Confira aqui um guia completo de Chiang Mai na Tailândia, como chegar, o que fazer, onde ficar e tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem da melhor forma!

A Tailândia é um destino incrível para quem gosta de praia, e busca paisagens belas em seus passeios.

O país, localizado na Ásia, é bem conhecido por suas praias tropicais, mas também por suas ruínas antigas e palácios suntuosos. Além disso, é possível encontrar grandes templos ornamentados com imagens de Buda.

A diversidade de atrações, faz desse país um destino que atrai diferentes perfis de turistas. A cidade de Chiang Mai, por exemplo, é uma das maiores cidades do país, e chama a atenção por sua beleza e riqueza cultural.

Para quem quer conhecer mais do que somente as praias da Tailândia, Chiang Mai é o destino perfeito. Afinal de contas, esse destino concentra as tradições, costumes e crenças do país.

Então, para saber mais sobre essa belíssima cidade tailandesa, continue lendo este artigo pois, nele, vamos apresentar um guia completo para você aproveitar seu passeio em Chiang Mai, e conhecer a Tailândia a fundo, com seus costumes e cultura. Confira!

Wat Phra Singh, Chiang Mai
Templo Wat Phra Singh em Chiang Mai

Chiang Mai: a Rosa do Norte

Chiang Mai fica a 700 km de distância da capital do país, Bangkok. É uma das maiores cidades do país Asiático Tailândia.

A cidade está localizada na região Norte do país, próxima a montanhas. Ou seja, ela se localiza distante do mar, em meio a uma paisagem natural encantadora e preservada. O local transmite paz, e oferece uma grande diversidade de atividades culturais.

Além da paisagem natural ainda preservada, a paisagem de Chiang Mai é composta por imponentes e suntuosos templos, que remetem à cultura local. Excelente para quem busca conhecer a cultura do país que visita.

Chiang Mai é conhecida como a “Rosa do Norte”. Lá, é possível apreciar mercados de rua, templos, passear por florestas, ver de perto os elefantes, conhecer belas montanhas e a culinária local.

Tudo isso faz desse um local autêntico, e um dos principais representantes das tradições tailandesas.

Chiang Mai: destino perfeito para nômades digitais

Além de todas as atrações para oferecer uma experiência única na vida de quem visita, Chiang Mai também oferece uma série de vantagens, que fazem dela uma cidade ideal para estadias mais longas, ou com menos recursos financeiros.

Esses motivos têm contribuído para que a cidade tenha se tornado um dos destinos favoritos para nômades digitais, pessoas que trabalham de maneira remota, utilizando tecnologias digitais, e que não dependem de um espaço fixo para desenvolverem suas atividades profissionais.

Portanto, Chiang Mai é a cidade ideal para passar uma temporada em trabalho remoto. Pois oferece excelente estrutura e preços muito acessíveis para hospedagem, alimentação e atividades de lazer.

O custo de vida na cidade é baixo, e a internet é de qualidade. Ou seja, tudo o que um nômade digital necessita para desenvolver seu trabalho, e ainda aproveitar para conhecer um lugar autêntico e que exala cultura e tranquilidade.

Para se ter uma ideia, Chiang Mai oferece muita facilidade para alugar apartamentos. É possível alugar um apartamento por valores a partir de US$ 100 ao mês, um preço muito atrativo, e que permite estadias mais longas.

Além disso, é possível acessar uma internet com alta velocidade e excelente qualidade. Com isso, o visitante pode trabalhar sem preocupação.

Como se não bastasse, para oferecer mais conforto e segurança, a cidade também oferece uma gama de restaurantes, vende comida barata e possui lojas de conveniências que funcionam 24 horas.

Também é possível conhecer muita gente e fazer vários networks, pois existem muitos estrangeiros vivendo na cidade.

Por isso, com certeza vale a pena passar uma temporada em Chiang Mai! É uma experiência única e os nômades digitais já estão sabendo disso. Não é à toa que cada vez mais esse tem sido um destino escolhido por eles.

Como chegar em Chiang Mai?

É possível chegar em Chiang Mai partindo da capital Bangkok. Existem diferentes maneiras de chegar à cidade, e isso vai depender do orçamento disponível para a viagem, do tempo que pode gastar com o deslocamento e as preferências do visitante.

Dessa forma, a primeira coisa é embarcar em um voo para a capital da Tailândia, a cidade de Bangkok. Da capital, é possível ir para Chiang Mai de ônibus, de trem e de avião. A distância entre as cidades é de quase 700 km.

Considerando a distância entre as duas cidades, é importante observar que o deslocamento de ônibus ou de trem levará cerca de 12 horas. Ou seja, uma noite ou um dia inteiros. Em contrapartida, na viagem de avião, leva-se em torno de 1h15min.

Contudo, a opção mais cara é a viagem de avião. Então, para quem busca uma opção mais econômica, deve escolher entre ônibus e trem.

