A Tailândia é um dos principais destinos de viagem do mundo, famosa por suas praias tropicais, culinária requintada e templos.

Além disso partes diferentes da Tailândia atraem todos os tipos de viajantes, desde os viajantes mais tradicionais querendo conhecer a capital caótica Bangkok, aventureiros buscando atividades ao ar livre em Khao Sok, outros buscando a essência da Tailândia em Chiang Mai e outros apenas querendo umas férias na praia nas incríveis ilhas da Tailândia.

Isso significa que para obter a experiência que procura, você precisa saber para onde ir!

Dessa forma reunimos aqui os principais pontos do que fazer na Tailândia, além de informações de como chegar, melhor época para visitar, como se locomover e várias dicas.

o que fazer em Railay Beach
Railay na Província de Krabi na Tailândia
Conheça também outros destinos na Tailândia
- Chiang Mai: Chiang Mai na Tailândia: seu guia completo em 2022
- Ilhas Phi Phi: Ilhas Phi Phi - Tudo o que você precisa saber
- Bangkok: Bangkok na Tailândia: guia completo 2022.
- Railay Beach: O Que Fazer em Railay Beach
- Koh Phangan: Melhores praias de Koh Phangan

Onde fica a Tailândia

A Tailândia está localizada no sudeste da Ásia e faz fronteira com Camboja, Laos, Malásia e Mianmar.

A capital da Tailândia é a caótica Bangkok, e geralmente é a porta de entrada dos turistas ao país.

O fuso horário da Tailândia é +7 em relação ao Brasil, ou seja, são 10h à frente do horário brasileiro. A língua falada é o tailandês, mas principalmente nas cidades mais turísticas o inglês é falado.

Como chegar na Tailândia

Para chegar na Tailândia não existem voos diretos saindo do Brasil, precisando fazer alguma conexão. Essa geralmente é feita em algum país europeu, continente africano ou do oriente médio.

Geralmente o maior custo de uma viagem para Tailândia é o valor da passagem área, mas você pesquisar aqui que geralmente tem boas promoções.

A dica é pesquisar com antecedência e diariamente para achar o melhor preço.

Lembrando que brasileiros não precisam de visto antecipado para visitar a Tailândia, mas é necessário ter a carteira internacional de vacina contra febre amarela. 

Outra forma de chegar a Tailândia é comprando um pacote fechado, por exemplo do Hotel Urbano, que tem diversas promoções (importante se atentar as datas e regras da compra). Tem Pacote de Viagem – Bangkok (Tailândia) – 2025 por R$ 3616,67 em até 12x OU a por R$ 8357,49 em até 12x para Pacote de Viagem – Bangkok (Tailândia) – 2024.

Melhor época para visitar a Tailândia

Embora a Tailândia não seja um país enorme, o clima e a temperatura variam bastante dependendo da região em que você está.

No geral, a melhor época do ano para visitar a Tailândia é entre novembro e março. A alta temporada, que no caso é “fria” e seca é de novembro a março. As temperaturas durante esse período são geralmente de 30°C ou mais. Tende a não ter tanta chuva nesse período.

No entanto, atente-se se a ideia for viajar entre os meses julho a Outubro que é considerada baixa temporada no país devido as monções.

Dessa forma, temos um artigo completo que ajudará você a decidir qual a melhor época para viajar para Tailândia.

O que fazer na Tailândia – Melhores lugares para visitar

Bangkok – capital da Tailândia

Aproveite alguns dias de agitação da capital tailandesa!

Alguns turistas chegam a Bangkok acreditando que é muito caótico e acabam fugindo imediatamente direto para as ilhas.  Porém vale deixar alguns do itinerário pela Tailândia para explorar essa cidade.

No entanto com tantas coisas para fazer em Bangkok, você poderia facilmente passar vários dias na capital. Explore os vários templos, vá para o distrito de Chinatown e perca-se em seu labirinto de mercados e vielas estreitas, ou suba no rooftop onde foi gravado o filme “Se beber não case” para uns drinks.

Portanto, confira nosso guia dedicado para explorar em Bangkok e veja tudo o que tem para fazer nessa cidade incrível.

Grand Palace em Bangkok na Tailândia
Grand Palace em Bangkok na Tailândia

Ayutthaya

Antiga capital tailandesa perto de Bangkok!

