Sem dúvida, a cidade de Mostar é uma das mais bonitas de toda a Bósnia e Herzegovina. Ela fica localizada na parte sul do país, a apenas 2 horas da capital Sarajevo, e representa uma memória dos tempos antigos da região.

Muito famosa por conta do rio Neretva e pelas memórias de guerra, a cidade atrai milhares de turistas todos os anos, além disso ela fica pertinho do Mar Adriático, e próximo à fronteira com a Croácia.

Além disso, a gastronomia da região é muito forte, principalmente dentre os turistas, já que ela mistura a cultura do Islã com a mediterrânea, criando sabores e pratos únicos e inesquecíveis, impossível de achar em qualquer outro canto do mundo.

Mas, acima de tudo, a região de Mostar é uma das regiões históricas da Bósnia e Herzegovina que, por mais de 400 anos, integra o Império Otomano. Essa cultura histórica continua estampada nas construções e na cultura do povo até os dias de hoje.

Conheça também outros destinos na Europa:
- O que fazer em Praga, República Tcheca
- Budapeste: o que fazer e onde ficar
- Guia completo de Dubrovnik - Croácia
- Lagos Plitvice: Guia completo para sua viagem

Conhecendo Mostar

Uma peculiaridade de Mostar é que há uma mistura entre as religiões católicas, ortodoxas e islâmicas em uma mesma cidade, criando um ambiente bem diferente do convencional, principalmente comparado ao que vemos aqui no Ocidente.

Nos anos 90, no decorrer da guerra da Bósnia, a cidade de Mostar foi muito prejudicada, e as marcas da guerra permanecem por lá até hoje.

Em Mostar, os passeios são inúmeros. Você pode conhecer o rio Neretva, visitar mesquitas, conhecer a ponte Stari Most, e fazer um bate volta em cidades vizinhas, que são igualmente bonitas e importantes, como Blagaj e Počitelj.

Aliás, mesmo com tamanha importância histórica e cultural, é uma das menores cidades de toda a região da Bósnia Herzegovina. Ela possui cerca de 100 mil habitantes.

Uma curiosidade sobre Mostar, é que ela foi uma das cidades mais bombardeadas durante a Guerra da Bósnia. E essas marcas continuam presentes nos edifícios, pisos e monumentos da cidade.

Por conta da sua grande mistura de culturas e religiões, a importância histórica de Mostar para a Bósnia e Herzegovina e pelas suas memórias de guerra, a cidade é, hoje, um dos patrimônios culturais da UNESCO.

Sem dúvida, ela cumpre a missão de manter o local intacto e preservar as lembranças da região.

Como chegar em Mostar

Se você estiver visitando os Bálcãs e planejando ir para a Bósnia e Herzegovina, é provável que em algum momento você precise viajar de Sarajevo a Mostar ou vice-versa de Mostar a Sarajevo.

Apesar de serem duas das cidades mais procuradas pelos viajantes do país, nem sempre as informações são bem claras de como é a melhor forma de fazer isso.

Portanto aqui está tudo o que você precisa saber sobre viajar de Sarajevo a Mostar de ônibus, trem, carro ou passeio organizado.

Ônibus

A maneira mais fácil e popular de viajar de Sarajevo a Mostar é de ônibus. Saindo da estação central de ônibus em Sarajevo há ônibus frequentes durante todo o dia.

O tempo de deslocamento é de mais ou menos 3 horas.

Trem

A rota de Sarajevo a Mostar é uma das poucas nos Balcãs onde existe realmente a opção de pegar o trem!

Atualmente, existem dois trens diários que operam esta rota. Você pode ver os horários e preços mais recentes diretamente no site da Bosnia Railways.

O trem é mais barato e mais rápido que o ônibus, no entanto, com apenas duas partidas por dia, o que as vezes pode dificultar.

Carro

Dirigir pelos Balcãs está se tornando uma opção mais popular para os viajantes, com muitas empresas de aluguel de carros permitindo que você leve seus carros através das fronteiras. Embora existam algumas empresas de aluguel de carros em Sarajevo e Mostar, você também pode encontrar muitas opções em cidades próximas como Dubrovnik, Split ou Belgrado.

Se você deseja encontrar uma oferta de aluguel de carros, sempre sugerimos pesquisar na Rent cars para encontrar uma opção adequada. Eles comparam as taxas das principais empresas disponíveis, garantindo que você obtenha um bom preço!

