A capital e a maior cidade da Croácia, Zagreb é o centro econômico, político e educacional da Croácia. Com cerca de 800.000 habitantes na área metropolitana, Zagreb é uma das menores capitais europeias.
Zagreb originalmente existia como duas cidades diferentes – Kaptol que era habitada principalmente pelo clero e que abriga a Catedral de Zagreb; e Gradec habitada principalmente por fazendeiros e comerciantes.
Essas duas cidades foram unidas em 1851 pela proibição Josip Jelačić, que dá nome à praça principal da cidade. A rua Tkalčićeva , hoje famosa por suas pequenas casas históricas com inúmeros bares, naquela época era na verdade um riacho.
Nos últimos anos, Zagreb na Croácia tornou-se um destino turístico atraente, por isso não é surpresa que a cidade atrai cada vez mais visitantes todos os anos. Isso resultou na abertura de vários hotéis, albergues e apartamentos particulares, restaurantes interessantes e muitas atividades diferentes .
Para saber mais sobre Roteiro pela Croácia leia também nosso artigo Roteiro pela Croácia: conheça o melhor do país!
Leia também mais artigos sobre a Croácia: Pontos turísticos da Croácia – melhores lugares para conhecer! Guia completo de Dubrovnik Menor cidade do mundo fica na Croácia – Hum O que fazer em Split - Croácia Ilha de Korcula - tudo o que você precisa saber
Onde fica Zagreb?
Zagreb, a capital e a maior cidade da Croácia, está localizada na parte noroeste da Croácia, ao sul da montanha Medvednica ao longo do rio Sava.
Zagreb fica na junção onde a Europa Central, o Mediterrâneo e o Sudeste da Europa se encontram, o que a torna o coração do transporte rodoviário, ferroviário e aéreo na Croácia.
Melhor época para visitar Zagreb na Croácia
A melhor época para visitar Zagreb é de abril a outubro. Para evitar multidões, fica recomendado pular os meses de verão que são junho, julho e agosto.
Além disso Zagreb tem alguns dos melhores Mercados de Natal da Europa, então planeje visitar em dezembro caso queira comemorar o Natal em Zagreb e já visitar os mercados.
Quantos dias em Zagreb?
Dois dias (48 horas) são mais que suficientes para explorar Zagreb. E claro que se você quiser fazer passeios de um dia a partir de Zagreb deve adicionar mais dias.
Como chegar em Zagreb na Croácia?
Como capital da Croácia, Zagreb está bem conectada ao resto do mundo por via aérea e aos países europeus por estrada.
Avião
Todas as principais companhias aéreas ligam o Aeroporto Franjo Tuđman Zagreb às capitais mundiais durante todo o ano. A Croatia Airlines é a melhor aposta se você estiver viajando de e para outras capitais europeias. Você pode pesquisar os melhores preços de passagens aéreas no KIWI.
De ônibus e trem
Há uma infinidade de linhas internacionais de ônibus e trem para Zagreb de outras cidades europeias e linhas domésticas de ônibus e trem para Zagreb de outras cidades croatas.
Você pode verificar os horários dos ônibus no site oficial do Terminal Rodoviário de Zagreb e os horários dos trens no site da Croatia Railways.
De carro
Em Zagreb, você encontrará todos os principais fornecedores internacionais de aluguel de carros, como Hertz, Sixt, Avis, Europcar. Oryx e Nova são locadoras de carros locais. Todos eles têm escritórios no aeroporto de Zagreb e em vários locais da cidade.
A Croácia é um ótimo país para ser explorado de carro. As estradas e autoestradas croatas são uma delícia de conduzir. Caso esteja pretendendo alugar um carro recomendamos a Rent Cars onde sempre achamos as melhores ofertas.
Como se locomover em Zagreb?
Zagreb pode ser facilmente explorada a pé, especialmente se você estiver hospedado na Cidade Velha.
Se caminhar é algo que você não curte muito, então Zagreb tem um sistema de transporte público conveniente e acessível, composto por bondes e ônibus. Táxi e Uber também são opções caso necessite.
Cartão Zagreb
O Zagreb Card é um cartão turístico que dá alguns benefícios como entrada gratuita em algumas e dá acesso gratuito ao transporte público. Além disso, o cartão oferece descontos e benefícios adicionais aos titulares do cartão.
Você pode comprar um cartão de 24 horas (98 HRK) ou 72 horas (135 HRK) no Centro de Informações Turísticas na Praça Ban Jelačić.
Bonde de Zagreb
Existem vários bondes elétricos que circulam em até 20 linhas que ligam as várias partes da cidade. Os bilhetes podem ser adquiridos nos quiosques Tisak ou com o motorista do bonde.