Fundada em 1350, Ayutthaya já foi a segunda capital do Reino Siamês (depois de Sukhothai). A cidade histórica de Ayutthaya é agora um patrimônio mundial da UNESCO e engloba muitos templos e palácios antigos em ruínas.

Ayutthaya se tornou uma viagem popular de um dia saindo de Bangkok e, portanto, é uma das melhores coisas para fazer na Tailândia.

Para saber como chegar nesse lugar e o que conhecer, veja nosso artigo completo sobre Ayutthaya.

Ayutthaya na Tailândia
Ayutthaya na Tailândia

Chiang Mai

Maior cidade e centro cultural do norte da Tailândia!

Chiang Mai é a porta de entrada para o norte da Tailândia, e é considerada a capital espiritual e cultural da Tailândia. 

Além dos muitos templos, mercados e outras atrações da cidade, Chiang Mai também é uma excelente base para se dirigir às montanhas da região.

Passeios populares incluem bate e volta a Chiang Rai, visita a santuários de elefantes, entre outras atividades.

Se você tem planos em vir para a Tailândia pela cultura e natureza, então Chiang Mai tem que estar no seu roteiro.

Wat Phra Singh, Chiang Mai Tailândia
Wat Phra Singh, Chiang Mai Tailândia

Pai

Pai é uma pequena cidade com cerca de 3.000 habitantes e fica a cerca de 3 horas de carro de Chiang Mai. 

Sua localização cênica entre campos de arroz e montanhas é perfeita para explorar de bicicleta ou scooter, visitando fontes termais e cachoeiras próximas.

Chiang Rai

Chiang Rai é ​​uma cidade bem menor comparada com Chiang Mai, localizada perto da fronteira norte da Tailândia com Laos e Mianmar.

Embora um pouco fora do caminho, Chiang Rai conta com vários templos budistas contemporâneos que são as principais atrações da cidade. 

Se você está com roteiro com tempo limitado pela Tailândia talvez queira se concentrar primeiro em conhecer Chiang Mai. Mas se você quiser ver mais no norte ou estiver a caminho do Laos , Chiang Rai é ​​uma parada perfeita.

Krabi

A província de Krabi é famosa por suas praias cercadas por altas falésias. Algumas das mais conhecidas são a praia de Ao Nang e também Railay que é uma península alcançada apenas por barco a partir de Ao Nang.

A praia de Railay em si tem acomodações um pouco mais caras que em Ao Nang, mas se estiver dentro do orçamento com certeza vale ficar uns dias por lá. No entando você também  pode simplesmente fazer uma viagem de um dia para Railay a partir de Ao Nang.

A paisagem é impressionante e vale a pena incluir no roteiro. Além disso a área também é mundialmente famosa por sua escalada, com cursos introdutórios e aluguel de equipamentos disponíveis em Railay, Ao Nang ou Krabi Town.

Temos artigos completos sobre Railay e Ao Nang para você planejar sua viagem por esses lugares incríveis da Tailândia.

Vista aérea de Railay Beach na Tailandia
Railay Beach na Tailandia

Parque Nacional Khao Sok

Khao Sok é uma reserva de vida selvagem no sul e visitar esse lugar é uma dos melhores coisas para se fazer na sua viagem pela Tailândia!

É um parque espetacular, com lagos com bangalôs flutuantes de bambu. O ideal para ter a melhor experiência do lugar é fazer uma excursão de 2 dias (ou mais) na região do Parque Nacional de Khao Sok. 

É uma ótima maneira de adicionar um pouco de aventura e não somente praias no seu itinerário pela Tailândia.

Existem várias trilhas que partem da vila de Khao Sok na qual você pode caminhar de forma independente, embora a maioria delas tecnicamente exija um guia. 

Além disso há passeios organizados que incluem atividades adicionais, como caiaque, rafting, observação da vida selvagem e até camping na selva. Você pode facilmente reservar passeios na maioria das pousadas no centrinho de Khao Sok ou no GetYourGuide

Temos um Guia completo de Khao Sok para você planejar sua viagem para esse lugar incrível da Tailândia.

Khao Sok Tailandia
Khao Sok Tailândia

Koh Phi Phi – uma das melhores coisas para fazer na Tailândia

As Ilhas Phi Phi apresentam algumas das praias mais populares da Tailândia. Phi Phi Don, a maior das duas ilhas principais, é conhecida por seu animado centrinho cheio de barzinhos, noites agitadas e também algumas praias.

