Planejando uma viagem para Kotor, a cidade mais famosa de Montenegro? Então você está no lugar certo. Copilamos aqui as melhores informações e dicas que você precisa saber sobre esse lugar.

Vamos começar então! Você já ouviu falar de Kotor, um pequeno município situado em Montenegro? Essa região se tornou um dos principais passeios turísticos da sua região, por possuir uma beleza incrível!

Além disso, também é uma das cidades mais bem preservadas nos Balcãs! Cheia de histórias, passeios, ilhas e fiordes magníficos, Kotor parece ter sido retirada de um livro de contos de fadas medieval!

Kotor é de longe a atração mais popular de Montenegro e um dos melhores lugares para se visitar nos Bálcãs . A cidade é caracterizada por sua autêntica Cidade Velha: um labirinto de ruas de paralelepípedos, vielas estreitas, igrejas de pedra e casas com telhados alaranjados envoltos em uma muralha e tendo como pano de fundo montanhas imponentes.

Portanto, se você ainda não conhece essa cidade, vem com a gente pra desbravar mais sobre essa região, e entender o motivo pelo qual você deveria passar por lá um dia!

Procurando mais coisas para fazer em Montenegro? Leia nosso artigo sobre as Melhores coisas para fazer em Montenegro

Breve história de Kotor

Lá nos primeiros anos de Kotor, a cidade foi constituída do povo Ilírios, que viveu por conta do século III a.C.

Essa habitação do povo na região se manteve até 168 d.C., quando começou a movimentação romana para ocupar o local. Os romanos permaneceram por ali até a queda do Império, no ano de 476 d.C.

Os Ilírios fundaram no local, infinitas fortificações localizadas nas montanhas. Aliás, algumas ainda estão por lá, e até é possível visitá-las.

Durante o reinado do Império Romano, por sua vez, a cidade ficou conhecida pelo nome de Ascrivium, e passou a ser parte da província denominada Dalmácia.

Foi apenas depois do final da Primeira Guerra Mundial, que Kotor passou a ser parte da Iugoslávia, e proclamou a sua independência no ano de 2006.

Os russos eram os principais turistas de Kotor, principalmente durante o período em que a região fazia parte da URSS. Até hoje, o local é uma das cidades medievais mais bem conservadas, com mais de 2000 anos de existência.

Por isso, em reconhecimento à história, importância e preservação da região, Kotor, hoje, é um dos patrimônios da UNESCO.

Como chegar em Kotor

Chegar a Kotor é bastante fácil, pois a cidade tem inúmeras conexões de ônibus com muitas cidades ao redor. Dessa forma há algumas opções de ônibus diários diretos de Podgorica, Budva, Herceg Novi, Tivat, além de destinos internacionais como Dubrovnik (Croácia), Mostar (Bósnia e Herzegovina) ou Belgrado (Sérvia).

Montenegro é um ótimo país para ser explorado de carro. As estradas em geral são boas e há apenas um pedágio no país inteiro. O lugar que costuma ser mais barato o aluguel de carro é na capital Podgorica, e foi o que fizemos.

Há tours organizados diariamente na temporada a partir de Dubrovnik na Croácia por exemplo, tanto de vans organizadas, até barcos. Vamos deixar algumas opções de tours abaixo:

De Dubrovnik: Excursão de 1 Dia a Montenegro

A partir de Dubrovnik: Cruzeiro em Montenegro de Perast a Kotor

Viagem de um dia a Montenegro com cruzeiro na Baía de Kotor

Private Full-Day Tour para Montenegro a partir de Dubrovnik

Onde ficar em Kotor em Montenegro

Se você estiver fazendo uma viagem de carro em Montenegro, sugerimos ficar em alguma acomodação nos arredores de Kotor, como por exemplo Dobrota ou Orahovac para evitar altas taxas de estacionamento nos arredores da cidade velha.

Da mesma forma, se você gosta mais lugares tranquilos a melhora localização é nos arredores da cidade velha.

