Você está planejando visitar a Itália em sua próxima viagem e está procurando os melhores pontos turísticos para visitar?

Se sim, esteja preparado para se apaixonar por esse país extraordinário. A comida, o vinho, a história, a arte e a arquitetura e as subestimadas Dolomitas… há algo para todos. 

A lista dos melhores pontos turísticos da Itália é longa já que é um país de mistura eclética de atrações. Portanto reunimos aqui os principais pontos turísticos da Itália para você organizar da melhora forma seu roteiro pela Itália.

Antes de tudo queriamos deixar nossas recomedações para reserva de passeios e hospedagens na Itália. Recomendamos fortemente reservas de hospedagens pela Booking.com. E para passeios recomendamos pesquisar na GetYourGuide.

Sempre ficar atento as notas e avaliações de outros viajantes para ter uma boa experiência!

 LEIA TAMBÉM outros artigos da Europa:
Pontos Turísticos da Suíça – os melhores lugares para conhecer!
Roteiro pela Europa: tudo o que você precisa saber!
Pontos Turísticos da Alemanha - os melhores!
Rota Romântica da Alemanha: Dicas, Mapa, Roteiro
Alsácia na França: Melhores lugares para conhecer

Principias Pontos Turísticos da Itália

Coliseu em Roma

O Coliseu é com certeza o ponto turístico mais famoso e conhecido da Itália!

O anfiteatro histórico de Roma é um dos maiores feitos de engenharia dos tempos antigos. Concluído em 80 dC, foi usado para competições de gladiadores e espetáculos públicos, como caça de animais e simulações de batalhas navais. 

Embora tenha sido danificado ao longo dos séculos devido a desastres naturais, saques e extração de pedras, grande parte da estrutura ainda permanece.

Hoje o Coliseu em Roma na Itália é Patrimônio Mundial da UNESCO, e pode ser visitado de forma independente ou como parte de uma visita guiada.

Onde ficar em Roma – veja as melhores opções AQUI

Tours/Ingressos para o Coliseu – veja abaixo algumas opções

Coliseu em Roma, ponto turístico da Itália

Fórum Romano em Roma

O Fórum Romano está no topo de qualquer lista de pontos turísticos da Itália, disputando uma posição junto com o Coliseu, a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano. 

O Fórum Romano servia como uma área pública na Roma antiga na qual ocorriam atividades comerciais, religiosas, econômicas, políticas, legais e sociais. 

Reuniões públicas, celebrações triunfais, julgamentos, eleições, eventos educacionais e batalhas de gladiadores ocorreram no Fórum.

Hoje, embora esteja em ruínas, o Fórum Romano nunca deixa de inspirar e fascinar. Ao abrir caminho entre as colunas e arcos meio quebrados, você encontrará muito para alimentar sua imaginação, permitindo que você volte no tempo

Onde ficar em Roma – veja as melhores opções AQUI

Tours/Ingressos para o Forum Romano – veja abaixo algumas opções

Forum Romano na Itália

Ponte dos Suspiros em Veneza

Com mais de 400 pontes cruzando os canais de Veneza, você teria que ser um local para visitar todas elas. Mas se você está procurando a mais famosa, a Ponte dos Suspiros certamente está na lista. 

Chamada de Ponte dei Sospiri pelos habitantes locais, este marco foi construído no ano de 1600 e conecta o Palácio Ducal à prisão histórica do outro lado do canal.

Hoje é um dos lugares mais românticos de Veneza, tanto há uma tradição beijar a pessoa amada em um passeio de gôndola ao passar sob a Ponte dos Suspiros.

Onde ficar em Veneza – veja as melhores opções AQUI

Tours pelos destaques de Veneza – veja abaixo algumas opções

Ponte do Suspiros em Veneza, ponto turistico da Itália

Canal de Veneza

Cheia de canais sinuosos, pontes românticas e pôr do sol de tirar o fôlego, Veneza é sem dúvida um dos principais pontos turísticos na Itália.

Serpenteando pela cidade com uma curva dupla em forma de ‘S’ invertido, o Grande Canal de Veneza divide a cidade ao meio.

O Grande Canal ou “Canalazzo”, como é conhecido pelos venezianos, é o coração pulsante da cidade. 

