de toda a costa norueguesa e atraca em Svolvær. Isso significa que você pode pegar Hurtigruten, por exemplo, de Bergen ao norte até Lofoten, ou de Tromso e ir para o sul.

Independentemente de como chegar às Ilhas Lofoten, você precisará de seu próprio carro para se locomover ou fazer parte de uma excursão em grupo.

As Ilhas Lofoten também têm transporte público, porém não são muitos horários de onibus e nem sempre chegam até o local desejado.

Se você quiser ver TODOS os melhores lugares de Lofoten a melhor forma é realmente alugando um carro!

Felizmente, o aluguel de carros está disponível em vários pontos das Ilhas Lofoten. Consulte a Rentcars para obter ajuda para encontrar as melhores ofertas. 

O que fazer nas Ilhas Lofoten?

Há diversas cidades, pequenos vilarejos, praias e trilhas para serem feitos pelas Ilhas Lofoten. Reunimos as principais coisas para fazer e listamos aqui, confira.

Svolvaer

A cidade de Svolvaer é a porta de entrada para as Ilhas Lofoten, muitas vezes também considerada a capital do arquipélago e maior cidade.

É a  primeira cidade que você chega ao dirigir para as Ilhas Lofoten, portanto uma ótima base para iniciar sua viagem.

Embora Svolvaer seja a maior cidade de Lofoten, ainda é uma cidade aconchegante com uma clima de cidade pequena. Cercado de montanhas por todos os lados, oferece vistas incríveis.

Além disso a partir de Svolvaer, é possível fazer uma caminhada até Svinoya, que é uma pequena ilha localizada bem pertinho do centro, e também um bate e volta até Skrova.

Um dos melhores lugares para ficar hospedado em Svolvaer é o Svinøya Rorbuer ou Anker Brygge. Porém se você procurar uma acomodação mais barata o Fast Hotel Svolvaer é uma opção.

Para saber mais sobre Svolvaer, leia nosso artigo completo aqui.

Svolvaer, Ilhas Lofoten, Noruega

Kabelvag

Localizada a apenas 10 minutos de carro de Svolvaer, Kabelvag é uma pequena e aconchegante cidade das Ilhas Lofoten.

É a cidade mais antiga de Lofoten, e praticamente de todo o norte da Noruega, com raízes que datam da Era Viking.

Kabelvag é uma cidade pequena, e a maioria das coisas fica a uma curta distância a pé. O centro da cidade concentra-se em torno da praça principal, onde você encontra antigas casas de madeira que cercam a praça e o porto.

Caminhar pelas ruas do centro de Kabelvag é uma ótima maneira de passar algumas horas. Não há muitos restaurantes na cidade, e o que existem estão nos arredores da praça principal.

As três principais atrações de Kabelvag estão localizadas em Sorvagan, que fica apenas 5 minutos de carro. No local estão o  Museu Lofoten, Aquário Lofoten e Galeria de Arte Espolin 

Uma ótima opção e super aconchegante hospedagem em Kabelvag é Nyvågar Rorbuhotell, que oferece chalés super bonitos em uma localização incrível.

Kabelvag nas Ilhas Lofoten Noruega
Centro de Kabelvag

Henningsvaer

A vila de pescadores de Henningsvaer fica a apenas 25 minutos de carro de Svolvær e a 20 minutos de carro de Kabelvag .

Henningsvær é uma vila de pescadores desde 1500 e até hoje, a pesca continua sendo a principal fonte de renda, e a cidade exporta cerca de 66.000 toneladas de bacalhau anualmente.

Além da pesca, Henningsvaer se tornou bastante turística, principalmente pelo campo de futebol localizado ali, sendo o mais famoso e pitoresco da Noruega.

Rodeado de paisagens espetaculares, montanhas, rorbuers, é o cenário perfeito para quem ama fazer fotos.

O centrinho é muito bonito cheio de construções bem preservadas e coloridas, com lojinhas de souvenires que aliás são lindas e uma tentação, restaurantes, cafés e galerias de artes espalhados.