No caso do trem, além de ser mais econômico que um avião, ainda possibilita apreciar a paisagem, e aproveitar um passeio sobre trilhos, algo que muita gente gosta.

Além disso, o trem é uma opção que gera menor impacto ambiental. Portanto, é importante avaliar todas as situações para escolher a melhor forma para cada pessoa chegar a Chiang Mai, partindo de Bangkok.

Avião

Como dissemos acima, é a maneira mais rápida de chegar a Chiang Mai. Apesar de ser um pouco mais cara que as outras formas de viagem, é possível conseguir passagens com ótimos preços se a reserva for feita com antecedência.

Aliás, existem companhias aéreas que oferecem voos de baixo custo, partindo do aeroporto de Don Muang. É importante ter atenção para o tamanho da bagagem que está sendo levada, pois essas empresas costumam cobrar pelo despacho de bagagem.

Porém, no caso de bagagens com até 7 kg é possível leva-las gratuitamente como bagagem de mão.

Por isso, o ideal é reservar com antecedência caso leve bagagem maior, para conseguir descontos no despacho da bagagem.

Ao chegar no aeroporto de Chiang Mai, é possível se deslocar até o local de hospedagem de táxi, Uber ou redtruck. O aeroporto fica a cerca de 30 minutos de distância da Cidade Antiga.  

Você pode conferir o valor e reservar um translado privado do aeroporto para seu hotel em Chiang Mai

Ônibus

Para fazer o trajeto de ônibus, a saída é do terminal de ônibus da cidade, Mo Chit, que fica na região Norte da cidade.

A viagem dura, em média, 10 horas, e sai em no turno da noite. Apesar do preço acessível, o ônibus é bem confortável, e também oferece lanches e água.

Além disso, é possível até encontrar ônibus que oferecem opções de entretenimento, como filmes legendados.

Em geral, quem viaja nesses ônibus são mais os locais do que os turistas. O desembarque é feito na estação da Arcade, de onde você pode se deslocar de redtruck.

Uma informação importante é que o ar condicionado desses ônibus costuma ser bastante frio. Então, é sempre bom ter um casaco ao seu alcance, principalmente em viagens noturnas.

É possível comprar os bilhetes de ônibus pela internet, no próprio terminal de ônibus. Ou por intermédio do local onde você se hospedará: hostel ou hotel.

A compra por intermédio do hotel pode gerar cobrança de comissão, mas é possível economizar tempo e garantir a compra com antecedência. Além disso, a reserva pela internet também é uma boa opção, e pode ser feita por site ou aplicativos. E o pagamento pode ser com cartão de crédito.

É importante lembrar de manter o passaporte sempre em mãos, para comprar passagens e embarcar nas viagens.

Trem

A viagem de trem é uma ótima opção para quem quer curtir o passeio, e não está preocupado em chegar rápido. A viagem dura, em média, 13 horas. E pode ser feita no período noturno.

Além disso, é uma opção mais ecológica, e ainda permite economizar em uma diária de hotel. Aliás, vale a pena também para ter a experiência de andar de trem e apreciar uma bela paisagem.

É possível escolher entre as opções de beliche inferior, ou beliche superior. A beliche superior é mais barata, mas pode ser bem desconfortável para pessoas mais altas.

Há espaço para guardar a bagagem embaixo da cama, e a roupa de cama é limpa, além de oferecer cobertas e travesseiros. os beliches têm cortinas para garantir mais privacidade ao viajante.

Existem opções de vagões femininos exclusivos para mulheres e crianças. Ideal para mulheres que viajam sozinhas. Por isso, nesse tipo de vagão, só circulam mulheres, inclusive policiais e funcionárias.

Em todos os vagões, há bastante segurança. E policiais circulam com frequência, para garantir a segurança e evitar descumprimento de normas, como o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, que são proibidas dentro do trem.

Os trens possuem ar condicionado, banheiro, e refeições. Os valores das refeições não são muito baixos, mas é possível levar a própria comida também.

O desembarque é feito na estação ferroviária de Chiang Mai. De lá, é possível se deslocar de redtruck para a Cidade Antiga, ou para o hotel onde fez a reserva.

Onde comprar o bilhete de trem?

Da mesma maneira como os bilhetes de ônibus, também é possível comprar os bilhetes de trem diretamente na estação, pela internet ou através do hotel onde se hospedará.

É possível adquirir o bilhete na estação Hua Lampong ou em outra da cidade. Por intermédio do hotel, é possível que ocorra a cobrança de comissão.

Pela internet, é possível reservar o bilhete com até 2 meses de antecedência, ou pelo menos com 2 horas de antecedência.

A dica é sempre comprar com mais antecedência para escolher os melhores lugares. Afinal, em cima da hora o trem pode estar cheio, e não ter opções de beliches de baixo, por exemplo, que são as que acabam primeiro.

