Na parte leste dos Alpes do norte da Itália, a cordilheira das Dolomitas é eleita como uma das mais belas cadeias de montanhas da Europa.

Um destino favorito dos amantes da natureza, as Dolomitas, ou Dolomiti em italiano, é uma região montanhosa dominada por 18 picos majestosos, rochas escarpadas, desfiladeiros, florestas e vales  exuberantes. 

Existem 2.131 montanhas nomeadas na região das Dolomitas.  Por conta da beleza estonteante e do sistema de plataforma de carbonato mesozóico bem preservado que se formou há 250 milhões de anos, a região das Dolomitas foram nomeadas Patrimônio Mundial da UNESCO em 2009.

Ao longo das Dolomitas, cidades e aldeias se espalham pelo campo, cada uma com costumes e idiomas únicos. De fato, antes do fim da Primeira Guerra Mundial, Tirol do Sul e Trentino faziam parte da Áustria, o que explica por que 75% da população da região fala alemão como primeira língua.

Portanto, se você tem vontade de explorar a Italia fora dos lugares tradicionais, as Dolomitas é um lugar perfeito.

Aqui está um guia completo de tudo o que você precisa saber para conhecer na região das Dolomitas, na Itália, incluindo um itinerário de Roadtrip por 5 dias a bordo de uma Campervan por essa região.

Onde estão localizadas as Dolomitas?

É uma bela região montanhosa espalhada pela Itália, Áustria , Alemanha e Suíça . As Dolomitas estão na região do Tirol do Sul, no norte da Itália, mas como está encravada entre a Itália e a Áustria, sua influência também pode ser sentida.

Tanto que há vários moradores locais falando mais alemão que o próprio italiano. Como resultado, a maioria dos lugares que você visitará nas Dolomitas terá um nome italiano e um alemão .

A capital da área é a bela cidade de Bolzano (Bozen), mas as principais cidades e vilas incluem Trento, Bressanone (Brixen), Cortina d’Ampezzo e Brunico (Bruneck).

Como chegar nas Dolomitas?

A área conhecida como Dolomitas é na verdade uma região montanhosa no norte da Itália , que se estende pelas províncias de Südtirol (Tirol do Sul) , Trentino e Belluno.

E enquanto as Dolomitas são o paraíso na terra sua posição no coração dos Alpes significa que pode ser um pouco mais difícil do que a maioria dos destinos europeus para chegar.

Avião

Se você planeja voar diretamente para as Dolomitas, saiba que não existe um aeroporto nessa região, compreensivelmente, dada a sua posição na região alpina do norte da Itália.

Em vez disso, você precisará voar para um dos muitos aeroportos principais e menores que existem dentro de um raio de três a cinco horas da área e alugar um carro/campervan ou embarcar no transporte público para seguir para a região.

Voar para o aeroporto de Veneza é a melhor maneira de chegar às Dolomitas. O aeroporto é servido por todas as principais companhias aéreas e destinos da Europa, tornando mais fácil e barato encontrar voos do que em aeroportos menores, como Verona ou Bolonha.

Depois de chegar ao aeroporto de sua escolha, você precisará realmente chegar à sua base nas Dolomitas ou caso a viagem seja por campervan/carro até companhia que alugou para a partir daí começar sua viagem.

Para procurar as melhores ofertas de voo sempre usamos o KIWI.

Trem

Para aqueles que vivem no continente europeu, viajar de trem é a maneira mais conveniente, sem estresse e ecologicamente correta de chegar às Dolomitas.

Além disso, o passeio de trem pelos Alpes do Sul do Tirol é um dos mais incríveis da Europa, serpenteando por passagens alpinas e vales verdejantes.

Devido à sua posição bem no coração da Europa, as Dolomitas estão muito bem conectadas, com redes italianas ( Trenitalia ), austríacas ( Austrian Federal Railways), alemãs ( Deutsche Bahn) e suíças ( Swiss Federal Railways), facilitando encontrar um trem adequado para a região, ou do aeroporto de chegada (se você não estiver alugando um carro)

A maioria dos trens vindos do norte da Europa seguirá pela passagem do Brenner, parando em hubs centrais como Bressanone/Brixen, Bolzano/Bozen e Trentino/Trento. Isso inclui trens diários de Munique e Innsbruck/Viena.

A partir daqui você pode pegar trens e ônibus regionais para o destino desejado, incluindo todas as principais cidades, locais e atrações. Veja mais aqui .

