Se você esquiou nos Alpes suíços, na Áustria e na França, coloque a Itália na sua lista de esqui imperdível mais especificamente a região das Dolomitas.

Os países da Europa são destinos muito procurados por viajantes de todo o mundo. Enquanto o verão oferece experiências incríveis e refrescantes no mar mediterrâneo e adriático em lugares como Malta e Croácia por exemplo, o inverno traz um playground na neve em países como Suiça e Itália.

Para muitos, o frio do inverno traz um certo sentimento de tristeza que acabou o verão. Para outros, é o início da época mais esperada do ano, a temporada de esqui.

Além disso as Dolomitas são provavelmente uma das maiores cadeias de montanhas para esquiar. Existem vários resorts de montanha na área, como Val Gardena, Alta Badia e sua cidade incrivelmente fofa de Corvara , Cortina D’Ampezzo, Kronplatz, Civetta, cobrindo mais de 1.200 km de pistas de esqui. 

Do topo das pistas de esqui às atividades ao ar livre na neve, resorts fantásticos e aventuras para toda a família, a Itália continua sendo um dos melhores lugares para férias de esqui da Europa.

Portanto, pensando nisso, reunimos aqui as melhores estâncias de esqui que a região das Dolomitas na Itália tem a oferecer.

Esqui na região das Dolomitas, Itália
Conheça também outros destinos na Europa:
- Republica Tcheca: O que fazer em Praga
- Ilhas Faroé: Guia completo das Ilhas Faroé
- Croácia: Conheça Dubrovnik, famosa pela gravação do Game of Thrones.

Passes e equipamentos de Esqui nas Dolomitas

Em Val Gardena, você pode facilmente alugar (ou comprar) tudo o que precisa para suas férias de esqui: incluindo esquis, pranchas de snowboard, botas, bastões, capacetes, proteções e muito mais.

 O grande número de aluguel de esquis espalhados pelo vale garante ampla escolha, preços acessíveis e bom serviço.

O passe de esqui Dolomiti Superski

Com o super passe de esqui, pode-se usar todos os elevadores em toda a área das Dolomitas. O passe de esqui é válido em 12 vales e em 1200 km de pistas. Dessa forma você pode encontrar todas as informações de valores e como comprar aqui

Cortina d’Ampezzo: melhor estação de esqui nas Dolomitas

Cortina d’Ampezzo faz parte do Dolomiti Superski, que é o maior circuito de esqui com 1.200 quilômetros de pistas de esqui. 

Sendo um dos resorts mais sofisticados, Cortina d’Ampezzo  tornou-se um favorito entre os habitantes locais. Com uma atmosfera quase inteiramente italiana, os viajantes podem abraçar umas férias de esqui italianas tradicionais.

Além disso parte da razão pela qual Cortina é popular entre turistas e esquiadores é que há uma variedade de opções de acomodação disponíveis. 

As opções variam de chalés de madeira de luxo, equipados com saunas, a pousadas econômicas que exibem vistas espetaculares das encostas circundantes.

Famílias e iniciantes podem desfrutar das pistas, já que metade do terreno é projetado para intermediários. Os esquiadores experientes também ficam satisfeitos, pois as pistas de Cortina são usadas pelos esquiadores profissionais, que gostam particularmente das trilhas de esqui cross-country.

Onde ficar

Meuble Villa Neve: Esta villa fica a apenas 50 metros da área de pedestres no centro de Cortina. Os ônibus param em frente à propriedade e levam você às áreas de esqui de Faloria e Tofana. Inclui café da manhã.

Hotel Olimpia: localizado no Largo Poste, a 500 metros do teleférico Faloria, no centro de Cortina. Além disso dispõe de um terraço com vista para as montanhas e possui café da manhã.

Val Gardena: Melhor escolha para esquiadores avançados

Val Gardena conquistou o coração de alguns dos melhores esquiadores do mundo, já que 65% das pistas são destinadas a esquiadores intermediários e avançados. 

As encostas mostram magníficas montanhas cobertas de neve, formações rochosas e florestas de pinheiros. É a escolha ideal para o esqui cross-country, que é um dos maiores atrativos.

O resort está situado na região de esqui de Dolomiti Superski , mas não é tão tradicional quanto muitos outros resorts italianos. Devido a uma longa história de esqui, o resort é extremamente diversificado, com viajantes de todas as partes do globo.

Em 2017, o Val Garden ofereceu o primeiro teleférico de 8 lugares da Itália, que possui assentos aquecidos. 