Já se você gosta de estar o mais perto possível ou literalmente no meio dos atrativos turísticos, encontrar uma acomodação dentro da cidade velha de Kotor é a melhor escolha.

Onde ficar na Cidade Velha de Kotor

Old Town Homestel – opção econômica para quem quer ficar bem localizado. Fica a poucos metros dos principais atrativos turísticos. O local oferece opções de acomodação em dormitório ou quarto duplo.

Studios Konos – com localização excelente, localizado dentro da cidade velha de Kotor. Possui acomodações com banheiro privativo.

Old town Kotor Square – Apartamento inteiro localizado dentro da cidade velha de Kotor. O apartamento dispõe de um quarto, banheiro, cozinha totalmente equipada e varanda térrea com vista da cidade.

Historic Boutique Hotel Cattaro – localizado no centro histórico de Kotor, oferece quartos decorados de forma exclusiva em um prédio renovado do século XVIII. Oferece café da manhã.

Boutique Hotel Astoria: Este boutique hotel de 4 estrelas está situado no Palácio Buca, do século XIII, protegido pela UNESCO, no coração do centro histórico de Kotor. Quartos bem decorados com café da manhã e super bem avaliados!

Hotel Monte Cristo: localizado no coração de Kotor, também tem ótimas avaliações e serve café da manhã.

Apartment Pela: apartamento simples com cozinha com bom preço.

Onde ficar nos arredores de Kotor

J & P Apartments Orahovac – acomodação de excelente custo beneficio. Fica na região de Orahovac há 8km da cidade antiga. Ótimo para quem esta viajando de carro pois o local possui estacionamento. Os apartamentos são amplos e com cozinha com todos utensílios necessários. E a maioria deles tem uma vista incrível para baia de Kotor.

Apartments Babilon – Localizado em Dobrota, fica a apenas 3 km do centro Histórico. Oferecem vários estilos de apartamento, alguns com cozinha e com vista para o mar. Há algumas opções que acomodam até 4 pessoas.

Hotel Casa del Mare – Amfora –  situado à beira da Baía de Kotor, oferece suítes com varandas e vistas pitorescas para a baía. Os quartos são modernos e bem decorados, ideal para quem esteja procurando uma experiência mais luxuosa.

Quando visitar Kotor, Montenegro?

A alta temporada é no verão (junho a setembro), quando Kotor e outros lugares famosos em Montenegro, como Budva, costumam ficar bastante lotados, com clima de festa e vários bares e restaurantes com música .

Já na média estação, final da primavera e início de outono são boas épocas para visitar, já que não há tantos turistas como no verão e a temperatura ainda é agradável.

No entanto, no inverno (novembro a março) é uma boa época se você gosta de encontrar os lugares vazios e tranquilos, porém alguns dos restaurantes e bares estarão fechados. Além disso, está sujeito a alguns dias de clima ruins, devido ser uma estação mais chuvosa.

Nós viajamos no inverno e pegamos dias de chuva e dias muito bons em Montenegro. O que sugerimos, caso for viajar nessa época e deixar alguns dias a mais nos lugares para o caso de imprevistos com o tempo. Nós gostamos muito da experiência de encontrar os lugares tranquilos.

Woman in Top of Old Town city in Kotor
Cidade de Kotor vista de cima em Novembro

Quantos dias ficar em Kotor?

Isso realmente depende de como você planeja viajar para Montenegro. Se Kotor for apenas uma parada no seu itinerário, recomendamos pelo menos 2 ou 3 dias – um dia para fazer um passeio pela cidade ou visitar os museus, um segundo dia para caminhar até a Fortaleza de Kotor e um terceiro dia para fazer um passeio de um dia. (se você desejar). 

Para roteiros, você pode até fazer Kotor em um dia, por exemplo como um bate e volta de Dubrovnik na Croácia.

No entanto, se você não quiser ir para o interior e planeja passar seu tempo ao longo da Baía de Kotor, pode estabelecer uma base em Kotor durante toda a semana e fazer vários passeios de um dia. 