Além disso, há uma cobrança de taxa para comprar o bilhete pela internet. Afinal de contas, é uma opção que permite comprar com mais antecedência.

O bilhete que o visitante compra na internet é igual ao na estação, e chega por e-mail. Também é possível salvá-lo em PDF no ato da compra.

Onde ficar em Chiang Mai?

O que não falta são opções de hospedagem na cidade de Chiang Mai. Como se trata de um dos destinos mais procurados da região, existem muitas alternativas de acomodações para diferentes perfis e orçamentos.

A primeira coisa que se deve observar antes de fazer uma reserva, é a localização da acomodação. Afinal de contas, como a província também é denominada de Chiang Mai, ela engloba várias outras cidades nos arredores.

Então, nem todo hotel que fica em Chiang Mai estará na cidade em si, pois pode estar localizado em outra cidade da província.

A maior parte dos pontos turísticos da cidade de Chiang Mai está nos arredores do Centro Antigo. Então, o ideal é procurar uma hospedagem que não fique muito longe dessa localidade.

Também é importante dizer que cada tipo de hospedagem atende a diferentes objetivos. Ficar no centro, por exemplo, pode ser mais cômodo, pois facilita o acesso à maioria das atrações da cidade.

Mas para quem busca mais tranquilidade e está viajando para relaxar, se hospedar em um hotel mais afastado do centro pode ser uma ótima opção.

As quatro melhores regiões para se hospedar em Chiang Mai são: Old City, Riverside, Night Bazaar e Nimmanhaemin.

Old City

É o famoso Centro Antigo. O lugar mais procurado pelos turistas, e é onde estão localizados os principais pontos turísticos da cidade. É no centro que você encontra os templos, os mercados e várias outras atrações.

Além disso, ele é cercado por uma muralha, que data de mais de 700 anos. No centro, também é possível encontrar os spas relaxantes para desfrutar de uma boa massagem.

As vantagens dessa região são a proximidade das atrações turísticas, e a possibilidade de encontrar hospedagens econômicas. A desvantagem é que é um local mais agitado para quem busca relaxar mais.

Riverside

É uma região mais afastada do centro. Por isso, é um dos locais mais tranquilos da cidade. Mesmo assim, oferece diversas opções de bares e restaurantes. Aliás, para quem gosta de ficar na beira do rio, essa é a melhor opção.

É no Riverside que você encontrará os resorts que oferecem mais luxo a preços bem agradáveis. Afinal de contas, mesmo as hospedagens mais luxuosas da cidade não são caras.

Também é uma boa opção para quem chegará à cidade de carro, pois o bairro tem fácil acesso às principais rodovias da cidade.

Night Bazaar

Essa região é ideal para quem aprecia a vida noturna. É cheia de bares, e abriga o mercado noturno da cidade.

Apesar de distante do centro, o acesso é fácil. Além disso, nesse bairro, é possível encontrar hospedagens de vários preços e estilos.   

Nimmanhaemin

Outra região indicada para quem gosta de agitação e vida noturna. A rua que leva esse nome é cheia de bares e restaurantes, que abriga uma grande diversidade de pessoas de várias nacionalidades.

Inclusive, é um dos locais mais badalados, e onde encontra-se pessoas de diferentes países que vivem na cidade.

É excelente para conhecer pessoas e ter uma experiência local, pois fica mais distante dos pontos turísticos, e mais próxima de quem está vivendo na região.

Contudo, não é uma boa opção para quem busca a praticidade de estar perto dos pontos turísticos. No entanto, é um ambiente muito agradável, alegre e agitado. 

Melhores opções de hospedagem em Chiang Mai

Hoh Guesthouse: uma opção econômica em quarto privativo com ótimas avaliações.

BB House Budget & Boutique: Localizado apenas a 400 metros da lendária Sunday Walking Street (mercado) de Chiang Mai, tem quartos econômicos com banheiro compartilhado. ( a partir de R$45,00)

Pao Come Boutique House: oferece quartos simples porém amplos, com banheiro privativo e café da manhã. Bom custo beneficio.

U Chiang Mai: quartos modernos e luxuosos perto da cidade velha de Chiang Mai. Serve um ótimo café da manhã e tem piscina.

The Inside House: situado a 700 metros do Wat Phra Singh (templo budista),os quartos são amplos, confortáveis, bem decorados e com banheira. O café da manhã é incluso.

Garden Yard Inn Chiangmai: tem quartos aconchegantes com vista para piscina por preço moderado para Chiang Mai.

Rimwiang: a 1 km de Wat Phra Singh, oferece quartos aconchegantes e bem decorados com café da manhã.

O que fazer em Chiang Mai?

Templos Budistas em Chiang Mai

A cidade é considerada a capital espiritual da Tailândia, pois conta com mais de 300 templos budistas. Impossível visitar esse destino sem conhecer seus templos. Os mais de 300 templos quase alcançam a quantidade de templos da capital do país.