Do sul, os trens conectam o resto da Itália com a região através de hubs, incluindo Bolonha (Roma, Florença) e Verona (Milão, Veneza).

Ao reservar passagens de trem para as Dolomitas, é recomendado planejar com antecedência para encontrar os preços e disponibilidade mais acessíveis.

Ônibus

Os ônibus dos principais aeroportos ou estações de trem são uma maneira barata e eficiente de chegar ao seu alojamento.

Do Aeroporto Marco Polo de Veneza e da estação de trem Veneza Mestre, o serviço – Cortina Express leva você diretamente a Cortina d’Ampezzo

As Dolomitas são feitas para uma viagem de carro ou campervan e alugar seu próprio carro na chegada ao aeroporto também é a maneira mais prática de viajar para o coração da região.

É possível fazê-lo de trem, mas esteja ciente de que geralmente envolve uma conexão ou duas e em qualquer lugar de 3 a 5 horas de viagem.

Portanto, antes de finalizar como chegar às Dolomitas, recomendamos que você dê uma olhada rápida na disponibilidade de preços de aluguel de carros para suas datas.

Você pode descobrir que as opções ou os custos variam o suficiente entre dois aeroportos para tornar o custo total bastante diferente – e que alugar um carro em Innsbruck, na Áustria, para atravessar para a Itália pode causar problemas para algumas locadoras (ou aumentar os custos).

Dependendo de qual parte das Dolomitas você está tentando chegar primeiro, ou se basear, certos aeroportos também podem estar um pouco melhor posicionados para acesso.

Excursão para as Dolomitas na Itália

Se você não quer alugar um carro ou campervan e nem quer usar transporte publico para chegar a região das Dolomitas! Há ainda mais uma opção de como chegar nas Dolomitas: através de uma excursão organizada!

Veja abaixo algumas opções de Tours organizados para as Dolomitas na Itália:

De Veneza: Excursão de 1 Dia a Cortina e Dolomitas

De Veneza: Viagem de um dia às Dolomitas, Lago Misurina e Cortina

Coração das Dolomitas: Excursão Particular de Carro de 1 Dia

Bolzano: Excursão Particular Estrada das Dolomitas

Como se locomover nas Dolomitas?

Há algumas formas de locomoção para uma viagem nas Dolomitas. De carro, transporte publico ou alugar uma Campervan/Motorhome.

Nós viajamos no mês de fevereiro para as Dolomitas, o que é considerado inverno e alta temporada de esqui na região. Ao pesquisar acomodações e aluguel de carro na região tudo está caríssimo.

Portanto optamos nesse caso por alugar uma Campervan, onde conseguimos cozinhar, dormir e já foi o meio de locomoção para diminuir os custos.

Veja todas as opções de como se locomover nas Dolomitas na Itália.

Carro

É altamente recomendável alugar um carro para explorar a região das Dolomitas pois torna muito fácil chegar a todas as maravilhosas atrações naturais e oferece muito mais liberdade do que o transporte público.

Você pode já planejar pegar o carro no aeroporto que chegar.

Usamos RentalCars.com para reservar aluguéis – verifique preços e disponibilidade para a Itália aqui

Transporte público          

Se você não está interessado em alugar um carro, o sistema de transporte público da região é muito bem conectado através de um sistema de ônibus, trens regionais e teleféricos.

Um horário completo de ônibus e trem para a região pode ser encontrado aqui

Organize-se um South Tyrol Mobilcard, por um, três ou sete dias, e tenha acesso a todas as outras opções de transporte em toda a região.

Os bilhetes podem ser adquiridos em centros de informação turística, hotéis e máquinas de venda automática.

Campervan nas Dolomitas

Outra opção muito utilizada para explorar a região das Dolomitas é através de um Campervan ou Motorhome.

Mas nesse caso principalmente se atente a época do ano que estará viajando, pois no inverno você pode encontrar dificuldades com estradas nevadas ou congeladas e também com lugares para camping fechados. 

Vamos especificar mais abaixo como alugar uma Campervan nas Dolomitas e também nosso roteiro completo.

Campervan Passo Pordoi Dolomitas
Campervan pelas estradas das Dolomitas, Itália

Melhor época para Roadtrip nas Dolomitas

Os meses entre maio e setembro são a época do ano mais indicada para viajar às Dolomitas. A neve geralmente já se foi, as florestas florescem e os lagos não estão mais congelados.