Um bilhete padrão custa 10 Kuna (durante o dia) e 15 Kuna (à noite) e é válido por 90 minutos em uma direção.
Há uma opção de comprar um bilhete diário que custa 30 Kuna e permite que você ande de bonde quanto quiser em qualquer direção. Da mesma forma, ingressos de 3 dias, 7 dias, 15 dias e 30 dias estão disponíveis.
Ônibus de Zagreb
O serviço de ônibus em Zagreb consiste em cerca de 134 linhas que conectam as diferentes partes de Zagreb e os subúrbios ao centro da cidade. O sistema de bilhetes é o mesmo dos bondes de Zagreb.
Uber
Uber em Zagreb funciona muito bem e geralmente tem bons preços. Não é tão barato quanto o transporte público ou para viajantes sozinhos mas uma ótima alternativa para viajantes em família ou em grupo.
Bicicleta
Andar de bicicleta também é uma maneira interessante de explorar a cidade. Em Zagreb, existe um sistema de bicicletas públicas. Assim, você pode pegar uma bicicleta em uma estação e deixá-la em outra.
As empresas mais conhecidas são Bike.com.hr e Pedaloo para alugar uma bicicleta em Zagreb.
Alternativamente, você pode escolher um dos muitos passeios de bicicleta em Zagreb.
A pé – conhecendo Zagreb a pé
O centro da cidade pode ser facilmente explorado a pé. Você pode fazer uma caminhada guiada ou participar de um dos inúmeros passeios a pé gratuitos e pagos em Zagreb.
Se você prefere conhecer Zagreb em um tour guiado em PORTUGUÊS, recomendamos reservar AQUI
O que fazer em Zagreb
E agora, vamos falar sobre o que fazer em Zagreb! Você ficará realmente surpreso com quantas atrações em Zagreb você pode encontrar!
Aqui estão as melhores coisas para fazer em Zagreb:
Cidade Baixa
A Cidade Baixa é o coração de Zagreb e a área mais bonita da cidade que você simplesmente não pode perder. Foi criado no final do século 19 abaixo da mais famosa Cidade Alta.
A Cidade Baixa é uma área perfeita para passear e admirar toda a beleza ao redor. Dessa forma a parte mais bonita da Cidade Baixa fica entre a principal estação de trem e Trg bana Josipa Jelačića, onde você também pode encontrar alguns belos espaços verdes.
A Cidade Baixa é o centro comercial, comercial e cultural de Zagreb e você encontrará muitas lojas, cafés ou museus lá, mas o maior destaque desta área é a arquitetura.
Este é um dos lugares para visitar em Zagreb que você simplesmente não pode perder.
Explore a Cidade Alta
A Cidade Alta é onde você encontrará a maioria das atrações de Zagreb. Esta é a parte mais antiga da cidade, que remonta ao século 11 e é muito diferente da Cidade Baixa.
Em vez de grandes mansões, você encontrará aqui casas menores, ruas de paralelepípedos e ruas sinuosas.
Além disso os principais pontos turísticos aqui incluem a Catedral de Zagreb, a Igreja de São Marcos (um dos edifícios mais emblemáticos de Zagreb) e a Torre Lotrscak do século XIII, que oferece excelentes vistas da cidade.
Ande em um dos funiculares mais curtos do mundo
O funicular, um dos destaques de Zagreb, liga a Cidade Alta e a Baixa e está entre os mais curtos do mundo.
O funicular de Zagreb percorre uma distância de apenas 66 metros e o trajeto dura exatamente 64 segundos.
Este é realmente o modo de transporte público mais antigo de Zagreb, pois o funicular foi inaugurado em 1890, um ano antes do bonde puxado por cavalos.
O funicular está aberto todos os dias das 6h30 às 22h e passa a cada 10 minutos. O bilhete custa 4 kunas, mas também podem ser usados outros bilhetes de transporte público.
Se você não quiser andar de funicular, há escadas ao lado para que você ainda possa ver sua construção original.
Catedral de Zagreb
A catedral é provavelmente o mais popular dos marcos de Zagreb e uma das coisas imperdíveis para ver em Zagreb, pois suas torres gêmeas podem ser vistas de vários locais por toda a cidade.
Originalmente, a catedral remonta ao início do século 13, mas o terremoto de 1880 danificou tanto a estrutura que teve que ser reconstruída no estilo neogótico atual.
A entrada na catedral é gratuita.
Portão de Pedra
Ao caminhar entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, você passará pelo Portão de Pedra, que é parte das muralhas da cidade desde os tempos medievais.
