Budapeste é uma das capitais mais bonitas da Europa, e é formada por duas cidades, Buda e Peste, que são divididas pelo majestoso rio Danúbio. E embora ambos os lados estejam agora unidos por uma série de pontes espetaculares, são dois lugares muito diferentes, cada um com um caráter único.

A cidade é o paraíso para quem gosta de explorar a pé. Com belos edifícios barrocos e art nouveau em cada esquina, você certamente não ficará sem coisas para ver aqui nesta cidade. 

De coisas para fazer durante o dia e lugares para ir à noite, aqui estão todas as informações que você precisa para se divertir em Budapeste na Hungria.

O que fazer em Budapeste na Hungria
Veja também outros artigos da Europa:
O que fazer em Praga, República Tcheca
Roteiro de três dias em Praga: Explorando o melhor da capital tcheca 2023
Roteiro pela Europa: tudo o que você precisa saber!
Viena: O que fazer na capital da Áustria
Inverno na Europa – Melhores destinos para conhecer!

Quantos dias ficar em Budapeste

Dependente muito do ritmo de cada um, mas geralmente dois dias são suficientes para ver toda a cidade. Mas sem muitas pausas, com pouco tempo para descansar e nenhuma oportunidade real de passar mais tempo em seus lugares favoritos

Portanto três dias é o IDEAL, pois permitirão que você visite as atrações em um ritmo mais lento.

O que fazer em Budapeste

Grande parte de Budapeste recebeu o status de Patrimônio Mundial da UNESCO, e muitos a consideram umas das mais encantadoras da Europa. Há uma grande variedade de coisas diferentes para fazer em Budapeste, como museus, igrejas e termas.

Portanto, vamos explorar as melhores coisas para fazer em Budapeste:

Basílica De Santo Estêvão

Uma das igrejas mais importantes da Hungria, a Basílica de Santo Estêvão é um ótimo lugar para admirar a bela arquitetura de estilo neoclássico e a decoração deslumbrante do interior.. 

Foi concluído em 1905, depois de levar 50 anos para ser construído. Certifique-se de entrar a admirar a arquitetura interior. Além disso, dizem que é onde fica supostamente a mão direita mumificada de Santo Estêvão. 

Catedral e de Santo Estevão em Budapeste

Edifício Do Parlamento Húngaro

Esta é possivelmente uma das atrações mais populares da cidade. Construído no século XIX é um dos edifícios mais emblemáticos de Budapeste.

Com a gigantesca fachada em estilo neogótico e uma cúpula perfeitamente simétrica no centro, não há como confundir o edifício com qualquer outra coisa. 

O parlamento é melhor visto do outro lado do rio Danúbio durante o pôr do sol, quando as luzes iluminam a construção.

Além disso é possível marcar uma hora e entrar no prédio do parlamento mas certifique-se de reservar com antecedência.

Parlamento de Budapeste

Sapatos na margem do rio Danúbio

Os Sapatos na margem do rio Danúbio são um memorial dedicado às 3.500 pessoas que foram baleadas na beira do rio Danúbio durante a época do terror da Cruz flechada.

Na época as pessoas eram obrigados a tirar os sapatos antes de serem baleados na beira da água, porque os sapatos eram considerados artigos de luxo. 

Mais de sessenta pares de sapatos foram esculpidos em ferro e presos ao aterro de pedra ao longo da margem do rio Danúbio.

Sapatos na beira do Rio Danubio em Budapeste

Grande Mercado de Budapeste

O Great Market Hall foi construído em 1897, e é o maior e mais antigo mercado do país. 

Há principalmente, frutas, verduras, carnes, ​​e doces artesanais no térreo, enquanto o andar superior abriga restaurantes e lojas de souvenirs. 

No segundo andar inclusive, tem alguns dos restaurantes que servem a “Lángos” que é uma espécie de massa de pizza frita que pode ser servida com as mais diferentes coberturas, tanto salgadas como doces.

A Langos é uma das comidas de rua mais famosas de Budapeste e é possível tanto encontra-la em restaurantes como em barracas de rua.

Grande Mercado de Budapeste

Pontes de Budapeste

Buda e Peste são separados pelo poderoso rio Danúbio, e nada menos que oito pontes ligam as duas partes da cidade. Então selecionamos as pontes de Budapeste, que estão longo abaixo:

Ponte da Correntes (Széchenyi Lánchíd)

A mais conhecida dessas pontes é a Ponte das Correntes. É a primeira ponte permanente a atravessar o Danúbio em Budapeste. A construção levou quase 10 anos, de 1840 a 1849. 

Antes de sua construção, atravessar o rio era somente possível através de barco, bem como caminhado sobre a superfície congelada do rio no inverno.  

Em 1820, quando o conde István Széchenyi não pôde atravessar o rio para assistir ao funeral de seu pai, portanto decidiu estabelecer uma fundação para financiar a construção de uma ponte permanente.

A Ponte das Correntes, como todas as outras pontes de Budapeste, foi destruída pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi rapidamente reconstruída e reaberta em 1940, exatamente 100 anos após a data de sua primeira inauguração.

