Capital da Áustria, Viena é e uma das cidades mais visitadas da Europa. Geralmente combinada em roteiros com Budapeste (Hungria) e Praga (República Tcheca).

Durante séculos Viena foi a porta de entrada entre a Europa Ocidental e a Europa Oriental e até hoje continua sendo o centro comercial e cultural mais importante da Áustria.

Viena atrai milhões de visitantes todos os anos com suas grandes oportunidades de turismo histórico, coleções de arte, palácios e herança musical. 

Poucos lugares na Europa podem competir com a imponente variedade de aposentos, coleções reais, grandes mestres, arquitetura gótica e salões barrocos de Viena. Tanto que o centro histórico de Viena é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Mas há mais a fazer em Viena do que galerias requintadas e palácios. Artistas como Mozart, Beethoven e Strauss passaram algum tempo aqui e a música ainda irradia pela cidade.

Embora você possa ver muitas das melhores coisas para fazer em Viena em um ou dois dias, sugerimos 3 dias em Viena para quem deseja conhecer a fundo a cidade e visitar seus palácios e museus.

Como chegar em Viena na Áustria

Do Brasil

Para chegar na Áustria partindo do Brasil geralmente há voos diários com a KLM saindo de São Paulo com uma escala em Amsterdam. Você pode conferir os melhores voos para Viena AQUI!

De outros países da Europa

Graças à sua localização é muito fácil chegar em Viena praticamente de qualquer cidade da Europa. 

As formas mais comuns de chegar à capital austríaca são de avião, trem, ônibus ou barco a partir de Budapeste ou Bratislava. 

É bastante comum viajar entre as cidades europeias de trem, pois tem opções regulares, assim como é possível também reservar voos em companhias áreas de baixa custo com antecedência e achar preços bem baratos. Flixbus também é uma alternativa para se locomover nos arredores.

Como Ir do Aeroporto para o centro de Viena

Para chegar à cidade a partir do aeroporto, você pode escolher entre estas opções:

  • Use o rápido City Airport Train (CAT). A viagem dura cerca de 16 minutos. Dica: se você quer economizar, não deve pegar o CAT para a cidade. A opção mais barata e só um pouco mais longa é pegar o S-Bahn ou os trens regionais (saindo da mesma plataforma).
  • Pegue um táxi ou um Uber 
  • Reserve uma transfer privado (mais cara, mas lhe dará tranquilidade)

Compre com antecedência um Traslado de CAT: Aeroporto de Viena para o centro

Você também pode reservar online um transfer de carro bem avaliado para a estação de trem, aeroporto ou centro de Viena facilmente. Simule abaixo o valor:

Onde ficar em Viena?

Se você está planejando visitar Viena, Áustria pela primeira vez, The Innere Stadt e MuseumsQuartier são dois bairros que você deve procurar para se hospedar.

São os que ficam mais perto dos principais atrativos de Viena. Porém geralmente são os que tem os preços mais altos.

O transporte publico de Viena funciona muito bem, então também não será um problema se ficar hospedado fora desses lugares, só vai gastar um tempo a mais para os deslocamentos.

Hilton Vienna Park: está localizado no centro de Viena junto do Parque da Cidade e em frente à Estação de Metro Wien-Mitte/Landstraße e ao Comboio do Aeroporto da Cidade (CAT), que permite alcançar o Aeroporto de Viena em 16 minutos. Os quartos são amplos e confortáveis.

Steigenberger Hotel Herrenhof: Construído em 1913, o Steigenberger Hotel Herrenhof está localizado no centro do 1º Distrito de Viena, a poucos passos do Palácio Imperial de Hofburg, portanto super bem localizado.

Hotel Stefanie: é o hotel mais antigo de Viena e membro dos Hotéis Históricos da Europa. Café da manhã está incluso na diária.

Ruby Lissi Hotel Vienna: Localizado no 1º distrito de Viena, num edifício histórico que remonta ao século XVIII, a uma curta caminhada da Schwedenplatz (praça) e da Catedral de Santo Estêvão. Os quartos são amplos e luxuosos.

The Leo Grand: Situado em Viena, a 100 metros da Igreja Católica de São Pedro e a 100 metros de Graben. Os quartos são luxosos e bem decorados.

Mercure Wien Zentrum: está situado no coração do centro histórico de Viena, apenas a 5 minutos a pé da Catedral de Santo Estêvão. Os quartos são amplos, bonitos e confortaveis, além da ótima localização.

