Machu Picchu chamada também de ” cidade perdida dos incas” é um dos sítios arqueológico mais importantes do mundo. Esta localizado no topo de uma montanha a 2400 metros de altitude, a 112 km da cidade de Cusco.  Fica cercado por várias e enormes montanhas e foi construída entre os anos 1450 e 1540 mas foi abandonada pelo seus habitantes, por este motivo a cidade ficou encoberta por vegetação durante muito tempo, e em 1911 foi descoberta por um explorador norte- americano, sendo então considerada Patrimônio da Humanidade, e em 2007 entrou para lista das 7 maravilhas do mundo moderno.

O parque ecológico de Machu Picchu abre das 6h as 17h, a entrada custa S/128 (S/64 para estudantes) (2015), isso sem inclusão da subida ao Huayana Picchu, a montanha que reina soberana em frente ao Machu Picchu. O valor que se paga a mais pela subida é de S/24, o que deve ser feito no momento de comprar o ingresso para o Machu Picchu Onde também devera escolher um horário de entrada: entre as 7h-8h ou 10h-11h, o segundo horário costuma ser melhor. Em Cusco você pode comprar seu ingresso na sede do Dircetur. No site www.machupicchu.gob.pe é possível consultar a quantidade de tickets disponíveis para o dia.

Escolhemos a forma mais econômica de ir a Machu Picchu entre diversas opções. Entre as diversas opções como trem,trilha inca, trilha Salkantey,  escolhermos o caminho da Hidroelétrica, hoje conhecido por diversos mochileiros e é a forma mais econômica de chegar a Águas Calientes, Então com a mesma empresa que compramos o pacote para o Vale Sagrado dos Incas, também compramos o transporte até Santa Tereza. Na agência Pumas Trek Peru fechamos pacote de transporte até Hidroelétrica através de uma van, mais duas hospedagens em Águas Calientes e ingresso do Machu Picchu + Huyana Picchu por US$220 para duas pessoas.

Na verdade tivemos que ficar dois dias a mais em Cusco por que queríamos por toda lei subir a Huyana Picchu e os ingressos esgotam muito rápido (considerando isso fora de temporada).

Deixamos nossos mochilões guardados no hostel, e saímos bem cedo de Cusco com destino a Hidroelétrica, percorrendo um caminho de 8 horas mais ou menos.O percurso é tranquilo até uma parte, mas depois começa estradas de chão, cheios de curvas e com abismo do lado, e os motoristas parecem não ter medo! Chegando você pode escolher ir caminhando pelo trilho do trem até Águas Calientes ou tomar um trem, (obvio que fomos caminhando para economizar também), o caminho dura cerca de 2 horas.

Chegando em Águas Calientes, fomos até a praça da cidade onde o guia nos indicaria o hostel que ficaríamos na cidade, já esperávamos  algo não muito bom e acertamos, mas tudo bem! Ganhamos a janta do dia que chegamos, e após fomos pro hostel dormir pois no outro dia tínhamos caminho longo pela frente. Tem a opção de ir de ônibus até a entrada do Machu Picchu porém escolhemos fazer a subida (ingrime) a pé para economizar também.

Saímos por volta as 4h da manha do hostel e fomos até a primeira entrada, onde começa a caminhada até a entrada mesmo do parque. Demoro cerca de 1 hora, e é muito cansativo, muito mesmo! Tem que ter pique para quem quer subir a pé, Chegando você recompõe suas energias e aguarda pelo guia para começar a vista. Com certeza é necessário um guia (nosso guia já estava incluso), pois se não você se perde em meio a tanta coisa.

As 8 horas tínhamos que ir até a entrada do Huyana Picchu para subi-la. É realmente incrível, MAS um recado muito importante, não tenha vertigens, muito menos medo! Porque são subidas inclinadíssimas com “meios” degraus as vezes nem isso, e um cabo de aço para se segurar. Mas quando chega lá em cima, a gente se perde nos suspiros com a visão mágica que se tem! Vale muito a pena, e indicamos comprar a subida! Por mais que tenhamos ido nessa horário mais cedo, esperamos um pouco e a serração já foi subindo, podendo então observar todo o Machu Picchu.

Como optamos por ficar duas noites em Águas Calientes para poder aproveitar mais o Machu Picchu, podiam os ficar a vontade o resto do dia caminhando por lá. (Ponto positivo de uma a noite a mais). Percorremos vários lugares lá, como a ponte Inka que se percorre por uma caminhada leve beira a um penhasco, oferecendo uma vista fantástica do Rio Urubamba. Tinha opção ainda de ir até o Templo do Sol e da Luna, mas não se aguentávamos mais em pé, depois do trajeto todo que andamos naquele dia, optamos por sentar um pouco e curtir a paisagem que nos cercava.

No meio da tarde começamos então a decida até Águas Calientes, e fomos para hostel descansar.No outro dia de manhã acordamos cedo para volta a Hidroelétrica onde a van novamente nos pegaria para ir de volta a Cusco. Quase na Hidroelétrica paramos para almoçar em um restaurante a beira do trilho do trem, pagamos S./23 por dois almoços e uma coca cola. Mas acho que o barato saiu caro pelo menos pra Kiara, que combinado com a volta naquelas estradas tortuosas resultou em um belo enjoo e um “passar mal inacreditável”. Nem dramin, nem plasil, NADA resolveu! Podia tomar qualquer coisa em qualquer quantidade que nada resolveu, resumindo, até Cusco 8 horas passando mal! Em Cusco permanecemos mais uma noite no hostel que já havíamos comentado no post anterior, e no outro dia partimos para Copacabana na Bolívia, pagamos S./160 para duas pessoas.

Caminho a partir da hidroelétrica até Águas Caliente pela linha do trem

Machu Picchu

Huayana Picchu

Nas fotos abaixo podemos ver a vista que se tem de cima da montanha Huayana Picchu