Se você ainda não ouviu falar das Ilhas Faroé, em breve ouvirá.
Escondido entre a Islândia e a Noruega no Oceano Atlântico Norte (e politicamente parte da Dinamarca), este grupo autogovernado de 18 ilhas vulcânicas está rapidamente se tornando um destino favorito, embora ainda pouco conhecido.
Se você adora aventuras ao ar livre em paisagens acidentadas, revigorante brisa marinha e aconchegantes vilarejos, então você vai adorar as Ilhas Faroé.
Seja explorando as ilhas de carro, a pé, de barco ou de bicicleta, a excelente infraestrutura facilita a locomoção. É um lugar incrivelmente acolhedor, com um ritmo de vida suave e uma mistura interessante de inovações modernas baseadas em tradições antigas.
Dessa forma, aqui estão 8 razões para arrumar seu casaco logo e ir visitar as Ilhas Faroé.
E se você já quer planejar sua viagem pelas Ilhas Faroé, veja esse Guia completo das Ilhas Faroé
Beleza natural impressionante
As Ilhas Faroé têm algumas das paisagens mais deslumbrantes do mundo.
É um lugar impressionante, com montanhas verdes, ovelhas por todos os lados, cachoeiras e pequenas aldeias coloridas.
Aliás falando em ovelhas, uma curiosidade muito interessante das Ilhas Faroé que sua população de ovelhas supera a população de pessoas. E acreditem, elas estão por todos os lugares.
Dirigir de carro pelas Ilhas Faroé é ter a certeza de se deparar com uma paisagem incrível a cada quilometro. E com certeza aonde tiver estacionamento você vai querer parar para fazer fotos.
Sendo um dos visuais mais incríveis o Lago Sorvágsvatn, é o maior lago das ilhas Faroé e ele que é muito famoso por sua ilusão de ótica, onde o lago parece plainar sobre o mar abaixo.
Facilidade de viagem
Apesar do fato de que a maioria das pessoas provavelmente não consegue encontrar as Ilhas Faroe em um mapa elas não são tão remotas quanto você imagina.
Sim, as Ilhas Faroé estão no meio do oceano, mas você pode obter conexões aéreas fáceis hoje em dia de lugares como Copenhague, Bergen, Reykjavik e muito mais.
Uma vez que você chega lá, é incrivelmente fácil se locomover com um carro alugado. Os sinais são fáceis de ler, túneis e pontes conectam as ilhas principais e reduzem o tempo de viagem, e as estradas são todas pavimentadas e bem conservadas. (Algumas estradas são reconhecidamente muito estreitas e sinuosas, mas a qualidade delas ainda é muito boa)
Veja aqui como chegar do Brasil a Ilhas Faroé
Você não precisa se preocupar com multidões (ainda)
As 18 ilhas têm uma população total de cerca de 50.000 habitantes – uma gota no balde em comparação com os vizinhos nórdicos Suécia e Noruega ou Islândia, com muitos turistas.
Hoje em dia com as redes sociais e os compartilhamentos fáceis e rápido de informações não podemos ignorar o fato que Instagram está contribuindo para que certos destinos fiquem congestionados com turistas tentando tirar a selfie perfeita.
A Islândia, por exemplo, ficou famosa no Instagram por causa de suas paisagens incríveis, e agora o país está lutando para descobrir o que fazer com mais turistas do que pode suportar.
As Ilhas Faroe não têm esse problema atualmente. Embora as paisagens sejam incríveis, o fato de as Ilhas Faroe permanecerem relativamente obscuras significa que não há realmente uma tonelada de turistas por lá.
Estivemos no mês de março nas Ilhas Faroé e visitamos a maioria dos atrativos com pouquíssimo fluxo.
Paraíso para fotógrafos.
As Ilhas Faroé não se parecem com nenhum outro lugar na terra.
As paisagens são realmente incríveis. Então certifique-se de explorar cachoeiras, montanhas e além disso, certifique-se de visitar diferentes aldeias intocadas com suas casas de grama que ficam ótimas nas fotos.
Certifique-se de estar com sua câmera na mão porque há atrações incríveis esperando por você em cada esquina.
Oportunidades épicas de caminhadas
Ilhas Faroé é o paraíso para amantes de uma boa caminhada.
Há caminhadas incríveis para serem feitas nas ilhas Faroé. Porém espere mudanças climáticas o tempo inteiro, então tenha cautela quando estiver em uma e o clima mudar. Algumas das trilhas podem ser perigosas em mal tempo.
Caso não se sinta seguro para fazer caminhadas sozinho, você pode encontrar caminhadas guiadas durante todo o dia do ano também.
Dessa forma, caminhadas populares incluem a trilha ao Farol Kallur na Ilha Kalsoy, uma caminhada remota em Mykines para ver papagaios-do-mar e os picos eretos de Eysturoy e também a montanha de Klakkur em Klaksvik
Veja aqui as melhores trilhas para realizar nas Ilhas Faroé
Você pode ver papagaios-do-mar selvagens (Puffins)
Além de sua aparência única, os papagaios-do-mar também despertam a curiosidade dos viajantes com seus hábitos e comportamentos surpreendentes.
Alguns ornitólogos acreditam que o papagaio-do-mar é uma das espécies de aves mais numerosas nas Ilhas Faroé.
E motivo para haver tantos são as falésias. As Ilhas Faroé são montanhosas, cheias de vales e cobertos de grama e marcadas por penhascos costeiros íngremes que fornecem lugares seguros para os papagaios-do-mar construir suas tocas e, eventualmente, botar e chocar seus ovos.
Os turistas podem ver papagaios-do-mar em Mykines, a mais ocidental das ilhas, durante os meses de verão.
Para chegar lá, você precisará pegar um helicóptero ou um barco.
Os preços para cada opção são quase os mesmos, já que o governo subsidia uma parte do valor dos helicópteros.
Isso mesmo: Helicópteros servem como transporte público para os moradores nas Ilhas Faroé. No entanto, você pode reservar apenas ida ou volta de helicóptero no mesmo dia, e outra parte do trajeto você faz de barco.
Casas charmosas com telhado de grama
As casas com telhado de grama são uma espécie de símbolo das ilhas, aparecendo em todos os lugares, desde vilarejos à beira-mar esporádicos bem como na capital de Tórshavn.
Os faroenses usam o estilo arquitetônico para proteger as habitações do clima chuvoso (300 dias chuvosos por ano não é brincadeira).
Possibilidade de ver aurora Boreal
As Ilhas Faroé oferecem excelentes vistas da aurora boreal
A aurora boreal ocorre principalmente durante o inverno, e o melhor período é de novembro a fevereiro.
As Ilhas Faroé estão ao norte o suficiente para ver as luzes do norte, então, com um pouco de sorte, você pode experimentar esse fenômeno incrível.
Para aumentar as chances de ver a aurora boreal, é recomendado que você saia da cidade, pois as luzes da cidade dificultam a visualização da aurora boreal.
Guilherme
Explore destinos incríveis, com dicas imperdíveis no blog. Descubra o mundo a partir de outros olhares, fuja dos roteiros comuns e se inspire para sua próxima jornada.