Existem muitas razões pelas quais o Grande Canal é tão famoso. Primeiro, é uma das hidrovias mais movimentadas da Europa. Todos os dias, centenas de barcos sobem e descem o movimentado canal, transportando pessoas e mercadorias por Veneza.

Desde os seus primórdios, a cidade de Veneza foi uma cidade mercantil. Já no século 10, era um importante centro de comércio – e os edifícios que margeiam o Grande Canal eram vitrines construídas pelos comerciantes mais ricos, principalmente entre os séculos 13 e 17.

Os estilos das casas ao longo do Grande Canal são variados e com todos os estilos de arquitetura, desde o século XII até o início do século XVIII.

Onde ficar em Veneza – veja as melhores opções AQUI

Passeios pelo Canal de Veneza – veja abaixo algumas opções

Veneza na Italia

Dolomitas

As Dolomitas são uma cordilheira espetacular no norte dos Alpes italianos e um dos principais pontos turísticos da Itália.

Um destino turístico popular, as Dolomitas atraem amantes do ar livre e da natureza, com diversas atividades ao ar livre, incluindo caminhadas, escaladas, mountain bike, esqui e snowboard.

A região das Dolomitas é famosa pelas paisagens alpinas, vales e lagos cristalinos. Todos os quais formam cenários incríveis cercados de montanhas.

Além disso a Região das Dolomitas abriga várias aldeias históricas, incluindo Cortina d’Ampezzo e Selva Val Gardena. São lugares populares para visitar para aqueles que procuram uma experiência alpina tradicional italiana.

Caso queira saber mais sobre a região das Dolomitas, nós temos artigo de Roteiro completo e principais pontos turisticos das Dolomitas aqui no site.

Onde ficar nas Dolomitas- veja as melhores opções AQUI

Passeios para as Dolomitas – veja abaixo algumas opções

Campervan nas Dolomitas Itália

Pompéia

Pompéia é uma bela cidade situada perto de Nápoles, na Campânia. Perto desta cidade antiga está o infame Monte Vesúvio, cuja erupção destruiu toda a cidade em 79 DC. 

Esta é uma cidade de sítios arqueológicos e vestígios históricos, que permitirá conhecer um pouco da engenharia e arquitetura romana antiga. Em Pompéia, você deve ver o Templo de Júpiter, a Basílica, as colunas de pedra e o Triptolemus. 

Onde ficar nas Nápoles- veja as melhores opções AQUI

Passeios a Pompéia – veja abaixo algumas opções

Pompeia na Itália

Cinque Terre

Se você quiser experimentar um pôr do sol memorável no Mar Mediterrâneo, deve visitar a região costeira de Cinque Terre. 

Também chamada de “As Cinco Terras” por causa das cinco vilas de pescadores dessa região. Eles são Monterosso al Marre, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.

As “Cinco Aldeias” são um Patrimônio Mundial da UNESCO, bem como um Parque Nacional protegido e preservado pelo governo e é definitivamente um dos pontos turísticos ais impressionantes da Itália.

Onde ficar em Cinque Terre – veja as melhores opções AQUI

Passeios a Cinque Terre – veja abaixo algumas opções

Cinque Terre, ponto turístico da Itália

Capri na Itália

Capri, é uma ilha paradisíaca no Sul e um ponto turístico incrível na Itália.

Popular entre os ricos e famosos, a ilha exala vibrações de luxo com vilas e hotéis 5 estrelas, lojas sofisticadas e restaurantes exclusivos.

No entanto, é também um lugar de beleza natural de tirar o fôlego. Mais conhecida pela ‘Gruta Azul’, onde você pode acessar através de un barco para uma caverna escura iluminada por um mar azul incrível,

Embora Capri seja muito rápido de chegar a partir de um bate e volta da Costa Amalfitana e Nápoles, caso tenha mais tempo merece pelo menos uma noite, mas explorar a região com mais calma.

Onde ficar em Capri- veja as melhores opções AQUI

Passeios a Ilha de Capri – veja abaixo algumas opções

Capri na Itália

Santa Maria del Fiore em Florença

Santa Maria del Fiore é a principal catedral de Florença. Também conhecido como Duomo, é um dos marcos mais famosos da cidade.

Um exemplo de arquitetura gótica, a catedral levou mais de 140 anos para ser construída. Após a conclusão em 1436, foi consagrado pelo Papa Eugênio IV.