A vantagem é que eles estão distribuídos em um espaço bem menor, possibilitando uma verdadeira imersão no mundo espiritual.

Mesmo para quem não é apegado à espiritualidade e à religião budista, vale a pena visitar os templos, pois eles fazem parte da paisagem da cidade. É uma maneira de conhecer a fundo a cultura da região.

Devido à grande quantidade, pode ser um pouco difícil visitar todos em uma única ida à cidade. Os mais conhecidos são:

  • Wat Phra That Doi Suthep;
  • Wat Chedi Luang;
  • O Wat Phra Singh;
  • Templo Prata – Wat Sri Suphan;
  • Wat Lok Molee;
  • Wat Umong;
  • Dentre muitos outros.

Veja o valor e reserve aqui uma Excursão para Doi Suthep, Wat Umong e Wat Pha Lat Sunrise ou também essa opção de Excursão Fim de Tarde Wat Umong e Doi Suthep.

Além disso, se você quer entender mais sobre a Cidade Velha de Chiang Mai, veja essa excursão a pé guiada pela cidade velha e pelos templos, pode ser interessante!

Wat Phra That Doi Suthep

Mais conhecido apenas como Doi Suthep, ou como Templo da Montanha, esse templo muito famoso, localiza-se no topo de uma montanha.

Sua altitude é de mais de 1000 metros, o que oferece uma vista magnífica da cidade. Além disso, possui muita história para ser explorada, desde sua criação, que é cercada por muitas histórias e lendas.

Nele, você encontra uma série de santuários sagrados. A arquitetura é budista e hinduísta. Além disso, possui vários monumentos, sendo o mais sagrado deles banhado a ouro puro.

Este templo fica a cerca de 15 KM de Chiang Mai. Há uma estrada que liga a cidade ao topo da montanha. Para chegar lá, é preciso subir a grande escadaria Naga Staircase, que tem 309 degraus. Ao chegar no topo, basta virar à esquerda para efetuar o pagamento da taxa de entrada.

Para quem não tem condições físicas para subir tantos degraus, ou não quer se cansar, há a opção de subir de bondinho. Para isso, é preciso comprar um bilhete de viagem.

Veja aqui o valor para um tour ao Templo Doi Suthep e Tribo Hmong 4 Horas!

Para os mais aventureiros tem um tour de Caminhada de dia inteiro e bicicleta no Parque Nacional Doi Suthep Mountain!

Mulher caminhando no templo Wat Phratat Doi Suthep

Wat Chedi Luang

É um templo tradicional em Chiang Mai, um dos mais importantes! Também conhecido como Templo da Grande Estupa, ele é um complexo, originalmente composto por três templos.

Sua construção data do século XIV e possui muitas estruturas incríveis! É um local repleto de história, que deve constar em todos os roteiros da cidade.

Além de apreciar as grandes estruturas dos edifícios que compõem esse templo, é possível conversar com monges. Eles ficam ao norte do templo, disponíveis para conversar das 9h às 18h.

É muito fácil chegar em Wat Chedi Luang, pois sua localização é na Old City. Ele fica na parte murada da cidade, na mesma rua do Monumento dos Três Reis.

Por isso, para quem está hospedado no Centro Antigo, basta fazer uma pequena caminhada até o templo.

 O Wat Phra Singh

Este templo também é conhecido como o Templo de Ouro, ou Templo do Buda Leão, e é um dos mais importantes da cidade. Como os outros, as estruturas são muito bonitas, e é possível conhecer muita história ao visitá-lo.

Sua construção data de 1345, quando um rei da dinastia Mangrai construiu um chedi para colocar as cinzas do pai. Depois disso, foram construídos outros edifícios, e um mosteiro no local.

Nele, você poderá ver uma série de imagens antigas de Buda. Além disso, há muitos monges vivendo no templo também.

Para quem está hospedado no Centro Antigo, é possível ir à pé, pois este templo fica dentro da Old City, no Oeste da antiga cidade murada. O acesso à entrada principal é pela Ratchadamnoen Road.

Templo Wat Phra Singh em Chiang Mai

Wat Sri Suphan

O Wat Sri Suphan também é conhecido como Templo de Prata. Afinal de contas, ele é quase completamente coberto de prata.

Ele foi construído por volta do século XVI, como o principal templo de uma vila habitada por artesãos de prata.

Suas paredes são ornamentadas com murais, que fazem referências a lendas budistas. Além disso, à noite também é possível conversar com monges budistas.

A visita nesse templo é gratuita, mas você pode oferecer donativos para retribuir a experiência histórica que terá nesse local.

O templo fica na rua Wu alai, próximo ao mercado com o mesmo nome. Ele fica na parte externa dos muros da Old City, mas é muito fácil chegar lá.

Wat Lok Molee

É um dos templos mais antigos da cidade. Nele, você encontra um belo salão para oração, além de um lindo jardim para conhecer!