Excursão de Dubrovnik (Croácia) a Mostar

É mais comum do que se imagina a quantidade de tours oferecidos diariamente em Dubrovnik na Croácia para conhecer Mostar.

Confira abaixo algumas opções com boas avaliações e os valores:

Dubrovnik: Cachoeiras Kravica, Mostar e Pocitelj Day Trip: o famoso 3 em 1. O melhor das Bósnia em um dia.

Mostar e Cachoeiras de Kravica: Excursão Saindo de Dubrovnik

A partir de Dubrovnik: Excursão para grupos pequenos nas cachoeiras de Mostar e Kravice

Dubrovnik: excursão particular de um dia à Bósnia e Herzegovina e para quem não gosta de excursões em grupo, há essa opção de tour de 1 dia particular.

Excursão Sarajevo a Mostar

Enquanto muitos viajantes embarcam em uma viagem de um dia a Mostar de Split ou Dubrovnik, também é possível ir de Sarajevo a Mostar em uma excursão.

Esta é uma boa opção se você estiver com pouco tempo e quiser ver o máximo possível da Bósnia.

De Sarajevo: Mostar, Dervish House, Pocitelj e Cachoeira

O que fazer em Mostar

Apesar de pequena, Mostar tem muito a te mostrar sobre a história da Bósnia e Herzegovina. Bem como muitos passeios sensacionais para te oferecer.

Por isso, preparamos uma seleção de pontos turísticos e passeios que você não pode deixar de fazer quando visitar Mostar! Então, confira todos os detalhes abaixo, e já anota tudo para montar o seu próprio roteiro depois!

Caminhar pela cidade antiga de Mostar

Com toda a certeza, uma das mais bonitas cidades de toda a Bósnia e Herzegovina é Mostar. E, como um bom centro histórico, ela possui a sua parte antiga, que preserva a cultura e a beleza da cidade e do povo de antigamente.

Portanto, ir até Mostar e não caminhar pela cidade antiga não é uma opção! Por lá, você pode conhecer a real cidade de Mostar, com todas as suas características históricas, cultura e beleza incomparável.

Caminhando pela cidade antiga de Mostar, você pode aproveitar para conhecer mesquitas, apreciar as construções de pedras ao redor e conhecer vários bares e restaurantes que entregam o melhor da culinária local.

A região recebe bastante turistas em alta temporada, o que ajuda a reforçar a importância que o turismo tem para a economia do local.

Ver a Stari Most (Ponte Velha)

Um dos principais passeios quando se visita Mostar é conhecer e apreciar a Stari Most, também chamada de Ponte Velha da cidade.

A Stari Most é praticamente um símbolo de toda a cidade de Mostar, por isso, com os anos se tornou um dos principais pontos turísticos.

A Ponte Velha é uma ponte construída com pedras, datada do século XVI e arquitetada durante o reinado do Rei Solimão,  em um momento em que a Bósnia e Herzegovina ainda fazia parte do Império Otomano.

A arquitetura da ponte é islâmica e originária dos Balcãs. Ela possui um lindo arco e está localizada acima do rio Neretva, possuindo uma altura de 24m, largura de 4m e 30m de comprimento!

Cada uma das pontas de Stari Most possui uma torre, também construídas em pedras. A torre permaneceu intacta durante mais de 400 anos, até o ano de 1993, quando acabou sendo destruída durante a ocorrência da guerra na Bósnia que assombrou a região.

Depois, a ponte foi reerguida no mesmo local em 2004, utilizando o mesmo método de construção da primeira torre.

Por ser uma construção histórica tão importante, a Ponte Velha é um dos símbolos mais famosos de Mostar. E serve para relembrar o povo da história e cultura do povo da cidade.

No local, os turistas também podem assistir aos mergulhadores que saltam do topo da ponte no verão até a parte mais profunda do rio Neretva.

Vista do alto da Ponte Velha de Mostar na Bósnia e Herzegovina

Crooked Bridge, miniatura da Stari Most

A Crooked Bridge é uma miniatura muito fofa da Stari Most, que foi construída antes da Ponte Velha, por volta de 1558.

A ponte acaba passando, por muitas vezes, despercebida pelos turistas, mas ela entrega uma paisagem linda dos restaurantes e das colinas ao redor da cidade.

