Quem está viajando por Montenegro, ou pelos países ao redor da região, não pode deixar de passar por Zabljak.

Zabljak é uma daquelas cidadezinhas que só vemos em cenas de filmes. Um vilarejo super pequeno, as casinhas são acompanhadas por uma trilha, que sobe e desce as elevações das montanhas da região.

A natureza ao redor de todas as partes da cidade é a característica principal, e a região é cercada por lagos glaciais. No total, é possível pegar trilhas e visitar 18 lagos.

Além disso, Zabljak é a cidade mais alta da região dos Balcãs, ficando a mais de 1.400 metros de altitude, e no meio da montanha Durmitor.

Portanto, se você for visitá-la, já se prepare para encontrar vistas de tirar o fôlego. Nos arriscamos a dizer as melhores de Montenegro.

Aliás, o local é perfeito e ideal para quem ama a natureza e adora explorar, fazer trilhas e apreciar paisagens.

O turismo na cidade cresce a cada ano, e vem sendo incentivado pelo governo de Montenegro, já atraindo a atenção de milhões de pessoas todos os anos.

Por lá, é possível aproveitar as aventuras no inverno. Mas também é uma alternativa bem interessante para quem procura por um lugar para passar as férias de verão.

Então, veja o que fazer em Zabljak para aproveitar bem a viagem, e como chegar até lá!

Já pensou em incluir a Sérvia em seu roteiro?
- Sérvia: O que fazer em Belgrado em 3 dias
- Uma pequena vila no interior da Sérvia: Bate e volta em Sremski Karlovci 

O que fazer em Zabljak, Montenegro?

Apesar de ser uma cidade pequena, no meio de uma montanha, Zabljak possui várias opções muito interessantes e apaixonantes de passeios. Por isso, ela tem se tornado um destino muito procurado na Europa como um todo.

O que já podemos adiantar é que a maioria dos passeios envolvem natureza. Portanto, a cidade é o foco de pessoas bem aventureiras, e que gostam de realizar trilhas, esportes radicais e explorar regiões montanhosas.

Durmitor National Park

Durmitor National Park é um dos principais motivos de quem vai até a região. Nele, os turistas podem visitar rios, fazer rafting, escalar mais de 50 picos , fazer trilhas, visitar lagos e muitos mais!

O Durmitor National Park entrou para a lista de Patrimônios mundiais da UNESCO, e é um dos mais famosos de Montenegro hoje em dia, o que elevou a sua procura no âmbito do turismo.

É possível realizar passeios por contra própria caso esteja de carro ou com agências que incluem trilhas, passeios de Jeep pelas montanhas, rafting nos rios, e visita nos principais lagos glaciais que ficam ao redor da cidade.

Se você quiser mais flexibilidade para montar o seu próprio trajeto, recomendamos alugar um carro.

Geralmente, os aluguéis de carro em Montenegro são baratos, e podem compensar bastante. Principalmente se você estiver com um grupo de pessoas, e puder dividir a conta.

Muitos outros lugares em Montenegro e, até mesmo, em cidades turísticas de outros países próximos, oferecem pacotes para Zabljak. Muitos podem compensar bastante.

O parque está aberto diariamente e na entrada do parque existe uma pequena cabine para comprar o bilhete – o custo é de 3 euros. Porém quando fomos não havia ninguém na cabine para cobrar (Novembro 2021).

Estrada de acesso ao Parque Nacional Durmitor

Crno Lake (Black Lake)

O Black Lake, ou Lago Negro em tradução livre, é uma das principais atrações de Zabljak, e de Montenegro como um todo.

Dentre 18 lagos glaciais da região, o Black Lake é o mais conhecido, e mais visitado pelos turistas que vão ao local, além de ser o maior dos 18.

Esse lago fica no pé da montanha nomeada de Medjed Peak. Ele possui outros dois lagos menores, que ficam ligados através de um estreito. No verão, essa parte do lago seca e ele se transforma em dois.

O Black Lake fica perto da cidade e de fácil acesso por uma caminhada sem dificuldades por 30 minutos.

É possível contornar todo o lago em uma trilha de 3,5km que leva mais ou menos 1h30 de caminhada. Há alguns trechos bastante íngremes, mas a maioria era plana. Há vários bancos ao longo do caminho e áreas para descanso e piquenique.