Durante o inverno, a maioria dos lagos (ou seja, Braies, Sorapis) são um tapete de gelo e, embora igualmente esplêndidos, as condições das estradas as vezes podem ser um problema para que não é acostumado em dirigir na neve por exemplo.

Além disso, você deve considerar que algumas das estradas de alta montanha (Passo Tre Croci é uma delas) são fechadas durante o inverno com base na quantidade de neve.

Nós viajamos no inverno e não pegamos nenhuma estrada fechada, mas pode acontecer

O verão é definitivamente a melhor época para visitar esta parte da Itália e respirar um ar fresco e limpo, porém no alto verão (julho e agosto principalmente) considere pegar os lugares bem cheios.

Em viagens de alta temporada também recomenda-se reservar carros e acomodação com antecedência.

Alugando uma Campervan nas Dolomitas

Primeiro de tudo, procure companhias que fazem o aluguel de Campervan na região. A nossa escolha foi a Indie Campers que é uma companhia europeia bastante reconhecida.

Em seguida, digite a cidade onde deseja retirar o motorhome.  Você poderá escolher um lugar perto das Dolomitas ou em até outro pais dependendo se a companhia tem disponibilidade. Considere ser mais caro nesse caso.

No nosso caso retiramos a Campervan em Veneza e a devolvemos no mesmo lugar.  

Escolha as opções de tamanho e acessórios a parte que você precisa e além disso, se possível, escolha a opção de quilometragem ilimitada para sua conveniência.

O único documento que você precisa apresentar é a CNH brasileira, e nós também andamos com a PID, sem outros tipos de burocracia.

No dia da retirada, o pessoal da Indie Campers explica todo funcionamento da Campervan e a partir daí você pode começar sua aventura pelas Dolomitas na Itália.

Geralmente a procura por Campervan acaba sendo mais no verão, mas no inverno também é totalmente possível, pois a maioria delas conta com aquecedor.

Além disso você pode contratar um aquecedor a parte, mas nesse caso a Van precisa estar conectada à rede de energia.

Campervan nas Dolomitas Itália
Campervan nas Dolomitas no inverno

Acampamento selvagem nas Dolomitas

O acampamento selvagem é proibido por lei na Itália. Então é necessario que você encontre toda noite um espaço que seja permitido estacionar.

Há estacionamentos gratuitos e pagos, campings entre outras acomodações pelas Dolomitas. 

O  aplicativo Park4night pode ser utilizado para encontrar uma acomodação para passar a noite.

 Este é um aplicativo onde você pode encontrar facilmente pontos se e campings. Além disso, todos os tipos de estacionamentos são referenciados em um mapa interativo com coordenadas GPS.

Dirigindo nas Dolomitas na Itália

Dirigir nas Dolomitas é fascinante. Estradas sinuosas cortam passagens nas montanhas, oferecendo vistas ininterruptas e memoráveis. 

Geralmente, as estradas estão em ótimas condições e não são perigosas. A única coisa a ter em conta que na alta temporada, principalmente em julho e agosto pode haver congestionamento. 

Durante os meses de pico do verão, algumas estradas ficam muito movimentadas, especialmente a estrada principal que passa por Val Gardena. 

E caso esteja dirigindo no inverno o cuidado deve ser com as estradas com neve ou congeladas.  Caso pretenda dirigir nessa época é necessário ter pneus adequados para inverno e correntes.

Dirigindo no inverno

É seguro dizer que as Dolomitas são uma região que você pode visitar o ano todo. 

Visitar durante o inverno significa que alguns dos lugares podem parecer uma paisagem de inverno de conto de fadas.

E é claro que as paisagens ficam completamente diferentes do que do verão, mas o ponto positivo é que há menos movimento nos lugares e na estrada.

Quanto as estradas são importantes ter o cuidado e dirigir com cautela, principalmente caso tenha nevado recentemente ou em estradas congeladas.

Importantes ter pneus de inverno no carro e correntes para caso haja necessidade.

Estradas com pedágio

Existem estradas com pedágio em toda a Itália chamadas Autostrada. Quando você entra em uma estrada com pedágio, marcada por um portão de pedágio, uma máquina dispensa um bilhete em papel (como em uma garagem), que marca onde você entrou na Autostrada.

 Quando a estrada com pedágio terminar, ou quando você sair da estrada com pedágio, você passará por um segundo portão de pedágio. Aqui, você pagará seu pedágio, que é calculado pelo uso da Autostrada. 

Você pode pagar em dinheiro, ou com cartão de crédito. Para estar seguro, sempre tenha dinheiro extra para pedágios. 