Caminhar pela Kujundžiluk (Velho Bazar) em Mostar

Assim que você terminar de atravessar a ponte e avistar a torre de Tara, chegará até uma rua bem movimentada, chegando a Kujundžiluk, ou Velho Bazar, uma das partes mais antigas de toda a cidade.

Ela fica bem no meio de Mostar e, por ali, você encontra várias lojas bem tradicionais na região vendendo artesanato, bem como alguns ótimos restaurantes.

Durante o período otomano, Kujundžiluk era o local onde tudo era feito. Para se ter uma ideia, cerca de 500 lojas estavam localizadas só ali! Até hoje a região permanece praticamente intacta, oferecendo a experiência de voltar séculos atrás.

Localizado na Bósnia e Herzegovina, na cidade de Mostar fica o Velho Bazar com vários artigos tradicionais para venda

Mesquitas em Mostar

Andando pelas ruas de Mostar você com certeza vai encontrar diversas mesquitas espalhadas pela região, que datam dos anos do período otomano.

Dentre as mesquitas que os turistas podem visitar na cidade, está a Mesquita Koski Mehmed Pasha, bem no coração de Mostar, pertinho do rio Neretva.

Ela data do ano de 1618, e possui uma arquitetura bem bonita, apesar de ser pequena em comparação às grandes construções dos Emirados Árabes.

A mesquita pode ser visitada, inclusive, por turistas que não são mulçumanos. É possível conhecer o pátio e o interior da construção. Bem como subir a torre, e ter uma vista totalmente única e exclusiva da cidade e de Stari Most.

Mesquita Koski Mehmed Pasha, bem no coração de Mostar, pertinho do rio Neretva.

Sniper Tower

A Sniper Tower em Mostar é um dos principais símbolos da guerra na cidade, e os turistas podem ir até lá para sentir de perto o que aconteceu por ali durante o período de cerco.

Alguns dos edifícios atingidos por balas e projéteis durante a guerra, foram deixados intocados para servirem como memória e lembrança do que aconteceu, e a Torre do Atirador é um desses monumentos.

Na verdade, não é necessário ir a prédios específicos para ver as marcas da guerra por Mostar. Pois basta começar a andar pela Cidade Velha, e você verá marcas de balas por todas as partes.

Mas, na Sniper Tower, a sensação é bem diferente. O prédio foi totalmente destruído durante a guerra na Bósnia e está totalmente repleto de balas. Ao entrar no local, você pode sentir o terror e a dor de quem viveu esse momento.

Por isso, apesar da Sniper Tower não ser um prédio bonito, ele continua na cidade como uma lembrança, e os turistas podem passar por lá para ter uma ideia de como tudo aconteceu.

Memorial  “Dont Forget”

Em memória de sua devastadora história, pedras que declaram ‘Don’t Forget’ (Não esqueça)  são encontradas por toda a cidade. Uma delas está na entrada do Stari Most escrito ‘Don’t Forget 93’, relacionada a quando a ponte foi destruída durante o Cerco de Mostar.

Na entrada na Stari Most fica a Pedra Dont Forget 93

Aprecie a arte de rua em Mostar

Uma das coisas mais surpreendentes em Mostar é sua incrível cena de arte de rua. Você encontrará alguns murais incríveis por toda a cidade, especialmente na abandonada Sniper tower.

Almoço com vista da Ponte Velha de Mostar

A Cidade Velha está repleta de restaurantes tradicionais que servem iguarias locais e o famoso café bósnio. Escolha um restaurante que o ofereça alguma das cobiçadas mesas do terraço com vistas deslumbrantes do rio e da Stari Most e passe um tempo admirando a região.

Beba o famoso café bósnio

O café bósnio é um paraíso para todos os amantes do café. É forte e definitivamente lhe dará muita energia quando você se cansar dos passeios turísticos de Mostar. Além disso, é servido em um conjunto tradicional, chamado džezva – é uma panela pequena com gargalo comprido, geralmente super decorados.

Você pode experimentar o café tradicional da Bósnia em vários lugares ao redor da Cidade Velha.

Café Bósnio em um dos cafés da cidade de Mostar

Exposição fotográfica da Guerra de Mostar

Quando você visitar a Bósnia e Herzegovina , você notará coisas que o lembram muitas vezes da Guerra dos Balcãs. Absorver a história local apenas aumenta sua experiência de viagem.

