Otavalo é uma cidade pequena localizada a mais ou menos 3 horas de Quito.  A cultura indígena é bem preservada, e é perceptível logo ao chegar. Os moradores locais usam vestimentas características, repletas de cores e detalhes. Seu principal atrativo é o mercado de artesanatos indígena que se encontra diariamente na Plaza dos Ponchos.

Um mercado a céu aberto cheios de barraquinhas que são montadas todos os dias de manhã cedinho e ficam até começo da noite, contendo labirintos coloridos cheios de artesanatos como blusões de alpaca, gorros andinos, mantas, cachecóis, toalhas, redes, esculturas, pinturas, de tudo um pouco.

A dica chave para ir ao mercado é praticar a “pechincha”(chore, chore, chore) que você consegue artesanatos até por $10 a menos.

De todos os mercados de artesanatos que havíamos conhecido até agora, esse foi a que realmente de cair o queixo e deixamos nos “perder” um pouco e gastamos uns “dolarzinhos”. Como a maioria das coisas são produzidas em Otavalo mesmo, costuma ser mais barato que em outros mercados. Uma outra dica importante é sempre pesquisar antes, e nunca comprar na primeira que parar para olhar, pois as vezes no lado ou no outro corredor a mesma peça saí por muito menos. Fica de olho!

Hospedagem em Otavalo – Quito

Ficamos no Hotel El Índio que fica ao lado da Plaza dos Ponchos, portanto bem localizado, e com preço razoavelmente barato. A cidade é tranquila para ser percorrida a pé, inclusive a noite. A nossa dica pra janta é o restaurante La Taberna, um lugar bem peculiar com preços bons, comida ótima, e conta com uma decoração diferentona, vale a pena conferir.

Como a nossa intenção não era ficar mais tempo na cidade, só fizemos a parada mesmo para conhecer o Mercado e no outro dia seguimos a Quito, um dia de permanência foi suficiente pra nós.