Kotor está localizado bem no centro, com Herceg Novi e Perast a oeste, e Budva , Lovcen National Park e Cetinje a leste. Cada um desses locais fica a uma hora de carro, portanto, se você planeja fazer viagens de vários dias saindo de Kotor é totalmente possivel.

O que fazer em Kotor em Montenegro?

O que não falta em Kotor é o que fazer! Por lá, é possível visitar ilhas, visitar o centro histórico, observar a paisagem única da cidade e conhecer a Fortaleza de San Giovanni.

Não importa se você passa apenas um dia em Kotor ou se ficará lá por mais tempo, você pode facilmente aproveitar essas ótimas coisas para fazer em Kotor. A parte central da cidade é bem compacta e dá para ver tudo em poucas horas.

Veja algumas dicas de lugares que, sem dúvida, vale a pena conhecer!

Explore a Cidade velha de Kotor

A parte moderna de Kotor se estende ao longo da costa da baía, mas a cidade velha de Kotor é compacta. A área dentro das muralhas da cidade é de apenas algumas centenas de metros em cada direção e pode ser explorada facilmente em um dia. Mas não se apresse muito e atenha aos detalhes.

O labirinto de ruelas estreitas e sinuosas são perfeitos para passear e explorar a área sem rumo é a melhor forma de aproveitar o local.

A Cidade Velha de Kotor é um lugar muito popular, especialmente quando os navios de cruzeiro chegam à cidade (se planejar viajar em alta/média temporada). A cidade costuma ficar lotada. Nós viajamos no inverno e exploramos todo o centro histórico muito tranquilos, pouquíssimos turistas.

Dentro da cidade velha, você pode visitar diversas muralhas que foram construídas na época dos bizantinos, algumas com alturas que chegam aos 20m! No morro São João, é possível visitar uma fortaleza antiga que data do século VI, e que foi construída por Justiniano I.

Além disso, além das muralhas, Kotor é recheada de igrejas incríveis, como a Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Catedral de São Tryphon, Igreja de São Lucas e a Igreja de São Nicolau. Cada uma possui a sua própria arquitetura e beleza.

Para entender melhor a historia local reserve uma Excursão a pé privativa de 1 hora no centro histórico

Praça das Armas

Uma das praças mais famosas de Kotor é a Praça das Armas, com construções que datam lá da época veneziana. O ponto central dessa praça é a Torre do Relógio, que funciona até hoje com os mesmos mecanismos do século XVIII.

Outra opção de praça bem legal é a de St. Tryphon, onde fica a Catedral de Kotor. O visual dessa praça é, provavelmente, um dos mais bonitos de toda a cidade, unindo a beleza antiga das torres da catedral, em contraste com as muralhas e montanhas no horizonte.

Igrejas em Kotor

Um dos marcos mais importantes da Cidade Velha de Kotor são todas as suas igrejas. Existem muitas delas. A mais impressionante é a Catedral de St. Tryphon – uma bela mistura de estilos românico, bizâncio, renascentista e barroco. A construção é do não 1166, mas foi destruída por terremotos algumas vezes, daí a mistura de estilos.

Esta é a igreja mais importante de Kotor, já que a Catedral de St. Tryphon é a sede do Bispado Católico de Kotor. Lá também encontrará relíquias do padroeiro e protetor da cidade – São Trifão.

Outra importante igreja é a de São Nicolau do início do século XX. É a principal igreja ortodoxa de Kotor e é diferente do resto dos edifícios sacros da cidade, mas ainda é muito bonita por dentro e vale a pena visitar

Outras igrejas que vale a pena ver são a Igreja de St. Luck, a Igreja de St. Anne ou a Igreja de St. Michael. Você encontrará todos eles na Cidade Velha de Kotor.

Fortaleza de San Giovanni ou Fortaleza de Kotor

Por fim, um lugar que realmente merece algumas horas do seu passeio é a Fortaleza, ou Castelo, de San Giovanni.