Você pode estacionar o carro em algum dos estacionamentos da vila e rodar a cidade toda a pé. É a melhor forma de explorar.

Em Henningsvaer há ótimas opções de acomodações como por exemplo a Henningsvær Bryggehotell e Henningsvær Guesthouse com vistas incríveis do vilarejo. Com certeza vale a pena passar uma noite pelo menos qui!

Quando estiver saindo de Henningsvaer, aproveite e faça uma parada na praia a de Rorvikstranda, que fica no caminho.

Campo de Futebol em Henningsvaer Lofoten
Campo de Futebol em Henningsvaer, Ilhas Lofoten

Praia de Unstad

Quem diria que Lofoten e surf andariam juntos! Quando você pensa em surfar, pode pensar no Havaí, mas Lofoten é na verdade um dos pontos de surf mais famosos da Noruega. Além disso você pode alugar uma prancha ou ficar no Unstad Surf Camp e participar de uma aula de surf.

Praia de Unstad nas Ilhas Lofoten
Praia de Unstad nas Ilhas Lofoten

Praia de Hauckland

Haukland Beach é provavelmente uma das praias mais famosas das Ilhas Lofoten.

Nessa praia também fica o Monte Mannen exatamente a 400 metros de altura, ao qual pode ser acessado por uma trilha relativamente fácil.

Praia de Hauckland em Lofoten
Vista da praia de Haukland a partir da Trilha do Monte Mannen

Praia de Uttakleiv

A praia de Uttakleiv é outra praia na mesma região da praia de Haukland e está localizada do outro lado do Monte Mannen. 

A praia pode ser alcançada através de um túnel ou através de uma trilha costeira que liga a praia de Uttakleiv à praia de Haukland. A trilha costeira leva cerca de 1 hora e tem pouco menos de 4 km e é totalmente plano.

Além disso você pode deixar o carro estacionado na Praia de Haukland, e fazer a trilha a partir dali.

Praia de Ramberg

Esta praia tem quase 900 metros de comprimento e é um ótimo lugar para caminhar e absorver a atmosfera das Ilhas Lofoten.

A praia de Ramberg está localizada na pequena vila de Ramberg e, portanto, a atmosfera é um pouco diferente das outras praias de Lofoten.

Existem algumas belas casas de praia ao longo da estrada e contribuem para a atmosfera bastante urbana. 

Tem um estacionamento gratuito no local, no qual você pode deixar o carro e sair caminhando pela praia para conhecer.

No local também fica uma casinha solitária de frente para praia que nos últimos anos virou motivo de procura por fotógrafos.

Ramberg Ilhas Lofoten
Praia de Ramberg Ilhas Lofoten

Igreja de Flakstad

O local da Igreja de Flakstad consiste na igreja pintada de vermelho do século XVIII. É a segunda igreja mais antiga de Lofoten.

Diz a lenda que a igreja original foi construída com madeira flutuante que apareceu em uma praia próxima.  A Igreja fica bem próximo a Praia de Ramberg, na qual você pode combinar uma parada no itinerário.

Igreja de Flakstad em Lofoten
Igreja de Flakstad em Lofoten

Praia de Kvalvika

Outro destaque e uma das mais belas praias das Ilhas Lofoten é a Praia de Kvalvika. 

Localizada em uma baía isolada no lado norte da ilha de Moskenesoy e acessível apenas a pé,  é onde fica a remota praia de Kvalvika .

A trilha começa em Fredvang, onde há um estacionamento e uma placa que inicia a trilha. A primeira parte da trilha é fácil de caminhar, não há muito ganho de elevação e há um bom caminho. 

Depois de mais ou menos meia hora você já chega ao ponto mais alto da trilha e consegue os primeiros visuais das paisagens entre as montanhas. A trilha fica um pouco mais difícil, íngreme e rochosa, o que significa um pouco de dificuldade até a praia.

Durante a trilha você pode experimentar a natureza típica das Ilhas Lofoten, com falésias íngremes nas montanhas, mar verde formando um cenário incrível.

