De paisagens alpinas de tirar o fôlego a vilarejos de conto de fadas, a Suíça tem de tudo, e aqui você vai encontrar os melhores pontos turísticos para conhecer na Suíça!
A Suíça oferece algo para todos, não importa o tipo de férias que você deseja. É conhecida em todo o mundo por seu chocolate, queijo, cidades encantadoras e paisagens cênicas.
Apesar da Suíça ser pequena e sem litoral, dentro de suas fronteiras está uma beleza natural excepcional.
Este país da Europa Central frequentemente colocado nos roteiros de viagem pela Europa, oferece uma série de montanhas com vistas espetaculares, lagos azuis e as aldeias alpinas mais charmosas que você possa imaginar.
Pode ser difícil decidir para onde ir quando você visita a Suíça, por isso vamos detalhar abaixo os principais pontos turísticos da Suíça para ajudar você a escolher.
Portanto, aqui estão os principais Pontos turísticos da Suíça para você planejar um roteiro perfeito pelo país.
Pontos Turísticos da Suíça – imperdíveis no seu roteiro!
Jungfraujoch: o topo da Europa
Um dos pontos turísticos mais conhecidos da Suíça é a viagem de trem para Jungfraujoch , o “topo da Europa”, com um terraço de observação e um observatório científico situado a 3.454 metros.
De lá é possível ter vistas incríveis dos cumes Eiger, Jungfrau e Monch. Além disso também oferece excelentes vistas da Geleira Eiger, situada sob as cordilheiras.
A maneira mais popular de chegar ao topo de Jungfrau é pela estação Grindelwald. Você pegará uma ferrovia, fazendo várias paradas ao longo do caminho, incluindo Kleine Scheidegg. A subida de duas horas é uma experiência inesquecível com vistas deslumbrantes.
Caso você tenha dificuldade em tours em inglês, tem esse tour em espanhol para Jungfraujoch bem avaliado saindo de Interlaken.
Lauterbrunnen – um ponto turístico imperdível na Suíça
Você pode encontrar uma série de melhores lugares para visitar na Suíça, mas nenhum outro lugar é tão bonito quanto Lauterbrunnen.
Este é um daqueles lugares mágicos, com inúmeras cascatas, vales verdejantes e cadeias de montanhas que cercam o vilarejo.
Lauterbrunnen faz parte do Jungfrau, Patrimônio Mundial da UNESCO, que cobre uma área de 824 quilômetros quadrados.
Além disso, há muitas coisas para fazer em Lauterbrunnen tanto no verão quanto no inverno, incluindo caminhadas, esqui, parapente e cachoeiras. Duas cascatas imponentes são Staubbach Falls e Trümmelbach Falls, que despencam do alto no vale.
Independentemente da estação, Lauterbrunnen permanece bonita durante todo o ano. Quer seja inverno ou verão, você experimentará a natureza no seu melhor, com muitas vistas de tirar o folego.
Grindelwald – um dos lugares mais famosos da Suíça
Grindelwald é uma vila montanhosa alpina na área de Bernese Oberland que é de tirar o fôlego.
Muito procurada no inverno, por conta de ter mais de 160 quilômetros de pistas de esqui e mais de 30 teleféricos.
No verão, a região também é procurada, oferecendo opções ilimitadas para caminhadas, montanhismo, mountain bike e parapente, bem como uma extensa lista de esportes de aventura cheios de adrenalina, como bungee e canyon jumping, tirolesa e rafting
Zermatt
Situada a 1.600 m acima do nível do mar, no sopé do mundialmente famoso pico Matterhorn, a cidade de Zermatt é famosa como uma das atrações mais badaladas da Suíça para resorts de férias e esportes de neve
Do esqui cross country e snowboard à patinação no gelo, não há nada que não possa ser feito sob o olhar impressionante de Matterhorn.
Durante uma visita a Zermatt , a estrela do show é, sem dúvida, o Matterhorn 4.478 m de altitude.
A pirâmide quase perfeita é uma das montanhas mais famosas da Europa, e só isso faz de Zermatt um dos principais pontos turísticos da Suíça e um lugar que você não pode deixar de visitar.
