Encontre aqui, tudo sobre o seguro viagem do cartão de crédito, e se realmente vale a pena!

Quem costuma viajar muito, já sabe da necessidade de ter um seguro de viagem internacional, para cobrir possíveis imprevistos que podem acontecer.

Afinal, você está indo para um lugar totalmente diferente e, muitas vezes, pode necessitar de ajuda para resolver determinadas situações.

Pensando nessa necessidade, os bancos começaram a oferecer opções de cartões de crédito que possuem seguro viagem.

Mas como isso funciona? Como saber se você tem esse direito e como acionar, se for necessário? Será que vale mesmo a pena utilizar o seguro do cartão de crédito?

Para ajudar a esclarecer essas e outras dúvidas que podem surgir antes de uma viagem, elaboramos esse artigo, onde trazemos todas as informações que você precisa sobre o seguro viagem do cartão de crédito.

Então, continue lendo e fique por dentro de tudo!

Ah, e se você pretende alugar um carro, você também pode gostar de conferir como economizar em aluguel de veículos.

Caso você não tenha um cartão de crédito elegível, indicamos o seguro SafetyWing, um seguro por assinatura com um valor super acessivel se comparado aos seguros tradicionais.

Como funciona o seguro viagem do cartão de crédito?

Muitas pessoas pensam que o cartão de crédito é o verdadeiro vilão do século, gerando dívidas e pendências.

No entanto, para quem sabe utilizar e aproveitar todos os benefícios que ele oferece, pode acabar se beneficiando muito!

Essa forma de pagamento possibilita aos usuários acumularem milhas, pontos, ter descontos em lojas parceiras, acesso a salas vip em aeroportos e os famosos seguros de viagem.

O seguro viagem do cartão de crédito, funciona da mesma forma que qualquer outro seguro para viagem disponível no mercado.

Com ele, você pode solicitar assistência da instituição financeira do cartão, como quando ocorrer extravio de bagagem, cancelamento de voo ou atrasos.

No caso do seguro viagem, o valor está incluso na anuidade paga pelo cliente durante o ano todo, sendo essa a principal diferença frente à contratação de um seguro de viagem à parte.

Assim, quando você programa uma viagem, basta acessar o site da bandeira do seu cartão ou do banco, e informar que estará viajando. Também é necessário informar as datas de ida e de volta da viagem, o destino e todos os acompanhantes.

Ademais, vale ressaltar que os seguros mudam de acordo com o cartão, podendo ter mais ou menos benefícios, que variam de acordo com o valor da anuidade que você paga.

Como faço para saber se o meu cartão de crédito também oferece seguro viagem

Hoje em dia, a maioria das bandeiras de cartão de crédito já oferecem o seguro viagem do cartão de crédito, dentre elas a Mastercard, Visa, American Express e Elo.

Na maioria dos casos, o seguro de viagem é oferecido para os clientes que fazem parte das bandeiras superiores, mais conhecidas como Platinum e Black, por exemplo.

Para ter certeza de que o seu cartão de crédito oferece seguro viagem, é necessário consultar o cartão e a bandeira que ele possui.

Os dados sobre os benefícios são disponibilizados, geralmente, na página das bandeiras e na página do cartão, dentro do próprio site do banco emissor.

Qual o procedimento para acionar o seguro viagem do cartão de crédito?

Agora, supondo que você esteja viajando e precise acionar o seguro viagem do cartão de crédito, você qual o procedimento necessário para ativá-lo?

Nessa situação, você terá que ligar para o telefone que está na apólice do seguro. Na ligação, você precisa ter em mãos algumas informações básicas para passar para o atendente do seguro, como nome, endereço da sua hospedagem e contato.

Supondo que seja um problema de saúde ou uma situação de emergência, também é possível, primeiro, se dirigir ao hospital mais próximo e, depois, pedir o reembolso.

