A cidade de Split, na Croácia, fica localizada na costa do mar Adriático. Ela é a segunda maior cidade do país, ficando atrás apenas da capital.

Muitos anos atrás, a cidade era o abrigo de um povoado bem pequeno, e que não tinha tanta importância para o país. No entanto, isso mudou muito depois da chegada do imperador Diocleciano.

Ali na cidade, foi construído o palácio do imperador, por volta dos anos 293 e 305 d.C. Hoje em dia, a região do castelo abriga o centro antigo, que continua muito bem preservado, o que atrai muitos turistas.

Se você está viajando para a Croácia e quer montar um roteiro de viagem bem legal, então, além de Dubrovnik, você também não pode deixar de colocar Split no seu trajeto.

Então, para te ajudar nessa tarefa, preparamos esse guia rápido sobre a cidade, com os principais pontos turísticos que você precisa conhecer.

Enfim, continue a leitura para conferir todas as nossas dicas, e conhecer um pouquinho mais dessa cidade incrível na Croácia.

Conheça também outros destinos para visitar na Croácia:
- Roteiro pela Croácia: conheça o melhor do país!
- Dubrovnik: Guia completo de Dubrovnik
- Hum: Menor cidade do mundo fica na Croácia – Hum
- Ilha de Korcula: Ilha de Korcula - tudo o que você precisa saber
- Rovinj: Rovinj na Croácia - O que fazer e onde ficar
- Pula: O que fazer em Pula na Croácia
- Zagreb: Zagreb, capital da Croácia

Breve histórico de Split

O ponto alto de Split, é que a cidade conseguiu se manter bem preservada desde que foi fundada.

Para se ter ideia da importância da cidade para a região, por volta do ano de 614, o palácio do Imperador chegou a abrigar refugiados de Salona, uma pequena cidade que ficava bem próxima, mas acabou sendo devastada pelos eslavos.

Ainda hoje, as ruínas de Salona continuam por lá para quem quiser visitar.

Aliás, o palácio do imperador é considerado como um dos que ficaram mais bem preservados na região do mundo romano.

Grande parte das construções da cidade datam da Idade Média e do período Renascentista.

A cidade de Split é muito usada como base para visitar algumas das ilhas mais sensacionais de todo o mar Adriático, incluindo Korcula, Brac, Vis, Solta e Hvar.

Tanto a Croácia como a cidade de Split, passaram por diversos momentos históricos conturbados. Mas, hoje em dia, o país é um dos mais novos, conseguindo a sua independência apenas nos anos 90.

O que fazer em Split?

A cidade de Split oferece aos turistas opções bem diferentes de passeios. Para alguns, Split é uma das melhores cidades para se hospedar durante uma visita à Croácia.

Há opções de passeios de barco, que levam os turistas para conhecer as Ilhas da região, além de diversos monumentos históricos e com alto valor para os croatas, como o Palácio de Diocleciano, acompanhado do calçadão à beira-mar.

O Centro Histórico da cidade também não pode ficar fora do roteiro de passeios por Split. Ele se localiza dentro dos muros do Palácio. Aliás, mesmo existindo há muitos anos, continua perfeitamente conservando, criando a experiência de voltar milhares anos no passado.

De forma geral, montar um roteiro por Split é uma tarefa bem fácil, pois a cidade não é muito grande. Mas, sem dúvida, vale muito a pena conhecer o charme do local.

Um ponto muito positivo de Split, é que a cidade consegue oferecer uma experiência incrível aos turistas por um preço bem mais acessível do que as ilhas da região, como Hvar, que, provavelmente, se tornou a ilha mais visitada e desejada de toda a Croácia.

Além disso, pela cidade, é possível encontrar opções de acomodações e de restaurantes por um preço bem melhor, mesmo com os pontos turísticos que abriga.

Mas o bom de Split é que a cidade garante fácil acesso para as ilhas, que costumam ter uma vida noturna bem agitada.

Mas, ao voltar para Split, os visitantes encontrarão a cidade bem calma e tranquila, perfeita para relaxar e renovar as energias para o próximo dia.

Mais atrações

Além de tudo isso, a cidade consegue acrescentar no roteiro muita história, estampada em todas as esquinas da cidade, que são usadas por lojas e restaurantes que movimentam a economia do local.

Andando pelas ruas, você encontrará o romano e o medieval compartilhando o mesmo espaço e a mesma história. Com isso, eles criam uma experiência que não é possível encontrar em outra parte do mundo.

