Praga, o coração da Europa e a capital da República Tcheca, é uma das cidades mais bonitas do mundo.

A cidade das cem torres tem seus lugares geniais, e um grande número de atrações, lugares e atividades imperdíveis que mantêm milhões de viajantes que chegam a Praga ocupados durante todo o ano.

Desde ruas de paralelepípedos seculares, pontos turísticos como a Praça da Cidade Velha, a Ponte Carlos ou o Castelo de Praga até atrações mais alternativas e não tão populares entre os turistas.

Reunimos um guia de viagem detalhado de Praga com todas as nossas dicas das melhores coisas para fazer , para que você possa planejar e preparar perfeitamente suas férias. Claro, como sempre, também incluímos algumas ótimas recomendações de hotéis neste guia de viagem.

Cidade antiga de Praga
Praga na Republica Tcheca
Veja também outros artigos sobre Praga:
- Bate e Volta saindo de Praga – República Tcheca
- Onde ficar em Praga
- Como ir do aeroporto de Praga ao centro da cidade
- O que fazer em Cesky Krumlov na República Tcheca
- Roteiro pela Europa: tudo o que você precisa saber!

Como chegar em Praga na Republica Tcheca

De avião

Praga tem apenas um aeroporto, que é o Václav Havel, que possui dois terminais e fica a mais ou menos 16 quilômetros de distância do centro da capital da República Tcheca

A partir do Brasil é possível chegar a Praga através de diversas companhias aéreas, após conexões em cidades europeias.

Recomendamos pequisar passagem aéreas na Kiwi, que sempre oferece as melhores opções e custo beneficio!

Como ir do aeroporto de Praga para o centro da cidade

Se você está planejando sua viagem a Praga , é provável que sua primeira parada seja no Aeroporto Vaclav Havel de Praga.

Dependendo do seu itinerário em Praga e orçamento de viagem, você pode escolher entre vários meios de transporte para chegar ao centro de Praga com eficiência, como táxi, Uber, aluguel de carro, de ônibus ou você pode usar a opção mais econômica, o transporte público.

Você pode considerar pegar este Transfer Privado do Aeroporto de Praga com preços razoáveis ​​ou este Transfer Compartilhado do Aeroporto de Praga mais barato .

Alternativamente, também é possível pegar um Uber do Aeroporto de Praga. Mas caso queira a opção mais barata a melhor forma usar o transporte público.

 O ônibus mais comum é o número 119, que o levará a Nadrazi Veleslavin, onde você deve descer e mudar para o metrô.

Para informações mais detalhadas, leia nosso guia detalhado sobre Como ir do aeroporto de Praga ao centro da cidade. Acreditamos que você achará útil

De trem

Caso você já esteja viajando pela Europa você pode optar, além do avião, pelo trem como meio de transporte. Porém nem sempre é a forma mais barata e rápida.

Usamos trem para nos locomover entre Viena e Praga e entre Praga e Budapeste por exemplo, e gostamos embora as vezes tenha atrasos. Gostamos do serviço da RegioJet.

Se você esta viajando de maneira econômica, sempre compare os valores, de trem, ônibus e voos de companhia de baixo custo para analisar qual vale mais a pena.

De ônibus

Outra maneira de chegar em Praga caso a intenção seja economia é o ônibus.

Há companhias por exemplo com Flix Bus que oferecem várias rotas a partir de países da região.  Por exemplo há passagens de Viena para Praga por 15 euros. A partir de Budapeste em torno de 20 euros, entre outros destinos.

Onde ficar em Praga – Melhores opções

Praga, a capital da República Checa, tornou-se nos últimos anos um destino de visita obrigatória e, claro, o setor hoteleiro registrou esta tendência muito rapidamente.

Ao escolher um lugar para ficar em Praga, você vai querer ficar perto das principais atrações de Praga. Estas estão localizadas no distrito, Praga 1. Praga 1 é onde você encontrará a Cidade Velha (Staré Mesto), Cidade Nova (Nove Mesto), Cidade Baixa (Malá Strana) e Castelo de Praga.

Se você quer saber mais sobre onde ficar em Praga, leia nosso guia detalhado de onde ficar em Praga, com os prós e contras dos bairros, e as melhores opcões custo-beneficio para você ficar.

Opções de onde ficar em Praga:

Selecionamos os melhores hostels e hotéis em Praga, em todas as faixas de preço que acreditamos que você possa gostar.

Dica: Reserve com antecedencia principalmente se dua viagem for em meses de alta temporada!

Acomodações na Cidade Velha de Praga – melhor localização (Praga 1)

City Nest Apartments by Prague Residences: localizado a 850 metros do Relógio Astronómico de Praga e da Praça da Cidade Velha. É um estudio com cozinha bem avaliado e com valor economico para Praga.

Astoria Hotel: localizado em uma rua tranquila, situado em um prédio elegante da década de 20, no centro histórico de Praga, a uma curta caminhada da Torre da Pólvora e a 400 metros da Praça do Centro Histórico. Oferece quartos aconchegantes com café da manhã.

Hotel Garden Court: a 1 km do Relógio Astronômico de Praga. Este hotel 4 estrelas oferece quartos aconchegantes com café da manhã.

Hotel Cerny Slon: situado apenas a 50 metros da Praça da Cidade Velha com o Relógio Astronómico Orloj, o Hotel Černý slon ocupa um prédio histórico listado do ano de 1359, mesmo no centro de Praga. Possui quartos amplos e aconchegantes.