A trilha para Kvalvika atrai muitas pessoas, principalmente no verão que é a época mais indicada para realizar. Ainda pode ser feita no outono e primavera, mas não indicada no inverno.

Praia de Kvalvika nas Ilhas Lofoten
Praia de Kvalvika nas Ilhas Lofoten

Nusfjord

Nusfjord foi a principal vila de pescadores em Lofoten até 1989 e teve muito sucesso econômico. Ainda hoje o bacalhau é produzido aqui e exportado para todo o mundo. Mas a principal fonte de renda é, claro, o turismo.

Nusfjord é hoje um museu ao ar livre e pode ser visitado. Você pode passear e aprender como funciona e como as pessoas viviam por lá.

Lá você encontra uma padaria, uma ferraria, uma casa de barcos e outras construções históricas. Foi um dos nossos lugares preferidos nas Ilhas Lofoten, mesmo o museu estando fechado.

No verão quando o museu esta aberto, o valor da entrada é de 10 euros. Como nós visitamos em baixa temporada, conseguimos visitar o complexo gratuitamente porém as construções estavam fechadas.

Além disso há opções de acomodações nos famosos em rorbuers em Nusfjord também, como Nusfjord Arctic Resort e Lofoten Cottages. E com certeza é um verdadeiro sonho poder passar uma noite nesse lugar encantandor!

Nusfjord nas Ilhas Lofoten
Nusfjord nas Ilhas Lofoten

Reine

Reine é uma famosa vila de pescadores das Ilhas Lofoten, cercada da paisagem cênica de Reinefjord e pequenas ilhas cheias de casinhas coloridas e abraçada pelas enormes montanhas.

É uma das aldeias mais fotografadas da Noruega e praticamente um cartão postal da região. Reine consiste em várias pequenas ilhas, todas conectadas por pontes. Há a ilha de Sakrisoy, cheia de construções amarelas e é onde você encontrará o restaurante e loja de frutos do mar Anitas, famoso por seu hambúrguer de peixe e também o Sakrisøy Rorbuer, uma acomodação com localização incrível.

Já na ilha de Hamnoy, fica o Eliassen Rorbuer, praticamente o hotel mais icônico e fotografado das Ilhas Lofoten na Noruega.

No verão é bastante comum a atividades com caiaque pelo fiorde. Além disso, é em Reine que fica o mirante Reinebringen, praticamente a caminhada mais popular de Lofoten.

A vista panorâmica do topo de Reinebringen é espetacular! São quase 2000 degraus em uma subida íngreme, praticamente 448m! O tempo de duração da trilha depende muito do ritmo da pessoa, nós fizemos em 1hora.  

A melhor época do ano para fazer a trilha é no verão, mas pode ser feita no outono e primavera com cautela. No inverno não é recomendada pelo risco de escorregar e avalanches.

Vilarejo de Reine nas Ilhas Lofoten
Vilarejo de Reine nas Ilhas Lofoten
Sakrisoy nas Ilhas Lofoten
Sakrisoy nas Ilhas Lofoten

A

É em A que termina a estrada E10 que corta toda as Ilhas Lofoten na Noruega. Com apenas 123 habitantes Å é a vila mais ao sul de Lofoten.

A tem a localização perfeita para a pesca em Vestfjorden (onde o bacalhau desova todo inverno) e foi uma das maiores vilas de pescadores de Lofoten de 1840 a 1960.

O vilarejo de A é pequeno e compacto, então tudo fica a uma curta caminhada um do outro. As duas principais atrações em Å são o Stockfish Museum  e o Norwegian Fishing Village Museum.

O Norwegian Fishing Village Museum consiste em 7 edifícios construídos por volta de 1800,  nos quais você pode visitar. Você compra os ingressos na recepção do museu.

Há um grande estacionamento no final da estrada E10, você o vê quando dirige pelo túnel Å. Estacione seu carro aqui e saia camihando explorando vilarejo.