Além disso, uma coisa importante a ser dizer é que a cidade é livre de carros. Isso significa que você só pode se locomover a pé, de eTaxi, eBus, bicicleta ou carruagem puxada por cavalos. Como não dá para ir de carro até Zermatt, para chegar lá é preciso ir de trem.
Além das atividades esportivas, a rua principal oferece uma grande variedade de hotéis, butiques e restaurantes, oferecendo muito o que fazer depois de largar os esquis.
Lucerna
Imagine um lago azul cintilante cercado por montanhas, uma cidade velha medieval sem carros, pontes cobertas e prédios históricos. Não é à toa que Lucerna é um dos principais pontos turísticos da Suíça.
Famosa por seus concertos de música, esta cidade suíça atrai solistas, maestros e orquestras renomados para seu Festival Internacional de Música anual. O Centro de Cultura e Convenções abriga uma das principais salas de concerto do mundo.
Além disso, um dos marcos mais famosos da cidade é a Ponte da Capela, construída no século XIV.
Para saber mais sobre Lucerna na Suíça, temos um guia completo dessa cidade, com todas as informações do que fazer, principais passeios, onde ficar e como chegar.
Berna
A cidade de Berna é um lugar que captura perfeitamente a beleza da Suíça. Seu charme e história por si só dão a esta cidade velha um lugar garantido em sua lista de desejos. A cidade velha é um Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO.
Caminhando pelas ruas de paralelepípedos da Cidade Velha de Berna, é possível explorar a catedral mais alta da Suíça, com vistas panorâmicas de sua torre. Além disso, diversas fontes do século XVI e a famosa torre do relógio medieval Zytglogge com marionetes em movimento.
Zurique
Zurique é a maior cidade da Suíça, um importante centro de transporte e um excelente ponto de partida para os viajantes.
Um ótimo lugar para começar um passeio a pé são as ruas de par alelepípedos da Cidade Velha, com suas lojas pitorescas, cafés e galerias.
A extensa Bahnhofstrasse, uma das melhores linhas de compras da Europa, acena com lojas de grife que vendem moda, relógios e joias.
Saindo das butiques, o visitante encontra mais de 50 museus e 100 galerias de arte, além de muitas outras atrações turísticas
Como a maior cidade da Suíça, Zurique é um lugar que você pode passar dias explorando, há muitas atrações culturais e aventuras ao ar livre, desde pegar o trem até a montanha Uetliberg para vistas panorâmicas da cidade até stand up no Lago Zurique.
Além disso não se esqueça de visitar o museu do chocolate na Lindt Home of Chocolate.
Interlaken
Aninhado entre o Lago Thun, a oeste, e o Lago Brienz, a leste, Interlaken é um dos resorts de férias de verão mais populares da Suíça.
Jardins repletos de flores, hotéis e cafés cercam o Höheweg , a principal avenida de Interlaken com vistas deslumbrantes das montanhas.
Os poderosos picos de Eiger, Mönch e Jungfrau se elevam acima da cidade, proporcionando excelentes oportunidades para aventuras alpinas. Caminhadas, escaladas, rapel e caiaque são as principais atividades.
No inverno, os esquiadores e praticantes de snowboard podem escolher algum dos resorts ao redor e praticar esqui cross-country na extensa rede de trilhas.
Já no verão, para admirar a paisagem de altitudes mais baixas, embarque a bordo de um barco a vapor para um passeio pelos lagos.
Para saber mais sobre Interlaken, leia nosso artigo sobre O que fazer Interlaken!
St Moritz
A aproximadamente 1.800 metros (5.910 pés) acima do nível do mar, St. Moritz é cercada pelas encostas dos Alpes Albula e tem vista para o Lago Moritz, um dos lugares famosos da Suíça
St Moritz tem sido o resort preferido de um bilionário por décadas. Esta deslumbrante cidade alpina é um dos melhores lugares para se visitar e um dos principais pontos turísticos da Suíça.
A cidade é o berço do turismo de inverno e já sediou duas vezes as Olimpíadas de Inverno. Com algumas das melhores estações de esqui da Suíça, não é de admirar que os amantes do esqui gostem especialmente deste lugar.