Hotel Meteor Plaza Prague: localizado em um edifício histórico a 200 metros da Torre da Pólvora. Esse hotel oferece quartos confortaveis com café da manhã por preços intermediarios para Praga.

The Julius Prague: hotel 5 estrelas no centro de Praga, oferece quartos modernos e opções com café da manhã. Um dos hoteis mais bem avaliados de Praga.

Hotel Elite Prague: fica apenas a 10 minutos a pé da Praça da Cidade Velha, da Praça Venceslau e da Ponte Carlos. Além de boa localização os quartos são aconchegantes e com banheiro privativo.

Grandior Hotel Prague: localizado no centro da cidade, muito perto dos transportes públicos, o Grandior Hotel Prague é um hotel design com um restaurante e quartos espaçosos. Serve café da manhã e além disso a Ponte Carlos fica a 2 km.

Botel Albatros: Situado num barco no Rio Vltava, a poucos minutos a pé da Ponte Carlos e da Praça do Centro Histórico. Além de uma experiência diferente também inclui café da manha.

Opções de Hostel em Praga

Charles Bridge: hostel com ótima localização, em menos de um minuto da Ponte Carlos. Possui dormitórios e quartos privativos com banheiro compartilhado. O hostel também fica a poucos minutos do Castelo de Praga que é um dos principais atrativos de Praga.

Brix Hostel: O simpático hostel no bairro de Zizkov foi recentemente renovado e é conhecido pela sua atmosfera descontraída e local de encontro para viajantes que pensam da mesma forma. Zizkov é um ótimo lugar se você quiser conhecer os habitantes locais e aproveitar a vida noturna também. O albergue tem dormitórios e quartos privativos.

Hostel Little Quarter: Situado num edifício histórico, o hostel muito bem avaliado dispõe de bar, lavandaria ou aluguer de bicicletas com visitas guiadas. Você pode desfrutar de uma vista do terraço durante o verão. A pousada tem quartos duplos privados, bem como dormitórios.

Prague Dream Hostel: Com jardim e terraço, o Prague Dream Hostel está localizado em Praga, a 450 metros do Edifício Histórico do Museu Nacional de Praga e a 1,1 km do Relógio Astronômico de Praga. A acomodação oferece cozinha compartilhada e há opções de quartos em domitório ou privativos.

Como se locomover em Praga

O centro de Praga é compacto, e você pode percorrer quase tudo a pé, mas caso precise ir de um lugar para outro rapidamente, ou se o seu hotel for um pouco mais longe, você pode usar o transporte público.

Além disso o sistema de transporte de Praga é um dos melhores do mundo, e é a melhor maneira de se locomover.

Como comprar o bilhete

Você pode decidir se quer viajar de ônibus, bonde ou metrô, você só precisa comprar um bilhete.

Se você chegar a Praga como turista regular, provavelmente usará bilhetes de papel normais, que devem ser validados antes de entrar no transporte público. Caso o bilhete não seja validado pode acontecer de ser multado pelos fiscais.

Existem vários tipos de bilhetes em Praga. O bom é que você pode usar um bilhete para viajar de metrô, bonde, ônibus, barco ou até funicular que o levará até o Monte Petrin.

O preço dos bilhetes depende de quanto tempo você planeja usar o transporte público.

Para comprar os bilhetes, o mais comum é comprar em maquinas automáticas que normalmente você encontra perto do Metro e nas paradas de ônibus.

Além disso você pode comprar também em centros de informações turísticas ou guichês de serviço no metrô. No entanto vale dizer que é não é possível comprar um bilhete do motorista.

Algumas máquinas de venda automática aceitam apenas moedas, enquanto algumas das novas aceitam cartões de crédito.

Há também opções de maquinas de bilhetes a bordo, mas não são todos os veículos que possuem.  O bilhete que você vai comprar desta forma não precisa ser validado novamente, pois já inclui todas as informações necessárias.

Meios de Transporte em Praga

Metrô

Mais de um milhão de pessoas usam o metrô em Praga diariamente, o que o torna um dos sistemas subterrâneos mais movimentados do mundo.

Em todos as estações de metrô você sempre verá um mapa de fácil leitura que lhe dirá qual direção tomar. No mapa, você verá sempre a estação onde você está no momento.

Sem dúvida, o metrô é a melhor e mais rápida maneira de se locomover em Praga

Bondes

A rede de bondes no centro da cidade de Praga tem uma boa reputação e portanto é uma excelente forma de se locomover quando estiver na parte histórica.

Os bondes mais turísticos que o levarão aos destaques de Praga são os bondes número 9 e 22, e geralmente circulam com frequência, com intervalo de 4 a 10 minutos.

Ônibus

Viajar de ônibus no centro da cidade de Praga não é muito conveniente

Os ônibus geralmente atendem a periferia ou distritos no caminho para a periferia. Acaba sendo o meio de transporte menos confiável em Praga porque o horário pode ser afetado por tráfego pesado ou acidentes.

Trem

Poucos visitantes sabem que é possível viajar dentro de Praga e arredores de trem, que é integrado ao transporte público da cidade usando o bilhete regular.

Embora você não precise usar trens ao se hospedar no centro da cidade, é bom saber que essa alternativa existe.

As estações de trem próximas ao centro da cidade são Masarykovo Nadrazi, Hlavni Nadrazi (principal estação de trem), Nadrazi Vrsovice ou Smichovske Nadrazi.

Passeio de balsa e barco

Viajar de barco em Praga não serve para que os visitantes cheguem de um ponto a outro o mais rápido possível, até não é muito conveniente, mas com certeza é uma forma única de conhecer a cidade.