Enquanto isso, a menor e desabitada Phi Phi Leh é onde você encontrará falésias ao redor das belas praias de areia branca, como a famosa praia de Maya Bay, que você pode reconhecer do filme de Leonardo DiCaprio “A Praia”. É aonde tem os passeios de barcos com as paisagens mais famosas da Tailândia.

Uma visita as Ilhas Phi Phi na é com certeza uma das coisas que não se pode deixar de fazer enquanto estiver na Tailândia. Veja mais sobre as Ilhas Phi Phi no nosso artigo completo sobre esse paraíso.

Pileh Lagoon nas Ilhas Phi Phi
Pileh Lagoon nas Ilhas Phi Phi

Koh Lanta

Ko Lanta, oferece uma gama de lugares atraentes para ficar. Há bons lugares para mergulho e snorkel nas proximidades, além de cavernas para explorar, caiaque e outros esportes aquáticos. 

Localizada a cerca de 70 km ao sul de Krabi, no Mar de Andamão, você pode chegar facilmente de barco a partir de Krabi ou Phuket

A ilha é especialmente popular entre as famílias, em parte por causa das leis locais que até agora impediram que jet-skis, guarda-sóis à beira-mar e bares a transformassem em outra Phuket, embora as instalações do resort estejam se expandindo rapidamente.

A melhor maneira de visitar Koh Lanta é alugar uma scooter para o dia e explorar as praias

Koh Lipe

Koh Lipe  é uma pequena ilha no extremo sul da Tailândia. Para ser mais específico na província de Satun, não muito longe da fronteira com a Malásia.

Koh Lipe é uma das ilhas do Parque Nacional Marinho de Tarutao e tem enormes recifes de coral e as lindas praias de areia branca que atraem os turistas amantes de praia e entusiastas do mergulho e snorkel todos os anos.

Você planeja visitar Koh Lipe durante sua viagem à Tailândia? Então você deve ler nosso artigo detalhado: Koh Lipe – Paraíso tropical na Tailândia

Koh Lipe na Tailândia
Koh Lipe na Tailândia

Similan Islands Marine National Park

As Ilhas Similan estão localizadas a noroeste de Phuket, no mar de Andaman.

Este arquipélago de 9 ilhas é uma zona protegida que compõe o Parque Nacional Marinho das Ilhas Similan.

É o lugar ideal para mergulhar na Tailândia. As Ilhas Similan estão entre os 10 locais mais bonitos do mundo. A água é particularmente cristalina e cheia de muitos peixes e corais.

Dessa forma, para descobrir as ilhas e explorar o fundo do mar, a maneira mais fácil é optar por uma viagem de um dia de Phuket ou Khao Lak. O passeio inclui transfers para o porto, café da manhã, passeio de barco, almoço e snorkeling

Phuket

A maior ilha da Tailândia, Phuket é a província mais rica da Tailândia, com o turismo impulsionando a economia.

Alguns empreendimentos turísticos marcaram grande parte da ilha, no entanto, muitas das praias ainda são surpreendentemente bonitas, as instalações do resort são inigualáveis ​​e o mergulho com snorkel são ótimos.

Se tornou o principal destino turístico da região para famílias e turistas que procuram festas. Seus restaurantes, lojas e instalações de entretenimento são inigualáveis. 

Em Phuket, todas as atividades estão concentradas no lado oeste da ilha, especificamente perto de Patong. Se você gosta de entretenimento e festas, este é o lugar perfeito!

Além disso a partir de Phuket, você também pode fazer passeios de um dia para as ilhas vizinhas, como James Bond Island ou Koh Phi Phi.

Ilhas do Golfo da Tailândia

Bastante conhecidas e frequentes colocadas no roteiro pela Tailândia é o trio de ilhas que fica no Golfo da Tailândia, cada uma com um caráter diferente. 

As balsas de Surat Thani podem levá-lo a cada uma das ilhas. Veja abaixo sobre cada um e decida qual incluir no seu roteiro pela Tailândia.

Koh Samui

A Ilha de Koh Samui é a maior das três ilhas e inclusive tem seu próprio aeroporto. 

Acaba não sendo a preferência dos mochileiros por exemplo pois a ilha é maior e conhecida por ter muitos resorts de luxo.