Mas guarde as notas fiscais, os laudos médicos e as receitas (uma dica é sempre fotografar cada um desses documentos. Dessa forma, você conseguirá provar o quanto gastou.

Ativar o seguro pode não ser nada fácil, alguns procedimentos e atendimentos podem ser bem demorados, gerando um estresse maior em toda a situação.

No entanto, não pense que isso é uma peculiaridade dos seguros oferecidos por cartões de crédito.

Na verdade, a grande maioria das empresas de seguros possuem um grau de burocracia muito alto. Mas continuam sendo necessários para realizar uma viagem com tranquilidade.

Se você não estiver em uma situação urgente, é possível aguardar que o atendente te indique a clínica ou hospital mais próximo, e que seja credenciado, para receber o atendimento necessário.

Mas vale ressaltar que em nenhum caso é garantido que você será reembolsado e não precisará pagar nada. Afinal, essas regras mudam de acordo com os benefícios oferecidos por cada seguro, e dos valores que eles estabelecem.

É comum que, no processo, a seguradora peça algumas informações a mais, como dados da passagem aérea, e o comprovante de pagamento da passagem.

Eles também se atentam a perguntar se a situação é urgente, ou se é possível aguardar pela indicação da clínica conveniada mais próxima.

É possível economizar usando o seguro viagem do cartão de crédito?

Utilizar o seguro de viagem do cartão de crédito pode ser uma ótima opção para ajudar em algumas situações. Mas vale lembrar que, nem sempre, você terá cobertura ou reembolso do valor total que gastar.

Contudo, é sim possível economizar com o seguro viagem do cartão de crédito, caso você passe por algum aperto e precise acionar o seguro.

Nesse caso, mesmo que o seguro não cubra o valor total que você gastou, ele acaba compensando mais do que se você não possuísse seguro nenhum.

No entanto, é necessário ressaltar que as opções de seguro de viagem internacional, em seguradoras especializadas nisso, são muito mais completas e confiáveis. E podem acabar compensando mais dependendo do imprevisto que venha acontecer.

Esses seguros custam, em média, R$11,00 por dia, sendo que podem compensar bastante no fim também.

Mas, se você não quer ter esse custo adicional na sua viagem, o seguro oferecido pelo seu cartão de crédito pode cair como uma luva para lidar com imprevistos, e economizar um pouco, caso algo venha a acontecer.

A grande vantagem dele é justamente não ter que pagar nada a mais pelo seguro, já que você já está pagando mensalmente no valor da anuidade do cartão. Assim, basta correr para ativá-lo antes de embarcar, e aproveitar caso algo aconteça.

Quais são as coberturas do seguro viagem do cartão de crédito?

Na maioria das opções de seguro viagem do cartão de crédito, a cobertura inclui assistência odontológica, traslado médico, despesas farmacêuticas, seguro por morte acidental ou invalidez, repatriação sanitária e funerária, de pessoas jurídicas, salas vip, cancelamento de viagem, extravio, bagagem e várias outras coberturas, a depender da bandeira.

Por isso, é essencial consultar os termos e condições da sua bandeira, para verificar quais coberturas estão inclusas, e o valor que você terá disponível para cada uma delas.

Como funciona o seguro viagem das principais bandeiras?

Como comentamos, o seguro viagem varia de bandeira para bandeira, sendo que as mais superiores e com anuidades maiores tendem a possuir opções de seguros de viagem mais completos. Veja um pouco sobre o seguro viagem das principais bandeiras a seguir:

MasterCard Platinum

Os clientes MasterCard Platinum possuem um seguro viagem disponível para utilizarem, sendo que cônjuges e filhos dependentes também podem usufruir dos benefícios.

Mas, para isso, as passagens de todos devem ter sido pagas com o cartão de crédito elegível para o seguro.