Pequenas balsas em Praga geralmente conectam as duas margens do rio Moldava e proporcionam aos visitantes vistas incríveis e uma experiência única.

Também é uma ótima maneira para viajantes cautelosos com orçamento experimentarem um passeio de barco sem realmente participar de um passeio, pois eles tendem a ser caros.

Dito isto, os Cruzeiros Turísticos de Praga são muito populares entre os viajantes internacionais.

Funicular

Petrin Hill perto do Castelo de Praga é um lugar de onde você pode obter uma das melhores vistas de Praga.

Para chegar ao topo da colina, você pode caminhar por aproximadamente 25 minutos ou pular em um funicular que leva os visitantes ao topo.

O melhor do funicular Petrin é que ele está integrado ao sistema de transporte público de Praga, então você pode usar seu bilhete de 24h ou 72h.

A desvantagem é que esta linha é muito popular, principalmente entre os turistas, então você terá que esperar um pouco na fila.

A Pé

Praga não é muito grande você pode percorrer (quase) todos os pontos turísticos famosos a pé. Além disso é muito seguro e dificilmente você terá qualquer problema.

Por exemplo caminhar da Praça da Cidade Velha até o Castelo de Praga leva em média menos de vinte minutos.

Carro

Em geral, não é recomendado que você alugue um carro caso tenha em seu roteiro apenas explorar o centro da cidade de Praga.

Você passará muito tempo procurando um lugar para estacionar seu carro, e seria fácil se perder em ruas estreitas de mão única.

Por outro lado, se você planeja fazer algumas viagens de um dia de Praga , por exemplo, para Terezin ou Ostrava , pode achar útil alugar um carro 

Outas maneiras de se locomover em Praga

Há também novos e modernos meios de transporte chegaram a Praga, assim como em outras cidades turísticas da Europa.

Bicicletas e Scooters elétricas são uma forma divertida de chegar a alguns dos locais especialmente entre os jovens viajantes ou aqueles que querem ver a cidade de uma perspectiva diferente.

Existem muitos lugares onde você pode alugar bicicleta ou scooter, e muitos passeios disponíveis, portanto segue alguns abaixo:

Passeio turístico de 3 horas em Praga de bicicleta elétrica: Gostaria de experimentar vistas deslumbrantes das colinas de Praga sem esforço? Junte-se a este passeio detalhado de bicicleta elétrica de 3 horas pelos melhores pontos de vista da cidade.

Tour de Segway em Praga: Fora do Caminho com Traslado de Táxi: Veja os pontos turísticos menos turísticos de Praga com um guia local no Segway Tour.

Passeio privado de bicicleta elétrica em Praga: Um guia local irá ajudá-lo a descobrir os pontos turísticos mais famosos de Praga, como o Castelo de Praga, a Cidade Velha ou o Muro John Lennon em um passeio privado de bicicleta elétrica com serviço de traslado do hotel.

Melhor época para conhecer Praga

Praga definitivamente é um destino para todo o ano.

Certamente, algumas estações são mais agradáveis ​​do que outras, e os custos também diferem de acordo com a temporada, mas há tantas coisas para fazer em Praga e tantas possibilidades de como construir seu itinerário do seu gosto em Praga.

Se você quiser decidir quando visitar Praga de acordo com a estação do ano, sem pensar muito, a boa escolha seria qualquer mês entre março e setembro, embora ainda tenham prós e contras.

A primavera é considerada uma das melhores estações para visitar Praga quando você quer combinar um clima agradável, menos multidões e preços mais baratos.

No caso de orçamento limitado, março e abril são bons meses para considerar, exceto nos feriados da Páscoa.

Março ainda é bastante lento, e os hotéis ainda costumam aplicar preços de inverno, abril é um pouco mais caro e maio costuma ter preços altos, semelhantes às taxas de verão, especialmente nos fins de semana

Outubro e novembro são menos lotados, então caso goste de passear pela cidade sem muitas pessoas por perto, considere ser um bom mês para viajar a Praga.

O que fazer em Praga

Se você não sabe o que fazer em Praga, está no lugar certo. Selecionamos algumas das melhores coisas para fazer na sua estadia por cidade incrível. Confira abaixo:

E se você pretende conhecer os diversos museus e atrações da cidade de Praga, recomendamos investir no CoolPass – pois provavelmente acabará sendo mais econômico. Ele é um passe digital que dá direito a entrada gratuita em mais de 70 atrações principais de Praga, e você pode escolher entre passes de 1, 2, 3, 4, 5 e 6 dias.

Veja aqui os valores e mais informações sobre o CoolPass em Praga

Praça da Cidade Velha

A Praça da Cidade Velha definitivamente merece uma visita e é o centro da capital tcheca.

É o verdadeiro coração de Praga, a capital da República Tcheca. A praça é um dos lugares de visita obrigatória em Praga, que tem o seu lugar de direito no itinerário de qualquer viajante.

Ao longo dos séculos muitos edifícios históricos cresceram ao redor da praça, e você pode ver aqui uma mistura de muitos estilos arquitetônicos, como o românico, o barroco e o gótico.

Além disso o Centro Histórico de Praga é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Para começar, confira a Antiga Câmara Municipal do século XIV, a Igreja de São Nicolau a Igreja de Nossa Senhora Antes de Tyn com torres gêmeas características, Jan Hus Memorial e também o Relógio Astronômico de Praga, conhecido como Praga Orloj, está entre as principais atrações para ver aqui.