Essa é uma boa opção de trilha inicial dentro do parque nacional Durmitor, e caso você tenha mais tempo na cidade, pode estar fazendo outras nos dias seguintes.

Lago negro em Zabljak

Vrazje Jezero (Devils Lake)

Outro lago que não pode ficar fora do seu trajeto, principalmente se você estiver indo à região durante o verão, é o Devils Lake.

Esse lago fica a uma altitude de incríveis 1.411 metros, e fica situado no meio do nada. O lago é muito bonito, principalmente quando visto de cima, sendo possível visualizar a variação dos tons de azul.

O verde do campo que cerca esse lago, ajuda a criar uma paisagem surreal. Então, vale muito a pena separar umas horinhas para ir até o local e apreciar essa vista!

Vale dizer que ele fica mais distante do centro da cidade. Então para chegar é necessário carro ou ir por agência. Caso você tenha disposição (como a gente), pode fazer a pé também.

Ir a pé foi a nossa escolha. Estávamos em Zabljak no final do outono (baixa temporada). Embora algumas agencias estivessem funcionando, o valor acabava ficando caro pois não havia outras pessoas para fechar o tour. Dessa forma optamos por ir caminhando.

A caminhada só de ida durou 2h, são cerca de 10km. Cruza rodovias e vilarejos, mas na chegada recompensa todo o esforço.

Vrazje Jezero Zabljak

Zminje Jezero

O Zminje Jezero ou Snake Lake também também fica localizado dentro do Durmitor National Park. Está a 1.520 metros de altitude, e possui mais de 7,5 m de profundidade.

O seu grande diferencial é que todo o redor do lago é cercado por uma floresta bem densa, formada por árvores altas, que dão um aspecto um tanto diferente ao ambiente do lago e que, com certeza, vale a pena ver de perto.

Além disso, é nele que está localizada a nascente do rio Mlinski.

Para chegar no Zminje Jezero, você tem que seguir por uma trilha a partir do Lago Negro por 1h30, seguindo as placas indicativas. A trilha é parcialmente sinalizada, porém em alguns momentos pode ser fácil de confundir. Usamos o aplicativo Wikiloc para ter certeza do caminho.

Zminje lake durmitor park zabljak

Tara River Canyon

Quer praticar alguns esportes radicais? Então, visitar o Tara River Canyon pode ser o programa perfeito para você em Zabljak!

O rio está localizado na região nordeste de Montenegro e corre por 144 quilômetros, até a fronteira com a Bósnia, sendo muito popular entre praticantes de rafting. Esse é o rio mais bonito da região, e um dos mais limpos. Tanto que ele é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Tara River é o canyon mais profundo do mundo. Sua extensão é de 78 quilômetros, alcançando 1.300 metros de profundidade A riqueza da natureza ao redor é imensa, e existem várias opções de passeios na região, como rafting e tirolesa.

Para chegar ao local é necessário estar de carro, cerca de 1 hora de Zabljak ou contratar um tour em algumas das agencias do centro de Zabljak.

Passear pela cidade

Além das atrações que comentamos aqui, existem diversos outros passeios em Zabljak que os turistas podem aproveitar. Afinal, como dissemos, só em lagos glaciais são 18 opções para conhecer.

Dar uma voltinha pela cidade de Zabljak também é uma ótima ideia. O local é cheio de paisagens bonitas, diferentes e com ótimas opções de restaurantes para provar a comida local.

Além disso, você pode conhecer alguns prédios mais antigos, como igrejas e monastérios. A cidade parece cena de filme, independente se você for no verão ou no inverno, é garantido uma experiência incrível.

Zabljak em Montenegro

Como chegar a Zabljak?

Em Montenegro, dependendo do local, é possível chegar em Zabljak através de ônibus, carro ou táxi. Se preferir, existem opções de traslados com agências também.

A partir da capital Podgorica, um viagem de carro até Zabljak dura cerca de 2h15min e as estradas são incríveis.

Para quem quer aproveitar bastante e conhecer bem a cidade, o recomendado é ficar entre 2 e 5 noites na cidade. Assim, você terá bastante tempo para conhecer as atrações principais!

Booking.com