A entrada é guardada pela estátua de dois grandes elefantes brancos. Esse templo tem muitas imagens de Buda, além de várias outras estátuas para serem apreciadas.

Os mosaicos intricados nas paredes trazem muitas imagens hindus e budistas. O templo está disponível para visitação desde 6h da manhã até às 17h. A entrada é gratuita.

É um templo menos procurado por turistas. Por isso, há muitas chances de ele não estar cheio e proporcionar uma visita mais agradável. Esse templo fica na Manee Nopparat Road.

Wat Umong

Esse templo também é conhecido como Templo da Floresta, pois está localizado no sopé da montanha Doi Pui.

Suas características são bem específicas no que se refere à arquitetura e enquadramento.  Suas estruturas e ruínas estão envoltas pela floresta tropical da região.

O templo foi fundado no século XIII, e conta com jardim muito bonito, além de muitas imagens de Buda.

Outra particularidade do templo são os túneis de meditação, destinados à introspecção e contemplação. Nesse local, é necessário retirar os sapatos para entrar. Além disso, também é necessário fazer silêncio em seu interior.

Além de não cobrar pela entrada, esse templo não agrega multidões de visitantes como alguns dos outros.

As visitas podem ser realizadas durante todo o dia, das 8h da manhã até às 17h. Como está no sopé da montanha Doi Pui, a recomendação é ir utilizando algum transporte, como táxi ou tuk tuk. O acesso é pela estrada Suthep.

Uma dica importante é já combinar o transporte para o retorno, pois a região não é tão frequentada por turistas. Por isso, não conta com transportes disponíveis em horários regulares.

Vista do templo Wat Umong em Chiang Mai - Tailandia

Doi Inthanon

A pouco menos de 2 horas da cidade, o Parque Nacional Doi Inthanon é um ótimo lugar para respirar ar fresco da montanha.

Este é o pico mais alto da Tailândia, e o parque nacional que o circunda está repleto de algumas das muitas maravilhas naturais.

Dentro do parque há algumas trilhas, entre elas, a Trilha Natural Kew Mae Pan, que não é muito difícil e oferece vistas deslumbrantes das montanhas. É necessário contratar um guia nesta trilha.  

O parque nacional abriga também um punhado de cachoeiras e, se você tiver tempo, veja o maior número possível. Mas se você estiver com a agenda apertada a Cachoeira Mae Ya é a mais impressionante.

Para chegar de de Chiang Mai, você pode contratar um motorista para o dia (um caminhão vermelho ou um carro) ou pode contratar um tour em uma agência local também.

Veja o valor e reserve um tour para Doi Inthanon

De Chiang Mai: excursão e caminhada de um dia ao Parque Nacional Doi Inthanon

Mercados de Rua em Chiang Mai

Os mercados de Chiang Mai também são parada obrigatória. São mercados de rua bastante populares, para aproveitar um bom passeio e fazer compras. Os mercados mais famosos de Chiang Mai são:

  • Saturday Market;
  • Sunday Market,
  • Night Bazaar.

Saturday Market

O Saturday Market é um mercado de rua que fica na Wualai Road, na região Sul da Cidade Antiga. Ele acontece aos sábados. Nele, é possível encontrar uma variedade grande de barraquinhas de comida, além de barraquinhas que vendem lembrancinhas da cidade.

Dependendo da época, é possível encontrar o local mais vazio para transitar com mais tranquilidade. Enfim, é um passeio excelente!

Sunday Market

Aos domingos, acontece o Sunday Market. O mercado fica na Rachadamnoen Road, bem atrás do Thapae Gate, na Cidade Antiga. A localização faz com que o mercado atraia maior quantidade de turistas, e fique um pouco mais cheio. É possível chegar nele com facilidade a pé se estiver hospedado no centro.

Os artigos disponíveis para venda são semelhantes nos dois mercados. Então, para quem não gosta de multidão, o Saturday pode ser uma opção melhor.

Para quem optar pelo Sunday Market, e além de conhecer, também quer fazer compras, a recomendação é chegar cedo para escolher os itens com mais calma, antes de o mercado encher muito.

Night Bazaar

O Night Bazaar é uma ótima opção para quem não vai passar o fim de semana em Chiang Mai, pois acontece todas as noites. Também é uma opção para quem gostou muito dos mercados, e quer aproveitar um pouco mais.

Ele acontece entre a rua Tha Pae e rua Chang Klang, na região Leste da Cidade Antiga. Para quem está hospedado no centro, dá para ir andando mesmo. Caso não seja adepto à caminhadas, ou se quiser ganhar tempo, pode ir até lá de tuk tuk.

É um mercado muito procurado por turistas também. As opções de venda são semelhantes aos outros dois.

