Foto da placa com o mapa do parque tayrona

Refúgio no caribe colombiano, Parque Tayrona

O Parque Nacional Natural Tayrona está localizado no caribe colombiano, um lugar fantástico nos arredores de Santa Marta. Em um lugar muito bem preservado, com varias praias e trilhas em meio à mata atlântica.

Para conhecer conhecer mais sobre Santa Marta, leia mais neste post sobre Santa Marta e suas Praias.

Como chegar no Parque Tayrona

O caminho mais comum para chegar no Parque Tayrona é por Santa Marta. Desta forma, saímos de Cartagena e a opção para chegar em Santa Marta foi utilizar o serviço de transportes MarSol, a van pega você no hostel e te deixa no próximo, é o famoso puerta-puerta, o valor do transporte foi de $42.000 COP (2014) por pessoa, opção mais econômica que encontramos.

Já em Santa Marta, para chegar ao parque é possível contratar agências. Porém, a opção mais econômica acaba sendo o transporte público. Portanto, basta ir à Calle 11 com Carrera 11, a cada 20 minutos passa ônibus em direção ao Parque Tayrona, você irá pedir para o motorista parar na entrada El Zaino, que é a entrada principal do parque, o preço da passagem foi de $6.000 COP por pessoa.

Apesar do ônibus ter quebrado na metade do caminho, após 10 minutos o motorista já arrumou e seguimos viagem... Chegando na entrada El Zaino, compramos o ticket para entrada no parque, então nos demos conta o quanto foi bom ter feito nossa carteirinha ISIC. O preço normal para entrada no parque é de $38.000 COP, com o desconto ficou por $7.500 COP... Um baita desconto! Após, você tem a opção de pegar um van para ir até Canaveral (Parqueadero), um trajeto de aproximadamente 7km que não tem nenhum atrativo, o custo da van foi de $3.000 COP por pessoa. Vale a pena pegar a van. Chegando no Parqueadero, você começa a fazer a trilha, sendo até San Juan del Cabo 8km de caminhada, passando por matas e praias, que com certeza o conjunto disso é o que faz ser uma bela trilha.
casal dentro de onibus indo ao parque tayrona

Alternativas para visitar o parque:

Opção 1: Transfer direto para o Parque Tayrona

Opção 2: Day Tour em Lancha para o Parque Tayrona

O que fazer no Parque Tayrona

mapa do parque tayrona na colombia

Partindo de El Zaino com destino final San Juan del Cabo, são 8km de caminhada, passando por dentro da mata e por praias. O lugar é muito tranquilo, inclusive a noite onde estava cheio de pessoas e na sua maioria mochileiros e alguns colombianos de férias. Vale muito a pena a visita ao parque, mas é essencial ficar pelo menos uma noite para conseguir aproveitar.

A primeira praia que chega é Arrecifes, em seguida La piscina e por último San Juan del Cabo.

  • Playa Cañaveral: é a primeira praia a partir da entrada do parque. Só passamos por ela e continuamos a trilha, já que não é permitido nadar por ser considerada uma praia perigosa.
  • Arrecifes: Essa praia está a cerca de 45min do início da trilha e é a maior praia do parque, porém é composta de recifes e pedras, além do mar agitato por isso também não é permitido nadar nessa praia.
  • La Piscina: Essa praia é mais tranquila, sendo assim é liberada para banho de mar e snorkeling.
  • San Juan del Cabo: Por fim, esta praia é a mais turística e na nossa opinião mais bonita também. Aproveite para subir ao mirante e apreciar a vista linda que tem lá em cima.
placa com informacoes a respeito do Parque Tayrona

Onde dormir

Para quem quer apreciar e imergir mais em meio a natureza tem opções para dormir dentro do parque. Existe duas opções de praia com suporte para acampamento: Arrecifes e San Juan del Cabo. A maioria das pessoas acabam ficando na segunda opção, pois a praia é mais bonita e própria para banho, ao contrario de Arrecifes que não se pode tomar banho no local pois é perigoso.

San Juan del Cabo

Foi a nossa escolha. O lugar possui uma estrutura completa, com banheiros, chuveiros e restaurante que serve café da manha, almoço e janta a preços entre $10.000-25.000 COP, possui também locker para guardar pertences pessoais, no local há uma disputada tomada, que nós desconhecíamos também, que por fim acabamos não levando carregadores. Pode-se dormir em cabanas (cerca de COP 40.000 por pessoa), redes e barracas (COP 25.000 por pessoa). Outra opção é levar sua barraca ou rede e ficar no camping (COP 15.000). 

Portanto, recomendamos a visita, o lugar é muito tranquilo, inclusive a noite estava cheio de pessoas, na sua maioria mochileiros, e alguns colombianos de férias. Vale muito a pena a visita ao parque, mas é essencial ficar pelo menos uma noite para aproveitar melhor toda natureza e as praias que o parque possui.