Outro atrativo em A é A padaria Å  que foi fundada em 1844 e, ainda hoje, os pães são feitos no forno a lenha construído em 1878. A padaria fica aberta apenas no verão ( junho a agosto)

E se você quiser se hospedar no último vilarejo de Lofoten, saiba que que há acomodações na região também como o Å Rorbuer e a Salteriet

Vilarejo de A nas Ilhas Lofoten
Vilarejo de A nas Ilhas Lofoten

Como se locomover nas Ilhas Lofoten?

A melhor maneira de se locomover pelas Ilhas Lofoten é alugando um carro. O carro lhe dará a liberdade para você fazer as paradas que quiser e por quanto tempo quiser.

Há transporte publico nas Ilhas Lofoten, com onibus públicos passando em alguns horários, porém não espere o “melhor” transporte! Os horários não são muitos. Dessa forma se essa for sua opção para conhecer as Ilhas Lofoten tenha ciência que necessitara de mais tempo para conhecer.

Roteiro pelas Ilhas Lofoten

As Ilhas Lofoten são repletas de lugares, trilhas e praias interessantes e você pode passar facilmente até duas semanas, e sempre terá algo para fazer.

Geralmente 5 a 7 dias dependendo do ritmo e do clima é suficiente para conhecer os principais atrativos das Ilhas Lofoten.

É totalmente possível cruzar a principal rodovia que liga Svoalver por exemplo até A, a ultima cidade mais ao sul das Ilhas Lofoten em algumas horas, mas dessa forma você não descobrirá muito, tudo o que Lofoten tem a oferecer.

Portanto a melhor forma é fazendo um itinerário de carro ou campervan a partir de Svolvaer que é a cidade base para conhecer as Ilhas Lofoten e seguir até o sul.

A principal estrada e inclusive é uma Rota Cênica da Noruega, é a E10 que corta todo o arquipélago das Ilhas Lofoten. Se você seguir esta rota, e passará automaticamente pelos mais belos destaques das Ilhas Lofoten.

Claro que alguns vilarejos, praias e trilhas ficam em ramificações dessa rodovia. Dessa forma, vamos deixar aqui nosso roteiro pelas Ilhas Lofoten como uma sugestão de itinerário a ser seguido.

Roteiro pelas Ilhas Lofoten na Noruega

  • 1º dia: Svolvaer – conhecer a cidade, caminhar até Svinoya e fazer um bate e volta em Skrova.
  • 2º dia: Hennningsvaer e Kabelvag
  • 3º dia: Praias de Unstad, Haukland (Trilha na Praia de Haukland) e Uttakleiv.
  • 4º dia: Trilha para Praia de Kvalvika, Ramberg, Igreja de Flakstad e Nusfjord
  • 5º dia: Seguir para o sul, passando pelos vilarejos de Hamnoy, Sakrisoy, Reine e A.
  • 6º dia: Trilha Reinebringen e retornar com o carro para Svolvaer.
Roteiro de carro Lofoten Noruega
Roteiro de carro em Lofoten na Noruega

Melhor época para visitar as Ilhas Lofoten

A melhor época para visitar as Ilhas Lofoten na Noruega vai depender muito dos seus objetivos.

E podemos te explicar de uma forma bem simples o porquê! Se você sonha em ver a aurora boreal os meses de verão (junho a agosto) não são ideias pois nesses é claro praticamente o dia todo impossibilitando de ver a aurora boreal.  

Porém se você quer presenciar o sol da meia noite, fazer trilhas e curtir ao máximo os dias longos essa é a melhor época. No entanto os meses de verão são o pico do turismo de Lofoten. Dessa forma você pode encontrar os lugares mais cheios, mas nada que impeça de contemplar as lindas paisagens.

Agora se você tem a intenção de ir para ver os cenários nevados e maiores chances de contemplar a aurora boreal os meses ideias são de dezembro a março.

E também ótimos meses para uma viagem as Ilhas Lofoten são os meses de primavera (março, abril e maio) que ainda neve nas montanhas, mas o clima já começa ficar mais agradável e os dias com mais iluminação.

