Está planejando um roteiro em Praga? Esse roteiro de 3 dias em Praga mostrará as melhores coisas que você deve ver e fazer quando estiver na capital da República Tcheca, incluindo os lugares imperdíveis, principais atividades, dicas sobre onde ficar e muito mais.

Aninhado no coração da Europa, esse destino mágico cativa os visitantes com sua arquitetura deslumbrante, ruas de paralelepípedos e uma rica história esperando para ser descoberta.

Quer você seja um aficionado por história, um entusiasta da arte ou simplesmente esteja buscando uma escapada romântica, Praga oferece uma infinidade de atrações e atividades para todos os gostos.

Popular entre todos os tipos de viajantes – de jovens a mais velhos, econômicos e luxuosos – Praga realmente tem algo para todos. Neste guia vamos mostrar uma sugestão de roteiro de 3 dias em Praga.

Desde explorar o icônico Castelo de Praga, passando pela charmosa Praça da Cidade Velha, até saborear a deliciosa culinária tcheca, este roteiro em Praga promete levá-lo a uma aventura que o deixará surpreso.

Prepare-se para mergulhar em um mundo onde o passado encontra o presente e onde cada canto guarda um pedaço da história esperando para ser explorado.

Dica:  Compre o Prague Card – Você pode obter um cartão de 2 dias, 3 dias ou cartão de 4 dias que lhe dará entrada gratuita em muitas das principais atrações, descontos nas que não são gratuitas e uso ilimitado no transporte público. Também inclui descontos em muitos dos principais passeios!

Relógio Astronomico em Praga

3 dias em Praga são suficientes?

3 dias em Praga normalmente são suficientes para ver as principais atrações e ter uma boa noção da cidade.

Mesmo se você estiver com pouco tempo, ainda poderá visitar todas as atrações imperdíveis de Praga em um roteiro de apenas 3 dias.

O roteiro perfeito de 3 dias em Praga

Mesmo com os muitos pontos turísticos da cidade, é totalmente possível conhecer Praga em 3 dias. 

Este roteiro em Praga irá levá-lo pelos bairros mais populares da cidade, desde a Cidade Velha até Malá Strana. Além disso, opções de passeios de um dia para considerar se quiser explorar além de Praga em seu terceiro dia.

Sem mais delongas, veja abaixo uma sugestão de roteiro de viagem para Praga, com as melhores coisas para fazer em Praga em 3 dias.

Leia também: O que fazer em Praga, República Tcheca

Dia 1 – Roteiro em Praga

Obvio que você vai querer visitar alguns dos destaques de Praga durante o primeiro dia do seu roteiro em Praga. Portanto, não há lugar melhor para começar do que os pontos turísticos da Cidade Velha de Praga.

Dica: veja o melhor de Praga reservando um passeio a pé por Praga combinado com um passeio de barco.  Incluindo, os principais pontos turísticos da Cidade Velha, Castelo de Praga e vistas incríveis a partir do passeio de barco.

Praça Venceslau

Antes de chegar ao coração pulsante da Cidade de Praga, você pode começar pela Praça Venceslau.  Uma avenida larga cheias de edifícios e comércios, e ao fim da avenida está uma estátua de São Venceslau em frente ao Museu Nacional.

Praça Venceslau – Cidade Nova em Praga

Estátua de Franz Kafka

Logo depois, apenas alguns minutos de caminhada você verá um dos pontos turísticos mais recentes de Praga.  A estátua de Franz Kafka, que é uma mistura intrigante de engenharia e arte, homenageando o romancista local Franz Kafka.

Estátua de Franz Kafka em um roteiro em Praga

Praça da Cidade Velha

Depois de caminhar pelas ruas da Cidade Velha, o melhor é seguir para o coração de Praga – a Praça da Cidade Velha. 

A Praça é cerca de pontos de interesse como a Antiga Prefeitura, Relógio Astronômico, a imponente Igreja de Nossa Senhora antes de Týn, entre outros.

Para as melhores vistas panorâmicas da Praça da Cidade Velha, você pode comprar um ingresso para o topo da Torre da Prefeitura da Cidade Velha , ou parar para tomar um café no Terasa U Prince, um café com a melhor vista da praça.

Roteiro em Praga na Cidade Velha

Josefov- Bairro Judeu

Ainda na Cidade Velha de Praga, a poucos metros da Praça da Cidade velha fica o bairro de Josefov. 

Esse bairro abriga vários marcos judaicos importantes como sinagogas históricas e o Antigo Cemitério Judaico. 

Dica: você pode fazer o Passeio a Pé pelo Bairro Judeu (uma visita guiada que também inclui entradas para as sinagogas mais famosas e o Cemitério Judaico).

Charles Bridge (Ponte Carlos)

A partir do bairro judeu, caminhe até um dos pontos mais famosos de Praga. A Ponte Carlos.

Por ser tão popular, é quase impossível encontrar uma hora do dia em que não esteja lotado de turistas, exceto nas primeiras horas da manhã. 

Além de caminhar pela ponte que é um cartão postal de Praga e ótimo lugar para fotos, é também possível subir na Old Town Bridge Tower. Do topo da torre, você terá outra perspectiva da ponte e ter excelentes vistas do Castelo de Praga.

Ponte Carlos em Praga (Charles Bridge)

Cruzeiro com jantar em Praga

Para finalizar esse dia de caminhada, que tal relaxar em um cruzeiro com jantar pelo rio admirando os monumentos históricos iluminados após o anoitecer, como o Castelo de Praga e aproveitando um menu de comida tcheca e internacional.