Na região das Dolomitas, não há pedágios, somente para subir a estrada para Rifugio Auronzo. 

No entanto, se você estiver começando sua viagem pelas Dolomitas em Verona, Veneza ou Milão, provavelmente dirigirá em uma Autostrada.

Documentos para dirigir na Itália

Nós apresentamos a CNH brasileira, e também sempre andamos com a PID (Permissão internacional para dirigir).

Quanto tempo ficar nas Dolomitas

Quanto tempo você gasta explorando as Dolomitas na Itália dependerá do seu estilo de viagem, quanto tempo você normalmente gosta de passar em cada destino e se sua prioridade é ou não capturar fotos.

Existem inúmeras caminhadas incríveis nas Dolomitas , então se você é uma pessoa ao ar livre e adora caminhadas, pode até passar semanas nas Dolomitas sem ficar entediado.

Nosso roteiro nas Dolomitas é baseado em explorar a região por 5 dias através de uma Campervan.

No entanto, somos da opinião de que você pode passar para sempre nas Dolomitas e ainda encontrar lugares para visitar e coisas para ver, então quanto tempo você fica aqui depende completamente de você e de que pontos você quer colocar no roteiro.

Roteiro de 5 dias nas Dolomitas na Itália

Abaixo você pode ver uma visão geral do nosso roteiro de Campervan por 5 dias nas Dolomitas com os destaques que visitamos em cada dia.

  • 1º dia – Dirigimos de Veneza até o Lago Di Careza – Pernoite no estacionamento Lado di Careza estacionamento gratuito)
  • 2º dia– Conhecemos o Lago Di Carreza, seguimos em direção a Canazei e subimos o Passo Pordoi e Sella Pass e passamos a noite em Klausen (Camping Gamp- pago)
  • 3º dia – Seguimos até Funes (Santa Madalena) e fizemos uma trilha até o Passo Puez Odle – Pernoite em Ortizei (estacionamento gratuito)
  • 4º dia– Pegamos o Telefério Otizei – Alpe de Siusi. Após fomos ao Passo Gardena e Pernoite no Lago di Braies (estacionamento pago)
  • 5º dia– Conhecemos o Lago di Braies, Lago Dobbiaco, Lago Missurina e Cortina de Ampezzo. Pernoite em um estacionamento (gratuito) a 2 horas de Veneza e no outro dia devolvemos a Campervan.

O que fazer nas Dolomitas na Itália

Lago di Braies

Lago di Braies , ou “ Pragser Wildsee ” em alemão, é um dos lagos mais bonitos da Itália e provavelmente o ponto mais famoso das Dolomitas.

Este oásis azul esmeralda está no topo da lista dos melhores lugares para visitar nas Dolomitas.

Além disso há uma caminhada fácil ao redor da base do lago. O circuito não leva mais de uma hora e é super recomendado no seu itinerário de viagem pelas Dolomitas.

Durante o verão e o final do outono (basicamente antes do lago congelar), uma das melhores coisas para fazer nas Dolomitas é alugar os clássicos barcos a remo de madeira, para explorar o lago a partir da água

Nós viajamos no inverno e, portanto, quando visitamos o Lago Di Braies ele estava congelado. Mas achamos a paisagem linda da mesma forma.

Lago Di Braies congelado Dolomitas
Lago Di Braies congelado

Val di Funes

Se você já pesquisou no Google imagens das Dolomitas, as chances são altas de que este lugar perfeito de cartão postal apareceu na sua tela!

Val di Funes é um belo vale e uma das melhores áreas para visitar nas Dolomitas. Além disso a caminhada mais popular em Val de Funes é a Trilha Adolf Munkel para Geisler Alm que foi a que fizemos e achamos incrível.

Os lugares mais procurados da região de Val di Funes são a Igreja de San Giovanni e a Santa Maddalena, que levam a fama pelo conjunto dos cenários extremamente fotogênicos.

Os cenários variam com a época do ano. Nós visitamos no inverno (fevereiro) mas outono e primavera são bons meses para visitar também pois os vales estão mais coloridos e não é tão cheio quanto no alto verão (julho-agosto)

Igreja San Giovanni

A igreja que ficou famosa no Instagram em Val di Funes é a Igreja de San Giovanni, na pequena vila de Ranui.

Esta igreja de pedra branca de 1744 contém várias obras de arte dentro da igreja contam a história de sua vida. 

