Confira aqui as principais informações sobre o Mercado Flutuante Dammoen Saduak e o Mercado do Trem Maeklong na Tailândia.
A Tailândia é um dos principais destinos de viagem no mundo todo! O fluxo de turistas no país tem aumentado muito nos últimos anos, principalmente por conta das praias paradisíacas da região, a cultura rica, a gastronomia forte, as festas e os passeios diferenciados que não encontramos em qualquer lugar!
Pensando nisso, trouxemos aqui duas opções de passeios para você investir caso visite Bangkok. Ambos são mercados totalmente fora dos padrões tradicionais que conhecemos: um deles é o Mercado Flutuante Damnoen Saduak, e o Mercado do Trem, ou Maeklong.
Enfim, confira abaixo sobre cada um, como chegar e quanto custa essa aventura!
Mercado Flutuante Damnoen Saduak na Tailândia
Se você vai para Bangkok, não pode deixar de visitar o mercado flutuante Damnoen Saduak! Existem diversos mercados como esse pela cidade. Porém, esse é um dos mais procurados e frequentados por turistas durante os tours pela região.
Existe toda uma história por detrás dessa estrutura. Os mercados flutuantes foram montados dessa forma pois, antigamente, o comércio na região era feito através de vias fluviais. Ou seja, por rios!
Dessa forma, todo o desenvolvimento da Tailândia foi feito através desses diversos rios que cruzam o país, possibilitando a travessia e o comércio de bens através do Oriente todo, se expandindo até o Ocidente.
O mercado de Damnoen Saduak está, mais ou menos, 105 km da cidade de Bangkok, localizado na vila que recebe o mesmo nome do mercado.
Turistas, guias e tailandeses dizem que esse mercado é o contato mais próximo com a vida tradicional tailandesa: uma multidão de vendedores e visitantes que flutuam através de barcos, comercializando entre si.
O barco navega pelos canais estreitos do mercado a remo, já que o motor não é permitido por conta do tráfego parado. Mas você pode navegar com os barquinhos por outras regiões da cidade também, aproveitando para ver as paisagens e ligar o motor!
Além disso, você pode visitar muitas lojas, alugar quartos em pousadas e almoçar nos restaurantes da redondeza.
Enfim, é um lugar exuberante e maravilhoso para se conhecer, principalmente por ser possível entender sobre como é a vida na Tailândia, e escutar um pouco sobre a história do local.
O Que Você Encontra no Mercado Damnoen Saduak?
No mercado flutuante, você pode encontrar uma variedade de coisas, é como se fosse um dos nossos tradicionais “camelôs”.
O complexo é composto por diversas barracas e barcos com produtos, lanchonetes, lojas e pontos de embarque. Você pode comprar desde frutas até quadros pintados à mão, roupas, carnes e peixes!
Mercado do Trem Maeklong
Da mesma forma que a atração anterior, o mercado Maeklong possui um design completamente diferente do convencional. O Mercado do Trem na Tailândia, conhecido como Maeklong, ou Maeklong Railway Market, acontece nos trilhos de um trem!
Apesar do grande fluxo de turistas, o mercado abre todos os dias, e serve para abastecer o comércio da região e da população que mora ali. Portanto, é uma ótima oportunidade para viver, por um dia, a vida de um tailandês!
O mercado Maeklong fica a cerca de 70 km de Bangkok, na província de Samut Songkhram, está literalmente localizado nas margens dos trilhos da ferrovia que vai de Bangkok a Maeklong e apesar de bastante visitado por turistas é muito utilizado pelos locais.
Ao fundo e cada vez mais perto você escuta o aviso sonoro comunicando que em poucos minutos o trem irá passar ali. É o aviso para que os comerciantes recolham suas barracas e removam todos seus produtos do trilho do trem. Algo já automático realizado diversas vezes por dia, cada vez que o trem passa – cerca de seis vezes.
É uma mistura de tailandeses retirando seus produtos, com turistas pegando suas câmeras na tentativa de capturar a melhor foto, alguns gritando com os desavisados que ainda permanecem sobre o trilho. Uma confusão relativamente organizada pode-se dizer. Ao final da passagem do trem, em poucos minutos está tudo retornando ao normal e as barracas e produtos montados e espalhados novamente como se nada houvesse acontecido por ali. Isso é o tipo de experiência única que a Tailândia te proporciona.
Portanto, se você for a Bangkok não pode perder a oportunidade de ver esse mercado de perto!
O Que Você Encontra no Mercado Maeklong?
De tudo e mais um pouco! Como citado, o mercado serve para abastecer a região. Por isso, você poderá encontrar todos os itens mais tradicionais dos mercados da Tailândia, desde roupas até frutas e carnes. Além disso, pode comprar também artesanatos, doces tradicionais da região e lembrancinhas para trazer na volta!
Como Chegar no Mercado Flutuante e Mercado do Trem na Tailândia
Para visitar os mercados, você pode optar por fazer um tour privado através de agências. Aliás, elas oferecem os dois passeios no mesmo dia.
As agências te proporcionam um tour bem turístico, e passam por Maeklong e Damnoen Saduak em sequência.
Você encontra opções que saem, principalmente, de Bangkok. Por isso, o ideal é que você planeje o passeio com antecedência. Assim, poderá verificar os pontos de embarque disponíveis para cada tour oferecido pelas agências, sendo que muitas vezes passam no seu hotel.
Existe também a opção de ir sozinho. Porém, neste caso, você precisará tomar mais cuidado, principalmente se ainda não conhece nada sobre as regiões.
Você pode pegar uma van pública, e se locomover para os destinos. Mas, nesse caso, você terá que pagar o barco no mercado flutuante à parte.
Caso você vá para a Tailândia com uma agência brasileira, você pode verificar se eles possuem um tour pelos mercados. A maioria das agências oferece o passeio, e você já sai do Brasil com tudo planejado!
Mas, caso não tenha certeza, você pode encontrar várias opções de tour lá em Bangkok mesmo!
Valor Médio
Para visitar o mercado flutuante na Tailândia, no GetYourGuide, você consegue encontrar pacotes com preços a partir de USD 33, mas que variam de acordo com o tamanho do grupo de pessoas.
O passeio dura cerca de 5 horas, e inclui:
- Pick up e drop off no seu hotel;
- Um guia particular qualificado experiente em inglês;
- Micro-ônibus e motorista privados;
- Passeio de barco de cauda longa;
- Fruta local e lanche para degustação no mercado.
É um passeio bem completo onde todo o suporte é oferecido. A vantagem principal de ir com uma agência, é que eles montam todo o tour de forma turística e bem organizada.
Além de estarem disponíveis para eventuais imprevistos, e disponibilizarem o guia fluente em inglês (muitos tailandeses não falam inglês, o que por fim pode dificultar um pouco caso você queira ir sozinho e não saiba falar tailandês).
Guilherme
Explore destinos incríveis, com dicas imperdíveis no blog. Descubra o mundo a partir de outros olhares, fuja dos roteiros comuns e se inspire para sua próxima jornada.