Space Home Hostel – City Hall: Uma opção mais barata em Viena, com banheiro compartilhado.

O que fazer em Viena na Áustria

Antes de falar sobre as melhores coisas para fazer em Viena, vale dizer que se você é aquele tipo de pessoa que gosta de conhecer museus, entrar em palácios e conhecer os atrativos a fundo, vale investir no Vienna PASS.

Com o Vienna PASS você tem acesso a mais de 60 atrações, museus e monumentos por toda a cidade. 

Se você planeja visitar vários dos museus/galerias mais populares de Viena, obter o passe pode economizar uma boa quantia de dinheiro, especialmente porque também tem a opção de transporte público!

E há vários tipos de excursão pela cidade explicando a história de Viena como essa Excursão de 1 dia pelo melhor de Viena de carro com ingressos para Schonbrunn. Outra forma de conhecer é comprando um ticket para um circuito de Hop-On Hop-Off.

E ainda pode conhecer Viena através de um FREE Walking Tour tanto de dia como a noite.

Explore o Palácio e Jardins Imperial de Schönbrunn

O Palácio de Schonbrunn do século XVIII (Schloss Schönbrunn) não é famoso apenas por sua arquitetura incrível, mas também por seu belo cenário semelhante a um parque. Além disso é uma das principais atrações turísticas de Viena.

O Parque e Jardins de Schonbrunn é um local imperdível para se visitar quando estiver em Viena. Além disso é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO , e é uma das várias coisas gratuitas para se fazer em Viena.

Palácio Schönbrunn com jantar e concerto

Tour Palácio e Jardins de Schönbrunn Sem Fila

Palácio Schönbrunn e Excursão por Viena

Excursão privada ao Palácio de Schönbrunn em Viena e sem filas

Palácio de Schonbrunn Viena Austria

Palácio Belvedere

O Palácio Belvedere abriga uma incrível coleção de arte com obras de Renoir, Monet e Van Gogh, entre outros. Ele também tem uma grande coleção de retratos.

O Palácio tem um acervo permanente no Mirante Superior e exposições especiais no Mirante Inferior. Os jardins são gratuitos e apresentam belas fontes, passarelas de cascalho, lagoas, estátuas, plantas e flores. 

Ingressos para o Belvedere Superior ou Inferior

Belvedere: Excursão de arte e utopias aristocráticas de classe mundial

Palácio Imperial de Hofburg

Um dos maiores complexos palacianos do mundo, o Hofburg é a residência oficial do presidente da Áustria. 

Os Habsburgos foram uma das grandes famílias reais da Europa e por 300 anos sentaram-se no trono do Sacro Império Romano. 

Sua casa era o extenso Palácio Hofburg em Viena, que incorpora vários pontos turísticos importantes da cidade.

Hoje, rodeadas de jardins, grandes fachadas escondem a casa do presidente austríaco e uma riqueza de artefatos adquiridos ao longo dos séculos.

Existem várias exposições aqui, incluindo a exposição de Sisi (que destaca a vida da imperatriz Elisabeth) e os próprios apartamentos reais.

Você pode reservar esta excursão ao Palácio de Hofburg para aprender sobre a herança austríaca. Visitas guiadas estão disponíveis aqui e esta leva você aos Apartamentos Imperiais, ao Museu Sisi e à coleção de prata. 

Ingresso sem fila para Hofburg e excursão ao Museu Sisi

Tour Guiado na Escola Espanhola de Equitação

Visita guiada ao Museu Hofburg e Imperatriz Sisi

Ópera Estatal de Viena

Um dos maiores e mais esplêndidos teatros do mundo, a Ópera Estatal de Viena (Wiener Staatsoper) já recebeu muitos dos compositores, maestros, solistas e dançarinos mais proeminentes do mundo.

Opera de Viena na Austria

Dê um passeio por Graben

Graben é uma das ruas mais famosas de Viena e geralmente também bem movimentada. Esta é uma área nobre com  bastante comércio e lojas de grife como Cartier e Versace. 

Catedral de Santo Estêvão

O edifício gótico mais importante de Viena e a igreja catedral do arcebispado desde 1722, a Catedral de Santo Estêvão (Stephansdom) fica no centro histórico de Viena. 

A igreja românica original do século XII foi substituída por uma românica tardia no século XIII, cujos restos são o enorme portão e as Torres Pagãs (Heidentürme).

Você pode fazer um passeio pela catedral, pelas catacumbas e subir nas torres norte e sul (que oferecem excelentes vistas da cidade). Porém claro é pago.

