Antes de mais nada, Cartagena das Índias foi a primeira cidade do nosso mochilão de quase dois meses pela América do sul, que por sinal foi um ótimo ponto de partida. Afinal, é uma cidade que não dá pra ficar de fora de um roteiro pela Colômbia, cidade vibrante, colorida, cheia de charme e histórias que desperta curiosidade por conhecer cada cantinho.   

Uma das cidades mais lindas, românticas e coloridas do mundo, Cartagena está repleta de história, colombianos amigáveis e, claro, turistas.

A cidade murada é composta por edifícios coloniais em tons pastel, alinhados com flores, ruas de paralelepípedos, carruagens e muitos restaurantes e boutiques para satisfazer todos os seus visitantes.

Você pode caminhar pelas muralhas da cidade durante o pôr do sol, explorar a fortaleza que protege a cidade há centenas de anos e experimentar toda a culinária caribenha da região, de peixe fresco a frutas exóticas.

Entre mercados, passeios de um dia, compras e as praias próximas e as Ilhas do Rosário, você ficará maravilhado com a beleza de Cartagena;

Além disso em 1984, a cidade murada de Cartagena foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO como um exemplo eminente de arquitetura militar. 

Cartagena é um lugar imperdível para visitar e a cidade mais popular da Colômbia para os turistas, graças também a sua vida noturna agitada.

Se você está se perguntando o que fazer em Cartagena, você veio ao lugar certo.

E se além de Cartagena, você está pensando em visitar mais lugares da Colômbia, confira também esse artigos que podem ser uteis:

Roteiro de 3 dias por Bogotá – Colômbia

Santa Marta: Roteiro de 4 dias

Parque Nacional Natural Tayrona – Santa Marta

Onde ir na Colombia, Top 8 lugares

Como chegar em Cartagena

Partindo do Brasil, há voos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro. Optamos por um voo de São Paulo com escala no Panamá pela companhia área Copa Airlines. Por fim, ao chegar no aeroporto de Cartagena, é só pegar taxi/uber até o centro. De lá são apenas 6km (cerca de 15 minutos) até a Cidade Amuralhada.

Onde ficar em Cartagena

Ficar hospedado na cidade murada com certeza é a melhor opção. Estando nessa região você faz tudo a pé, há restaurantes, bares, pontos turísticos, bem como você pode caminhar a noite tranquilamente.

Nós sempre pesquisamos nossas hospedagens pelo Booking.com, afinal, prezamos sempre pelo custo x benefício em nossas estadias.

A maioria das hospedagens você consegue cancelar sem prejuízos. Além disso, após um tempo utilizando o Booking você passar a ter vantagens, como por exemplo, descontos nas diárias e upgrades.

Nos hospedamos no Hotel El Viajero, muito bem localizado e com preço bacaninha, em outras palavras, ótimo custo x benefício.

Booking.com

O que fazer em Cartagena

Primeira dica é: Explore tudo a pé se possível! Apesar de que provavelmente vai derreter no calor, é a melhora forma de conhecer caso você esteja hospedado no centro histórico. Afinal, se perder pelas ruelas do centro histórico, apreciar cada construção, casa colorida, observar a rotina do povo já é um programa de um dia inteiro.

A principio, dois dias são suficientes para conhecer Cartagena. Por exemplo, reserve um dia para a Playa Blanca e no outro é possível conhecer todo o Centro Histórico e o Castillo San Felipe.

Castelo de San Felipe

Vista do Castillo San Felipe em Cartagena das Indias

Castelo San Felipe é o maior castelo construído pelos espanhóis e fica localizado fora da muralha. Para chegar, é possível ir caminhando a partir do centro histórico por aproximadamente 15-20 minutos, o horário de funcionamento é das 8h ás 18h. Porém, recomendamos realizar o passeio durante a manhã, pois é mais tranquilo quanto ao movimento e o sol é menos “cruel”.

Castillo San Felipe de Barajas é considerado um dos maiores fortes que os espanhóis já construíram no novo mundo. Seu complexo sistema de túneis e design geral, de forma triangular, o tornaram único entre os fortes espanhóis.