O seguro do Mastercard Platinum oferece:

  • Prorrogação da estadia por dia no valor de até USD 150, se estendendo por até cinco dias;
  • Oferece passagem de ida e de volta em classe econômica e USD 150 por dia por até 5 dias ao acompanhante, em caso de hospedagem e hospitalização prolongada;
  • Repatriação funerária até USD 25.000;
  • Retorno de menores/idosos até USD 10.000;
  • Repatriação sanitária até USD 50.000;
  • Traslado médico até USD 50.000;
  • E despesas médicas hospitalares por acidente ou enfermidade em até USD 25.000.

No entanto, este seguro não tem benefícios para despesas médicas e hospitalares em casos de pré-existência, morte acidental, e morte ou invalidez permanente no caso de transporte público autorizado.

A bandeira Mastercard ainda oferece a Carta Schengen (Seguro Viagem Europa), que é um plano voltado para cumprir a exigência que alguns países colocam (os que assinam o Tratado de Schengen) de que o turista possua um seguro de viagem contratado.

Alguns países que participam do tratado são: Bélgica, Alemanha, Países Baixos e França. 

MasterCard Black

Assim como o Mastercard Platinum, a bandeira Black MasterCard também possui um seguro que é ainda mais completo. Ele oferece:

  • Prorrogação de estadia por dia no valor de até USD 250, e por até cinco dias;
  • Oferece até USD 7.500 para passagem de ida e de volta (podendo ser utilizado em qualquer classe) e mais USD 250 por dia por até 5 dias, ao acompanhante em caso de hospitalização prolongada e hospedagem;
  • Repatriação funerária até USD 100.000;
  • Retorno de menores/idosos até USD 25.000;
  • Repatriação sanitária até USD 100.000;
  • Traslado médico até USD 100.000;
  • E despesas médicas hospitalares por acidente ou enfermidade até USD 150.000.

Da mesma forma que o Platinum, o seguro do Black não tem benefícios para despesas médicas e hospitalares em casos de pré-existência, morte acidental e morte ou invalidez permanente em transporte público autorizado.

Bem como o Mastercard Platinum, o Black também possui o Seguro Viagem Europa (Carta Schengen).

Visa Platinum

A bandeira Visa oferece seguro para o cartão da categoria Platinum, que engloba alguns benefícios e cobertura para despesas médicas, hospitalares, odontológicas, de hospedagem, de transporte e de prescrição para os viajantes.

O seguro aplica-se para viagens num prazo máximo de 60 dias consecutivos. Por isso, é importante ter em mãos um Bilhete de Seguro Viagem que esteja valendo, e em vigor antes de viajar, e para cada uma das pessoas que compraram a passagem com o cartão Visa.

O Visa Platinum oferece:

  • US$50.000 para as despesas médicas/hospitalares no exterior;
  • US$5.000 para as despesas odontológicas;
  • US$100.000 para repatriação funerária;
  • US$100.000 para repatriação médica;
  • US$25.000 para remoção médica;
  • US$10.000 para retorno da pessoa elegível;
  • US$2.500 para prorrogação de estadia, e US$2.500 para acompanhante no caso de hospitalização prolongada.

Clique aqui para conferir os termos e condições.

Visa Infinite

O Visa Infinite, assim como o Platinum, possui um seguro viagem que é válido para as despesas médicas, odontológicas, hospitalares, transporte, de hospedagem e de prescrição.

Ele fica válido em viagens por, no máximo, 60 dias. E é necessário possuir o Bilhete de Seguro de Viagem antes de partir.

Nele, os valores são os seguintes:

  • US$100.000 para as despesas médicas/hospitalares no exterior;
  • US$10.000 para as despesas odontológicas;
  • US$100.000 para repatriação funerária;
  • US$100.000 para repatriação médica;
  • US$25.000 para remoção médica;
  • US$10.000 para retorno da pessoa elegível;
  • US$2.500 para prorrogação de estadia;
  • E US$2.500 para acompanhante no caso de hospitalização prolongada.

Clique aqui para conferir os termos e condições.