Portanto, lá é possível visitar monumentos, fazer passeios de barco, experimentar a comida local, ir ao museu e almoçar em restaurantes que, hoje, ocupam as ruas do que antigamente foi um pequeno vilarejo medieval.

Principais pontos turísticos de Split

Então, agora que você já sabe como Split é uma cidade encantadora, e cheia de história para te apresentar, confira quais são os principais pontos turísticos da região:

Vista da Torre do Relogio em Split
Vista da Torre do Relogio em Split

Palácio de Dioclesiano

O Palácio de Dioclesiano é simplesmente uma obra de arte em formato de uma arquitetura milenar. Lá, você consegue perfeitamente notar a união do antigo com o novo, sendo que as ruas se tornam belos labirintos, que ligam todos os edifícios.

O palácio data do ano de 305 d.C., representando bem o comecinho da história romana. Pelo histórico, afirma-se que ele foi construído para abrigar o Imperador Dioclesiano, após a sua abdicação por conta de problemas de saúde.

O palácio tinha o papel de servir como morada do Imperador, como uma fortaleza e como uma vila para a região. Os súditos viviam dentro das muralhas do Castelo, de forma a proteger todo o seu povo.

Nos limites do palácio, foi construído um mausoléu, onde seu corpo foi enterrado. Os turistas podem visitar o túmulo, que se encontra até hoje na cidade e, agora, está dentro da Catedral de São Dômnio.

Alguns artefatos egípcios foram colocados no mausoléu, incluindo esfinges.

Palácio de Diocleciano de 1,5 horas e excursão a pé pela cidade velha

Excursão a pé de 1,5 horas pela Cidade Velha e Palácio de Diocleciano

Catedral São Dômnio (Katedrala Svetog Duje)

Outro ponto turístico que não pode faltar no seu roteiro por Split, é a Catedral São Dômnio. O local é cheio de arcos romanos, fazendo você voltar na história.

Ela foi construída como o Mausoléu do Imperador, e seu corpo encontra- se enterrado no local até hoje. Atualmente, a Catedral é utilizada como uma igreja católica da cidade.

São Dômnio foi o santo padroeiro da cidade. Segundo a história, o imperador mandou matá-lo por ser cristão e, hoje, a Catedral recebe o seu nome.

A Catedral é bem fácil de ser encontrada, ficando bem próxima de uma praça cheia de restaurantes. O prédio da Igreja tem formato octogonal, com uma torre que foi construída apenas no ano de 1100.

Vista da Catedral Sao Domnio em Split

Museu da Cidade

O Museu da Cidade, em Split, fica dentro das ruas do Palácio. Por lá, você pode encontrar documentos antigos, moedas, objetos que fizeram parte da história, utensílios e muito mais.

Lá dentro existe, ainda, uma capelinha, onde alguns casamentos são realizados, e acompanhados de uma festa no terraço com vista para o mar.

Riva (calçadão de Split)

O calçadão de Split, que recebe o nome de Riva, fica localizado à beira mar, e é repleto de ótimos restaurantes e barzinhos para quem quer aproveitar uma boa comida croata.

Vale a pena parar para tomar um cafezinho a tarde, ou anoitecer no calçadão experimentando uns bons drinks.

Visitar as praias de Split

As praias em Split são cercadas por casas e por muito verde, bem diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil.

Dentre as praias da cidade, a Bačvice Beach é uma das mais conhecidas e acessíveis, pois é possível chegar até ela caminhando.

Mas, se você quiser beleza, vale a pena conhecer as praias das ilhas, principalmente a de Hvar.

O ponto alto das ilhas é a vida noturna. Portanto, se você quer muita diversão em Split, pode pensar em passar uma noite por lá.

Ambas as opções são repletas de bares e belos restaurantes, que acompanham as águas bem azuis que cercam toda a Croácia. Portanto, vale muito a pena separar uma tarde ou uma manhã para conhecer as praias, ou visitar as ilhas de Split!

Outra ótima opção de praia é a Uvala Kašjuni Beach, que fica um pouco mais afastada do centro da cidade, mas com águas bem cristalinas e poucos turistas.

Ela fica bem próxima da montanha Marjan, sendo necessário andar cerca de 40 minutos para chegar até ela. No entanto, tem uma faixa de areia bem grande, e o mar tem uma beleza sem igual.

Praia em Split - Croacia

Marjan

Por fim, Marjan é uma espécie de parque florestal de Split, localizado em uma colina que serve de fundo para a costa da cidade.