A característica mais impressionante do forte é o sistema de túneis. O desenho dos túneis levou em consideração a acústica, o que permitiu que os espanhóis ouvissem até o menor ruído criado por quem tentasse se aproximar. 

Também permitia uma comunicação fácil, com o som percorrendo grandes distâncias ao longo dos túneis.

A visita dura em média 2h30min. O valor da entrada é de $18.000 COP (2014). Porém, estudantes com carteirinha $8.000 COP, ainda por $6.000 a mais por pessoa você contrata serviço de guia.

Ou seja, se você é estudante, providencie sua carteirinha de estudante internacional e aproveite preços melhores em praticamente todas atividades.

Por fim, ainda no Castelo, há uma loja de souvenir no seu topo, onde é possível encontrar artesanatos e lembrancinhas por preços médios em relação aos encontrados na rua. Porém, a pechincha na lojinha do Castelo costuma ser um pouco mais difícil.

Centro Histórico e muralhas de Cartagena

A charmosa cidade murada de Cartegana é a estrela brilhante da Colômbia. 

A arquitetura deslumbrante, a maior parte meticulosamente restaurada, cobre uma extensa área no centro histórico da cidade. Ruas estreitas se abrem para praças repletas de restaurantes e espaços abertos convidativos. 

A música enche o ar à noite, enquanto pequenas bandas instaladas em restaurantes e músicos ambulantes tomam as praças como uma cena de um romance.

Desde o início de 2010, a cidade passou por uma extensa restauração dos edifícios históricos da cidade murada, muitos dos quais anteriormente estavam vazios. 

Restaurantes e hotéis boutique foram transformados em obras-primas arquitetônicas, com designs criativos e convidativos, onde você pode relaxar em pátios tranquilos escondidos das ruas movimentadas ou jantar ao ar livre sob enormes palmeiras.

Embora muitos viajantes questionem sobre a segurança de Cartagena. A cidade murada é considerada uma das áreas mais seguras da Colômbia, e é improvável que você tenha problemas para passear por aqui durante o dia ou até tarde da noite. 

As ruas têm um ambiente descontraído, e a polícia pode ser vista nesta área da cidade de olho nas atividades.

A cidade murada também é o lugar mais popular para ficar, e você pode encontrar alguns hotéis incrivelmente bonitos nesta área de Cartagena .

Locais para se visitar no Centro Histórico de Cartagena

Em toda região há diversos pontos turísticos, dentre eles:

  • Plaza San Pedro Claver: Próximo a Torre del Reloj, onde está a Iglesia, convento San Pedro Claver e o Museu de Arte Moderna.
  • Torre del Reloj: A torre marca a entrada original da cidade velha. Próximo a torre fica o Muelle de La Bodeguita onde os passeios de barco saem.
  • Plaza Bolivar: Ao redor da praça está o Palacio de La Inquisicion, Museu del Oro, Banco de la Republica e também uma filial do famoso Café Juan Valdez.
  • Plaza Santo Domingo: Possui a estatua de La Gorda de Fernando Botero e a Iglesia de Santo Domingo. Além disso, a praça possui vários bares e restaurantes ao redor, que são bem movimentadas a noite.
  • Plaza San Diego: Possui bons restaurantes, porém, os preços são mais altos e possui uma feirinha de artesanatos.
  • Muralha: Ótimo para curtir o por do sol por em cima da Muralha, bem como aproveitar o famoso Café del Mar.

Catedral de Cartagena

 Catedral Santa Catalina de Alejandria é um dos edifícios mais fotografados da cidade velha de Cartagena, principalmente à noite, quando a impressionante torre se ilumina como uma cena de um conto de fadas. Você pode vê-lo de toda a cidade velha enquanto passeia pelas ruas.

O edifício data de 1612 e foi completamente restaurado recentemente. Se você conseguir dar uma espiada lá dentro, encontrará arcos imponentes sustentados por colunas maciças.

A catedral fica do outro lado da rua da sombria Plaza Bolívar. Durante o dia, os artistas que vendem suas obras costumam se instalar nas proximidades da catedral.