A praça em si é o lugar perfeito para admirar a maravilhosa arquitetura que Praga tem para oferecer. Além disso é comum encontrar vários artistas de rua, músicos e comerciantes que se alinham nas ruas aqui certamente o manterão entretido.

Para entender mais sobre a história de Praga e conhecer os principais pontos da cidade velha, voce pode contratar um tour guiado Excursão 3 Horas Centro Histórico e Castelo em Alemão.

Cidade de Velha da cidade de Praga na Republica Tcheca
Praça da Cidade Velha de Praga

Relógio Astronômico

O relógio astronômico de Praga também chamado de Orloj na língua tcheca, é da data de 1400.

Enquanto estiver na Praça da Cidade Velha, programe a sua visita à Câmara Municipal Velha para que possa assistir ao espetáculo do relógio mecânico que marca a virada de uma hora. 

O próprio relógio está na face sul da prefeitura e é o orgulho de Praga. Foi construído no século XV e apesar de ter sido danificado e reparado durante a sua vida, é amplamente considerado como o relógio mecânico medieval mais bem preservado do mundo. 

 O relógio é incomum, pois, além de indicar as 24 horas do dia, o mostrador astronômico mostra a posição do sol e da lua, da terra e das constelações do zodíaco. E o melhor de tudo, oferece um pouco de teatro para seus espectadores na hora certa. 

Os turistas ficam reunidos em frente pouco antes do show começar. Quando o relógio bater a hora, você ouvirá o galo anunciar o início do show. As pequenas janelas se abrirão e o mecanismo sofisticado põe em movimento os 12 apóstolos. 

Relógio Astronomico em Praga
Relógio Astronômico em Praga

Câmera da Cidade Antiga

A antiga Câmara Municipal, quando construída no século XIV, era o edifício mais alto de Praga e, embora já não seja verdade, ainda se destaca.

Um complexo de vários edifícios antigos ligados à Torre Gótica (mesma torre do Relógio Astronómico) um a um durante séculos. A ampliação foi necessária principalmente para fins administrativos e para reuniões do conselho.

É possível visitar a Antiga Prefeitura de onde você pode ter uma visão panorâmica da Praça da Cidade Velha.

Você não pode ir ao topo, mas a uma galeria que fica a mais de 40 metros acima do solo, além de poder ver o mecanismo do Relógio Astronômico, participar de uma visita guiada à antiga Câmara Municipal e explorar a Capela Gótica.

Você pode reservar o ingresso para a Antiga Prefeitura e o Relógio Astronômico com antecedência.

Igreja De São Nicolau

Como mencionamos anteriormente, a Praça da Cidade Velha é um excelente exemplo de como vários estilos arquitetônicos podem trabalhar juntos.

No canto noroeste da Praça da Cidade Velha fica a Igreja barroca de São Nicolau do século XVIII. Fica neste local em vez de uma igreja gótica incendiada. Os restos da antiga igreja ainda estão armazenados no porão.

A igreja é impressionante do lado de fora, mas é ainda mais notável do lado de dentro, onde você pode ver uma bela decoração em estuque, esculturas e altar de mármore na frente, então não hesite em dar uma olhada.

A Igreja de São Nicolau está aberta ao público e não é necessário pagar entrada, mas também é um local famoso para concertos de música clássica que acontecem aqui quase todos os dias no final da tarde ou à noite, e no caso você gostaria de desfrutar um pouco de cultura, você precisa comprar um bilhete.

Igreja São Nicolau em Praga
Igreja de São Nicolau

Igreja De Nossa Senhora De Tyn

A Igreja Gótica de Nossa Senhora Antes de Tyn fica em uma fileira de casas multicoloridas e, à primeira vista, parece quase que não pertence aqui com torres de 80 metros de altura se elevando atrás.

As fotos características da Praça da Cidade Velha com a Igreja de Nossa Senhora Antes de Tyn ao fundo é uma das mais famosas, então acreditamos que você já tenha visto essa estrutura sem nem saber seu nome.

A construção da igreja levou muito tempo, então o interior é feito em estilo barroco. É possível entrar na igreja, mas não é possível tirar fotos.

A entrada da igreja não é pela Praça da Cidade Velha, mas você precisa seguir a rua estreita do lado esquerdo da igreja para chegar às portas.

Igreja de Nossa Senhora de Tyn em Praga
Igreja De Nossa Senhora De Tyn

Memorial De Jan Hus

O Memorial Jan Hus esta localizando no centro da Praça da Cidade Velha.

O memorial foi inaugurado em 1915, 500 anos depois que Jan Hus, o reformador religioso tcheco e professor que usou métodos progressistas na educação no século 15, foi queimado até a morte em Constança por suas crenças que ele negou cancelar.

Para relembrar este evento, há um feriado nacional na República Tcheca no dia 6 de julho..

Memorial jan hus em Praga
Memorial De Jan Hus

A Casa do sino de Pedra

Situada na magnífica Praça da Cidade Velha, esta notável casa gótica é um dos edifícios medievais mais interessantes de Praga. 

Construída no século XIII , muito provavelmente para a família real, possui uma fachada que era uma das mais belas da Europa da época.

Esta fachada original foi preservada graças ao extenso projeto de restauração. Segundo uma lenda, o nome da casa vem de um sino que caiu da Igreja de Týn e foi colocado na esquina da estrutura gótica em 1413 . 

Além disso outra história conta que ali foi colocado um sino de pedra para lembrar um acontecimento histórico de 1310 , quando o pároco da rainha Elisabeth usou um sino para dar um sinal ao futuro rei João de Luxemburgo de que ele pode vir com seu exército e se estabelecer em Praga.