De lá, os turistas conseguem ter as vistas e paisagens mais bonitas de Split, com várias trilhas que levam até o topo da montanha. Além disso, no caminho, você encontrará muitas capelas de pedras e restaurantes para se refrescar.

Mas a melhor parte de Marjan é o Café Bar Vidilica, que promete te entregar a vista de um pôr do sol que você nunca mais esquecerá.

Viagens de um dia a partir de Split

Parque Nacional dos Lagos Plitvice

O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice também deve estar na sua lista de coisas para fazer na Croácia, e é possível fazendo um bate e volta a partir de Split.

Este parque deslumbrante é um Patrimônio Mundial da UNESCO que apresenta lagos cristalinos, cachoeiras em cascata, florestas exuberantes e uma infinidade de vida selvagem. 

Além disso o parque abriga mais de 320 tipos diferentes de borboletas e mais de 150 espécies de pássaros. Muitos passeios o levarão ao Parque Nacional dos Lagos de Plitvice se você não quiser fazer a viagem por conta própria.

Excursão de dia inteiro ao Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Excursão guiada de um dia pelos lagos de Plitvice com ingressos

Passeio diurno autoguiada pelos lagos de Plitvice com passeio de barco

Parque Nacional KRKA

O Parque Nacional KRKA é o segundo mais visitado do país. Ele tem vegetação nativa, conta com locais apropriados para banho e as cachoeiras são realmente lindas.

Mas, para aproveitar um passeio mais aventureiro, você pode fazer uma trilha no parque. Para isso, existe até uma passarela de madeira com 2 Km de distância, para quem quiser se aventurar mais perto das belezas naturais.

As excursões para o Parque Nacional saem de várias cidades próximas. Assim, você pode aproveitar um dia inteiro só nesse passeio. Veja algumas opções de bate e volta abaixo:

Viagem diurna ao Parque Nacional de Krka com passeio de barco

Excursão às cachoeiras de Krka com barco, natação e tempo livre

Cachoeiras de Krka, excursão gastronômica e de degustação de vinhos

Dubrovnik

Um dos destinos mais conhecidos e cobiçados da Croácia também pode ser visitado em uma viagem de um dia partir e Split embora não seja o ideal, pois na cidade há muitos atrativos para serem feitos. Mas caso você esteja com o roteiro apertado, essa é uma opção.

Excursão de 1 Dia a Dubrovnik saindo de Split ou Trogir

Dubrovnik Full-Day Tour de Split ou Trogir

Passeios de barco

A partir de Split também é possível fazer passeios de barco de um dia em ilhas próximas. Veja abaixo algumas opções

De Split e Trogir: viagem diurna de 5 ilhas com entrada na caverna azul

Split: Cruzeiro de Catamarã de 1 Dia p/ Ilhas Hvar e Pakleni

De Split: Lagoa Azul de meio dia e passeio de barco pelas 3 ilhas

Cruzeiro pelas ilhas Brač e Šolta

Onde ficar em Split

A cidade velha de Split é o melhor lugar para ficar em Split se você gosta de estar no coração de tudo. A cidade velha também é uma ótima área para ficar em Split pela primeira vez. 

Diocletians Heart Apartment: situado perto dos atrativos de Split. Uma opção econômica, sendo um estúdio com cozinha e banheiro privativo.

Downtown Hostel: oferece quartos em dormitórios ou privativos. Uma das opções mais econômicas para o centro de Split.

byGRACE Apartment: oferece estúdios super bem decorados com vista para cidade de Split, possui uma pequena cozinha privativa e banheiro com banheira.

Oblivion Luxury Rooms: . Situado num edifício ligado ao Palácio de Diocleciano, tem ótima localização. Os quartos são aconchegantes e bem decorados.

ID Regal Residence: Localizado a 200 metros do Palácio de Diocleciano, oferece quartos modernos e confortáveis, a preços moderados.

Kastel 1700 Boutique Hotel: localizado no centro de Split, oferece quartos com vista pra cidade – uma das principais praças de split, a preços moderados.

Recursos de viagem para Split na Croácia

Você encontra as melhores opções de hospedagem em Booking. Clique aqui para procurar o lugar para ficar em Split

Encontre as melhores ofertas de voos para Croácia clicando aqui. 

Nunca viaje sem seguro viagem de viagem, você nunca sabe o que pode acontecer e é melhor prevenir do que remediar. Você pode ver opções de seguro viagem para Croácia aqui.

Recomendamos participar de tours organizados para conhecer melhor o local e visitar mais lugares durante sua viagem. Você pode encontrar uma grande variedade de passeios em Split no Get Your Guide – clique aqui.