Pare lá por um segundo, pois é um dos lugares sagrados mais importantes para os habitantes locais.
Na verdade, você pode encontrar algumas pessoas rezando ou acendendo uma vela, isso porque você pode encontrar lá a pintura da Virgem Maria com o menino Jesus.
A lenda diz que durante o incêndio de 1731 a Porta de Pedra e os arredores foram seriamente danificados. Apenas a pintura permaneceu intocada.
Tour Gastonômico por Zagreb
Como a movimentada capital da Croácia, não é surpresa que Zagreb tenha uma ótima gastrônomia local. A cidade tem diversos estabelecimentos com estrelas Michelin e restaurantes tradicionais que oferecem o sabor da culinária croata clássica e regional.
Para uma introdução aos pratos tradicionais da Croácia, participe de um tour guiado com um guia local, e a melhor de experimentar o melhor da culinária croata em Zagreb.
Mercado Dolac
Bem no centro de Zagreb, a poucos passos da catedral e da praça principal, você encontrará o mercado de agricultores locais Dolac.
O mercado de Dolac faz parte do cenário da cidade desde 1930 e ao longo do ano tornou-se o principal ponto de comércio de Zagreb, onde os agricultores das aldeias vizinhas vinham vender seus produtos.
Dessa forma este é o melhor lugar para comprar alimentos frescos dos produtores locais.
Na parte superior, ao ar livre, você encontra frutas, legumes ou flores e, na parte inferior, carne, peixe ou laticínios.
Mesmo que você não esteja planejando fazer compras, vale a pena passear pelo mercado.
Cemitério de Mirogoj
O cemitério de Mirogoj é uma das necrópoles mais bonitas que você encontrará na Europa e o cemitério mais importante do país, o local de descanso de muitos croatas famosos.
O cemitério foi estabelecido no final do século XIX e projetado Hermann Bollé , um dos arquitetos mais populares da Áustria-Hungria.
Ao contrário de muitos outros cemitérios, este era de propriedade da cidade, não da igreja e, portanto, poderia ser usado para enterrar pessoas apesar de sua religião. Quando você passear, encontrará os túmulos de membros de todos os grupos religiosos: católicos, ortodoxos, muçulmanos, judeus, protestantes e muito mais.
O Cemitério Mirogoj está localizado um pouco longe do centro, mas é facilmente acessível pelo ônibus nº 106, perto da catedral. Você também pode visitar Mirogoj com o tour – clique aqui para mais detalhes.
Veja Zagreb de cima
Existem alguns lugares em Zagreb onde você pode ver a cidade de cima.
Na extremidade da Cidade Alta, você pode encontrar belas vistas do Strossmayer Promenade, em ambos os lados do funicular.
Você pode ver os telhados da Cidade Baixa e as torres da catedral de lá, o passeio em si é um bom lugar para passear de qualquer maneira, então não perca.
Visitar museus
Zagreb tem alguns museus realmente ótimos e interessantes. De fato, a capital croata é conhecida por ter o maior número de museus per capita do mundo.
Museu dos Relacionamentos Quebrados
O mais popular é, claro, o mundialmente famoso Museum of Broken Relationships – um lugar tão interessante e único para se visitar.
Originalmente criado como uma exposição itinerante por dois artistas croatas após o término de seu relacionamento romântico, este museu abriga uma coleção de objetos aleatórios (e estranhos), mas significativos, que os de coração partido doaram.
Esses objetos simbolizam relacionamentos agora quebrados e você pode ler as descrições deles para aprender sobre os relacionamentos que eles representam.
Objetos incluem itens como um “ex-machado”, usado por uma mulher para destruir a mobília de seu ex quando seu relacionamento terminou repentinamente. Além das exposições físicas, há um espaço virtual onde os visitantes podem adicionar suas próprias histórias, fotos ou documentos aos arquivos do museu.
Você pode comprar um Ingresso sem Fila Museu de Relacionamentos Rompidos AQUI
Museu da Cidade de Zagreb
Se você quiser ter uma noção mais profunda da capital croata, o museu da cidade é um bom lugar para começar.
Instalado em um convento do século XVII, este museu leva os visitantes da pré-história ao período romano, da Idade Média e até o século XX.
Há mais de 75.000 objetos na coleção que coletivamente dão uma grande visão de como a cidade foi transformada ao longo dos séculos. Há todos os tipos de mapas, pinturas, móveis, mapas, móveis, bandeiras e uniformes militares.
Museu de Fotografia de Guerra.