Castelo de Praga, uma das melhores coisas para fazer em Praga

A atração mais popular de Praga é o Castelo de Praga.

 Dentro de suas paredes encontra-se uma coleção variada e fascinante de edifícios históricos, museus e galerias que abrigam alguns dos maiores tesouros artísticos e culturais da República Tcheca

De acordo com o Guinness World Records, é o maior complexo de castelos antigos do mundo com 570m de comprimento, uma média de 128m de largura e cobrindo uma área total maior que sete campos de futebol.

O castelo sempre foi a sede dos monarcas tchecos, bem como a residência oficial do chefe de Estado

A entrada nos terrenos do castelo é gratuita, embora muitos edifícios, como a Catedral de São Vito, a Basílica de São Jorge e a Golden Lane, possam ser visitados com um ingresso combinado.

Se você preferir visitas guiadas, confira este tour bem avaliado do Castelo de Praga.

Castelo de Praga na Republica Tcheca

Tickets para entrada no Castelo de Praga

Você sabia que a visita ao Castelo de Praga é gratuita? Bem, é apenas parcialmente verdade. Você pode chegar ao Castelo de Praga, ver alguns dos destaques, como a Catedral de São Vito, a Basílica de São Jorge e outros edifícios, mas apenas do lado de fora.

Caso você queira visitar o interior dos atrativos é necessario comprar um ingresso que pode ser comprado no local ou pelo site.

Catedral de São Vito

Como mencionado anteriormente, a catedral de São Vito é uma das atrações localizadas nos terrenos do castelo de Praga.

Local de coroação e sepultamento de muitos reis e santos padroeiros tchecos, a Catedral de São Vito é a mais famosa e a mais bela catedral da República Tcheca.

É um dominante do Castelo de Praga e da cidade em geral, como você pode vê-lo de muitos lugares ao redor da cidade, como Vysehrad, Torre Zizkov ou Ponte Carlos.

Um dos fatos mais impressionantes que você pode aprender sobre esta catedral gótica é que a construção começou em 1344 e levou quase 600 anos para ser concluída.

Ao se aproximar da Catedral de São Vito, você ficará imediatamente impressionado com sua altura e um grande número de detalhes, então aproveite o tempo e explore-a completamente.

Esteja preparado que tirar uma foto da catedral é bastante desafiador.

Golden Lane – Playground para Alquimistas

Também localizada dentro do terreno do castelo de Praga está a misteriosa Golden Lane, assim chamada porque, segundo as lendas, os alquimistas tiveram que procurar nesta rua para encontrar uma reação para transformar materiais comuns em ouro. 

Apesar do nome das ruas, é debatido se os alquimistas já trabalharam ou viveram aqui. O escritor checo-judeu Franz Kafka usou uma casa na rua por cerca de dois anos, enquanto desfrutava do ambiente tranquilo que proporcionava enquanto escrevia.

Antigo Palacio Real

O antigo Palácio Real remonta ao século XII, e é mais uma joia que se destaca no III. Pátio, ao lado dos escritórios do presidente.

O Antigo Palácio Real é um complexo de salões, pequenas câmaras e corredores que são muito significativos para o povo tcheco. Um dos destaques do palácio é o Vladislav Hall, com um impressionante teto abobadado e piso de madeira.

Além disso inaugurações, coroações e muitos outros eventos especiais aconteceram e ainda acontecem no Salão Vladislav.

Assista à troca da guarda

Chegue ao castelo antes do meio-dia para garantir uma boa visão e assistir à troca cerimonial da guarda, incluindo uma fanfarra e cerimônia da bandeira. 

Os guardas tecnicamente servem apenas ao presidente da República Tcheca e têm alguns requisitos de recrutamento bastante rigorosos, incluindo a especificação de que um guarda deve ter entre 1,78 e 1,88 metros de altura para servir. 

Os uniformes usados ​​pelos guardas são exclusivos dos guardas do castelo e são azul claro no verão e azul escuro no inverno.

Ponte Carlos em Praga (Charles Bridge)

Uma histórica ponte de pedra gótica sobre o rio Moldava que liga a Cidade Velha e a Cidade Baixa, a Ponte Carlos, juntamente com o Castelo de Praga, cria um panorama inesquecível de cartão postal de Praga.

A ponte que podemos ver e caminhar hoje substituiu a Ponte Judith, que foi destruída em 1342 por uma inundação. É a segunda ponte mais antiga da República Checa, as obras de construção começaram em 1357 e foram concluídas em 1402.

A famosa ponte tem 516 metros de comprimento, 10 metros de largura e 13 metros de altura, em ambas as extremidades você encontrará duas torres de guarda que contribuem para a excepcionalidade.

Atualmente, existem 30 estátuas de santos, em sua maioria barrocas, que revestem a ponte.

A Ponte Carlos também faz parte do Caminho Real, um dos mais belos passeios de Praga.

Portanto para evitar as multidões, recomendamos que você visite a Ponte Carlos no início da manhã ou no final da noite, caso contrário, este lugar está lotado, especialmente durante o verão.

Ponte Carlos em Praga (Charles Bridge)
Ponte Carlos em Praga

Antigo bairro judeu e Sinagogas

O bairro judeu, também conhecido como Josefov, está localizado entre a Cidade Velha e o rio Moldava. 

Sua história começou no século 13, quando os judeus que viviam em Praga foram ordenados a desocupar suas casas e se estabelecer nesta área. Os judeus foram proibidos de viver em qualquer outro lugar da cidade e se juntaram a outros

Josefov é também o berço de um dos autores mais influentes da literatura do século XX, Franz Kafka.