Catedral de Santo Estêvão

Naschmarkt

Composto por cerca de 120 barracas, o Vienna Naschmarkt é uma viagem culinária colorida pelos sabores da Europa e do Oriente Médio. Ele varia de salsichas e queijos austríacos tradicionais a massas italianas e frutas secas turcas e baklava.

Sábado é o dia mais movimentado para visitar, com mais barracas abertas e um enorme mercado de pulgas em andamento. 

Degustação Gastronômica Naschmarkt

Prefeitura de Viena (Rathaus)

Continuando com a notável arquitetura de Viena, a Prefeitura, localizada na Rathausplatz, é um exemplo perfeito do estilo neogótico que se espalha pela cidade. 

Construída em 1800, esta estrutura de 5 torres é algo que você não pode perder. A Prefeitura de Viena foi originalmente construída para o gabinete do prefeito e agora serve como centro administrativo da cidade e é um edifício enorme.

Prefeitura de Viena na Austria

Prater

O Prater (Wiener Prater), fica situado entre o Danúbio e o Canal do Danúbio cobrindo uma área de 3.200 acres.

Um destaque é passear na famosa Roda Gigante (Wiener Riesenrad), um marco vienense que oferece belas vistas da cidade desde 1896.

Ingresso Sem Fila para Roda-Gigante de Viena

Museumsquartier

Desde a inauguração em 2001, o Museum Quartier de Viena tem abrigado uma variedade de museus de primeira linha que valem a pena explorar. 

Uma mistura de arquitetura antiga e nova centrada em torno de uma área que já serviu como os antigos estábulos reais.

Três museus que valem a pena conferir no MQ são o Museu Leopold de Art Nouveau e Expressionismo; Kunsthalle Wien, um centro de exposições com exposições rotativas; e o Museu de Arte Moderna, que possui a maior coleção de arte moderna da Europa central. 

O Museumsquartier também abriga vários festivais ao longo do ano (incluindo concertos ao ar livre e uma semana de moda).

Os acessos aos museus são pagos!

Visite a Albertina

O Albertina é um dos melhores museus da cidade. Está localizado em uma das alas de residência privada do Palácio Imperial. 

É famosa por sua coleção de gravuras, com mais de um milhão de gravuras e 60.000 desenhos. No entanto, eles têm muitas exposições temporárias que circulam por aqui também. A entrada no Albertina é paga também.

Veja aqui Ingressos para as Exposições Albertina

Igreja de São Carlos (Karlskirche)

A Igreja de São Carlos (Karlskirche) foi construída em 1737 e continua sendo o edifício religioso barroco mais importante de Viena. 

Uma das melhores formas de conhecer o interior é assistir aos concertos de Mozart & Vivaldi executados em instrumentos de época pela famosa Orquestra 1756.

Concerto Quatro Estações de Vivaldi na Karlskirche

Museu Sigmund Freud

Fundado em 1971, o Museu Sigmund Freud oferece uma visão fascinante da vida de um dos pensadores mais notáveis ​​dos tempos modernos.

O museu apresenta salas e exposições relacionadas à história da psicanálise, incluindo sua influência na arte e na sociedade como um todo.

Veja aqui o valor e reserve o Ingresso para o Museu Sigmund Freud

Viagens de um dia a partir de Viena na Áustria

Salzburgo

A cerca de 2,5 horas de trem de Viena, Salzburgo é outra das rainhas da beleza da Europa. Cercada por edifícios elegantes e cercada por montanhas, esta pitoresca cidade atravessa o rio Salzach e é famosa como o local de nascimento de Mozart.

Excursão de 1 Dia a Salzburgo

Salzburgo na Austria

Hallstatt

Hallstatt é simplesmente um dos lugares mais perfeitos para se visitar na Áustria.

Lindos chalés do século XVI com varandas cobertas de flores agrupam-se ao longo de um lago incrivelmente lindo cercado de montanhas.

Hallstatt fica a cerca de 2,5 horas de Viena, na região de Salzkammergut, mas você pode relaxar e apreciar a paisagem em uma viagem de um dia organizada de Viena a Hallstatt

Confira o nosso artigo completo sobre a viagem a Hallstatt!

Excursão a Hallstatt de dia inteiro

A partir de Viena: viagem diurna para Hallstatt e Alpine Peaks com Skywalk Lift

De Viena: Excursão pelos Alpes Austríacos até Hallstatt

Hallstatt na Austria
Hallstatt nos Alpes Austriacos

Budapeste

A cerca de 240 quilômetros de Viena, embora esta seja uma longa viagem de um dia, vale a pena pela riqueza dos Patrimônios Mundiais da UNESCO , arquitetura de tirar o fôlego, abrangendo estilos do barroco ao neoclássico e Art Nouveau.

