O vilarejo de Rastoke está localizado bem ao lado da cidade de Slunj na Croácia.

Há apenas uma hora e meia da capital de Zagreb e a menos de 30 minutos do mundialmente famoso Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.

Na vila o rio Slunjcica se divide em vários ramos fluviais que fluem através de cascatas e pequenas cachoeiras no rio Korana. 

Além disso Rastoke também é conhecido como “os pequenos lagos de Plitvice” e está conectado aos lagos de Plitvice pelo rio Korana. 

A vila e as cachoeiras são lindas e se você estiver visitando os lagos Plitvice você pode fazer uma combinação de passeio a vila de Rastoke também.

Conheça também outros destinos para visitar na Croácia:
- Lagos Plitvice: Lagos Plitvice: Guia completo para sua viagem
- Dubrovnik: Guia completo de Dubrovnik
- Hum: Menor cidade do mundo fica na Croácia – Hum
- Split: O que fazer em Split - Croácia
- Ilha de Korcula: Ilha de Korcula - tudo o que você precisa saber
- Rovinj: Rovinj na Croácia - O que fazer e onde ficar
- Pula: O que fazer em Pula na Croácia
Cachoeiras de Rastoke na Croácia
Vilarejo de Rastoke na Croácia

Como chegar

Do centro de Slunj, Rastoke fica a 10 minutos a pé. Você pode alugar um carro e fazer uma combinação de visita em Rastoke e também nos Lagos Plitvice. É possível pode estacionar no miradouro a norte do rio e descer assim até à aldeia. 

Também é possível combinar as cachoeiras aqui com Plitvice se você fizer esta visita guiada com alguma agência. Veja algumas opções:

De Zagreb: excursão diurna aos Lagos Plitvice e Rastoke

De Zagreb a Split: Excursão Privada Lagos Plitvice e Rastoke

 O Que Fazer em Rastoke

Rastoke é uma vila muito pequena e relativamente isolada situada em um desfiladeiro ao longo do rio Korana.

O que é especial sobre a cidade é a abundância de cachoeiras que tem na região e que correm diretamente sob muitas das casas de moinhos de água.

Enquanto outras casas estão localizadas em pequenas ilhas cercadas por outros canais formando um cenário lindo.

A arquitetura é tradicional e grande parte da cidade remonta a 300 anos e você pode até conferir as ruínas do forte do século XVI a uma curta caminhada.

A própria aldeia desempenha um papel importante na beleza de Rastoke. Certamente a vista não seria a mesma sem as tradicionais casas de madeira que margeiam os riachos ou descansam nas pequenas ilhas. 

Além disso você pode até ficar em alguns que oferecem acomodações para hóspedes, enquanto outros são restaurantes com pequenos decks sobre a água.

Caminhando pela vila, você encontrará muitos locais ótimos para fotos. No entanto para as melhores vistas do vilarejo e suas cachoeiras, você precisa sair da vila e passar por uma pequena ponte que o leva até o outro lado do rio Korana.

Lá você encontrará um mirante fantástico no topo da colina que permite ver todas as cachoeiras mais impressionantes d bem como um panorama geral da vila.

Cachoeiras de Rastoke em Slunj
Vista da Vila de Rastoke e as cachoeiras

Onde ficar

A vila é uma área histórica protegida da cidade de Slunj. Slunj é uma típica cidade rural croata e definitivamente não é um destino turístico.

No entanto é um espetáculo para ser visto e não é totalmente desconhecido pelos turistas, embora pouco frequentado ainda.

Muitas das casas históricas são usadas como hospedagem, os restaurantes têm inglês em seus menus e de vez em quanto é possível testemunhar grupos de turismo ocasional.

Rooms Buneta: um dos mais econômicos da região. São quartos simples com banheiro privativo.

Guesthouse Slovin Unique – Rastoke: dispõe de quartos aconchegantes com vista para as cachoeiras.

Holiday House Rastoke Pod Lipom: casa de férias completa situado na vila de Rastoke. Acomoda até 5 pessoas