É um edifício atraente, mas a sua fama deve-se à sua localização. Aninhado nos campos verdes e cercado pelas montanhas de Odle-Geisler, parte do maciço de Puez-Odle.

Igreja San Giovanni Funes Dolomitas
Igreja São Giovanni em Val di Funes, Dolomitas

Igreja Santa Maddalena

A outra localização famosa em Val di Funes é a Igreja e vila de Santa Maddalena. 

A igreja de Santa Madalena e a Fazenda Obermesnerhof formam um belo conjunto fotográfico. Como a vila fica mais afastada dos picos irregulares de Odle-Geisler, ela oferece um contraste magnífico de uma paisagem rural refinada sob uma paisagem montanhosa.

Puez-Odle Nature Park

O Parque Natural Puez-Odle (Naturpark Puez-Geisler) é um parque protegido no Tirol do Sul. Abrange algumas das montanhas mais conhecidas das Dolomitas, incluindo o Grupo Odle/Geisler, Odle d’Eores/Aferer Geisler, Sass de Putia/Peiterkofel, Grupo Puez e o Grupo Cir.

O pitoresco Geisler Alm pode ser encontrado no Parque Natural Puez-Odle, um pouco atrás do icônico Val di Funes.

A caminhada até Geisler Alm é chamada de Trilha Adolf Munkel e é uma das melhores caminhadas de um dia nas Dolomitas.

A Trilha Adolf Munkel levará você por uma floresta e por prados alpinos. O tempo todo admirando o grupo Geisler/Odle do sopé dessas montanhas espetaculares.

Após 1,5 horas de caminhada, você chegará à cabana de montanha Geisler Alm.

No local há um restaurante e uma barraca vendendo bebidas e comidas. Além disso para quem gosta de uma aventura, para descer a trilha possível contratar ski sleed.

Puez-Odle nas Dolomitas

Lago di Carezza

Embora o Lago di Braies seja o mais famoso, o Lago di Carezza pode ser mais impressionante.

Karersee, também conhecido como lago Carezza ou lago di Carezza é um pequeno lago alpino nas Dolomitas. É famosa por suas águas calmas e de cor verde escura e o belo panorama montanhoso ao fundo.

Como chegar

O Lago di Carezza é fácil de chegar de carro e na verdade é um lugar bem turístico.

Pode deixar o seu carro no parque de estacionamento próximo (pago) ou se visitar de manhã cedo ou ao final da tarde pode facilmente encontrar um lugar ao longo da estrada para estacionar. Se você estacionou seu carro no estacionamento, terá que passar por um túnel para acessar o lago.

Observação: Passamos a noite no estacionamento do Lago Di Carezza e não tivemos qualquer custo pois não havia ninguem no posto de pagamento. Isso foi no mês de Fevereiros. Provavelmente nos meses de média e alta temporada há alguém no posto.

Estacionamento Lago Di Carezza Dolomitas Italia
Noite no estacionamento do Lago Di Carezza

Lago Missurina

O Lago Misurina é um dos lagos mais populares e conhecidos das Dolomitas.

O Lago di Misurina é o maior lago natural de todo o Cadore, uma região histórica da província de Veneto. É muitas vezes referida como a ‘pérola das Dolomitas’ e sua água cristalina reflete as cadeias de montanhas que a cercam, como: Tre Cime, Cadini, Sorapiss e Cristallo.

Além de ser absolutamente deslumbrante, Misurina também é conhecida por outra coisa. Dizem que o ar aqui é de alta qualidade devido a um microclima especial que pode ajudar com problemas respiratórios.

A montanha deslumbrante com vista para o lago é o Monte Cristallo e a área é rica em caminhadas maravilhosas que o tornam um dos destinos de montanha mais amados da Itália para o verão.

Lago Missurina nas Dolomitas Italia
Centro de tratamento de doenças respiratórias em frente ao Lago Missurina
Lago Missurina Dolomitas Italia

Cortina d’ Ampezzo

A rainha das Dolomitas italianas, Cortina d’Ampezzo, há décadas é a favorita dos ricos e famosos que vêm aqui não apenas para esquiar.

Enquanto as Montanhas Dolomitas já foram chamadas de montanhas mais bonitas do mundo, Cortina d’Ampezzo é indiscutivelmente a cidade mais famosa aqui e uma das mais conhecidas em todos os Alpes. 

Cortina d’Ampezzo atrai visitantes de todo o mundo há mais de um século e não é apenas conhecida pela beleza de suas paisagens, mas também possui um patrimônio cultural único e atividades esportivas intermináveis.