A fortaleza fica no penhasco de San Giovanni (ou St. John) Hill, que recebeu esse nome por conta da igreja que fica na fortaleza principal, datada de 1440. Antigamente, o exército a utilizava como sua ferramenta.

Da fortaleza de San Giovanni, é possível observar toda a baía de Kotor, em uma vista única e maravilhosa! A subida até o castelo não é muito fácil, mas, sem dúvida, é uma aventura que vale muito a pena!

A dica é se programar para ir conhecer o local na parte da manhã ou à noite. Indo de manhã, você pode aproveitar para enxergar toda a Baía logo no comecinho do dia: uma vista realmente incrível, e que te ajudará a enxergar Kotor de forma mais empática, com sua história e cultura.

Por outro lado, na parte da noite, as luzes amarelas dão um charme a mais ao local, trazendo, igualmente, uma vista esplêndida!

A entrada para subir a fortaleza é de 8 euros por pessoa, porém nos meses de inverno não há cobrança.

Vista aérea de Kotor em Montenegro
Vista da Fortaleza de San Giovanni em Kotor

Faça um passeio de barco em Kotor

Há diversas opções para o que você quiser, desde passeios de pesca em um veleiro até passeios ao pôr do sol com degustação de vinhos, então escolha o passeio que mais lhe agrada. 

Se você estiver se sentindo ativo, considere esta viagem de caiaque na Baía de Kotor ou esta excursão de stand-up paddle 

A maioria dos passeios como este passeio de barco pela Baía de Kotor vai para a Igreja de Nossa Senhora das Rochas em uma ilha na costa da bela cidade de Perast e para a Caverna Mamula. A partir daí, você pode escolher entre um passeio de uma hora a um passeio de 8 horas. Você pode até optar por um barco particular ou veleiro.

Passeio de barco na baia de Kotor

Relaxe em um café na Cidade Velha de Kotor

Os cafés e bares se espalham pelas ruas coloridas de Kotor em Montenegro e atraem você com seus cheiros e aromas doces. Comece o seu dia com um café e observe as muitas pessoas passarem pela cidade velha.

Simplesmente observar as pessoas e absorver a atmosfera de um café é uma das muitas coisas divertidas para se fazer em Kotor! Procurando por onde começar? Dirija-se à sempre animada Praça das Armas, no centro da cidade velha de Kotor. Muitas vezes no final de tarde há musica ao vivo.

Viagens de um dia a partir de Kotor

Perast

A Vila de Perast também não pode ficar fora do roteiro quando estiver por Kotor! Essa vila fica bem pertinho de Kotor e é muito procurada para o passeio de barco até as duas ilhotas pitorescas de Nossa Senhora das Rochas e a Ilha de St. George.

 Uma caminhada ao longo da orla da vila oferece vistas lindas da arquitetura veneziana de Perast. A torre da Igreja de São Nicolau, uma das dezesseis igrejas em Perast também oferece vistas deslumbrantes da Baía de Kotor e é o edifício mais alto da baía.

Perast fica a apenas 15 minutos de carro de Kotor e também pode ser alcançado por ônibus público em cerca de 30 minutos ou com algum tour partindo do centro de Kotor.

Se você quiser saber mais sobre Perast , confira este artigo O que fazer em Perast.

Vista Aerea da Orla de Perast em Montenegro
Perast em Montenegro

Tivat

A maioria das pessoas associa a cidade Tivat somente ao aeroporto, mas a cidade oferece muito mais do que isso.

Embora seja pequena é em Tivat que fica o Porto de Montenegro, onde se encontra uma das maiores marinas da Europa. Aqui, você descobrirá uma área animada cheia de charme, enormes iates e lojas sofisticadas.

Portanto vale uma passada! Fomos ao fim de tarde depois de um dia conhecendo Perast e Herceg Novi e gostamos bastante!

De Kotor, Budva, Tivat ou Herceg: Cruzeiro na Baía de Boka

Herceg Novi

Kotor não é a única cidade histórica na Baía de Boka. A cidade de Herceg Novi fica no extremo oeste da baía, bem perto da fronteira da Croácia.