Infelizmente, a maior parte do bairro foi demolida na virada dos séculos 19 e 20, portanto não há muitos edifícios autênticos, exceto algumas sinagogas, a Antiga Prefeitura Judaica e o Cemitério Judaico.

Existem vários pontos turísticos para explorar aqui nas proximidades:

  • Antigo Cemitério Judaico: Provavelmente o destaque do bairro judeu. Cerca de 12.000 lápides estão amontoadas uma ao lado da outra aqui. Você pode fazer um tour pela área.
  • Sinagoga Espanhola: Aos nossos olhos, a sinagoga mais impressionante do bairro judeu. Foi erguido em estilo mourisco e o interior surpreendeu-nos bastante.
  • Velha nova sinagoga: a sinagoga mais antiga da Europa e um dos primeiros edifícios góticos de Praga.
  • Sinagoga Maisel: Uma sinagoga bastante simples por dentro, que abriga uma exposição sobre a história judaica na Boêmia.
  • Sinagoga Pinkas: Aqui você encontra um memorial para as vítimas do holocausto.
  • Sinagoga Klausen: Uma sinagoga bastante simples em estilo barroco.

Existem ingressos combinados para o bairro judeu, que incluem diferentes pontos turísticos (dependendo se você também gostaria de visitar a Velha Nova Sinagoga).

Nossa dica: Recomendamos que você se concentre no antigo cemitério judeu e nas duas sinagogas, caso contrário, você terá muita informação e experimentará sobrecarga. Se você reservar cerca de duas horas , poderá descobrir bastante, porque os pontos turísticos estão todos localizados a poucos passos de distância um do outro.

Você também pode percorrer o Bairro Judeu de Praga em uma Excursão Privada pelo Bairro Judeu de Praga o ajudará a descobrir todos os segredos deste misterioso bairro de Praga.

Beber uma cerveja em Praga

Os tchecos afirmam ter a melhor cerveja pilsen do mundo e Praga é um ótimo lugar para testar sua afirmação. 

A grande variedade de bares da cidade oferece cervejas tchecas famosas, como Budvar e Staropramen, ao lado de cervejas artesanais das principais microcervejarias do país. A maioria das cervejas tchecas são cervejas leves, fabricadas naturalmente a partir de lúpulos colhidos a dedo.

Cada vez mais, as cervejarias também estão produzindo uma cerveja escura como alternativa, mas a maioria dos tchecos gosta de sua cerveja leve e bem gelada.

Os amantes da cerveja também devem garantir uma visita ao Museu da Cerveja de Praga, que oferece mais de 31 cervejas de qualidade. 

Vá a um jantar medieval em Praga

Quando decidimos ir a um jantar medieval no centro de Praga, não imaginávamos que seria tão legal!

Reservamos esse Jantar Medieval c/ Bebidas Ilimitadas e simplesmente adoramos a experiência! O restaurante fica em um subsolo no centro de Praga, bem fácil de localizar, perto da maioria dos atrativos. Escolhemos a opção de menu com 5 pratos.

As opções são frango/pato, porco ou vegetariano! As opções de bebida que são servidas a todo momento são vinho tinto e branco, cerveja e refrigerantes. Achamos tudo bem servido, inclusive a bebida que passava toda hora!

Os shows também são bastante animados! Recomendamos a experiência e com certeza é uma das melhores coisas para fazer em Praga!

Para reservar uma experiência igual a nossa CLIQUE AQUI!

Passeios de Barco pelo rio em Praga

Há inumeras opções de passeios de barco pelo Rio em Praga. Alguns durante o dia, outros durante a noite. Algunas também possuem almoço ou janta inclusos. Veja a opção que mais se encaixa e reserva um passeio pra ver Praga de outra perspectiva.

Passeio de Barco em Praga
Passeio de Barco em Praga

Portão de Pó

Um dos 13 portões originais da Cidade Velha, o Powder Gate (Prasna Brana), tem 65 metros de altura. Serviu como depósito de pólvora no século 17, e é assim que recebeu o nome.

No entanto, a construção desta magnífica torre, que se assemelha a torres da Ponte Carlos, começou em 1475. É um dos cartões postais de Praga, e aí também começa a Rota Real.

No século XIX, a torre foi reconstruída em estilo neogótico, como você pode ver hoje.

O portão está aberto ao público, e você pode subir os íngremes 186 degraus até uma plataforma de observação, para desfrutar de vistas espetaculares da Cidade Velha.

Mosteiro De Strahov

Fundado em 1140, o Mosteiro Strahov é o mais antigo mosteiro Premonstratense da República Tcheca. Está localizado no alto da colina entre Loreta e Petrin Hill, a uma curta caminhada do Castelo de Praga.

Dentro do complexo há uma bela biblioteca com mais de 200 mil livros e manuscritos, a Galeria Strahov com belas pinturas góticas e barrocas, ou a Igreja da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Além disso há também um restaurante onde você pode experimentar a cerveja artesanal da cervejaria local.

Mosteiro De Strahov em Praga
Mosteiro De Strahov em Praga

Experimentar o tradicional Trdelnik

Trdelnik é a coisa mais tradicional para comer ao visitar Praga e é a barraca mais comum que você encontrará pelas ruas.

Embora supostamente não seja originário da República Tcheca, os húngaros dirão que é seu prato doce, certamente foi adaptado à cultura. Com uma loja Trdelnik para ser vista em quase todas as esquinas.