Você verá aqui algumas fotos perturbadoras, mas surpreendentes, mostrando a realidade da guerra iugoslava dos anos 1990 na Croácia
As fotos foram tiradas por artistas profissionais bem conhecidos, bem como por amadores que morreram capturando a tragédia da guerra.
Este é um local de visita obrigatória para todos os interessados na história recente da Croácia e dos Balcãs.
Museu das Ressacas
O Museu da Ressaca é uma jornada divertida (e às vezes dolorosa) pelo mundo das ressacas.
Há salas dedicadas a coisas que as pessoas encontraram de manhã depois de uma noite de bebedeira e uma sala onde você pode até contar sua pior história de ressaca, entre outras exposições interessantes.
Jardim Botânico de Zagreb
Para fugir da agitação da cidade, dirija-se ao jardim botânico para um passeio. Fundado em 1889 por um professor da Universidade de Zagreb, o jardim está localizado no centro da cidade e se estende por 12 hectares.
É uma ótima maneira de passar algumas horas, apreciando as vistas e os cheiros de mais de 10.000 espécies de plantas e flores de todo o mundo.
Parque Maksimir
Inaugurada em 1794, esta grande área verde a leste do centro da cidade é uma ótima maneira de fugir de tudo.
Atravesse o grande portão e você entrará em uma paisagem verdejante que parece longe da agitação do centro de Zagreb. Cheio de arvores, riachos e bosques de carvalhos antigos, o parque é um ótimo lugar para um piquenique. É também o lar do Zoológico de Zagreb.
Túnel Gric
O Túnel Gric de 1.150 pés foi construído pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial como um potencial abrigo antiaéreo.
O túnel, que passa por baixo da Cidade Alta, caiu em ruínas e foi praticamente esquecido. No início dos anos 90, foi usado como local para uma das primeiras raves de Zagreb e foi um local de festa para os jovens da cidade.
Em 2016, porém, o governo da cidade renovou o túnel de pedestres e o abriu ao público. É bom para atalhos de uma parte da cidade para outra, mas na verdade é um passeio atmosférico divertido em um túnel da era da Segunda Guerra Mundial. E é grátis.
Passeios de um dia saindo de Zagreb
Ao planejar sua viagem, certifique-se de alocar mais tempo em seu itinerário na Croácia para também fazer alguns passeios de um dia a partir de Zagreb.
Existem alguns lugares realmente ótimos que você pode visitar como passeios da capital e você pode alcançá-los de carro, transporte público ou com um passeio!
Lagos de Plitvice
Os Lagos de Plitvice são um dos passeios de um dia mais populares de Zagreb. Este é um dos lugares mais bonitos para visitar na Croácia.
O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice está localizado na parte central da Croácia e chegar lá de Zagreb leva cerca de 2 horas.
Você pode ir de Zagreb para Lagos de Plitvice de ônibus público, existem cerca de 10 conexões por dia. No entanto se você gostaria de ver alguns outros lugares como Rastoke no caminho, vale a pena considerar um passeio.
Leia mais sobre os Lagos de Plitvice aqui.
Aqui estão os passeios recomendados de Zagreb aos Lagos Plitvice:
De Zagreb: Excursão a Rastoke e Parque dos Lagos de Plitvice
De Zagreb: Excursão Particular de 1 Dia Lagos de Plitvice
Rastoke
Rastoke é uma bela vila localizada no caminho de Zagreb para os lagos de Plitvice, mas muitas vezes ignorada pelos turistas que vão por esse caminho.
Mas este lugar em si é um bom destino para uma viagem de um dia a Zagreb e para uma combinação de passeio com os lagos de Plitvice.
A pitoresca vila que faz praticamente parte da cidade Slunj, é conhecida pelas cachoeiras e, portanto, é muitas vezes chamada de “Pequenos Lagos de Plitvice”.
É também onde o rio Slunjčica deságua no rio Korana, tornando-o uma visão tão bonita, pois o rio se divide em alguns ramos menores, criando cascatas e pequenas cachoeiras.
Um bate e volta a Eslovênia
Se o seu roteiro pela Croácia estiver apertado mas você gostaria de visitar outro país, pode planejar uma viagem de um dia de Zagreb à Eslovênia. O país, localizado ao norte da capital croata, fica bem próximo e pode ser um bom destino para um rápido desvio.
Há tours que incluem uma passada pelos principais atrativos da Eslovênia como a capital Liubliana, ao famoso Lago Bled e a Caverna Postojna, uma das maiores cavernas do mundo, com cerca de 20 km de corredores subterrâneos.
Samobor
Samobor é provavelmente a viagem de um dia mais fácil de Zagreb na Croácia!