Cortina d’Ampezzo também oferece uma grande variedade de lojas de classe mundial, desde roupas de grife e butiques de moda até cosméticos e joias finas.

Esta chique cidade também atende à multidão da alta sociedade, oferecendo muitas atividades sociais durante todo o ano e restaurantes requintados, incluindo vários restaurantes com estrelas Michelin.

Com muitas acomodações confortáveis ​​e inúmeras atividades ao ar livre, este vale se tornou um destino bastante popular para o viajante de aventura e quer conforto ao mesmo tempo.

Excursão com raquetes de neve nas Dolomitas: excursão privada perto de Cortina

Cortina: caminhada particular de dia inteiro pelas Dolomitas

Lago di Dobbiaco

Lago di Dobbiaco  ou Toblacher See em alemão é um lago turquesa brilhante nas Dolomitas que é um lugar perfeito para passar um dia relaxante na natureza. 

É um ótimo local para alugar um barco a remo ou pedalinho e desfrutar de estar na água. Você também pode fazer uma caminhada fácil, mas bonita , de 3 km pela natureza ao redor do lago.

Se você visitar na primavera ou no outono , este lugar também é conhecido pela observação de pássaros . Há até um deck de observação para onde você pode avistar espécies raras de pássaros. 

Além disso o Lago Dobbiaco é também é um ótimo lugar para acampar na área com fácil acesso a Tre Cime di Lavaredo.

Lago dobbiaco dolomitas
Lago Dobbiaco no inverno
Lago dobbiaco dolomitas italia

Alpe di Siusi

Alpe di Siusi é um Patrimônio da UNESCO e o maior prado alpino da Europa. É um dos lugares mais emblemáticos para visitar nas Dolomitas na Itália.

Conhecido por suas colinas pontilhadas com lindas cabanas de madeira e os famosos picos rochosos ao fundo, o Alpe di Siusi é incrivelmente popular entre os fotógrafos.

Além disso há muitas trilha no verão onde você pode fazer uma boa caminhada pelos pastos e apreciar as flores silvestres , além de lugares para caminhadas e passeios de bicicleta . No inverno há esportes de neve de todos os tipos!

No entanto o Alpe Di Siusi não é acessível de carro, a menos que você esteja hospedado em um dos hotéis ou cabanas da região.

Alpe di Siusi nevado Dolomitas
Vista das montanhas no Alpe di Siusi, Dolomitas
Alpe di Siusi Dolomitas inverno
Alpe di Siusi no inverno

Como chegar em Alpe di Siusi

Então, para visitar Alpe di Siusi, você tem algumas opções:

  • Dirija até o popular estacionamento em Compatsch e faça o seu caminho a pé de lá. É uma caminhada de 30 minutos, e você só pode estacionar seu carro lá antes das 9h. Depois disso, a estrada não é acessível em sentido único. 
  • Pegue o ônibus 170 de Bolzano que pára em Compatsch e depois caminhe.
  • Pegue o teleférico Mont Seuc de Ortisei.

Tre Cime di Lavaredo 

Os Tre Cime di Lavaredo também chamados de Drei Zinnen, são provavelmente os picos mais famosos das Dolomitas na Itália.

Os Três Picos são o símbolo do Patrimônio Mundial da UNESCO das Dolomitas e um dos melhores lugares para visitar em sua primeira vez nas Dolomitas.

A caminhada inteira é de cerca de 10km e leva cerca de 4 horas em um circuito relativamente plano ao redor de Tre Cime.

 Existem diferentes rotas que você pode seguir, mas a mais cênica é definitivamente aquela que vai de Rifugio Auronzo até a cabana Dreizinnen.

O caminho fica dentro de um parque nacional, exigindo uma taxa de entrada (€ 30 por carro)

Como chegar

A maneira mais conveniente de chegar à trilha para o Drei Zinnen é de carro. Estacione na Parkplatz zu den Drei Zinnen (€ 30 para carros) e comece sua caminhada no Rifugio Auronzo.

Tre Cime di Lavaredo Dolomitas Italia
Tre Cime di Lavaredo, Dolomitas

Seceda

Seceda fica localizada na região de Val Gardena das Dolomitas e seu acesso se da a partir da cidade de  Ortisei.

O cume de Seceda (2518 metros) é um dos melhores lugares para se visitar nas Dolomitas na Itália por causa de sua vista impressionante dos picos Odle/Geisler.

