Os Lagos Plitvice na Croácia são considerados algumas das paisagens naturais mais bonitas de todo o mundo!

As imagens parecem de mentira, e as fotos tiradas no lugar lembram papéis de parede de tirar o fôlego, a ponto de não parecerem reais.

O destino se tornou um dos mais procurados nas viagens pela Croácia, sendo que todos os percursos e passeios pelo Parque Nacional dos Lagos Plitvice, oferecem paisagens únicas aos turistas.

Por isso, se você vai para a Croácia, confira aqui tudo sobre os passeios pelos Lagos Plitvice, como chegar ao local, algumas informações importantes e o custo dessa viagem.

Além disso você pode fazer uma viagem combinada, e conhecer Rastoke, uma jóia ainda escondida na Croácia.

E se você está procurando o seu próximo destino internacional, continue a leitura, pois temos certeza que os Lagos Plitvice vão te convencer a conhecer a Croácia o mais rápido possível.

Aliás temos também um artigo para você que esta planejando seu roteiro de viagem pela Croácia. Leia também Roteiro pela Croácia: conheça o melhor do país!

Plitvce lakes Croácia
Lagos Plitvice no inverno
Conheça também outros destinos na Croácia:
- Rastoke - Rastoke – uma jóia escondida na Croácia
- Ilha de Korcula - tudo o que você precisa saber
- Menor cidade do mundo fica na Croácia – Hum
- Guia completo de Dubrovnik - Croácia
- O que fazer em Split - Croácia
- Rovinj na Croácia - O que fazer e onde ficar
- Trogir – Um bate e volta a partir de Split

Sobre os lagos plitvice

Os Lagos Plitvice estão localizados no Parque Nacional dos Lagos Plitvice, que, em croata, recebe o nome de Plitvicka Jezera.

Esse parque é o maior dentre os 8 parques nacionais que estão localizados na Croácia, possuindo uma área de quase 300 km².

O conjunto dos Lagos Plitvice recebeu o nome de Parque Nacional quando passou a ser um dos Patrimônios Naturais da Humanidade pela UNESCO, no ano de 1979.

O local, além dos lagos, é repleto de cachoeiras, paisagens impressionantes, cascatas, fauna e flora diversificadas e intensas.

No total, são 16 lagos para conhecer, todos conectados por várias cachoeiras e cascatas no meio do caminho. As cores das águas dos lagos são alguns dos pontos mais altos do passeio, variando entre tons de verde e tons de azul bem acentuados.

Como comentamos acima, o parque é gigante e possui uma diversidade bem grande de fauna e flora.

Para se ter uma noção, são quase 1300 espécies de plantas diferentes, mais de 50 tipos de orquídeas, 160 pássaros e um total de 321 espécies de borboletas já foram vistas por lá.

Já dá para se ter uma pequena noção da beleza que o local possui, não é mesmo? O Parque Nacional dos Lagos Plitvice é realmente uma das belezas naturais mais exuberantes do mundo. Por isso, é obrigatório fazer uma visita.

Com relação às atividades para praticar no parque, além dos passeios de caminhada nos lagos e as diversas trilhas que existem no local, é possível andar de bicicleta, remo, esquiar e andar de trenó.

É claro que algumas dessas atividades só ficam disponíveis no inverno. Mas, se é o caso de você estar por lá nesse período do ano, pode ficar tranquilo, pois o parque continua cheio de atividades para receber os turistas.

Mais opções de atrações e hospedagem

Para quem quer se hospedar dentro do parque, mas não quer gastar muito com hotel, há, ainda, duas opções de camping no local. Você pode conferir mais informações no site oficial do parque, pois em algumas épocas do ano eles não funcionam.

Além disso, o local possui praça de alimentação bem completa com várias opções de restaurantes, bistrôs, cafés e bares.

Assim, além de conhecer a beleza natural da Croácia, você pode aproveitar para apreciar a gastronomia da região que também é incrível.

E, para quem ama levar lembrancinhas para casa, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice dispõe de lojas e de souvenirs que os turistas podem acessar.

Por fim, não podemos deixar de destacar que o local é tão maravilhoso, que é possível alugar para realizar cerimônias como casamentos também.

Eventos importantes como esse ficam esplêndidos no parque, e transformam toda a ocasião em um momento ainda mais bonito e especial.

Outros eventos que é possível realizar no parque são eventos de negócios. Aliás, eles são frequentemente organizados por lá.

Opções de hospedagem na região:

Plitvice Streaming: para quem procura um acomodação aconchegante perto dos Lagos Plitvice, esse é uma boa opção. Ficando apenas 6km do parque oferece quartos em meio a natureza.