Esta pequena cidade está localizada a apenas 20 km da capital e há ônibus frequentes que ligam esses dois lugares, partindo da rodoviária central.
Samobor remonta a meados do século XIII, quando foi fundada como uma cidade real livre.
Foi um destino turístico popular já no início do século XIX, atraindo caçadores e caminhantes. Hoje é uma cidade pacata com bela arquitetura barroca, um popular passeio de um dia para fugir da capital.
Karlovac
Karlovac é mais opção de uma viagem de um dia saindo de Zagreb.
A cidade é interessante e cheia de história. A cidade que foi fundada no final do século XVI como uma fortaleza para proteger a área do Império Otomano. A referida fortaleza, construída em forma de estrela, é uma das principais atrações da cidade.
Dentro dele, você pode encontrar a parte central da cidade com os edifícios da época do Império Habsburgo.
Além disso a cidade também tem muito verde, áreas de lazer em parques ou ao longo do rio Kupa. Não muito longe do centro, você também pode visitar o castelo renascentista de Dubovac do século XV, com vista para a cidade.
Karlovac está localizada a 50 km de Zagreb, com boas conexões de trem e ônibus, então visitar a cidade é muito fácil.
Onde ficar em Zagreb
Zagreb tem um sistema de transporte público vasto, fácil e acessível, então não importa em qual bairro você fique em Zagreb, você não precisa se esforçar para se locomover em Zagreb.
Claro que se você tem preferencia por se locomover a pé a melhor parte para ficar é no centro perto da maioria das atrações.
As opções de acomodação em Zagreb têm um ótimo custo-benefício em comparação com outras capitais da Europa.
Portanto reunimos algumas das melhores opções de acomodação em Zagreb, de albergues a apartamentos, hotéis boutique e hotéis de luxo para ajudá-lo a decidir onde ficar com base no seu orçamento ou estilo de viagem. Lembrando que nós reservamos sempre nossas hospedagens pelo Booking.com e achamos a melhor plataforma para reserva de hoteis na nossa experiência.
Opções de acomodação em Zagreb:
Guesthouse Lessi: apenas a 100 metros da Praça Principal, e disponibiliza quartos e um estúdio. Portanto uma opção econômica com boa localização em Zagreb na Croácia.
Zagreb Studio Apt No.1: a uma curta distância da Catedral de Zagreb, o apartamento possui 1 quarto, bem como uma cozinha. Mais uma opção econômica em boa localização.
Annie’s Bed&Breakfast : localizado no centro de Zagreb, perto da estação de trem, oferece quartos confortaveis com café da manhã por preços moderados.
Apartments Downtown: localizado perto da Catedral de Zagreb, oferece estudios com cozinha e banheiro privativo por bons preços para região.
Ilica Luxury Center: perto da maioria as atrações de Zagreb, essa acomodação oferece quartos modernos e aconchegantes por preços moderados.
Apartments Doma Zagreb: apartamento completo com cozinha em boa localização com preço moderado.
Zagreb Sleep & Eat: apartamento moderno e decorado com cozinha completa completa, localizado na cidade baixa d Zagreb.
Old Town Tale: estúdio completo localizado na cidade alta de Zagreb com bom custo beneficio.
Casablanca Boutique: oferece quartos modernos com café da manhã e está a cerca de 12 minutos da Praça Principal de Zagreb.
Room DeLuxe: a cerca de 300 metros da Praça Cvjetni e a 700 metros da Praça Ban Jelacic. Oferece quartos simples a preços bons.
Como você pode ver, Zagreb realmente tem muito a oferecer e é uma cidade muito interessante para se visitar. Este pode ser um ponto de partida ou de chegada perfeito para sua viagem aos Balcãs , um ótimo lugar para aprender mais sobre a Croácia e a região.
Embora os destinos à beira-mar na Croácia sejam incríveis, dê uma chance a Zagreb também!
Recursos de viagem para Zagreb Você encontra as melhores opções de hospedagem em Booking. Clique aqui para procurar o lugar para ficar em Zagreb Nunca viaje sem seguro viagem de viagem, você nunca sabe o que pode acontecer e é melhor prevenir do que remediar. Você pode ver opções de seguro viagem para a Croácia aqui. Recomendamos participar de tours organizados para conhecer melhor o local e visitar mais lugares durante sua viagem. Você pode encontrar uma grande variedade de passeios em Get Your Guide – clique aqui .
Guilherme
Explore destinos incríveis, com dicas imperdíveis no blog. Descubra o mundo a partir de outros olhares, fuja dos roteiros comuns e se inspire para sua próxima jornada.