Existem várias maneiras de chegar ao topo de Seceda, mas a mais fácil é pegar o teleférico em Ortisei. Você levará dois teleféricos separados até o topo. Saiba que estes só funcionam durante a época de Verão e Inverno e as suas datas mudam todos os anos!

Outra opção é ir a pé, não de Ortisei porque essa caminhada é realmente muito chata, mas a partir do início da estação do teleférico Col Raiser.

Passo Val Gardena

De todas as passagens das montanhas Dolomitas, Passo Gardena é de longe a mais popular. Conectando os vales Val Badia e Val Gardena, o passo não é apenas incrível (especialmente ao nascer ou pôr do sol), mas também é um ótimo ponto de partida para várias caminhadas.

Passo Sella

Passo Sella é uma passagem de alta montanha a uma altitude de 2.246 m acima do nível do mar, localizada na fronteira das províncias de Trento e Bolzano, no norte da Itália. As vistas ao seu redor são fantásticas.

Localizada nas Dolomitas italianas, a estrada sinuosa até o cume, também conhecida como Sellajoch, é pavimentada e com curvas fechadas.

Passo Pordoi

Passo Pordoi fica a 2.239 metros de altitude, e a estrada que cruza a passagem conecta Arabba (Livinallongo del Col di Lana) com Canazei (Val di Fassa). 

Pordoi fica entre Sass Pordoi (Grupo de Montanhas Sella) e os picos do norte do Grupo de Montanhas Marmolada, e marca a fronteira entre a província de Trento e a província de Belluno.

Passo Pordoi é uma das estradas pavimentada mais altas da região das Dolomitas na Italia. Partindo de Canazei, a passagem fica a 12 km de distância e apresenta 28 curvas fechadas até chegar ao cume. 

Passo Pordoi foi construída no início de 1900 para ligar a cidade de Bolzano a Cortina d’Ampezzo e incentivar o desenvolvimento do turismo nos vales ladinos. 

Passo Pordoi Dolomitas Italia
Passo Pordoi, Dolomitas

Estações de Esqui nas Dolomitas

Caso você esteja visitando as Dolomitas no inverno asim como nós e gosta de esquiar, por aqui há varias opções possíveis.

Dolomitas são provavelmente uma das maiores cadeias de montanhas para esquiar. Existem vários resorts de montanha na área, como Val Gardena, Alta Badia e sua cidade incrivelmente fofa de Corvara , Cortina D’Ampezzo, Kronplatz, Civetta, cobrindo mais de 1.200 km de pistas de esqui. 

Para saber mais, leia nosso artigo Melhores estações de esqui nas Dolomitas Itália, que com certeza vai lhe ajudar.

Esqui nas Dolomitas na Itália

Onde ficar nas Dolomitas

Existem muitas pequenas cidades espalhadas pelas Dolomitas mas a área mais popular para se hospedar é Val Gardena, que consiste em três aldeias: Ortisei, Santa Cristina e Selva di Val Gardena.

Desses três, Ortisei é a cidade mais popular e vibrante, situada no vale entre Seceda e Alpe di Siusi. Tem algumas lojas, uma piscina pública e uma variedade de restaurantes aconchegantes.

Ortisei também pode ser o lugar mais conveniente para ficar no seu itinerário de viagem pelas Dolomitas, pois está conectado a muitas das atrações populares, em alguns casos sem a necessidade de um carro. Duas das caminhadas mais emblemáticas nas montanhas acima mencionadas são acessíveis por teleférico de Ortisei. 

Cortina d’Ampezzo é outra cidade popular, um pouco mais animada que Ortisei, mas também localizada perto de destinos populares para caminhadas como Tre Crime Laveredo, Lago di Sorapiss e Lago di Braies – um dos locais mais instagramáveis ​​da Europa.

Brixen e Bolzano são outras duas ótimas opções de cidades para se hospedar.

Abaixo estão algumas das melhores opções de onde ficar nas Dolomitas:

DICA: Se você já conhece suas datas, recomendamos fortemente que comece a reservar acomodação o mais cedo possível para melhorar suas chances de conseguir um lugar adequado ao seu orçamento, estilo de viagem e itinerário.

Você pode verificar a disponibilidade e os preços de mais de 600 opções de acomodação nas Dolomitas no booking.com AQUI

Opções de menor custo a médio custo nas Dolomitas

Hotel Vernel : localizado em Santa Cristina em Val Gardena, a poucos minutos a pé do Teleférico de Sella Ronda. Oferece quartos confortáveis com café da manhã por um dos melhores custos da região.

