Você sabia que existem países preparados, com todo cuidado, para abrigar nômades digitais? No post de hoje, você confere mais sobre essa ideia que tem atraído cada vez mais pessoas.

Nômade digital – o que é?

Mas, primeiro, o que significa nômade digital? Esse termo refere-se aos profissionais que possuem a liberdade de trabalhar à distância, ou seja, viajando pelo mundo.

Portanto, basta ter acesso à internet e trabalhar de qualquer lugar, seja dentro de uma cafeteria em Nova York, ou em uma das ilhas mais belas da Tailândia!

Mas, dentro dessa questão, surgem problemas como os custos para manter essas viagens, e a dificuldade de conseguir entrar, de forma legalizada, em alguns países.

Principalmente se o nômade digital pretende passar mais de 3 meses como turista em outro país.

Sendo assim, viemos te mostrar hoje os 5 melhores países para os nômades digitais!

Acredite, esses lugares contam com ótimas estruturas para receber esse tipo de profissional, servindo como uma espécie de casa temporária, com conexões à internet em qualquer lugar, espaços para coworking e, o principal, preços muito acessíveis para se passar muito tempo por lá!

5 melhores países para nômades digitais

Confira a seguir os 5 melhores países para quem decide se aventurar no nomadismo digital:

1 – Tailândia

Esse país não poderia ficar de fora da lista! A Tailândia possui cidades como Chiang Mai e Bangkok, que são perfeitas para os nômades digitais.

Chiang Mai, sem dúvida, é o destino principal pois, basicamente, essa cidade é a mais conveniente do mundo para se morar.

Lá, você pode chegar sem nada planejado e, em questão de pouquíssimas horas, encontrar uma hospedagem por USD $100 mensais, internet rápida em todo lugar, lojas que ficam abertas 24 horas, restaurantes muito baratos e vários espaços de coworking espalhados pela cidade.

Por isso, hoje Chiang Mai é conhecida mundialmente como “A Capital dos Nômades Digitais”.

Outro lugar muito interessante para os nômades na Tailândia é Bangkok, uma cidade moderna, que conta com uma estrutura excelente para os nômades digitais.

Além de comida barata e de qualidade. Como se não bastasse, a internet também é bem rápida, e há vários locais com ótimas estruturas para receber nômades digitais, como cafeterias e coworkings.

Night Bazar em Chiang Mai
Night Bazaar em Chiang Mai

2 – Portugal

Em segundo lugar temos Portugal, um país que está na moda já faz um tempo, e por motivos justos. Muitos brasileiros, inclusive, estão buscando pela cidadania portuguesa, e se mudando para lá.

Afinal de contas, é um destino muito conveniente para nós: facilidade com a língua, um dos países mais em conta para se viver na Europa, e facilidade para conseguir os vistos.

Quando falamos em nômades digitais em Portugal, a cidade de Porto se destaca por conta da alta qualidade de vida que pode oferecer, a custos bem mais acessíveis do que cidades como Lisboa, por exemplo.

No entanto, a capital não deixa de ser uma ótima opção também! Por lá, você encontra gastronomia do mais alto nível e paisagens maravilhosas por todo lado.

Cidade de Porto em Portugal
Porto, Portugal – Foto: Pixabay

3 – Argentina

A Argentina é outro lugar que os brasileiros estão buscando cada vez mais. Bem pertinho de nós, o país é uma boa opção para os nômades digitais dada à sua proximidade, os ares europeus que pairam sobre o país, uma maior facilidade com a língua e os acordos do Mercosul, que garantem um sistema de saúde universal para os brasileiros.

Além disso, a desvalorização da moeda frente ao real é uma outra grande vantagem para os nômades digitais!

E por lá, a questão do trabalho remoto já é muito mais avançada, o que está fazendo com que cidades como Buenos Aires, invistam cada vez mais em tecnologias e espaços para os nômades digitais.

Puerto Madero em Buenos Aires
Puerto Madero em Buenos Aires – Foto: Pixabay

4 – Malásia

Talvez você não esperasse que a Malásia fosse ocupar a quarta posição, mas já parou para pensar no quão calma, com baixo custo de vida e quantas paisagens exuberantes a Malásia pode oferecer aos turistas?

Lá, a cidade de Kuching é a mais procurada, por estar longe do agito, sem trânsitos imensos e ser uma das cidades mais limpas da Ásia.

Além disso, é possível encontrar comida bem barata e ela se localiza próximo ao mar, o que é muito vantajoso. Principalmente com a isenção de 6 meses de visto que os brasileiros possuem no país!

Kuala Lumpur - Malasia
Kuala Lumpur, Malásia – Foto: Pixabay

5 – França

Por fim, outra ótima opção para os nômades é a França. Hoje, existe um acordo com o país que permite que jovens brasileiros, com idade entre 18 e 30 anos, possam passar até 1 ano morando no país com o visto de férias-trabalho.

De lá, você pode conhecer todos os outros países europeus com facilidade, viajar legalmente dentro da União Europeia, e desfrutar dos intensos ares europeus!

A única questão em relação à França é que ela é uma opção com o custo de vida mais caro do que as anteriores. Além disso, para o acordo citado acima, há a necessidade de comprovar que o indivíduo possui 2500 euros na conta.

Entretanto, para quem procura uma opção mais sofisticada, a França é um ótimo lugar, possuindo as mais altas tecnologias, espaços de coworking e internet muito veloz.

Além de conseguir unir o mundo digital a ambientes clássicos e tradicionais, tornando as experiências de trabalho muito mais interessantes.

Paris Franca com Torre Eifel ao Fundo
Paris, França – Foto: Pixabay