Onde ficar em Florença- veja as melhores opções AQUI

Ingressos e Passeios para Catedral de Florença – veja abaixo algumas opções

Catedra; de Florença na itália

Lago Como

O Lago Como é um lago de origem glacial na Lombardia, Itália. 

Tem uma área de 146 quilômetros quadrados, tornando-se o terceiro maior lago da Itália, depois do Lago Garda e do Lago Maggiore. Além disso com mais de 400 metros de profundidade, é um dos lagos mais profundos da Europa.

O Lago Como tem sido um refúgio popular para pessoas ricas desde os tempos romanos, e uma atração turística muito popular com muitas jóias artísticas e culturais. 

Tem muitas vilas e palácios e muitas pessoas famosas têm ou tiveram casas nas margens do Lago Como, Madonna, George Clooney, Gianni Versace, Ronaldinho, Sylvester Stallone, entre outros.

Onde ficar em Milão- veja as melhores opções AQUI

Passeios ao Lago Como – veja abaixo algumas opções

Lago Como na itália

Torre de Pisa

A mundialmente famosa Torre de Pisa foi construída ao longo de um período de cerca de 177 anos. Logo após o início da construção em 1173, a torre começou a afundar devido a uma fundação mal colocada.

Quando a construção foi retomada, os engenheiros construíram andares mais altos com um lado mais alto que o outro para compensar a inclinação e a torre foi finalmente concluída na 2ª metade do século XIV.

Ingressos e tours para Pisa – veja abaixo algumas opções

Torre de Pisa na Itália

Basílica de São Pedro em Roma

A atração principal do Vaticano em Roma é a Basílica de São Pedro. Indiscutivelmente, é a igreja mais famosa do mundo. É também o centro da Igreja Católica.

A basílica é nomeada em homenagem a São Pedro. Um dos doze apóstolos de Jesus, diz-se que ele foi enterrado sob o altar.

O edifício atual foi concluído em 1626, após mais de 120 anos de construção. 

Onde ficar em Roma – veja as melhores opções AQUI

Tours/Ingressos a Basílica de São Pedro – veja abaixo algumas opções

Basilica São Pedro em Roma

Portofino

Com seu porto e fileiras aleatórias de casas no topo de colinas e à beira-mar, Portofino é uma das cidades mais bonitas da Riviera Italiana.

Localizada a uma pequena distância de carro ao sul de Gênova, a pequena vila de pescadores tem sido um destino popular para passeios de um dia durante séculos.

Portofino é o lar de pontos de referência como o forte do século 16 chamado Castello Brown e a igreja do século 11 chamada St. Martin, mas a verdadeira atração em Portofino é o estilo de vida descontraído.

Portofino na Itália

Costa Amalfitana

Listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, este trecho de costa ao longo da Península Sorrentina é pontilhado por 13 cidades, com casas coloridas e belas praias, que compõem um cenário incrível. 

Cada cidade localizada ao longo da Costa Amalfitana tem seu charme único e uma deliciosa variedade de atrações – de catedrais repletas de história a dramáticas cavernas marinhas.

A mais famosa e frequentada de todas as aldeias à beira-mar da região é Positano, que atrai multidões de viajantes a cada verão, com as ruas estreitas repletas de cafés, lojas chiques e hotéis boutique.

Costa Almafitana na Itália

Fontana di Trevi em Roma

Um dos principais pontos turísticos de Roma, Itália é a Fontana di Trevi. A fonte foi construída em 1762 por Nicola Salvi e retrata o deus Netuno cercado por criaturas subaquáticas em batalha.

A Fontana di Trevi é conhecida como um lugar para jogar uma moeda para garantir uma viagem de volta a Roma, e jogar duas moedas pode garantir um relacionamento amoroso com um homem ou uma mulher romana. Além disso, acaba sendo bastante comum pedidos de casamentos nesse local.

Onde ficar em Roma – veja as melhores opções AQUI

Fonta di Trevi em Roma na Itália

Catedral de Milão

O Duomo de Milão é decididamente a estrutura mais impressionante de Milão. Erguendo-se na Piazza del Duomo, está gigantesca catedral viu passar mais de 600 anos e tem a história para provar isso!