Herceg Novi foi originalmente fundada como uma vila de pescadores medieval e logo construiu um forte para impedir a entrada de intrusos.  Portanto a diversas fortalezas pela cidade, um centro histórico preservado e um extenso calçadão a beira mar para uma caminhada.

Para chegar a Herceg Novi saindo de Kotor leva pouco menos de uma hora de carro ou ônibus.

Portanto Kotor é realmente uma cidade magnífica, cheia de bagagens culturais e históricas, que retratam o mundo medieval de séculos atrás. Dessa forma vale super a pena incluir no roteiro por Montenegro, e usa lá também como base para conhecer outras cidades da região.

Budva

Embora possa ser mais conhecida por sua vida noturna, a cidade costeira de Budva é definitivamente uma das melhores viagens de Kotor. Olhe além de seus clubes e praias, e Budva tem muito a oferecer a quem visita, começando com sua linda cidade velha. 

Dentro da parte histórica de Budva, as principais atrações são as fortificações da Fortaleza da Cidadela e a antiga Igreja de St. Ivan. Da cidade velha, não deixe de dar um passeio à beira-mar até a memorável estátua do dançarino de balé para obter excelentes vistas do centro histórico. 

Se você tiver tempo, adicione uma visita rápida a Sveti Stefan para ver a vista icônica desta ilhota histórica A distância de Kotor para Budva fica é de cerca de 30 minutos (23 km).

Caso queira saber mais sobre Budva, leia nosso guia completo de Budva em Montenegro.

Vista aerea de Budva com igrejas e a citadela na foto
Budva

Parque Nacional Lovćen e Cetinje

Belas montanhas cercam Kotor, e uma viagem ao vizinho Parque Nacional Lovćen é a melhor maneira de vê-las.

 Com esta viagem de um dia a partir de Kotor, você pode viajar para o interior para o topo do Monte Lovćen, que dá nome ao parque nacional. 

Bem no cume, no final de uma escadaria de 461 degraus, fica o impressionante Mausoléu de Njegoš; de lá, as vistas de Kotor e da área da baía são incomparáveis. Com uma visita ao Parque Nacional Lovćen, também vale a pena parar em Cetinje ao longo do caminho. 

Centije é a antiga capital real de Montenegro e oferece vários locais históricos, como o Mosteiro de Cetinje e o Museu Nacional de Montenegro.

A viagem de carro de Kotor até o topo do Monte Lovćen leva aproximadamente uma hora e 30 minutos extras se você incluir Cetinje na viagem. 

Você pode reservar um passeio de um dia a partir de Kotor para conhecer o Parque Nacional Lvocen.

Parque Nacional Durmitor em Montenegro

Grande parte de Montenegro é coberta por montanhas e o Parque Nacional Durmitor é onde os visitantes devem ir para vê-las da melhor forma. 

Este parque nacional listado pela UNESCO no noroeste de Montenegro possui os picos mais altos do país, os desfiladeiros mais profundos e muitos lagos glaciais serenos, tornando-o um ótimo destino para atividades ao ar livre e passeios turísticos. 

Pontos turísticos populares em Durmitor incluem o belo Lago Negro, situado entre as montanhas, e a enorme Ponte Đurđevića Tara. As atividades ao ar livre aqui incluem tirolesa e caminhadas, mas o que atrai muitos visitantes ao Parque Nacional Durmitor é a chance de fazer rafting no Tara Canyon , o desfiladeiro mais profundo da Europa. 

Uma viagem de carro de Kotor ao Parque Nacional Durmitor leva cerca de 2,5 horas. Há opções de tours fechados a partir de Kotor para conhecer o Parque Nacional Durmitor.

Caso queira saber mais sobre a região de Montanhas de Monetenegro e o Parque Nacional Durmitor, veja nosso artigo sobre Zabljak em Montenegro.

Lago negro em Zabljak
Lago negro no Parque Nacional Durmitor