Um dos melhores lugares para se hospedar em St. Moritz é o Art Boutique Hotel Monopol , que fica bem na beira do Lago St. Moritz. Este luxuoso hotel de quatro estrelas tem tudo o que possa desejar, desde um spa e centro de bem-estar a um terraço com vista incrivel do lugar.
Château De Chillon em Montreaux
Situada entre os Alpes e o Lago de Genebra, Montreux é famosa pelo festival de música de Montreux.
Um dos principais lugares históricos para visitar na Suíça é o pitoresco Chateau de Chillon. Datado do século XII, o castelo histórico parece um conto de fadas às margens do Lago de Genebra.
As principais coisas para ver no Chateau de Chillon são as salas subterrâneas góticas, suas pinturas que datam do século XVII e sua capela.
O castelo é o monumento histórico mais visitado da Suíça e é definitivamente imperdível enquanto você explora o país.
Lago Genebra
O Lago de Genebra, o maior lago alpino da Europa, atravessa a fronteira entre a Suíça e a França e contorna as margens de algumas das cidades mais populares da Suíça.
Genebra é a sede europeia das Nações Unidas, e o lago de mesmo nome é cercado de parques e jardins e a cidade velha que é um local encantador para passear entre os edifícios históricos.
Parque Nacional Suíco -Swiss National Park
Lar de uma natureza selvagem diversificada, o Parque Nacional Suíço é um dos lugares imperdíveis da Suíça.
O Parque Nacional Suíço é o único parque nacional da Suíça e o mais antigo da Europa Central.
Foi fundada em 1914 e cobre 172,3 quilômetros quadrados de vida selvagem protegida e 80 quilômetros de trilhas.
Com mais de 100 espécies de aves e 5.000 espécies de animais, o parque nacional é um paraíso para os amantes da natureza.
Existem cerca de 21 trilhas categorizados em três níveis de dificuldade no Parque Nacional Suíço. Dependendo do equipamento e das habilidades necessárias, você pode escolher a dificuldade ou a duração da caminhada.
Basel
Basel, a terceira maior cidade, está entre os principais pontos turísticos da Suíça.
Além disso Basel é o segundo maior centro econômico da Suíça, depois de Zurique, com dois setores econômicos principais: bancário e farmacêutico. Quase todos os grandes gigantes farmacêuticos do mundo têm sua sede em Basel.
Localizada perto das margens do rio Reno, a cidade possui vários museus e galerias que podem ser exploradas para entender a arte, a cultura e a natureza.
A principal atração de Basel, o Kunstmuseum Basel, abriga a maior coleção pública de arte do país, com obras de lendas como Paul Cézanne e Pierre-Auguste Renoir.
Schilthorn
Schilthorn é um dos locais mais visitados e um dos principais pontos turísticos da Suíça.
Para chegar em Schilthorn é necessário pegar uma gôndola da pequena e pitoresca aldeia de Murren.
Esse lugar é famoso e conhecido como a “montanha do 007” pois foi o local usado para gravação de partes do filme com James Bond em “007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade”.
O Schilthorn oferece vistas incriveis de quase 40 picos de montanhas e cerca de 20 geleiras de seu cume. O restaurante giratório anexo ao Piz Gloria é um ótimo lugar para relaxar.
Você pode reservar um tour com 4 atividades inclusas online: Teleférico de Schilthorn + Bond World, Piz Gloria e Thrill Walk Birg
Lugano
Lugano fica às margens do Lago Lugano, na região de Ticino, no sul da Suíça, famosa por seu clima de muitos dias de sol.
Perto o suficiente da Itália para manter um certo toque mediterrâneo enquanto permanece essencialmente suíça, Lugano é um destino eclético com muitos visitantes e uma mistura perfeita dos Alpes suíços e italianos.
Esse ponto turístico da Suíça é perfeito para atividades ao ar livre de todos os tipos e é especialmente conhecida pelos ciclistas de montanha, que vêm para experimentar mais de 230 milhas de trilhas panorâmicas.
Outras atividades familiares ao ar livre incluem golfe, escalada e parapente, bem como passeios de barco no Lago Lugano.