Além disso, Budapeste é uma das melhores viagens de fim de semana saindo de Viena.

Confira já nosso guia completo de viagem para Budapeste

na praça em frente ao Bastião dos Pescadores, você pode ver uma estatua de Santo Estêvão, que foi o primeiro rei da Hungria, governando de 1000 a 1038.
Castelo de Buda em Budapeste

Praga

Cheia de pináculos e arquitetura de tirar o fôlego, Praga tem uma cidade velha lindamente preservada, que agora é um Patrimônio Mundial da UNESCO . Fica a cerca de 290 quilômetros de Viena, uma longa viagem de um dia.

Para saber mais sobre Praga, leia nosso artigo completo O que fazer em Praga

Cidade de Velha da cidade de Praga na Republica Tcheca
Centro Histórico de Praga

Bratislava

A menos de uma hora de trem de Viena, a capital da Eslováquia, Bratislava é uma ótima e não tão cara viagem de um dia a partir de Viena.

Bratislava é pequena para uma capital e por isso é possível conhecer suas principais atrações em um dia.

O trem para Bratislava sai da Hauptbahnhof de Viena e é relativamente fácil conseguir bilhetes nas máquinas de bilhetes. O tempo total de viagem é de pouco mais de uma hora.

Excursão a Bratislava com Opções de Alimentação

Passeio de Viena a Bratislava de Ônibus e Barco

bratislava um bate e volta de Viena

Mercados de Natal de Viena na Áustria

Para quem vai visitar Viena nos meses de Novembro e Dezembro tem ainda mais coisas para fazer na cidade!

Nessa época do ano acontecem os mercados de natal de Viena. Viena é muito famosa por conta dos mercados de Natal! Há vários deles e a maioria muito bem decorados, cheio de barraquinhas, deixando o clima de natal ainda mais mágico.

Nós conhecemos Viena nessa época e realmente estavam lindos! Veja abaixo algumas opções de mercado de Natal que mais gostamos e que você não pode deixar de conhecer caso visite Viena nessa época do ano.

Mercado de Natal da Rathausplatz (Prefeitura de Viena)

O mercado de Natal da Rathauplatz é conhecido por ser um dos maiores mercados de Natal da Europa.

O mais antigo e renomado Mercado de Natal de Viena atrai mais de quatro milhões de visitantes todos os anos, graças às suas mais de 100 barracas que vendem de tudo, desde artesanato até iguarias vienenses, incluindo vinho quente.

Situado na Rathausplatz, na praça em frente à prefeitura de Viena, o mercado tem pista de patinação no gelo, um carrossel, uma grande arvore de natal, entre outros atrativos.

Esse é o principal mercado de Natal de Viena! No entanto também o mais cheio!

Antigo mercado de Natal vienense em Freyung

O Old Viennese Christmas Market é o mercado de natal mais antigo de Viena. Funciona desde 1172 e é uma experiência bem menor comparado aos outros mercados de Natal em Viena. 

Ele acontece na praça Freyung, cercado de edifícios históricos. Embora receba menos visitantes há varias barraquinhas que vende produtos regionais e também tem uma programação de eventos ao vivo no palco central, incluindo música ao vivo.

Mercado de Natal da Karlsplatz

Um dos nossos preferidos, o Mercado de Natal de Karlsplatz fica em frente à Igreja Karlskirche e a noite todo iluminado fica ainda mais charmoso!

O mercado tem um estilo mais “country” e tem opções de alimentos de bebidas orgânicos, assim como os artesanatos que são feitos por artesoes locais.

Com certeza, é um mercado de Natal que vale a passada em Viena!

Quando ir para Viena?

Não há uma época exata melhor para conhecer Viena.

Os meses de verão (junho a agosto) oferecem o melhor clima. No entanto, esta é a alta temporada então as coisas são mais movimentadas e geralmente com preços mais altos também.

O inverno é de dezembro a março, então espere temperaturas baixas nessa época, mas se você não tiver problema com frio também é uma época linda para visitar por causa dos mercados de Natal. 

Nos meses intermediários é uma boa época para visitar (abril-junho e setembro-outubro). Ainda faz calor nesta época e também não está frio. Além disso não há tantos turistas e os preços não são tão altos quanto no verão.