Além disso no outono (setembro e outubro) as cores ficam lindas, e já é possível ver aurora boreal nessa época também. Porém começa a transição para o inverno, e costuma ter dias mais chuvosos.

Um benefício para viagens a Lofoten fora do meses de verão é que geralmente é mais fácil encontrar acomodações com preços melhores! Porém um lado negativo é que muitas coisas fecham de setembro a junho, como alguns restaurantes, padarias e inclusive acomodações.

Onde ficar nas Ilhas Lofoten

Você encontrará uma grande variedade de acomodações em Lofoten, desde hotéis e albergues modernos até apartamentos particulares. 

Lofoten também é o lugar perfeito para ficar nas tradicionais cabanas de pescadores, chamadas rorbuer em norueguês.

Estas cabanas de pescadores foram modernizadas e renovadas com padrões modernos e a maioria delas são bem confortáveis e espaçosas, equipadas com cozinha.

Hattvika Lodge em Ballstad: localizado no vilarejo de Ballstad, são rorbuers totalmente equipados e bem localizados.

Nusfjord Arctic Resort: localizado em um dos vilarejos mais lindos das Ilhas Lofoten, em Nusfjord. O local é super aconchegante e oferece cabines mais simples e até as mais luxuosas.

Eliassen Rorbuer: provavelmente o rorbuer mais famoso de Lofoten! Fica em Hamnoy perto do vilarejo de Reine. Lugar incrivel para se hospedar e ver aurora boreal.

Reine Rorbuer: Localizado junto ao Fiorde Reine e cercado pelas Montanhas Lofoten, o Reine Rorbuer oferece acomodação em casas tradicionais de pescadores. Oferece desde opções mais simples, até mais amplas e luxosas.

Henningsvær Bryggehotell: Um pequeno hotel aconchegante no meio da vila de pescadores mais vibrante das Ilhas Lofoten.

Lofoten Links Lodges: Cabanas modernas à beira-mar, perfeitas para observar a aurora boreal. Oferece desde quartos com cozinha compartilhada até casas completas privadas.

Anker Brygge : Rorbuer tradicional bem no meio da capital de Lofoten, em Svolvaer. Super bem localizado, perto do centrinho. Oferece rorbuers com vista para cidade e para as montanhas.

Tobiasbrygga: Localizado na aldeia piscatória de Henningsvær, o Tobiasbrygga disponibiliza apartamentos à beira-mar com acesso Wi-Fi gratuito e uma cozinha totalmente equipada.

Aurora boreal nas Ilhas Lofoten

A aurora boreal é uma das principais atrações que as Ilhas Lofoten têm a oferecer e é justo dizer que estão entre os fenômenos naturais mais espetaculares que nosso planeta tem a oferecer.

O norte da Noruega, e em particular as Ilhas Lofoten, é um dos lugares perfeitos para contemplar a Aurora Boreal. A experiência se torna ainda mais espetacular quando você está cercado por montanhas incríveis ou praias árticas intocadas.

Há diversos pontos incríveis para fotos de aurora boreal em em Lofoten, como por exemplo na ponte de Hamnoy, em Reine, ou até nas praias de Unstad e Haukland por exemplo.

É possível contemplar a aurora boreal nas Ilhas Lofoten de setembro até meados de março e claro depende das condições do tempo de cada dia. Lembre-se de que o céu precisa estar claro para ver esse fenômeno, portanto, fique de olho na previsão.

LEIA nosso artigo completo: Aurora boreal na Noruega: Melhores lugares, tours e dicas!

LEIA também: Melhores hotéis para ver Aurora Boreal na Noruega

Série Ilhas Lofoten no Youtube

E pra você que quer saber ainda mais sobre as Ilhas Lofoten e já ficar comum gostinho do que vai encontrar por sua viagem por lá, temos uma série sobre as Ilhas Lofoten no youtube com 5 episódios para maratonar tudo sobre os principais pontos desse lugar mágico da Noruega.