Cataratas do Reno
Como a cachoeira mais poderosa da Europa, é fácil ver por que Rhine Falls é um dos pontos turísticos mais famosos da Suíça.
Com 125 metros de largura e 25 metros de altura, as espetaculares cascatas das Cataratas do Reno são as maiores cachoeiras de planície da Europa
Fica localizada perto da cidade de Schaffhausen, no Norte e é possível apreciar a beleza da cachoeira a partir de vários decks de observação.
Todo mês de agosto, as cataratas recebem uma espetacular queima de fogos que atrai visitantes de todo o país como parte das comemorações do Dia Nacional da Suíça.
Lausanne
Lausanne é uma cidade da Riviera Suíça que você deve adicionar à sua lista de desejos da Suíça.
Localizada perto da encruzilhada dos Alpes franceses e suíços, Lausanne está repleta de catedrais, castelos e paisagens deslumbrantes.
Embora Lausanne seja a quarta maior cidade da Suíça, parece uma joia escondida. Se você está procurando um lugar bonito e fora do comum para visitar na Suíça, esta é uma boa opção
Gruyères
Gruyères é um município no distrito de Gruyère. A pequena cidade é mais conhecida por seu castelo do século XIII, e pelo queijo Gruyère produzido na região.
A cidade de Gruyères está localizada em uma colina acima do vale do rio Sarine. É um destino turístico popular, aonde as pessoas vêm para ver o castelo, a fábrica de queijos e os museus. A cidade também abriga várias lojas e restaurantes.
A cidade medieval é minúscula, tanto que a rua principal que atravessa o centro da cidade tem 300 metros de comprimento, então você pode caminhar de uma ponta à outra em questão de minutos.
Além disso se você deseja testemunhar a fabricação de queijos em ação ou provar pratos feitos com queijo Gruyère, você pode fazer tudo isso em La Maison du Gruyère.
Stein am Rhein
Stein am Rhein é certamente um dos destinos mais deslumbrantes da Suíça.
A Cidade Velha medieval com lindas ruas de paralelepípedos nesta cidade é simplesmente encantadora e muito popular entre os visitantes.
A cidade também abriga muitas galerias de arte e museus, incluindo o Kunstmuseum Stein am Rhein, que exibe obras desde a Idade Média até os dias atuais.
A Linha Ferroviária Albula-Bernina
A Ferrovia Bernina é uma linha ferroviária nos Alpes suíços, cruzando o Passo Bernina. Ele liga o vale de Chur no cantão de Graubünden com o de Poschiavo no cantão de Ticino.
A linha ferroviária Albula-Bernina, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO, é uma das rotas de trem mais belas do mundo. O trem percorre 122 quilômetros pelas colinas de Albula e Bernina e passa por uma centena de pontes e túneis.
Os trens circulam o ano todo e a vista é tão deslumbrante no verão quanto no inverno.
Links uteis para um viagem a Suíça
Agora que você já sabe os principais Pontos Turísticos da Suíça, é hora de planejar! Para lhe ajudar vamos deixar algumas informações uteis para te ajudar na sua viagem.
Em busca de hospedagens pela Suíça? Reserve online e antecipadamente com os melhores preços pela Booking.com. Nós sempre reservamos por esse site, porque além de ter opções de cancelamento gratuito, sempre tem os melhores preços e opções e ainda você pode ler as avaliações de outros hospedes.
Agora, se você está em busca de excursões guiadas e passeios pela Suíça, recomendamos usar o GetYourGuide. Fácil de reservar e tem avalições de outros viajantes.
Por fim, se você vai fazer uma viagem de carro pela Suíça e está em busca das melhores ofertas de aluguel de carro, recomendamos a RentCars. Foi onde reservamos nosso carro para nossa RoadTrip pela Europa.
NÃO SE ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM!
Ele é obrigatório na maioria dos destinos da Europa! Para evitar problemas e não ter dores de cabeça no futuro, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo quanto aos imprevistos que possam surgir no meio de uma viagem. Reservando por esse link você ainda ganha desconto!
Guilherme
Explore destinos incríveis, com dicas imperdíveis no blog. Descubra o mundo a partir de outros olhares, fuja dos roteiros comuns e se inspire para sua próxima jornada.