Onde ficar

Hotel Gardena Grödnerhof: oferece vistas panorâmicas das Dolomitas e quartos espaçosos e ainda spa no local. Com café da manhã.

Residence Antares: está no centro de Selva di Val Gardena, a 200 m do teleférico de esqui de Ciampinoi. Os apartamentos possuem cozinha compacta totalmente equipada.

Hotel Freina: Situado nas pistas de esqui Ciampinoi, o Hotel Freina em Selva di Val Gardena oferece spa, terraço ao ar livre e restaurante. Possui quartos espaçosos com café da manhã.

Aparthotel LA TAMBRA: Situado em um edifício tradicional tirolês no centro de St. Cristina Val Gardena, o Tambra oferece apartamentos em estilo alpino. A pitoresca Ortisei fica a 5 minutos de carro. Acomodações com cozinha e com café da manhã

Hotel Ansitz Jakoberhof: oferece quartos luxuosos com varanda e incluir café da manhã. Além disso no local há piscina coberta com banheira de hidromassagem.

Madonna di Campiglio: Estação de luxo e econômica para esqui nas Dolomitas

Madonna di Campiglio é uma estância de esqui de luxo situada no norte da Itália. E enquanto o luxo nem sempre é sinônimo de esqui incrível, este resort oferece pistas maravilhosas para todos os níveis e acomodações fantásticas.

Além de ser um resort de classe mundial, Madonna é elogiada por ser relativamente acessível. Embora não seja improvável ver esquiadores exibindo suas grifes nas encostas, você também descobrirá que é popular entre estudantes e jovens entusiastas do esporte.

Com as trilhas mais bem cuidadas da Itália e mais de 160 quilômetros de pistas, Madonna di Campiglio  também oferece escalada no gelo, esqui cross-country, alpinismo, patinação no gelo e uma pista de tobogã. 

Em termos de acomodação, com seu lindo charme, este é o lugar ideal para qualquer casal que queira embarcar em uma aventura romântica na Itália.

Além disso durante todo o mês de dezembro e até 6 de janeiro, a cidade se torna um paraíso de luzes e decorações natalinas, com um mercado de Natal de pequenas cabanas que vendem artesanato e comidas locais.

Onde ficar

Hotel Dahu: No coração de Madonna di Campiglio e situado em frente ao teleférico Pradalago, o Hotel Dahu oferece acesso de esqui na porta. Além disso você está bem nas pistas e pode entrar e sair do hotel em seus esquis. 

Hotel Bonapace: Situado a 250 metros do teleférico Spinale e de uma pista de patinação no gelo de inverno, o Bonapace está localizado em um local central e tranquilo de Madonna di Campiglio. Oferece depósito para esquis.

Corvara: melhor estação de esqui nas Dolomitas para famílias

Corvara é ideal para viagens em família, especialmente viagens em família nas quais nem todos os membros são esquiadores experientes. 

Embora seja ótimo para iniciantes, existem algumas trilhas que são igualmente emocionantes para esqui avançado. Além disso as trilhas são perfeitas para quem quer esquiar em todas as direções e por diferentes terrenos. 

A vila de Corvara é pitoresca e tranquila. Você encontrará uma variedade de restaurantes que oferecem refeições nas montanhas com vistas incríveis. 

A vila está cercada por um cenário inspirador das Dolomitas. Este resort agrada a quem procura uma estadia menos comercial e mais prática.

Em termos de sua acomodação. Corvara oferece estadias de 5 estrelas em magníficas suítes de hotel. Há também muitas oportunidades para relaxar nos spas e centros de bem-estar.

Vale ressaltar que em Corvara a neve nem sempre é garantida. Portanto isso o torna mais ideal para quem está na Europa com o objetivo de planejar uma viagem de fim de semana para a neve, em que a logística não seja muito complicada.

Onde ficar

Hotel Gran Fanes: quartos amplos e aconchegantes com café da manhã. A apenas 100 m da propriedade, um serviço de translado está disponível para a pista de esqui de Sella Ronda.

Hotel Sassongher: é um estabelecimento 5 estrelas situado em Corvara, na área de esqui de Sellaronda. Além de dispor gratuitamente de estacionamento e translado de ônibus para as pistas de esqui, a propriedade conta com spa e quartos amplos com banheira.

Alta Badia

Uma das áreas de esqui dos picos do Gruppo del Sella, Alta Badia é popular para famílias com esquiadores iniciantes e intermediários.

