Perast é uma cidade de Montenegro, que faz parte da Baía de Kotor. Essa pacata cidade, fica localizada a uma curta distância de carro do destino mais popular de Montenegro que é Kotor.

É uma das viagens de um dia mais fáceis saindo a partir de Kotor. Perast também é conhecida por sua arquiteturas e cultura medieval capaz de encantar a todos que passam por ali.

A cidade se estende por uma estreita faixa de litoral entre a colina de St. Ilija e a Baía de Kotor, por mais ou menos 1,5 km ao longo da orla marítima. Você pode caminhar por toda a extensão da cidade em questão de minutos.

A região de Kotor é uma das mais importantes e magníficas dos Balcãs, repleta de belezas naturais e resquícios culturais e históricos, que fizeram com que a cidade se tornasse um patrimônio da humanidade da UNESCO.

Procurando mais coisas para fazer em Montenegro? Leia nosso artigo sobre as Melhores coisas para fazer em Montenegro!

Breve Histórico de Perast

Perast é um dos assentamentos mais antigos da região, habitado já no período neolítico. Entre 1420 e 1797 Perast fez parte da República de Veneza, mas seu maior desenvolvimento aconteceu nos séculos XVII e XVIII.

Perast prosperou no período veneziano, quando suas torres defensivas e a Fortaleza de Santa Cruz foram construídas acima da cidade. A cidade cresceu para incluir mais de 20 palácios barrocos, 18 igrejas e uma importante escola marítima. 

Após, tomada por austríacos, italianos e franceses antes de se tornar parte da Iugoslávia. Finalmente Montenegro alcançou a independência em 2006.

Assim como a vizinha Kotor, a popularidade de Perast aumentou nos últimos anos, em parte porque muito dos turistas vêm em viagens de um dia de Dubrovnik, na Croácia, e em parte porque se espalha a notícia de como Montenegro é bonito.

Mas, apesar dos numerosos castelos e das paisagens magníficas de Perast, a cidade é o principal ponto de saída para quem deseja visitar as ilhas de Our Lady of the Rocks e de St. George. Saindo de Perast, é possível pegar um barco que realiza a travessia até as duas ilhas em pouquíssimos minutos.

Como Chegar em Perast

Perast está localizada a aproximadamente 10 quilômetros de Kotor. Para chegar há opções de ônibus, táxi ou caso esteja de carro fica ainda mais fácil.

Ônibus

A forma mais econômica de chegar a Perast partindo de Kotor é de ônibus.

Os ônibus da linha azul entre os dois levam cerca de 25 minutos até Perast. O ônibus Kotor-Risan vai de Kotor a Perast a cada hora de segunda a sábado e a cada duas horas aos domingos. O passe é em torno de 1 euro.

Carro

Perast fica apenas 20 minutos de Kotor. Caso decida alugar um carro, há estacionamentos em cada extremidade da cidade e geralmente são pagos. Estivemos em Perast no inverno, e estacionamos nas vagas da orla de Perast e não havia cobrança

Tour

Também é possível fazer tours a partir de Kotor, que incluem um passeio de Barco para a Nossa Senhora das Rochas, Mamula e Gruta Azul.

O que fazer em Perast

Mesmo a cidade sendo pequena, há muito o que fazer por Perast. Abaixo segue algumas das melhores coisas pra fazer na região:

Passeie pela orla de Perast

O calçadão à beira-mar de Perast se estende por 1,5 km ao longo da baía e é uma rota de caminhada passando por belos palácios, igrejas e praças. Você pode também adentrar pelas ruelas da cidade e por suas escadarias que sobem a encosta e levam aos pontos mais altos com lindas vistas da baía.

Na orla de Perast, tem varias opções de cafés e restaurantes, onde servem pratos locais e é possível admirar o lindo visual.

Pegue um barco para Ilha Nossa Senhora das Rochas

A Ilha de Nossa Senhora das Rochas (Our Lady of the Rocks) é a única ilha artificial do Adriático, que abriga a única igreja na Europa erguida em uma ilha artificial. 

No passado, os marinheiros da região criaram a ilha. Após encontrarem a imagem de Nossa Senhora em uma pedra em Kotor, no ano de 1452, juraram que a cada viagem que eles fizessem, e que fosse bem sucedida, uma pedra seria colocada na baía, até que uma ilha se formasse no mar.

Dessa forma, surgiu o evento de 22 de julho, em que os moradores da cidade entram em barcos, e jogam várias pedras no mar, de forma a sempre ampliarem mais a ilha.

Por lá, você pode visitar a Igreja de Nossa Senhora das Rochas, construída no ano de 1722, e com um total de 68 pinturas no seu interior. Além disso, a ilha abriga um museu com objetos antigos que contam a história da região.

Para chegar à ilha, há várias pessoas oferecendo o passeio na orla de Perast. Os valores da travessia de barco variam entre 5 e 10 euros dependendo da época.

Em baixa temporada você pode ter sorte e ter a ilha somente para você, mas na temporada (no verão) a pequena ilha fica lotada por conta dos grandes grupos de turistas.

Nós tivemos uma experiência de visitar a região no inverno e foi muito agradável. O dia estava ensolarado e com temperatura agradável. Havia alguns restaurantes fechado na região, mas a travessia de barcos estava funcionando normalmente.

Admire a Ilha de São Jorge de longe

A Ilha de São Jorge, por sua vez, é uma ilha natural da região. Nela, está localizado um mosteiro beneditino do século XII, assim como um cemitério onde pessoas importantes da região foram enterradas.

Ao contrário da Ilha Nossas Senhoras das Rochas, na Ilha de São Jorge não há parada, pois não é permitido. O barco apenas passa ao redor da ilha, para que os turistas possam apreciar a beleza natural do local.

Ilha de São Jorge em Montenegro

Visite a Igreja São Nicolau e outras igrejas menores

Intercaladas com os palácios ao longo da orla, há também várias igrejas. Algumas foram frequentadas por famílias ricas na época e associadas aos palácios, o que ajuda a explicar por que há tantas igrejas para uma cidade do tamanho de Perast.

A Igreja de São Nicolau é a mais proeminente e fica no coração de Perast. A igreja católica foi reconstruída em 1616, e é dedicada a São Nicolau, o protetor dos viajantes nas águas.

Além disso, em frente à igreja está a praça principal de Perast, com algumas estátuas de moradores famosos de Perast.

Definitivamente Perast é um lugar de visita obrigatória em Montenegro e você não pode perder quando estiver na região Kotor.

Por fim, ao planejar sua viagem, reserve pelo menos uma manhã ou a tarde (ou se possível um dia inteiro) para ficar em Perast e aproveitar a região com calma. A cidade é super charmosa e pitoresca.