Portanto em Mostar, você pode visitar uma Exposição fotográfica da Guerra de Mostar. 

Esta coleção de 50 fotos de guerra foram tiradas por um jovem jornalista durante a guerra. Acima do Mostar Diving Club, você pode encontrar essas fotos de guerra de Mostar na torre oeste ao lado do Stari Most.

Bate-voltas a partir de Mostar, Bósnia e Herzegovina

Mostar também é uma excelente base para passeios de um dia ao resto da parte Herzegovina da Bósnia.

Na verdade, Mostar é a capital oficial e a única grande cidade da Herzegovina, a parte sul do país.  Muitos dos melhores passeios de um dia de Mostar incluem cachoeiras, vilas e locais históricos fascinantes na Bósnia e Herzegovina que podem ser confortavelmente alcançados a partir da cidade.

 Então, para ajudá-lo a planejar a experiência perfeita em Mostar, selecionamos abaixo os melhores passeios de um dia em Mostar.

Como fazer os bate e volta a partir de Mostar

Embora muitos dos passeios mencionados abaixo possam ser feitos em transporte público, considere alugar um carro para o dia para ter mais flexibilidade e independência. 

Alugar um carro permite que você esteja no controle de seu tempo e horário e, dependendo de quantas pessoas estão em seu grupo, alugar um carro pode até ser mais barato do que outras formas de transporte.

 Você pode comparar ofertas de aluguel de carros e encontrar os preços mais baratos ou se caso não queira dirigir ou lida com o incomodo do transporte público, Há também passeios de um dia oferecidos por agências.  

Bate e volta em Blagaj

Um passeio bem legal e muito procurado por turistas em Mostar é o bate volta até Blagaj, uma cidade que abriga um mosteiro mulçumano datado do século XVI!

O vilarejo de Blagaj fica a apenas 20 minutos da cidade de Mostar e, além do mosteiro, possui vários lugares interessantes.

O mosteiro Tekke Blagaj fica pertinho da nascente do rio Buna. Bem no topo da colina e acima das nascentes, é possível visitar o Forte Blagaj, um complexo de fortalezas que foi construído durante o século X.

Além dessas duas atrações turísticas, ainda vale um passeio pelas ruelas históricas do vilarejo. Desse modo, você pode apreciar um bom café sentado à beira do rio, e a linda paisagem que já data de centenas de anos!

De Sarajevo: Mostar, Dervish House, Pocitelj e Cachoeira

Bate e volta em Pocitelj

Outro bate e volta que não pode ficar fora do seu roteiro em Mostar, é para a cidade de Pocitelj, um pequeno vilarejo medieval pertinho de Mostar!

A cidade, há muitos anos, era uma aldeia que abrigava uma colina com um dos fortes mais importantes da região. Ela possui vista para o rio, e para toda a vila que se segue abaixo.

Pertinho do rio está localizada a Torre Sahat, a Mesquita  Šišman Ibrahim Pasha e a torre sineira.

Aliás, o mais legal da pequena cidade, é que a aldeia inteira é construída com pedras, cheia de degraus e com casas pequenas!

Por isso, a arquitetura otomana do lugar, chama bastante a atenção dos turistas da região. Sem dúvida, vale um passeio rápido para apreciar a beleza única da região.

Excursão privada a Mostar e Počitelj saindo de Dubrovnik

Bate e volta em Cachoeira Kravice

A cachoeira Kravice é uma enorme cascata no rio Trebižat, no sul da Bósnia-Herzegovina. A cachoeira tem cerca de 25 metros de altura, uma impressionante série de cascatas e quedas adjacentes.

A Cachoeira Kravice – também chamada de “Cachoeira Kravica” – fica a cerca de 45 minutos a sudoeste de Mostar.

Este é um destino muito visitado no verão, e é um dos passeios de um dia mais populares de Mostar e Dubrovnik.

Cachoeiras Kravice perto de Mostar na Bosnia

Onde ficar em Mostar

Mostar é uma cidade relativamente pequena, mas ficar perto ou mesmo dentro da Cidade Velha com certeza é a melhor opção. Dessa forma você consegue visitar todos os atrativos a pé e aproveitar os finais de tarde e noite na região.