Parque Mu Ko Ang Thong: Cruzeiro Semiparticular Pôr do Sol

Koh Phangan

Koh Phangan é a mais conhecida de todas por conta Full Moon Party. A ilha tende a ficar bastante cheia durante a época da festa e é inclusa frequentemente no roteiro de mochileiros pela Tailândia.

Mas nem só de festa vive essa ilha. Koh Phangan tem muito a oferecer, entre praias boas para snorkel, praias para relaxar e bons cafés e restaurantes.

Confira nosso artigo sobre as melhoras praias de Koh Phangan e com certeza você vai querer incluir essa ilha no seu roteiro na Tailândia

Zen Beach Koh Phangan
Zen Beach Koh Phangan na Tailândia

Koh Tao 

Koh Tao é famosa pelo mergulho e abriga a maior concentração de escolas de mergulho na Ásia, com alta concorrência resultando em um dos melhores lugares do mundo para fazer cursos de mergulho.

Portanto se você sempre quis se tornar um mergulhador certificado, este é um dos lugares mais convenientes para isso. Para mais informações sobre Koh Tao na Tailândia leia nosso artigo O Que Fazer em Koh Tao na Tailândia

Koh Nang Yuan em Koh Tao
Koh Nang Yuan em Koh Tao

Roteiro pela Tailândia

A Tailândia é um país incrivelmente diversificado no Sudeste Asiático que pode ser explorado em qualquer período. No entanto é claro, quanto mais tempo você tiver para visitar a Tailândia, melhor.

Mais tempo significa que você não precisar correr tanto e ficar pulando constantemente em voos e ônibus, e tem mais tempo para ficar em um local e absorver tudo antes de seguir em frente.

Portanto, se você tiver uma semana, duas semanas, três semanas ou mais, poderá ver facilmente diferentes partes do país.

Você pode explorar o norte da Tailândia e as ilhas do sul facilmente em apenas uma semana, embora, é claro, você possa ver muito mais coisas em duas ou três semanas.

Sugestão de Roteiro pela Tailândia

  • 2 ou 3 dias em Bangkok
  • 2 dias em Chiang Mai
  • 2 dias em Phi Phi
  • 2 dias em Koh Lipe
  • 3 dias em Railay Beach
  • 3 dias em Koh Tao ou Koh Phangan

Obs: Considerando dias cheios! É necessário ajustar dias de chegada e de saída por conta dos transportes.

Roteiro detalhado da Tailândia

Bangkok

Chegada em Bangkok, dia para aclimatar ao fuso horário. No 2º dia, dia para visitar os templos, e a noite Sirococo. No 3º dia viagem de 1 dia para o Mercado Flutuante e Mercado do Trem, shoppings de Bangkok e a noite Asiatique Riverfront. E no 4º dia, viagem de 1 dia para Ayutthaya e a noite Voo para Chiang Mai.

Chiang Mai

Chegada em Chiang Mai a noite,  no outro dia pegar um táxi para o Templo da Montanha Doi Suthep, após retornar a cidade e ver os templos próximos, a noite ir a algum mercado noturno. No outro dia Santuário de Elefantes e a noite voo para Phuket

Phuket

Apenas para passar a noite, e no outro dia de manhã Ferry para Ilhas Phi Phi.

Phi Phi

Na chegada, caminhar pelo centrinho, aproveitar o hotel, e a noite ir em algum do barzinhos famosos. No outro dia fazer um passeio de barco. E no próximo alugar um caiaque para ir até Monkey Beach e Nuy Bay. No ultimo dia pegar um ferry para Koh Lipe.

Koh Lipe

Chegada a tarde em Koh Lipe pois o ferry demora. Ir para o por do sol em Sunset beach. No 1º dia em Koh lipe, conhecer as praias da ilha, sentar em algum do bares. No 2º dia relaxar em alguma praia, alugar caiaque para ir até a ilha em frente a Sunrise beach. E no 3º dia retornar a Phi Phi e pegar um barco para Railay Beach.

Railay Beach

Chegando em Railay beach final do dia, apenas check in no hotel, No 2º dia em Railay fazer o passeio Hong Island. No 3º dia fazer o passeio 4 islands. E no 4º dia conhecer as praias de Railay, fazer a trilha do mirante e relaxar em alguma praia. No 5º dia pegar barco para Krabi. E voo de Krabi para Koh Samui e em Koh Samui pegar o ferry para Koh Tao ou Koh Phangan.