Esta catedral levou quase seis séculos para ser concluída. E é a maior igreja da Itália, a segunda maior da Europa e a terceira maior do mundo, depois da Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano, e da Catedral de Sevilha, na Espanha. 

A menos que você esteja planejando uma viagem a Milão com pouco dinheiro, você definitivamente deveria considerar uma visita guiada a Catedral. Além disso é altamente recomendável reservar os ingressos com antecedência, para evitar decepções no portão ou espera na fila.

Onde ficar em Milão – veja as melhores opções AQUI

Tours/Ingressos a Catedral de Milão – veja abaixo algumas opções

Catedral de Milão

Região da Toscana

A maior região da Itália é também uma das mais visitadas e, com arredores tão espetaculares, é fácil entender por quê. 

A região da Toscana é um dos principais pontos turísticos da Itália, com suas vastas paisagens que permanecem inalteradas desde séculos atrás, aldeias medievais no topo de colinas e vales verdes compondo visuais de tirar o folego.

Há muito para ver e fazer na Toscana, a dificuldade está mesmo por onde começar. Florença é a capital da Toscana e é geralmente por onde se começa. Florença e é facilmente acessível a partir de Roma em uma hora e meia no trem rápido.

Se você é um fã de gastronomia, conhecedor de vinhos, aficionado por história, amante da arte, frequentador da praia ou entusiasta da natureza, há realmente algo para todos na Toscana.

Onde ficar na Toscana- veja as melhores opções AQUI

Passeios pela Toscana – veja abaixo algumas opções

Toscana Na itália

Casa de Julieta em Verona

A Casa de Julieta é a casa onde Julieta (da famosa história de amor de Shakespeare, Romeu e Julieta) costumava viver. Na verdade, a varanda da casa era o local onde os dois namorados declaravam seu amor um ao outro. 

Hoje a casa é uma das grandes atrações de Verona e um dos principais pontos turísticos da Itália, e recebe milhares de turistas todos os anos, todos querendo conhecer esse lugar super-romântico. 

A casa teve um papel importante no filme Cartas para Julieta (de 2010, estrelado por Amanda Seyfried e Vanessa Redgrave), tornando o lugar ainda mais famoso. 

Onde ficar em Verona – veja as melhores opções AQUI

Passeios em Verona – veja abaixo algumas opções

Varanda da Julieta em Verona

Sicilia

Apenas três quilômetros separam a Sicília da Itália continental, mas não poderia ser mais diferente – até os habitantes locais se veem como sicilianos em primeiro lugar e italianos em segundo lugar. 

A paisagem da Sicília é tão diversa quanto as várias culturas que habitaram a ilha ao longo dos séculos.

A Sicília está repleta de tantos locais históricos que pode muito bem ser um museu ao ar livre. Um dos pontos mais famosos é o extenso Vale dos Templos, o maior sítio arqueológico do mundo.

Com três vulcões ativos, a Sicília também é o local perfeito para a exploração vulcânica. Além disso essa região é envolvida pelos mares Mediterrâneo, Jônico e Tirreno, portanto a Sicília é um dos melhores destinos de praia, com infinitas praias de areia para visitar.

Onde ficar na Sicilia- veja as melhores opções AQUI

Passeios na Sicilia – veja abaixo algumas opções

Sicilia na Itália

Melhor época para visitar a Itália

A época do ano mais barata para visitar a Itália é no inverno. De dezembro a março, o clima mais frio afasta a maioria dos viajantes, e você pode explorar os incríveis museus e galerias do país o quanto quiser. 

Você também chegará a tempo para todos os Mercados de Natal e terá mais facilidade em encontrar voos baratos para a Itália.

Outro período acessível é entre abril e maio, antes da chegada das multidões de verão, e o campo está coberto de flores desabrochando por conta da primavera.

No entanto, realmente é no verão que é a alta temporada e a época em que a Itália recebe mais turistas. É também a época mais lotada, onde os preços costumam ser mais altos. Mas é também a época onde os dias são mais longos, o que favorece para aproveitar ao máximo do país.

NÃO SE ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM!

Ele é obrigatório na maioria dos destinos da Europa! Para evitar problemas e não ter dores de cabeça no futuro, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo quanto aos imprevistos que possam surgir no meio de uma viagem. Reservando por esse link você ainda ganha desconto!

Seguros Promo