O Trdelnik está em todas as áreas turísticas de Praga com preços variáveis dependendo dos recheios.

trdelnik em praga
Trdelnik em Praga

Encontre a estátua de Sigmund Freud em Praga

Caminhe pela sublime área urbana de Stare Mesto dentro da Cidade Velha de Praga e olhe para o céu. 

Você ficará surpreso ao encontrar uma escultura do mundialmente famoso psicanalista Sigmund Freud pendurada em uma viga de metal acima das ruas de paralelepípedos.

Essa obra de arte incomum provou ser tão popular que foi exibida em cidades de todo o mundo, incluindo Chicago, Londres e Berlim. 

A estatura de Sigmund Freud muitas vezes foi confundida com uma tentativa de suicídio, dizem que a escultura também foi responsável por várias ligações para os serviços de emergência desde a sua criação.

Muro John Lennon

 A parede de John Lennon está repleta de grafites inspirados e trechos de letras de músicas dos Beatles. Imagens de John Lennon começaram a aparecer nesta parede em 1980, após o assassinato do artista.

O muro também se tornou um lugar onde os jovens tchecos expunham suas queixas ao governo. Durante os tempos comunistas, era frequentemente pintado, no entanto, cada vez era rapidamente recoberto com poemas, letras de músicas e flores.

Até hoje, esta parede está em constante mudança, por isso é uma das coisas a fazer em Praga em cada visita, porque parecerá diferente a cada vez

parede john lennon em praga
Muro John Lennon

Casa Dançante em Praga

Enquanto Praga é definitivamente famosa por sua aparência medieval, uma das melhores coisas para fazer em Praga é apreciar a arquitetura moderna. Um dos destaques é a Dancing House em Praga, que foi concluída em 1996.

O projeto deste edifício foi inspirado na dança de um famoso casal de cinema – a torre de pedra simboliza Fred Astaire e a torre de vidro, sua parceira Ginger Rogers. Você pode desfrutar de uma bebida no restaurante com vista de 360 ​​graus ou até mesmo ficar uma noite no hotel .

Casa Dancante em Praga
Casa Dançante em Praga

Estátua de Franz Kafka

Franz Kafka, um dos autores mais influentes do século XX, está intimamente ligado a Praga, onde nasceu e onde viveu durante vários anos.

Não é surpresa que você encontre um museu em Praga dedicado à sua vida e algumas estátuas espalhadas pela cidade.

Um excelente exemplo de arte moderna em Praga, é uma estátua recentemente construída perto da rua Narodni, que foi erguida para comemorar sua vida e obra. A arte é realmente grande e brilhante, mas isso não é tudo.

Quarenta e duas camadas de aço estão constantemente girando e mudando a forma da estátua, e só depois de algum tempo, chegam à forma final da cabeça de Kafka.

Definitivamente vale a pena parar, mesmo que por pouco tempo para tirar algumas fotos, pois você não encontrará muitos lugares como este em Praga.

Franz Kafka em Praga

Fortaleza Vysehrad

Construída no século X no topo de um penhasco rochoso, Vysehrad é uma fortaleza histórica murada em Praga profundamente ligada à história tcheca.

A partir desse assentamento inicial, um lendário ancestral da dinastia Premyslid, Libuse, previu o grande futuro da cidade, que acabou se tornando a capital da República Tcheca.

Hoje em dia, Vysehrad é um lugar popular para moradores e turistas, pois é possível desfrutar de um belo passeio descontraído pelo complexo do parque.

Os mirantes oferecem belas vistas do Rio Moldava, do Castelo de Praga e da cidade.

Não se esqueça de visitar o cemitério de Vysehrad junto à Basílica de São Pedro e São Paulo com túmulos dos mais famosos checos, como Karel Capek, Antonin Dvorak ou Mikolas Ales.

Você também pode caminhar dentro da basílica, que foi reconstruída em estilo neogótico depois de ter sido seriamente danificada por um incêndio.

Além disso a entrada no parque Vysehrad é gratuita.

Ande pelas ruelas de Mala Strana

Do outro lado do rio da Cidade Velha estão as ruelas barrocas de Mala Strana construída nos séculos XVII e XVIII por clérigos e nobres católicos vitoriosos sobre as fundações de seus predecessores protestantes palácios renascentistas.

 No seu coração está a praça barroca, que oferece pequenas lojas para passear, pubs e restaurantes tchecos tradicionais e algumas vistas fantásticas do rio.

Praça Venceslau – Cidade Nova

A Praça Venceslau é tecnicamente uma avenida de 60 por 750 metros ladeada por hotéis, lojas, restaurantes, cafés e bares. 

Foi originalmente o mercado de cavalos de Praga e tem sido usado pelos moradores por centenas de anos para tudo, desde celebrações até revoltas anticomunistas. 

No topo da praça fica o Museu Nacional e na extremidade inferior da praça, você entra na Cidade Velha de Praga. A praça recebeu o nome do rei Venceslau, o santo padroeiro da Boêmia, e sua estátua está orgulhosa em frente ao Museu Nacional.

Praça Venceslau – Cidade Nova em Praga

Suba até Petrin Hill               

Petrin é uma colina na margem esquerda do rio Moldava, oferece excelentes vistas da cidade e é um dos espaços mais verdes de Praga. 

É uma caminhada agradável até o topo da colina e há muitos bancos para descansar as pernas enquanto admira a vista no caminho. 

Petrin Hill em praga

Clementinum

O Clementinum (“ Klementinum ” em tcheco), o segundo maior complexo de edifícios de Praga depois  do Castelo de Praga e um dos maiores da Europa.