Koh Tao ou Koh Phangan

Nós recomendamos pelo menos 3 dias em Koh Tao e da mesma forma em Koh Phangan. Dependendo do tempo que você tem, pode incluir as duas ilhas. As Ilhas tem muitas praias e podem facilmente ser exploradas de moto.

Em Koh Tao vale fazer um dia de bate e volta para Koh Nang Yuan e em Koh Phangan um bate e volta para Bottle Beach.

Onde ficar na Tailândia

A Tailândia tem ótimas acomodações para qualquer orçamento, variando literalmente de cabanas simples a resorts de luxo de 5 estrelas. 

A melhor forma de achar acomodações com ótimos preços é pesquisando no Booking.com, tem opções para todos os orçamentos.

Lembre-se de que, se você estiver mochilando na Tailândia, também é possível procurar lugares quando chega ao destino. Quase sempre há algo disponível, embora você possa perder muito tempo procurando um lugar, e reservar com antecedência na maiorias da vezes é possível encontrar melhores ofertas.

Há opções de Hostel excelentes na Tailândia se você estiver com orçamento limitado. 

Como se locomover na Tailândia

Ônibus e minivans 

São baratos e convenientes e você pode facilmente reservá-los em albergues ou agências locais. Se você precisar reservar on-line, experimente o 12Go que tem a cobertura mais ampla do Sudeste Asiático para ônibus, trens, balsas e traslados.

Trem 

Os trens na Tailândia tendem a ser lentos, mas são uma ótima opção para se locomover, geralmente mais confortáveis que os onibus.

Embora possam não ser tão rápidos, os trens são relativamente confortáveis, baratos e mais seguros do que viajar por estrada.

O serviço de trem em todo o país é barato e há opções para vários destinos turísticos na Tailândia.

 Por exemplo há trens de Bangkok para Chiang Mai que leva em torno de 11-13 horas e também para Surat Thani que é de onde partem vários ferrys para ilhas do golfo da Tailandia, e também acesso a fácil Khao Sok.

Você pode verificar os horários no site da State Railway of Thailand ou comprar os tickets diretamente AQUI.

Voos 

Os voos internos em todo o país geralmente têm bons preços voando com companhias aéreas de baixo custo.

Os voos para as ilhas tendem a ser mais caros do que os voos entre grandes cidades ou destinos populares. Por exemplo, Bangkok para Phuket, Chiang Mai ou Krabi custam mais barato enquanto um de ida de Bangkok para Koh Samui pode ser mais caro.

As companhias aéreas econômicas na Tailândia incluem: Nok Air, Air Asia, Lion Air e Vietjet Air. Pesquise ofertas de voos AQUI.

Barcos e balsas 

Muitas viagens entre as ilhas e as praias são feitas de barcos e ferrys, você pode conferir valores desses transportes aqui.

Transporte público 

Usar o Metro em Bangkok por exemplo é uma boa maneira de se locomover já que é acaba sendo mais barato que um Grab por exemplo.

Você pode inclusive usar o metro para sair do Aeroporto e ir a praticamente qualquer região de Bangkok. Nós usamos e funciona muito bem!

Táxis 

As corridas de táxi são sempre com taxímetro ligado, e por acaso não seja negocie o valor antes. As vezes corridas de taxis podem ser mais baratas que o próprio Grab.

Os tuk-tuks também são comuns porém é necessario negociação antes de embarcar para não correr riscos de golpes.

Mototáxis também estão disponíveis em todo o país mas você precisa negociar o preço também.

Grab

Grab funcional igual o uber. Sempre compare os valores com um táxi normal para saber se o valor realmente vale a pena! Ou opte por usar o metro.

Segurança na Tailândia

A Tailândia é bastante segura. Já estivemos três vezes nos pais e nunca tivemos qualquer problema. No entanto como em qualquer lugar pode ocorrer crimes  portanto, mantenha seus pertences seguros e sempre use o bom senso.

Embora viajar a Tailândia seja relativamente livre de preocupações, golpes direcionados a turistas podem ser um problema. 

Seja firme com os motoristas de tuk tuk e taxis ou eles podem tentar enganá-lo. Além disso, certifique-se de tirar algumas fotos e vídeos  no caso de aluguel de moto por exemplo antes de qualquer uso, pois um golpe popular é alegar que você causou danos e precisa pagar conserto.