Confira aqui dicas sobre onde ficar em Mostar com dicas para todos os orçamentos de viagem.

Apartments & Rooms Villa Zaad: Situado a 450 metros da Ponte Velha de Mostar. Todas as unidades tem varanda. Sendo assim uma opção com bom custo benefício.

Villa For You: Localizada a 150 metros da Ponte Velha de Mostar. Oferece apartamentos com banheiro e cozinha privativa bem como varanda. Tem estacionamento privativo também.

Pansion Villa Nur: Com ótima localização, e com apartamentos com vista para cidade velha de Mostar, é uma ótima opção para quem busca uma opção de moderado custo na região.

Hotel Almira: localizado no coração da cidade velha de Mostar, é uma ótima opção de acomodação com boa localização bem como inclui também café da manhã. Ideal para quem busca opções confortáveis.

Penthouse with Old bridge view and jacuzzi: Por fim para quem esta procurando opções de luxo em Mostar, essa acomodação oferece apartamento de dois quartos com jacuzzi na varanda.

Quanto tempo ficar em Mostar

Embora Mostar seja uma cidade pequena é cheia de atrativos e provavelmente você vai querer parar a cada minuto da sua caminhada pela cidade velha para fazer fotos.

Dessa forma recomendamos pelo menos dois inteiros na cidade. Um para conhecer os atrativos da Cidade Velha e outro para fazer um bate e volta a partir de Mostar.

Caso você prefira fazer um roteiro com mais calma e tem tempo para curtir um restaurante ao longo do dia, visitar a região da Sniper Tower, ou até mesmo fazer mais de um bate e volta recomendamos 3 ou 4 dias em Mostar.

Melhor época para visitar Mostar

Mostar pode ser visitada durante todo o ano, mas os melhores meses para visitar são de abril a outubro. A primavera e o outono têm temperaturas agradáveis ​​durante o dia. O inverno tende a ser a pior época para visitar Mostar no que diz respeito ao clima, pois é muito frio e úmido.

A alta temporada para o turismo é durante os meses de verão. Durante esse período, espere grandes multidões e temperaturas quentes. 

Os melhores meses para visitar Mostar são maio, junho e setembro, quando o clima é agradável, mas você evita as multidões do verão. 

Em abril e outubro, há mais chances de chuva, mas Mostar tende a ser bem mais tranquila, com menos turistas (e preços de hospedagem mais baixos).

Nós visitamos Mostar em Dezembro e embora tivesse frio, os dias estavam ensolarados e conseguimos aproveitar basatnte. No entanto alguns restaurantes ficam fechados nessa época.

Onde comer em Mostar

Como outros países balcânicos, como Croácia , Eslovênia e Sérvia, a Bósnia e Herzegovina desfruta de uma rica e antiga herança culinária. 

Existem inúmeros pratos típicos da Bósnia e Herzegovina , muitos dos quais serão servidos nos acolhedores cafés e restaurantes encantadores de Mostar.

Uma variedade de restaurantes, bares, cafés e padarias pontilham a cidade de Mostar. No entanto os mais turísticos se concentram nos restaurantes perto da Stari Most.

Este é o coração da Cidade Velha de Mostar, Património Mundial da UNESCO, onde ocorre toda a ação turística. 

De belos marcos arquitetônicos a bazares movimentados, você encontrará muito para ver e fazer nesta área. Além disso, este também tem a maior concentração de restaurantes em Mostar. Vamos conferir alguns dos melhores!

Melhores restaurantes em Mostar

Depois de passar o dia inteiro vagando pelas ruas da Cidade Velha de Mostar , é provável que seu estômago esteja roncando. Aqui está uma seleção dos melhores lugares para comer em Mostar. 

Observe que todos eles estão localizados a oeste do Stari Most , em uma parte da Cidade Velha que é absolutamente repleta de restaurantes, hotéis e bares.

Restauran Kaldrma

Um dos vários ótimos restaurantes de Mostar localizados em Onešćukova, uma rua diretamente a oeste da Stari.

 A poucos passos desta famosa ponte, Kaldrma é um excelente lugar para comida tradicional da Bósnia.

Um terraço espaçoso oferece ótimos lugares ao ar livre. O menu apresenta pratos da Bósnia, mas também outras comidas da Europa Oriental e Central .

Se você sempre quis experimentar cevapi , este é um ótimo lugar para fazer isso em Mostar.