Assistir ao Ritual do Oferecimento das Almas

Aliás, para quem gosta do turismo religioso ou tem interesse em uma experiência ainda mais próxima ao budismo, é possível conversar com um monge budista e assistir ao ritual Almsgiving (Oferecimento das Almas).

Para conversar com um monge, é necessário procurar os locais destinados a isso, e que existem na maioria dos templos.

Já o ritual de Oferecimento de Almas acontece todos os dias pela manhã, durante a saída dos monges dos templos para buscarem doações.

Um bom lugar para ver o ritual é nas proximidades do templo Wat Phratat Doi Suthep. O ideal é estar no local às 6 horas da manhã, para não perder o ritual.  

Luta de Muay Thai

O Muay Thai é uma luta tailandesa que é muito popular, e também é possível assistir a uma luta durante a sua estadia na Tailândia.

Para saber mais sobre as lutas, é bom verificar no hotel onde está hospedado. Para quem não quer perder esse espetáculo, também é possível procurar também o Thapae Boxing Stadium, um estádio muito frequentado por turistas e onde ocorrem lutas quase todas as noites. O estádio fica na parte histórica da cidade, então, é bem fácil de ir até lá.

Além disso, é possível até se arriscar na prática do Muay Thai, comprando pacotes de 1h de treino nas academias localizadas no Centro Histórico.

Thai Massage

A massagem tailandesa também é obrigatória para quem visita o país. Em Chiang Mai, é possível relaxar com essas massagens em spas e mesmo na rua, onde encontramos profissionais que desenvolvem as técnicas singulares da massagem tailandesa.

Lisu Lodge: experiência alternativa em Chiang Mai

E se você busca uma experiência ainda mais autentica no norte da Tailândia e a poucas horas do centro de Chiang Mai, temos o lugar perfeito para indicar pra você.

Na nossa segunda vez em Chiang Mai optamos por ter experiência diferente dos passeios comuns oferecidos na cidade, e foi a nossa melhor escolha.

Escolhemos o Lisu Lodge para passar 3 dias. Muito mais que uma hospedagem, o Lisu Lodge oferece pacotes que incluem experiências culturais e de aventura em torno de uma vila de tribos montanhosas no distrito de Mae Tang.

O Lisu Lodge fica a apenas 50 minutos de carro da cidade de Chiang Mai e tem esse nome por conta da aldeia de nome Lisu que fica perto do Lodge. O lugar que fica em meio aos campos de arroz e montanhas, formando um cenário incrível para quem ama natureza e está em busca de dias de tranquilidade.

O mais legal disso tudo é que eles valorizam a sustentabilidade e o turismo com base comunitária. Dessa forma os funcionários que trabalham no lodge são todos da comunidade local. O objetivo é preservar as tradições e a cultura das tribos das colinas de Chiang Mai.

Além disso a hospedagem oferece diversas atividades durante o dia que também são coordenadas por moradores locais. Além de um tour guiado pelos vilarejos locais da tribo Lisu e Akha, outra atividade super interessante que fica há poucos minutos da propriedade é uma visita ao Araksa, que é uma fazenda onde é feito o plantio de chás e degustação. O próprio lodge organiza um carro para levar e buscar os hospedes.

E para quem ama uma experiência gastronômica e ainda saudável, as refeições oferecidas na Lisu Lodge são de origem local, dos campos de arroz e hortas totalmente orgânicas.

Lisu Lodge Chiang Mai
Lisu Lodge Chiang Mai

Nossa opinião sobre a Lisu Lodge em Chiang Mai

Para nós amantes das viagens de experiência, tivemos uma experiência muito positiva. Desde o momento da recepção até o nosso check-out foram dias incríveis.

 O atendimento foi impecável, a hospedagem fica em um lugar muito tranquilo e seguro, as refeições são sempre muito bem servidas e uma delícia, praticamente uma experiência gastronômica.

Quanto as atividades oferecidas, achamos muito interessante poder visitar os vilarejos locais sendo guiado por um morador local, explicando cada detalhe do vilarejo e sua cultura, o que tornou a experiência ainda melhor.

Nós super recomendamos a Lisu Lodge para quem deseja uma experiência autentica e incrível em Chiang Mai.

Como chegar no Lisu Lodge

A própria hospedagem oferece alguns tipos de transfer do centro da cidade até o Lodge com valores a serem consultados.

É possível alugar um carro também para chegar ao local já que as estradas são tranquilas, completamente pavimentadas e seguras.

Nós optamos por ir de taxi a partir da cidade. Os valores são bem razoáveis e você pode combinar a volta com o mesmo motorista. Foi o que fizemos e foi bem tranquilo. Pagamos 700 Baht cada trecho.

Endereço: 73 Moo 3 Tambon Ban Chang, Amphoe Mae Taeng, Chiangmai 50150,.

Site: www.asian-oasis.com/lisulodge Instagram: @asian_oasis

Araksa: tour de chá em Chiang Mai

Outra experiência para quem ama chás e tem curiosidade de entender seus processos, se aventurar pelo meio de uma plantação, colher e ainda fazer uma degustação com especialistas é o Araksa Tea Garden.