Além de ter um bom terreno suave para iniciantes, cerca de 50% são classificados como pistas intermediárias.

Todo mês de dezembro, La Villa sedia a Copa do Mundo de Esqui Alpino, realizada aqui porque sua pista de Gran Risa é uma das mais difíceis tecnicamente em todos os Alpes.

Outro desafio para os esquiadores experientes com energia para experimentá-lo começa em La Villa. Conhecida como Gardena Ronda Express, esta rota de esqui liga uma série de teleféricos e pistas em um circuito de um dia inteiro.

Comparado aos vales vizinhos Alta Badia é descontraído e pouco frequentado, e sua vila principal, La Villa, tem uma boa variedade de instalações e hospedagem.

Quando se trata de comida e vinho italianos, nenhum outro vale nos Alpes tem uma densidade de restaurantes altamente decorados em uma área tão pequena, incluindo dois restaurantes com estrelas Michelin

Onde ficar

Hotel Cavallino: Localizado a 800 metros do centro de Badia, o Hotel Cavallino fica a 100 metros da estação de esqui de Santa Croce. Dispõe de estacionamento gratuito em 2 andares e área de bem-estar com sauna, academia, banheira de hidromassagem 

Hotel Alcialc: O Hotel Alcialc fica a 500 metros de La Valle, rodeado pelas Dolomitas, a 8 km das pistas de esqui de Alta Badia. Oferece quartos confortáveis com café da manhã.

Hotel B&B Frohsinn: Localizado em Badia, a 12 km do Parco Naturale Puez Odle, o Hotel B&B Frohsinn oferece acomodações com bar, estacionamento privativo gratuito, lounge compartilhado e terraço. Todas as acomodações deste hotel 2 estrelas oferecem vista do rio e Wi-Fi gratuito. Além disso o hotel dispõe de quartos família.

Hotel Alpenrose: Situado a uma altitude de 1,4 km, em La Valle, o Hotel Alpenrose dispõe de quartos em estilo alpino, um spa e um restaurante tradicional. A área de esqui Plan de Corones fica a 7 km de distância.

Alpe di Siusi: um lugar único para esqui nas Dolomitas

No coração das Dolomitas perto de Val Gardena, os 60 quilômetros de encostas de Alpe di Siusi podem garantir um bom esqui de dezembro a março.

Embora 86% do terreno no resort de Alpe di Siusi seja para esquiadores avançados, de longe o mais alto das Dolomitas, seus próprios 60 quilômetros e os 175 quilômetros de pistas e trilhas que compartilha com Val Gardena têm muito a oferecer.

Conhecida como um das estações de esqui mais familiares nas Dolomitas, com um jardim de infância de esqui, escola de esqui, parques de diversão para crianças, passeios para crianças e recursos de segurança infantil de última geração em seus teleféricos.

Na primavera, alpinistas experientes aguardam as melhores condições para desafiar o Sassopiatto, um planalto acima do Alpe di Siusi, que só pode ser esquiado quando a neve está no ponto certo.

Embora a hospedagem possa ser cara nesses resorts populares nas Dolomitas, pousadas tradicionais menores a três quilômetros de Alpe di Siusi, podem custar metade do preço de hotéis maiores.

Onde ficar

Bad Ratzes: fica no sopé do Monte Sciliar, a 2 km de Siusi. Além disso no inverno, há disponibilidade de depósito para esquis gratuito. Você pode comprar passes de esqui na recepção e o teleférico Alpe di Siusi fica a 2,5 km de distância.

Floris Green Suites by Parc Hotel Florian: para quem procura opções mais luxuosas, essa oferece suites com sauna e café da manhã. Ideal para casais.

Piccolo Hotel Sciliar: Oferece quartos simples com café da manhã por um bom custo beneficio. Além disso fica situado em uma posição panorâmica, perto dos teleféricos que levam às pistas de esqui, o hotel oferece a base ideal para férias relaxantes no centro de Alpe di Siusi.

Sensoria Dolomites:  Mais uma opção mais luxuosa na região. Os quartos possuem móveis em estilo alpino e varanda. Além disso o hotel é all inclusive.

Brunelle Seiser Alm Lodge: ispõe de restaurante, academia, bar e lounge compartilhado no Alpe di Siusi. Este hotel 4 estrelas oferece acesso direto às pistas de esqui e serviço de quarto. Além disso tem um spa e centro de bem-estar, incluindo piscina coberta e sauna, e parquinho infantil.