Natura Plitvice Lakes: localizado em Plitvička Jezera, a 2 km do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice – Entrada 2, o Natura Plitvice Lakes oferece acomodações com Wi-Fi e estacionamento privativo gratuitos.

PLITVICKA KUCA: oferece vista da montanha, Wi-Fi gratuito e estacionamento privativo gratuito em Plitvička Jezera, a 3 km do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice – Entrada 2. Além disso tem café da manhã incluso.

House Nada: está situado na aldeia de Rastovaca, perto do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice. A propriedade oferece passeios organizados por lagos e cachoeiras.

L&L Leisure Apartments Plitvice: situado em Plitvička Jezera, a 2,5 km do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice. O apartamento dispõe de 1 quarto, TV de tela plana via satélite, cozinha equipada com lava-louças e micro-ondas, máquina de lavar roupa e 1 banheiro com chuveiro. As toalhas e a roupa de cama são fornecidas.

Hotel Jezero: está situado no coração do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, apenas a 300 m do maior lago, Kozjak. O hotel oferece quartos e suites, 2 restaurantes, um spa e um centro de bem-estar. O Wi-Fi é gratuito, assim como o estacionamento privativo.

Melhores épocas para viajar

O melhor período para viajar para a Croácia e inserir o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, é durante o verão europeu, época essa que a procura pelos ingressos do parque ficam bem intensas por turistas de todas as partes do mundo.

Inclusive, os horários de abertura do parque variam de estação para estação. Durante a Primavera e Outono europeu, o parque abre diariamente das 8h às 18h. No Verão, das 7h às 20h, e no Inverno, das 8h às 16h.

Além disso, a entrada 2 do parque fecha no mês de Outono, e só é reaberta entre Março e Abril do próximo ano.

Durante o período de inverno, mesmo com o parque aberto, a programação no local é diferente, já que os lagos mais altos fecham, e há a possibilidade de praticar Ski no parque.

As cachoeiras congelam e alguns lagos também. Então, essa, definitivamente, não é uma boa época para visitar o local, apesar do visual ser magnífico.

Com relação aos meses, janeiro é considerado o mês mais frio, quando a temperatura fica entre -5 °C e cerca de 7 °C.

Agosto, por sua vez, é um dos meses em que o parque recebe mais visitas, ficando bem lotado. Pois essa é a época alta e mais quente do ano na região, quando os termômetros atingem os 40 °C.

Embora o verão seja a época mais indicada é a mais cheia também. Nós tivemos a experiência de conhecer os lagos no inverno após um dia de neve, e estava simplesmente surreal as paisagens. Conseguimos fazer algumas trilhas e curtir o parque o dia todo e o melhor é que estava vazio.

Como chegar nos lagos plitvice

Os Lagos Plitvice estão localizados bem na Croácia Central, a cerca de 150 km do aeroporto da capital Zagreb. É possível chegar até o local de carro, de ônibus, com tour e com excursões.

De carro

De carro, é possível partir de qualquer cidade da Croácia, basta colocar o destino no GPS (procure por Plitvicka Jezera).

No local, existem 2 estacionamentos, um em cada uma das entradas. Mas há cobrança de um valor por hora para estacionar.

Caso você esteja buscando por aluguel de carro na Croácia recomendamos as empresas Hertz ou Sixt. Você conferir as melhores ofertas aqui.

De ônibus

Para ir de ônibus, uma das formas mais fáceis é partir da estação principal de Zagreb, onde saem diversas opções de ônibus para o Lagos Plitvice.

Se preferir, é possível ir de ônibus ao local saindo do aeroporto também, que te levam até o terminal de ônibus.

Saindo de Zagreb de ônibus, o tempo médio até o Parque Nacional é de 2h20.

Outro ponto de saída bem comum é de Zadar, uma cidade um pouco mais perto dos lagos Plitvice, e que também é turística. De lá, o tempo é de cerca de 2 horas.

De excursão ou tour

Como o Parque Nacional dos Lagos Plitvice é um dos destinos mais procurados da Croácia, existem várias opções de excursões e tours, que levam os turistas de várias partes do país para conhecer o parque.

Geralmente, as excursões possuem duração de 1 dia inteiro, e partem de várias cidades diferentes.

É possível contratar um tour ou excursões direto na Croácia, caso você esteja em regiões turísticas, ou fazer a reserva em sites brasileiros antes de ir.