 Porte Margarete (Margit Híd)

A segunda ponte mais antiga de Budapeste, liga Peste a Buda através da Ilha Margaret.

O engenheiro francês Ernest Gouin estava por trás de seu projeto, que foi em grande parte possível graças aos fundos arrecadados na forma de pedágios na Ponte das Correntes.

Ponte da Liberdade (Szabadság híd)

A ponte mais curta de Budapeste. A ponte foi inaugurada em comemoração ao milésimo aniversário da Hungria em 1896.  Atualmente, a ponte permite a passagem do tráfego rodoviário e é uma via movimentada entre Buda e Peste.

Bastião Dos Pescadores

Construído entre 1895 e 1902, oferece excelentes vistas panorâmicas do rio Danúbio. O terraço é composto por sete torres de vigia que representam as sete tribos húngaras que fundaram Budapeste. 

Além disso na na praça em frente ao Bastião dos Pescadores, você pode ver uma estatua de Santo Estêvão, que  foi o primeiro rei da Hungria, governando de 1000 a 1038.

Bastião dos Pescadores em Budapeste

Castelo De Buda

O nome ainda permanece Castelo mas, mas é mais um complexo de palácios, Embora tenha sido originalmente construído no século 13, o enorme complexo barroco que você vê hoje foi construído entre 1749 e 1769.

Os dias do palácio como um espaço luxuoso terminaram na Segunda Guerra Mundial, quando as tropas nazistas saquearam o lugar. Hoje, é o lar de uma coleção de museus

  • Museu de História de Budapeste: este museu cobre quatro andares do Castelo de Buda e realmente oferece uma visão abrangente de toda a história da cidade.
  • Galeria Nacional Húngara: inaugurado em 1957, este museu concentra-se em artistas e história húngaros.
  • Hospital in the Rock: Este museu fica embaixo da Colina do Castelo e a apenas cinco minutos a pé do castelo. Tem uma história fascinante, tendo servido como hospital, abrigo antiaéreo, prisão e além disso bunker nuclear. No interior, você pode aprender sobre a Segunda Guerra Mundial, bem como a revolução de 1956 e a Guerra Fria. 

Se você quiser entender melhor a historia do lugar é possível fazer um passeio a pé pelo distrito do Castelo de Buda com um guia turístico profissional

Castelo de Buda em Budapeste

Igreja de Matias

Esta igreja católica romana neo-gótica  é realmente única. O telhado colorido quase parece que foi construído de Lego. A igreja original foi construída no século 11, embora nada restou dela. O edifício atual foi construído no século 14 e passou por reformas significativas no século 19. 

Banhos termais em Budapeste

Budapeste é conhecida por seu banho termal devido à abundância de fontes termais, tanto que a cidade foi nomeada “Cidade Spa” em 1934.

Relaxar nos famosos spas é um passatempo comum para os habitantes de Budapeste.  Há muitas casas de banho diferentes para escolher, mas as mais populares entre os turistas são Szechenyi e a menor Gellert .

Reserve seu ingresso de dia inteiro para as Termas Széchenyi com antecedência e evite a longa espera na fila na entrada.

Banho termal em Budapeste

Budapeste Eye

Budapest Eye, é a maior roda gigante da Europa, e fica na na Praça Erzsébet de Budapeste.

Com impressionantes 65 metros de altura e 42 cabines é possível apreciar uma vista panorâmica deslumbrante de Budapeste. Funciona de dia e a noite, no entanto, a roda gigante é melhor vista à noite, quando está iluminada com mais de 10.000 luzes coloridas.

Roda gigante de Budapeste na Hungria

Sinagoga da Rua Dohány

Também conhecida como a Grande Sinagoga, É a maior sinagoga da Europa e a segunda maior do mundo.

A sinagoga da rua Dohány foi construída entre 1854 e 1859 e o complexo que a rodeia compreende um museu e arquivos, bem como um monumento à memória de 10 000 soldados húngaros judeus que perderam a vida na I Guerra Mundial.

Além disso, um jardim usado como cemitério das vítimas do Holocausto,

Praça dos Heróis

No final da Avenida Andrássy está uma das principais praças de Budapeste.

A Praça dos Heróis é conhecida por suas estátuas icônicas que representam os reis húngaros e outras figuras históricas, incluindo os sete chefes que lideraram os magiares (húngaros moderno).

 O monumento foi construído em 1896 para celebrar o milésimo aniversário da Hungria. 

Rua Andrássy

A Rua Andrássy é uma grande avenida em Budapeste, datada de 1872. Tornou-se Patrimônio da Humanidade em 2002. Existem vários pontos de interesse ao longo da avenida, incluindo a belíssima Ópera Húngara, o Museu da Casa do Terror e a bem como a Praça dos Heróis. 

Noites em Budapeste

Caminhe e faça fotos de Budapeste á noite

Seja você um fotógrafo ou não, Budapeste realmente ilumina à noite e é particularmente impressionante no Danúbio, onde você tem a melhor vista dos atrativos de Budapeste.