Conheça o bairro Getsemani

Do lado de fora da cidade murada fica o agradável bairro de Getsemani. 

Tal como a cidade amuralhada, esta zona é antiga e apresenta características semelhantes, com arquitetura imponente, as varandas de madeira e as ruas e vielas estreitas. 

Mas Getsemani é mais residencial por natureza, parece menos turística e tem uma sensação colombiana muito mais autêntica. 

Algumas ruas oferecem retiros tranquilos, enquanto outras são conhecidas pela vida noturna.

Na Plaza de la Trinidad, a praça mais popular de Getsemani , você pode encontrar vendedores ambulantes vendendo uma variedade de boa comida, artistas de rua e turistas sentados nos degraus da Iglesia de la Trinidad. 

Esta área ganha vida após cerca de 18:00. Ao redor da praça há vários restaurantes pequenos servindo refeições ao ar livre.

Assista a apresentações de rua na Torre del Reloj e na Plaza de los Coches

Muitas pessoas chegarão à cidade murada através da Torre del Reloj , também conhecida como Puerta del Reloj ou Boca del Puente , o grande portão da cidade velha. 

É fácil de identificar pela enorme torre do relógio amarela , que se ergue do alto do portão. Em frente à torre do relógio, principalmente à noite, vendedores de bugigangas, músicos, mímicos e outros artistas se instalam aqui.

Logo dentro da muralha, a Plaza de los Coches é uma grande praça de formato triangular, muitas vezes cheia de pessoas circulando sem nenhum propósito real, exceto admirar as construções centenárias e a fila de carruagens puxadas por cavalos esperando para levar os turistas em um passeio passeio pela cidade. 

Você também pode pegar um táxi aqui se quiser ir a algum lugar dentro do portão. Ao longo da arcada principal atrás dos cavalos, os vendedores são montados vendendo uma variedade de doces e atrás deles estão alguns restaurantes.

À noite, pequenas bandas de músicos perambulam pela praça com seus instrumentos de percussão e acordeões, e tocam uma música para os turistas que querem fazer uma doação.

Pôr do sol no Café del Mar

Este restaurante é um dos mais populares da cidade devido à sua localização privilegiada.

Ele está situado ao longo das muralhas da cidade velha e é o lugar perfeito para ver o sol se pôr em Cartagena enquanto está sentado do lado de fora com vista para o Mar do Caribe.

Claro, os preços aqui são mais altos do que a maioria da cidade devido a este incrível imóvel, mas os coquetéis são ótimos.

Chegue cedo ou reserve uma mesa com antecedência porque fica lotado.

Convento de la Popa

Visível de quase todos os lugares de Cartagena e iluminado à noite, o Convento de la Popa está situado em uma colina de 150 metros conhecida como Mt. Popa, bem acima da cidade. 

Construído no início de 1600 como um convento, tem sido utilizado para diversos fins ao longo dos anos, incluindo quartel do exército. Simon Bolívar até se instalou aqui por um tempo. Hoje o Convento de la Popa é um museu religioso.

Vale a pena uma visita para ver as vistas deslumbrantes sobre Cartagena e o Mar do Caribe. O seu maravilhoso pátio está repleto de plantas coloridas e várias estátuas únicas. 

Dentro do convento há uma bela representação de La Virgen de la Candelaria, a padroeira de Cartagena. Há uma pequena taxa para entrar no edifício.

Kitesurf em Playa Manzanillo e Playa Boquilla

Os ventos consistentes e a posição de Cartagena ao longo do Caribe o tornam um local popular para o kitesurf. As principais praias para o kite são Boquilla, e um pouco mais distante, Playa Manzanillo. 

Boquilla tem uma infraestrutura mais desenvolvida, com restaurantes e acomodações para quem realmente quer passar o tempo todo andando de kite. 

Playa Manzanillo é muito menos desenvolvida e, como resultado, vê muito menos kiters. Algumas pessoas preferem a falta de congestionamento na água e fazem disso sua base.