Passeio de Barco em Praga

Dia 2 – Roteiro em Praga

No segundo dia em Praga é mais um dia cheio de principais atrativos na cidade que não podem ficar de fora do seu roteiro pela cidade.

Casa Dançante

Comece o seu dia caminhando pela beira do rio até chegar na Casa Dançante.

Essa obra prima foi projetada pelo famoso arquiteto Frank Gehry, passou a ser um edifício super fotografado pelos turistas, onde é possível se divertir e fazer as fotos mais criativas. 

Embora fascinante visto da rua, também é possível visitar o café no terraço do edifício.

Casa Dancante em Praga

Malá Strana

Do outro lado do rio, fica a região de Malá Strana, um dos bairros mais antigos de Praga, situado diretamente abaixo do famoso castelo da cidade.

Vale uma caminhada pelas ruazinhas que por sinal são bastante coloridas e instagramáveis, com ótimos restaurantes nos porões e lojas de Trdelník.

Mala Strana, onde ficar em Praga

Muro de Lennon

Nesse bairro também fica o Muro John Lennon. Criado por luto e respeito pelo falecido artista na década de 1980, os moradores cobririam esta parede com arte de rua.

O muro sempre está mudando, mas as mensagens de paz e amor permanecem.

parede john lennon em praga

Castelo de Praga

Subindo a colina, fica o Castelo de Praga, com vista para Mala Strana, a ponte Carlos e a região da Cidade Velha de Praga.

O complexo do castelo é enorme e existem inúmeros palácios no complexo do castelo, cada um com uma aparência diferente.

O castelo também abriga a Golden Lane. Uma pequena rua com casas que quase parecem miniaturas do tamanho que deveriam ter. 

Também situada dentro do Castelo de Praga, a Catedral de São Vito merece menção especial. Esta catedral gótica é a parte mais visível do Castelo de Praga.

Além disso o cerimonial da Troca da Guarda acontece diariamente às 12h no primeiro pátio do castelo e inclui fanfarra e cerimônia das bandeiras. 

Com tudo isso, é fácil passar uma tarde inteira dentro e ao redor do Castelo de Praga.

Castelo de Praga na Republica Tcheca
O que fazer em Praga

Dica: explore o espetacular Castelo de Praga em uma excursão guiada e visite a Catedral de São Vito, a Basílica de São Jorge e a Golden Lane. 

Mosteiro Strahov

Um pouco acima da colina do Castelo de Praga fica Mosteiro Strahov. Apresentando uma igreja e uma cervejaria do século XVII. O destaque do Mosteiro na verdade é sua esplendida biblioteca.

Mosteiro De Strahov em Praga

Vistas de Petrin

Do mosteiro, é possível fazer uma caminhada até o Parque e Torre Petrin.  A partir dessa região é possível ter vistas panorâmicas da cidade, ainda mais lindas ao pôr do sol.

Jantar medieval em Praga

Para terminar o dia, Praga é animada por si só, indo a um jantar medieval então, só pode ficar melhor!

Nós recomendamos fortemente fazer uma reserva para um jantar medieval em Praga. Comida tcheca, cerveja e música é uma combinação perfeita para terminar seu segundo dia de roteiro em Praga.

Dia 3 – Roteiro em Praga

Praga pode facilmente mantê-lo entretido por 3 dias, no entanto, ficar na capital tcheca também permite que você explore mais o país fazendo uma viagem de um dia a um destino próximo.

Você pode escolher fazer um bate e volta a Pilsen, que é a cidade em que as cervejas pilsner foram produzidas pela primeira vez. Ou Kutná Hora onde há uma capela de igreja feita de ossos. Karlovy Vary também é uma boa opção, famosa pelos spas e fontes minerais curativas e por fim, Cesky Krumlov, que é a que indicamos de olhos fechados para um bate e volta de Praga.

Para saber mais sobre opções de viagens de um dia a partir de Praga veja AQUI, e para saber mais sobre Cesky Krumlov, temos um artigo completo sobre essa cidade AQUI.

Ruas de Cesky Krumlovem um roteiro pela Europa
Cesky Krumlov

Onde ficar em Praga

Praga é uma cidade grande e não faltam opções de hospedagens, embora esteja bastante espalhada pelos vários bairros da cidade. 

Como a maioria das principais atrações de Praga fica na Cidade Velha ou perto de Malá Strana, do outro lado do rio, ambos os bairros são um bom ponto de partida para se olhar.

Uma opção econômica na Cidade Velha de Praga é o Ibis Praha Old Town, com bom preço e avaliações para região. O Charles Bridge Palace também tem opções de quarto mais econômicos e outros medianos e fica no bairro Mala Strana, perto da ponte. Já uma opção de luxo é o Iron Gate Hotel & Suites Prague by BHG, situado em um edifício protegido pela UNESCO datado de 1400, oferecendo suítes de luxo.

Para saber mais sobre os melhores lugares para ficar em Praga e opções de hotéis com para todos os orçamentos, leia nosso artigo:  Onde ficar em Praga!

Melhor época para visitar Praga

Praga é um destino que pode ser visitado durante todo o ano. Dito isto, a baixa temporada é provavelmente a melhor época para visitar Praga caso você não goste de multidões. 

Praga é um destino turístico extremamente popular e pode ficar muito movimentada durante o auge do verão, ou seja, de junho a setembro.

Em vez disso, visite em abril, maio ou outubro para temperaturas externas confortáveis ​​e menos multidões.

Já nos meses de inverno também podem ser visitados desde que você não se importe com o frio, e além disso, nessa época a cidade tem uma magia a mais e fica toda enfeitada com seus inúmeros mercados de Natal.