É um jardim boutique especializado na produção de chá orgânico, além disso o Araksa é a primeira horta de chá na Tailândia a ser certificada pelo USDA e pela UE Organic for Farm & Factory.

O local é um dos mais antigos jardins de chá da Tailândia, e as plantações são totalmente orgânicas sendo que as plantas de chá não são expostas a qualquer pesticidas ou fertilizantes químicos.

Hoje eles têm vários chás que inclusive são premiados internacionalmente. No local há também um restaurante que oferece café da manhã e almoço com vista para plantação.

Além disso tem opção de fazer uma degustação de vários chás no local, tours pelas plantações para aprender o processo de cultivo do chá e também conhecer a fábrica que tem no local.

O tour para plantação de chá é guiado e explica os vários procedimentos e métodos de cultivo do chá. Você receberá cestas de bambu para que participe também da colheita.

Após a visita guiada na plantação de chá, o guia mostra a arte do chá feito à mão, desde a etapa de mistura até a etapa de secagem do chá. E por último no final do tour é oferecido uma xicara de chá tanto gelado quanto quente com um aperitivo.

E se bater a fome eles tem um cardápio com várias opções e os pratos são uma verdadeira experiência gastronômica.

Title Araksa Tea Garden Chiang Mai Caption
Araksa Tea Garden em Chiang Mai

Como chegar no Araksa Tea Garden

A plantação de chá Araksa está localizada no distrito de Mae Tang, Chiang Mai, a cerca de 70km do centro de Chiang Mai e leva cerca de um pouco mais de uma hora para chegar.

Se você quiser ter uma experiência dirigindo na Tailândia, você pode dirigir do centro de Chiang Mai até o Araksa, a estrada é tranquilas e com paisagens incríveis, basta você alugar um carro ou uma motocicleta.

É possível também chegar por taxi ou por app (Grab, Bolt ou inDriver). Nós pagamos cerca de 700 baht até o Lisu Lodge. Do Lisu Lodge para o Araksa eles providenciam o deslocamento.

Endereço: ​75 Moo 1 Bang Chang, Mae Tang, Chiangmai 50150

Site: www.araksatea.com/ Instagram: @araksateagarden

Restaurante Araksa Chiang Mai
Almoço no Araksa Tea Garden

Visitar um santuário de elefantes em Chiang Mai

Os elefantes são considerados sagrados na Tailândia. Em Chiang Mai, é possível conhecer Santuários de Elefantes, e ter uma experiência única de proximidade com esses animais incríveis.

Contudo, é importante pesquisar bastante antes de escolher um santuário de elefantes para visitar. Afinal de contas, existem empresas que priorizam o lucro acima do bem-estar dos animais, e que praticam até mesmo maus tratos contra os elefantes.

O Patara Elephant Farm é um exemplo de santuário de elefantes, que proporciona muito mais do que uma simples interação com esses simpáticos animais. Lá, você terá a experiência de um dia inteiro em contato com elefantes.

É um lugar incrível e muito preocupado com o bem-estar dos animais! Por isso, a entrada é controlada e há um limite de visitantes permitidos por dia.

Então, o ideal é reservar com bastante antecedência para não correr o risco de não conseguir marcar a visita.

A reserva fica a pouco mais de 1h de Chiang Mai mas, ao contratar o passeio, o pacote já conta com um motorista para te buscar no hotel.

Apesar de ser um pouco mais caro que os outros parques, vale a pena o investimento, tanto pela qualidade do passeio, quanto pela responsabilidade que eles têm com os animais.

Se você não viu ainda, confira neste artigo tudo sobre o Santuário dos Elefantes que visitamos na Tailândia.

E para conferir valores e tours aos Santuários de Elefantes de Chiang Mai na Tailândia veja abaixo algumas opções:

Cuidado de Elefantes no Elephant Retirement Park

Excursão ao Santuário de Elefantes Éticos em Pequenos Grupos

Chiang Mai: Cachoeira, Santuário de Elefantes e Rafting de Bambu

Experiência privada de cuidado de elefantes para casais

O que comer em Chiang Mai?  

Uma das grandes vantagens de viajar pela Tailândia é a gastronomia do país. Em Chiang Mai, não é diferente. Além de aproveitar todos os atrativos da cidade, é possível comer bem gastando pouco.

É possível desfrutar de uma comida autêntica, bem feita, saudável e muito saborosa durante seu passeio por Chiang Mai.

Para quem ainda não conhece a culinária tailandesa, mas com certeza sabe da sua fama, é uma ótima oportunidade para entender o motivo de a gastronomia tailandesa ser tão famosa.

Reserve aqui uma Excursão a pé guiada por comida recomendada pela Michelin: um passeio a pé pelas ruas de Chiang Mai para explorar os restaurantes locais mais deliciosos da cidade.