Em sites como o TripAdvisor, por exemplo, você pode conferir ótimas opções antes mesmo de viajar. Assim, já tem uma noção melhor dos preços e pontos de partida.

O mais indicado é reservar o seu lugar no tour ou excursão com antecedência, principalmente se você pretende ir na alta temporada. Ou há altas chances de você não conseguir lugar depois.

Por lá, existem opções de tour em inglês, francês, espanhol, croata e alemão.

Outra opção é o tour guiado, onde os turistas podem contratar um guia para o grupo.

Segundo o site oficial do parque, o número mínimo de integrantes do grupo deve ser de 15 pessoas, e o máximo de 60. O valor fica em torno de 700 kunas para 4 horas e, a cada hora adicional, cobra-se mais 200 kunas.

Algumas opções de excursoes organizadas caso você já queira garantir a sua:

Lagos de Plitvice: Excursão Guiada a Pé e de Barco 1 Dia

Split ou Trogir: excursão de um dia a Plitvice com entrada incluída

Zagreb: excursão diurna aos Lagos Plitvice e Rastoke

Zagreb: Excursão a Rastoke e Parque dos Lagos de Plitvice

Split ou Trogir: excursão pelos lagos de Plitvice com ingressos de entrada

Quanto custa conhecer os Lagos Plitvice?

O passeio pelos Lagos Plitvice é muito procurado e realmente vale a pena. O mais legal de tudo é que o valor do ingresso para entrar no parque já conta com o ônibus elétrico, e o ferry boat que você terá que utilizar para fazer a travessia no parque.

É possível comprar os ingressos com cartões de crédito, sendo aceitas as bandeiras American Express, Diners, Maestro, Visa e Mastercard. Portanto, a compra pode ser feita com um cartão de crédito internacional tranquilamente.

O Parque Nacional oferece 2 opções diferentes de ingresso para entrar: um deles vale apenas para 1 dia, e o outro inclui 2 dias de passeio, por um valor mais acessível.

Por conta da extensão do parque e o número de atrações, vale bastante a pena comprar o ingresso de 2 dias, caso você esteja na região e tenha esse tempo disponível para aproveitar mais o parque, e conhecer o maior número possível de atrações do local.

Além disso, há ainda a possibilidade de se hospedar em hotéis dentro do próprio Parque Nacional.

Nesses casos, é possível utilizar o ingresso diário durante todo o período de estadia no hotel. Para validar, é só ir até a recepção nos dias que desejar acessar o parque, e mudar a data.

Os ingressos são vendidos na moeda Kuna, e variam de valor de acordo com a época do ano, sendo mais baratos no inverno e mais caros no verão.

Atualmente, considerando o mês de agosto, o ingresso para adultos é de 300 kunas (o que equivale a cerca de R$200,00) e, para crianças, de 200 kunas (R$134,00).

No entanto, o valor para crianças menores e para 2 dias de passeio também mudam. Você pode conferir a tabela de preços acessando o site oficial.

Lagos Plitvce Croácia
Trilha nos Lagos Plitvice no inverno

Informações e dicas úteis dos Lagos Plitvice

Para finalizar, vale destacar algumas informações úteis sobre o Parque Nacional dos Lagos Plitvice.

  • Para começar, não há bebedouros espalhados pelo parque. Portanto, leve bastante água e, inclusive, alguns petiscos, caso dê fome durante os caminhos.
  • Não viaje para a Croácia sem um seguro viagem, ou isso pode acabar se tornando um grande problema para entrar no país.
  • Compre um mapa do parque Nacional dos Lagos Plitvice que você encontra a venda na entrada do parque, pois ele vai te ajudar bastante a se movimentar lá dentro.
  • O mais indicado é você estudar bastante os percursos antes de começar o passeio pelo parque, principalmente se for por conta, e não com tour. Existem caminhos por lá realmente bem longos e cansativos, sem muitos lugares para fazer uma pausa.
  • Nos Lagos Plitvice a pesca e o nado são proibidos.
  • Você pode levar seus animais de estimação para passear no parque com você. Inclusive, eles podem entrar nos barcos e nos trens também, mas com a obrigatoriedade de estarem sempre na coleira.
  • É proibido alimentar os animais selvagens do parque.
  • Não é permitido colher plantas, danificar pedras e árvores e andar fora das rotas indicadas no parque.
  • É banido o uso de drones ou qualquer equipamento de filmagem aéreo no local.
  • Além disso, também é proibido jogar qualquer tipo de lixo no chão, acender fogo ou acampar dentro da área do Parque Nacional que esteja fora da área de camping.