Esta grande área de edifícios históricos, distribuídos por cerca de dois hectares de terra, inclui, entre outras coisas, a Biblioteca Nacional , que abriga muitos manuscritos e livros incrivelmente valiosos.

O complexo foi fundado em 1556 pelos jesuítas , membros de uma congregação religiosa masculina da Igreja Católica chamada Companhia de Jesus. No século XVII os jesuítas começaram a expandir o complexo, o que levou mais de 170 anos. Como resultado, pode-se encontrar muitos estilos arquitetônicos diferentes dentro do complexo de edifícios.

Segue alguns dos edifícios do Complexo Clementinum:

 Biblioteca Barroca Nacional

A Biblioteca Nacional esta situada no complexo barroco de Clementinum, perto da Ponte Carlos , é a biblioteca central do país. 

Dirigido pelo Ministério da Cultura da República Tcheca, controla o sistema de todas as bibliotecas públicas tchecas (exceto as de propriedade privada) e seu estoque de livros preserva todos os livros, manuscritos e outras publicações emitidas na terra boêmia desde 1807.

Biblioteca nacional de Praga
Biblioteca Nacional em Praga

 Torre Astronômica

Ao visitar o Clementinum de Praga, você certamente não vai querer perder sua incrível Torre Astronômica . Originalmente, os jesuítas a mandaram construir em 1722, e foi reconstruída em 1751.

Durante a reconstrução a torre foi equipada com instrumentos astronômicos e, graças a isso, desde 1775 o Clementinum realiza regularmente medições meteorológicas. 

Além disso a torre oferece uma vista maravilhosa da Cidade Velha de Praga.

Museu Nacional

Muitos museus notáveis ​​estão espalhados por Praga, claramente, a escolha mais popular para visitantes de primeira viagem em Praga é o Museu Nacional no topo da Praça Venceslau

Este magnífico edifício é um local de visita obrigatória, mesmo que você não esteja planejando entrar, mas achamos que seria uma pena deixar de explorar os interiores fascinantes com muitas exposições.

Além disso, você pode comprar o ingresso que permite subir até o topo da cúpula que lhe dá a chance de ver a Praça Venceslau em toda a sua beleza.

O museu foi finalmente renovado depois de muitos anos de espera, e agora está lentamente se enchendo de exposições.

Teatro Nacional

Quando você visita a República Tcheca, a história da origem do Teatro Nacional é uma das mais profundas que você pode ouvir.

O edifício do Teatro Nacional de Praga com o seu inconfundível telhado dourado é mais do que um teatro, e uma das casas mais bonitas da cidade, é também um símbolo da nação checa, da nossa identidade e herança cultural.

Mais importante ainda, é o símbolo da independência checa.

No século 19, muitas coisas aconteciam em terras tchecas, e a identidade nacional era amplamente discutida pelos patriotas tchecos, pois ainda éramos parte do império austro-húngaro e sob o domínio da monarquia dos Habsburgos. Um dos resultados das discussões foi que o Teatro Nacional será construído em Praga.

No entanto, houve um pequeno problema. O reino tcheco não tinha tanto dinheiro. Assim, toda a nação fez contribuições financeiras para financiar a construção do teatro nacional.

Demorou treze anos para terminar a construção, e o teatro foi inaugurado solenemente em 1981.

Apenas três meses depois da abertura, durante os retoques finais, um incêndio começou e danificou gravemente o teatro.

A nação inteira ficou devastada. Então, mais uma vez, os fundos foram levantados e, em 1883, a nação tcheca finalmente teve um lugar para ver peças apenas no idioma tcheco.

Passeios GRATUITOS em Praga

Está viajando de forma econômica mas quer conhecer um pouco mais da história de Praga? Então esses passeios que vamos listar aqui são pra você.

São passeios a pé gratuitos para você conhecer os principais destaques de praga! Confira e reserve online já o seu!

Viagens de um dia a partir de Praga

Felizmente, o país é pequeno e, se você tiver tempo suficiente, tente incluir uma ou duas viagens de um dia de Praga para outras cidades como Cesky Krumlov , Telc, Ostrava , Brno, Plzen, Kutna Hora , Terezin , Karlstejn, Karlovy Varie ou você pode se aventurar nas montanhas e explorar as colinas em Sumava ou Krkonose.

Confira os melhores bate e voltas a partir de Praga

Ruas de Cesky Krumlovem um roteiro pela Europa
Cesky Krumlov na Republica Tcheca

Dicas de viagem para Praga

  • Evite comer no centro da cidade de Praga: se você esta querendo economizar, evite esses restaurantes e cafés centrais pois costumam ser muito mais caros. Caminhe 5 minutos para longe do centro e com certeza você achará melhores opções.
  • Use sapatos confortáveis: Praga é uma das cidades mais fáceis da Europa para explorar a pé.  Portanto um calçado confortável é uma necessidade absoluta. Embora os saltos altos possam ser bonitos, não combinam com as ruas de paralelepípedos! 
  • Reserve o hotel com bastante antecedência: Praga tem sido um destino turístico cada vez mais popular e, como resultado, as melhores opções de acomodações sempre se esgotam rapidamente. Por isso recomendamos reservar com atencedência. Sempre fazemos nossas reservas pela Booking.com. Algumas tem opções de cancelamento gratuito.

NÃO SE ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM!

Ele é obrigatório para alguns destinos da Europa! Para evitar problemas e não ter dores de cabeça no futuro, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo quanto alguns problemas.

Seguros Promo