Palácio da Inquisição / Museu Histórico de Cartagena das Índias

Cartagena foi a sede principal da Inquisição Espanhola em toda a América do Sul. Instalado em uma série de mansões lindamente restauradas que datam de 1770, o Palácio da Inquisição / Museo de Historico de Cartagena de Indias oferece uma visão muito aprofundada da Inquisição espanhola. 

Um sistema numérico guia você por várias salas e pátios onde a história completa é contada em espanhol e inglês, embora nem todas as placas sejam traduzidas para o inglês.

Não deixe de visitar o pátio para ver alguns dos instrumentos usados ​​durante o período, incluindo uma guilhotina e várias outras exibições.

Museu Naval do Caribe

O Museo Naval del Caribe está instalado em uma escola jesuíta lindamente restaurada que data de 1612. Exibe detalhes de 500 anos da história marítima de Cartagena, juntamente com informações sobre a marinha e o exército colombianos. 

Ao longo dos dois níveis são achados de navios afundados no porto, incluindo canhões, sinos de navios, mosquetes e outros tesouros. As descrições estão todas em espanhol, mas estão disponíveis guias de vídeo em inglês.

O museu está localizado ao longo das antigas muralhas da cidade, e a Plaza de Santa Teresa fica na frente.

Museu do Ouro 

Quase todas as grandes cidades colombianas têm um museu de ouro, e Cartagena não é exceção. 

Embora seja pequeno, o Museo del Oro Zenú abriga uma fantástica coleção de ouro e cerâmica do povo Zenú (também conhecido como Sinú), que habitava os departamentos de Bolívar, Córdoba, Sucre e Norte de Antioquia antes da conquista espanhola. Fique atento às exposições especiais e às visitas guiadas, oferecidas em inglês e espanhol.

Dance salsa em um dos melhores bares da cidade

Cafe Havana é o lugar para estar se você gosta de ouvir ou dançar salsa. Mesmo que você nunca tenha dançado na vida, ainda vale a pena ir ao centro cultural e de festas da cidade, Getsemani, para experimentar este bar de estilo cubano. 

O Cafe Havana atrai uma multidão mista de moradores e imigrantes e recebe talentosas bandas de salsa ao vivo, que mantêm a multidão entretida até de madrugada. Mesmo se você tiver dois pés esquerdos, desça para alguns coquetéis perfeitamente misturados, aprecie a música e observe os outros entrarem na pista de dança.

Playa Blanca

Playa Blanca é sem dúvida uma das praias mais bonitas da Colômbia. 

Localizado na Ilha Barú, fica a 45 minutos de barco do Porto de Cartagena, ou cerca de duas horas de carro da cidade principal. As águas cristalinas banham a areia perfeitamente branca, e os visitantes têm a opção de passar um dia relaxando nesta incrível praia ou, se isso não for suficiente, também passar a noite. 

Faça um passeio de um dia a Playa Blanca e aproveite ao máximo um delicioso peixe fresco servido com arroz de coco. 

De qualquer forma, uma visita a esta praia é obrigatória para quem passa mais de um dia em Cartagena.

Veja mais como chegar até Playa Blanca e também as Ilhas Rosário em uma viagem de um dia a partir de Cartagena.

Dicas para quem vai a Cartagena

  • Compras: a dica aqui é NEGOCIE e PECHINCHE! Afinal, os vendedores já colocam o valor acima esperando a pechincha.
  • Segurança: No centro histórico achamos bem tranquilo caminhar tanto de dia, bem como a noite. Porém, é sempre bom ter os cuidados básicos como em todos os lugares.
  • Drogas: Cada metro que você caminha vai ter alguém oferecendo drogas. Os vendedores vem atrás sendo até um pouco insistente, mas não tivemos problemas, um simples “no, gracias” já basta.
  • Visto: Caso for permanecer por menos de 90 dias na Colômbia, não necessita de visto, podendo utilizar seu passaporte ou até mesmo identidade válida.
Seguro Viagem: Para evitar dores de cabeça no meio de uma viagem, não deixe de contratar um seguro. Imprevistos podem acontecer! E o melhor: clicando no link abaixo você compara seguros e ainda garante o melhor preço e desconto exclusivo.
Seguros Promo