Garni Crepaz: localizado em Santa Cristina em Val Gardena, a poucos minutos a pé do Teleférico de Sella Ronda também Oferece quartos com varanda e café da manhã.

Romantik Villa Cesanueva: Situada junto aos Teleféricos de Ciampinoi, que têm ligações para a área de esqui de Sellaronda, a Romantik Villa Cesanueva está localizada em Selva di Val Gardena, nas Dolomitas.  Possui quartos amplos e oferece café da manhã.

Hotel Pontives: Situado em Val Gardena, a 5 minutos de carro de Ortisei, o hotel oferece estacionamento gratuito. Além disso durante o inverno, os hóspedes desfrutam de um serviço de transporte gratuito para Ortisei ou para os teleféricos de Seceda e Alpe di Siusi.

Digart: apartamento completo em Ortisei, comporta até 4 pessoas. Possui cozinha completa e maquina de lavar.

Passo Sella Dolomiti Mountain Resort : disponibiliza acomodações com acesso imediato às pistas de esqui e vistas panorâmicas da montanha ao lado do Circuito de Esqui Sella Ronda. Dispõe de uma sauna e de uma piscina interior. Possui café da manhã.

Hotel Fiames: Situado em Cortina d’ampezzo, o hotel disponibiliza estacionamento privado gratuito. Os quartos no entanto são com banheiro compartilhado. Possui café da manha. Além disso é o melhor custo beneficio dessa região .

Hotel Piccolo Pocol está localizado a 200 metros das Pistas de Esqui Pocol. Possui quartos com banheiro privativo e cafá da manhã.

Opções de alto custo nas Dolomitas

Hotel Albion Mountain Spa Resort Dolomites: Conta com quartos aconchegantes e café da manhã. As comodidades de bem-estar gratuitas incluem uma piscina interior e uma piscina exterior panorâmica aquecida. O estacionamento é gratuito.

Hotel Gardena Grödnerhof : Conta com quartos amplos e luxuosos com banheira. Os quartos têm vista para o jardim ou para a cidade de Ortisei. Apresenta um restaurante premiado e um spa no local.

Apt Lara RUVEDA: Situado em Ortisei o apartmentk dispõe de um jardim. O apartamento tem 2 quartos, uma televisão e uma cozinha totalmente equipada.

Hotel Luna Mondschein :Situado em Val Gardena, perto dos teleféricos, o Hotel Luna Mondschein, de 4 estrelas, oferece estacionamento subterrâneo gratuito, quartos confortáveis, um amplo centro de bem-estar e uma piscina interior. Possui suítes confortáveis com café da manhã.

Boutique Hotel Villa Blu Cortina D’Ampezzo: A maioria dos quartos tem uma varanda, enquanto outros têm um terraço com vista para a montanha. Todos os quartos possuem banheiro privativo. E também oferece estacionamento e café da manhã.

Cristallo, a Luxury Collection Resort & Spa, Cortina D ‘Ampezzo: para quem procura hotéis 5 estrelas na região de Cortina d’ Ampezzo. As acomodações são amplas e confortáveis. Café da manhã incluso além de outras comodidades.

Hotel Europa: este hotel fica a uma curta caminhada do centro histórico de Cortina d’Ampezzo. Além disso fica a 550 metros do teleférico de Faloria e a 600 metros do teleférico de esqui Freccia nel Cielo.

Radisson Residences Savoia Palace Cortina d’Ampezzo : Localizado na famosa estância de esqui de Cortina D’Ampezzo. O Savoia fica em frente a um ponto de ônibus de esqui gratuito e o teleférico Faloria fica a 1 km de distância.

Onde passar a noite com Campervan nas Dolomitas

No caso de pernoitar com a Campervan, há algumas opções de Camping e estacionamentos em várias cidades das Dolomitas.

Usamos o aplicativo Park4night para procurar os lugares. Devemos confessar que achávamos que fosse mais fácil. Em vários lugares tivemos dificuldade de encontrar principalmente lugares com estrutura para reabastecer água e despejar os resíduos.

E em alguns lugares como por exemplo no Lago di Braies, pagamos cerca de 25 euros para somente estacionamento, sem qualquer outra estrutura.

NÃO SE ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM!

Ele é obrigatório para alguns destinos da Europa, e Itália é um! Para evitar problemas e não ter dores de cabeça no futuro, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo quanto alguns problemas.

ALEMDAFRONTEIRA5