Elo Nanquin

Os portadores do cartão Elo na versão Nanquim possuem acesso ao seguro viagem. E a empresa que presta esse serviço para os clientes Elo é a AIG Seguros Brasil. Mas, para utilizar, é necessário comprar as passagens com o cartão elegível para o seguro.

O Bilhete de Seguro Viagem do Elo Nanquin possui 12 meses de vigência. As viagens que duram até 90 dias consecutivos estão cobertas pelo seguro. No entanto, idosos com mais de 84 anos, não possuem acesso aos benefícios do mesmo.

O Elo Nanquim possui um plano nacional e um internacional, que conta com coberturas para:

  • Despesas médicas e hospitalares;
  • Despesas odontológicas;
  • Acompanhantes em caso de hospitalização;
  • Prorrogação de estadia;
  • Translado médico;
  • Repatriação funerária;
  • Perda/roubo de bagagem;
  • Cancelamento de viagem;
  • Morte acidental;
  • Fiança e despesas legais.

American Express

A American Express oferece o seguro viagem para os clientes das bandeiras Platinum, Green e Gold da empresa.

Então, para aproveitar o seguro, basta que o cliente compre todas as passagens com o cartão de crédito elegível para o mesmo. Bem como também deve realizar a solicitação da proteção antes de embarcar.

O seguro American Express oferece:

  • Cobertura para bagagem (como perda e extravio);
  • Cobertura para hospedagem;
  • Assistência odontológica;
  • Coberturas médicas;
  • Algumas necessidades jurídicas;
  • E empréstimos de fiança em caso de acidentes.

Seguro viagem do cartão de crédito vale à pena?

Antes de tudo, é importante ter em mente que nunca se deve viajar sem um seguro viagem. Pode até ser verdade que, na maioria das vezes, o seguro não será necessário. Mas, se existe a chance de 1% de algo ocorrer, já é muito perigoso contar com a sorte.

Às vezes, o barato pode acabar saindo muito caro em viagens, complicando muito mais a vida depois.

Por isso, ativar um seguro, seja ele do cartão de crédito, ou de uma seguradora de sua confiança, é essencial para viajar com mais tranquilidade.

Aliás, para se ter noção, com o seguro, é possível economizar cerca de US$3.000 apenas com atendimentos médicos, se for necessário.

Dessa forma, mesmo que você tenha que complementar os gastos caso algo venha a acontecer, você tem a segurança de que terá um retorno sobre o que foi gasto. E isso não é diferente para os seguros de viagem oferecidos pelos cartões de crédito.

Considerações finais

Esse tipo de seguro é, sim, uma excelente opção para quem não quer ter um gasto a mais nas viagens, mas, ao mesmo tempo, quer ter uma garantia mínima.

Além disso, é muito importante ler muito bem sobre o que o seguro cobre, para aproveitar ao máximo nas viagens. Afinal, alguns cobrem até o valor de peso que as bagagens excederem.

Portanto, se você tem um cartão que possui alguma das bandeiras que citamos aqui, é interessante procurar mais sobre os termos e condições do seguro viagem que você possui. Assim, você conhecerá todas as coberturas a que tem direito.

Afinal, isso não te impede de contratar um seguro adicional, caso deseje. Pois garantia de segurança nunca é demais, não é mesmo?

Inclusive, essa é uma ótima dica! Já que você já tem que comprar as passagens mesmo, então, aproveite para garantir o seguro viagem do cartão de crédito, que você já está pagando todos os meses com o valor da anuidade.

Afinal, ele pode cair como uma luva caso algo grave realmente venha a acontecer.

Independente de ser, ou não, o seguro viagem do cartão de crédito, o mais importante é viajar sempre com segurança, e tentar não lidar com a sorte nessas situações.

Pois, em alguns países, é difícil até mesmo conseguir comprar remédio na farmácia sem um seguro viagem. Viaje sempre com segurança, mesmo que isso custe um pouquinho a mais.

E você, já utilizou o seguro viagem do cartão de crédito? Compartilha com a gente como foi!