Além disso você pode curtir uma noite em Budapeste a bordo de um cruzeiro. Há varias opções cruzeiros pelo rio durante a noite. Há também opções de Cruzeiro com jantar Húngaro e Música.

Visite algum bar em ruína

Você não pode vir a Budapeste sem tentar ver a cultura do bar em ruínas pela qual a cidade é famosa.

Eles estão no bairro do Distrito VII de Budapeste (o antigo Bairro Judeu) nas ruínas de prédios, lojas ou lotes abandonados. Este bairro foi deixado em decadência após a Segunda Guerra Mundial, contudo por volta dos anos 2000 um dos prédios foi transformado no primeiro pub em ruínas da cidade.

O mais popular de todos é o Szimpla Kert um labirinto abandonado de quartos decorados de forma bizarra e recantos ao ar livre.  Portanto, se você quer ver um bar de ruínas único com uma vibração divertida, atmosfera animada e bela decoração, este bar é uma visita obrigatória.

Famosos no bairro Erzsébetváros, ficam os bares em ruinas de Budapeste
Szimpla Kert 

Excursões em Budapeste

Se você prefere conhecer as cidades com excursões, há varias em Budapeste. Portanto aqui estão algumas atividades que você pode se interessar:

Onde ficar em Budapeste

Uma das principais coisas que você quer fazer antes de começar a planejar seu itinerário é encontrar a acomodação certa para suas necessidades e orçamento.

Há muitas opções em Budapeste, incluindo albergues baratos, hotéis de médio porte e hotéis de luxo. 

Nesse sentido, se você quer estar no coração de Budapeste, recomendamos ficar em um hotel no lado Peste da cidade. Para opções tranquilas o lado de Buda é a melhor opção. 

Frequentemente acomodações econômicas estão principalmente no lado de Peste

Atualmente existem 23 distritos em Budapeste e são numerados no sentido horário. 

Com tantos bairros cheios de diferentes tipos de acomodação, pode facilmente se tornar confuso e difícil encontrar o hotel certo para qualquer visitante de primeira viagem em Budapeste. Portanto segue abaixo algumas opções em cada bairro.

Terezváros

Para viagens econômicas o Distrito VI, Terézváros, é um bom lugar.  

É um dos menores e mais densamente povoados bairros de Budapeste. É o lar da famosa Avenida Andrassy, ​​da Ópera, da Academia de Música, do Teatro de Opereta, da Casa do Terror, assim como outros museus. 

Hotel Medos : está situado próximo à Avenida Andrássy, as acomodações tem banheiro privativo, ar-condicionado, e bem como algumas têm uma varanda com vista da cidade.

Lovag Apartman Apartamento com ótima localização, á 700 metros da Casa do Terror e a 1 km da Basílica de Santo Estêvão. O apartamento dispõe de ar-condicionado assim como cozinha totalmente equipada.

Hotel Butik Art: está situado no centro de Budapeste, perto da Ópera Estatal Húngara, da Basílica de Santo Estêvão e da Casa do Terror. Todas as unidades possuem banheiro privativo bem como ar-condicionado. 

Opera Garden Hotel & Apartments: está localizado em um calçadão, no centro de Budapeste, a poucos quarteirões da Ópera e da rua Andrássy, bem como oferece café da manhã.

Belváros

Localizada na margem leste do rio Danúbio, Belváros( Distrito V) é o centro da cidade e o coração da cidade. Dessa forma é Ideal para famílias e para quem gosta de ficar localizado praticamente do lados dos atrativos

Um dos maiores bairros de Budapeste, é onde você encontrará uma variedade de atrações históricas e culturais, incluindo o Edifício do Parlamento, a Ponte das Correntes e o Mercado Central.

Boomerang Hostel: a apenas 300 metros da Catedral de Santo Estêvão, em Budapeste, este hostel oferece dormitórios, quartos privativos e apartamentos com Wi-Fi gratuito, assim como cozinha de uso comum.

Walk Inn Váci 78:  fica a 500 metros do Grande Mercado de Budapeste. Oferece estúdios bem decorados com banheiro privativo assim como com cozinha compacta.

A Golden Star Modern Luxury Apartments Budapest: para quem gosta de conforto, esse é um estúdio completo com cozinha e bem localizado em Budapeste.

Erzsébetváros

Ideal para quem gosta de vida noturna, o menor distrito de Budapeste, o Distrito VII Erzsébetváros é um ótimo lugar para ficar em Budapeste.

O histórico bairro judeu da cidade, este bairro central abriga vários locais históricos, culturais e religiosos, assim como várias sinagogas notáveis.

Bartok Suites: opção econômica no bairro Erzsébetváros. O local oferece estúdios com banheiro privativo assim como cozinha.

A22 Boutique Suites: quartos decorados com banheiro privativo e em ótima localização, perto da Sinagoga da Rua Dohány assim como da Basílica de Santo Estêvão, entre outras atrações.

Ambra Hotel: o hotel oferece quartos confortáveis com todas amenidades bem como com café da manhã.