Street food

As comidas das barraquinhas são bem famosas, e ótimas opções de alimentação durante sua estadia na cidade. É possível comer nessas barraquinhas nos mercados, mas também existem barraquinhas por todo o Centro Antigo. Você se perderá em meio a tantas opções.

As barraquinhas no Chiang Mai Gate, que fica no Sul da Cidade Antiga, começam a ser montadas no fim da tarde, e oferecem alimentação até bem tarde.

As opções são muito variadas, com espetinhos, molhos, pad thai, doces, sobremesas e bebidas. Uma dica é procurar os cardápios em inglês para facilitar o pedido. Aliás, outra dica é se abrir para experimentar os sabores e especificidades da comida autêntica tailandesa.

Um dos pratos mais tradicionais de Chiang Mai é o famoso Khao Soi. Uma comida preparada com macarrão de ovos, frango e curry. Para beber, existem muitas opções de sucos.

Mas, para experimentar algo mais autêntico da região, a dica é o Cha Yen, que nada mais é do que um chá preto tailandês com leite condensado e gelo.

Aula de Culinária Tailandesa

Além disso, para quem gostar muito da experiência gastronômica, e quiser levar um pouco dela para casa, ainda pode fazer uma aula de culinária tailandesa, para aprender um pouco mais e, quem sabe, preparar algum prato típico quando retornar para casa.  

Existem cursos para todos os gostos, desde aqueles com poucas horas de duração, até cursos que duram dias inteiros.

Neles, você vai aprender mais sobre os temperos tailandeses, e as técnicas de preparação de alimentos. E, acredite, é possível encontrar até mesmo cursos específicos para pessoas veganas.

Veja algumas opções abaixo com valores:

Autêntica aula de culinária tailandesa e visita à fazenda

Excursão noturna ao mercado de comida de rua local

Chiang Rai: bate-volta

Chiang Rai é uma cidade que fica a 3 horas de distância de Chiang Mai. Então, é possível fazer um bate-volta de Chiang Mai, para conhecer os atrativos dessa bela cidade.

Em Chiang Rai, você vai encontrar o Wat Rong Khun (White Temple), um dos templos mais peculiares do país. É um templo todo branco por fora, cercado por esculturas budistas em meio a esculturas de arte pop. É uma mistura um tanto controversa e bastante inusitada. Portanto, vale à pena a visita!

Além do Templo Branco, também é possível visitar outros pontos em um roteiro de um dia, de forma que compensa muito incluir um dia em Chiang Rai no seu roteiro de viagem.

É possível visitar também a Black House nessa cidade, onde há um parque com construções muito interessantes.

O Blue Temple também é uma atração da cidade. O templo foi construído por um aluno do arquiteto responsável pelo famoso Templo Branco.

Se ainda houver tempo, é possível ir ao Golden Triangle com mais 1 hora de viagem de carro. Esse é o local de encontro entre os rios Mae, Ruag e Khong. É o ponto de encontro entre três países: Tailândia, Laos e Myanmar. Além disso, é possível fazer um passeio de barco passando pelos três países.

Aliás, também é nesse local que você pode visitar a estátua dourada do Buda.

Há várias opções de bate e volta de Chiang Mai para Chiang Rai de 1 dia. Veja abaixo as melhores opções e clique para reservar e saber valores:

Tour privado em Chiang Rai

Excursão aos Famosos Templos de Chiang Rai a partir de Chiang Mai

De Chiang Mai: Excursão Templo Branco e Triângulo Dourado

Chiang Rai na Tailandia
Chiang Rai na Tailandia

Ano Novo em Chiang Mai

Comemorado entre 13 e 15 de Abril, o Songkran é o Ano Novo Tailandês. É uma festa muito alegre, como o Carnaval do Brasil. São três dias de festa com muita alegria, e que as pessoas encontram diferentes maneiras de jogar água umas nas outras.

O Ano Novo Tailandês também é conhecido como Festival das Águas. A festa ocorre o dia todo, tanto nas ruas quanto nos templos.

As pessoas se vestem com roupas bastante coloridas, e se molham com baldes com água e armas de brinquedo de jogar água. Aliás, uma brincadeira que se adequa bem à época mais quente do ano no país.

Muitos comércios fecham nesses dias, por ser um grande feriado nacional. Mas é possível se divertir até tarde da noite. A Zoe in Yellow, por exemplo, vai até tarde na festa com Djs e água por todos os lados.

Porém, estivemos em Chiang Mai durante o período de Ano Novo do Brasil, apesar de não ser comemorado oficialmente pelos Tailandeses, a cidade fica em clima de festas e com muita atividade acontecendo durante a noite, isso principalmente devido ao grande fluxo de turistas nessa época.

Balões em noite de ano novo em Chiang Mai
Noite de Ano Novo em Chiang Mai