Lagero

Você não encontrará um restaurante em Mostar que esteja mais perto do Stari Most do que do Lagero Restaurant

O terraço ao ar livre fica super perto do Rio Neretva, e a vista do Stari Most é sensacional. Outras características populares deste restaurante são o seu excelente serviço e excelente comida bósnia autêntica

Hindin Han

Situado em frente à Crooked Bridge, o irmão mais novo menos famoso do Stari Most, Hindin Han, é um dos restaurantes mais bem avaliados em Mostar. 

Está alojado em uma casa de família renovada, com uma grande área de estar ao ar livre e decoração tradicional.

Hindin Han é tão popular por causa de suas porções generosas, preços baixos, ambiente incrível e serviço de alto nível.

 Como a maioria dos outros restaurantes nesta área, concentra-se em pratos típicos da Bósnia e Herzegovina , que vão desde peixe e marisco a pratos de carne, sopas e baklava.

Šadrvan

Ao procurar os melhores restaurantes de Mostar, Šadrvan nunca deixa de aparecer nas visões gerais. 

Este é um dos restaurantes mais bem localizados em Mostar, a poucos minutos do Stari Most. Os clientes geralmente elogiam o tamanho das porções, bem como o custo benefício.

Você encontrará todos os tipos de pratos tradicionais no menu, incluindo kebabs, grelhados mistos e uma extensa variedade de opções vegetarianas. Além disso, eles servem café bósnio fenomenal.

Konoba Taurus

Localizado em uma pequena rua de Onešćukova, o Konoba Taurus fica em um belo edifício antigo de pedra.

 Ele ainda tem sua própria ponte de pedra para sair enquanto desfruta de uma bebida. É sem dúvida um dos melhores restaurantes de Mostar em termos de vibração histórica e beleza arquitetônica.

O interior em estilo turco conta com bancos e vigas de madeira, um ambiente super charmoso para jantar.

A comida também é excelente. No menu, você encontrará muitos pratos locais, desde pratos de frutos do mar a carnes grelhadas.

Harmonija

O Restaurante Harmonija fica do lado de fora do denso aglomerado de restaurantes Mostar a oeste da Ponte Velha. 

Ainda está bem dentro da Cidade Velha, porém, e a uma curta caminhada da ponte. Seus dois terraços oferecem vistas incríveis do rio Neretva, uma mesquita, a antiga rua de paralelepípedos conhecida como Kujundžiluk e, claro, a própria ponte. 

Em termos de comida, você encontrará de tudo, desde massas e saladas até carnes grelhadas, frutos do mar e sobremesas no menu.

Há muitos pratos típicos da Bósnia e Herzegovina , mas também mais pratos internacionais. 

Uma extensa seleção de vinhos permite-lhe encontrar a harmonização perfeita com seu pedido.

Melhores cafés em Mostar

Se você está precisando urgentemente de uma xícara de café, procurando locais para almoçar em Mostar ou simplesmente quer um lanche rápido, esses cafés em Mostar podem ser uma boa opção.

Café Roth

O Café Roth é um dos melhores cafés de Mostar. Geralmente não muito lotado, é um bom local para café ou outras bebidas 

Café Marshall

Localizado no início de Onešćukova, uma extensão da passarela sobre a Ponte Velha, o Café Marshall está instalado em um impressionante edifício de pedra. 

Seu terraço na rua de paralelepípedos é um ótimo local para fazer uma pausa.

Na verdade, este também é um bar, um dos poucos pontos da Cidade Velha que está aberto todo o ano e até tarde da noite.

Café De Alma

É fácil perceber porque o Café de Alma é considerado pelos visitantes um dos melhores cafés de Mostar . A sua localização perto do Stari Most, na margem oeste do rio Neretva, é imbatível.

O Café De Alma também é quase inteiramente focado no café bósnio , tornando este um dos melhores lugares em Mostar para prová-lo

Stari Grad Café

O pequeno Stari Grad Café fica tão perto do Stari Most que está quase na ponte. 

É um dos melhores lugares em Mostar para observar o movimento já que todo mundo que atravessa o Stari Most tem que passar por ele. 

Seu café tradicional bósnio também é de classe mundial, e o interior com suas inúmeras lâmpadas e decoração aconchegante é excepcionalmente acolhedor.