Os amantes da história e das charmosas praças da cidade velha encontrarão muitas coisas para fazer em Cracóvia. 

Visite Cracóvia e você verá rapidamente o que queremos dizer. A cidade está repleta de cultura interessante, culinária deliciosa e história. A lista de coisas para fazer em Cracóvia é robusta e certamente encantara qualquer viajante.

Cracóvia, a segunda maior cidade da Polônia, não é exatamente um dos principais destinos da lista de desejos para muitos viajantes. 

Apesar de ter mais de 10 milhões de visitantes por ano, apenas uma pequena fração desses visitantes é de fora da Polônia.

Além disso conta com uma arquitetura impressionante, deliciosa culinária polonesa, preços incrivelmente acessíveis, bairro judeu e movimentada praça da cidade velha.

A lista de atrações de Cracóvia é longa, portanto, se você é um aficionado por história, viajante com orçamento limitado ou amante da culinária, não hesite. 

Confira nossa lista de atrações do que fazer em Cracóvia e comece a planejar uma viagem para Cracóvia hoje!

Conheça também outros destinos na Europa:
- Malta: Ilha de Gozo em Malta: como chegar e o que fazer
- Itália: Dolomitas na Itália - Roadtrip de 5 dias
- Montenegro: O que fazer em Kotor 
- Croácia: Conheça Dubrovnik, famosa pela gravação do Game of Thrones.
- Praga: O que fazer em Praga, República Tcheca
- Ilhas Faroé: Ilhas Faroé – Guia completo para sua viagem

O que fazer em Cracóvia

Castelo Wawel em Cracóvia

O Castelo Wawel de Cracóvia foi o lar dos reis poloneses durante séculos e é considerado um dos símbolos mais importantes da cultura e identidade nacional da Polônia.

O Castelo Real de Wawel domina a cidade de Cracóvia com suas belas igrejas, palácios suntuosos e jardins maravilhosos 

O castelo Wawel é um dos marcos mais importantes de Cracóvia e uma visita obrigatória quando você está na cidade.

A arquitetura do castelo de Wawel é uma mistura de românico, gótico, renascentista e barroco inicial, devido ao fato de ter sido ocupado e capturado por diferentes governantes ao longo de sua existência.

O Castelo Wawel fica na colina Wawel , com vista para a cidade e o rio Vístula. Wawel Hill é o lar de fortificações e lendas desde o século VIII, à medida que Cracóvia gradualmente se tornou mais importante.

O Castelo Wawel de Cracóvia é um complexo de palácios, igrejas e pátios, em diferentes estilos arquitetônicos que refletem sua história.

Mesmo que você não seja fã de arte e museus, um passeio pelo pátio e jardins do Castelo Real vale a pena.

No local você encontra a Catedral de Wawel, Museu da Catedral João Paulo II, O Palácio Real 

Para caminhar na parte externa do Castelo Wawel você não precisa pagar nada, porém para entrar nos atrativos é necessário comprar bilhetes.

O Castelo Wawel é um complexo de edifícios históricos e exposições permanentes, cada um exigindo um ingresso separado. Também é altamente recomendável visitá-lo com um guia.

Você pode reservar uma visita guiada ao Castelo de Wawel , com ingressos prioritários incluídos . Os passeios são conduzidos por um guia especializado e permite que você visite o castelo em profundidade. Há tours em vários idiomas (por exemplo, inglês, alemão, francês, espanhol, italiano e polonês, é claro).

Castelo Wawel em Cracóvia
Castelo Wawel em Cracóvia

Cidade Velha de Cracóvia

A Praça da Cidade Velha de Cracóvia é semelhante a um conto de fadas, com toda sua arquitetura antiga, como a Basílica de Santa Maria, a Torre da Prefeitura, bem como o Barbican de Cracóvia.

A praça remonta ao século 13 e tem 40.000 metros quadrados, tornando-se uma das maiores praças medievais de toda a Europa. 

Dado o seu tamanho e o fato de ser um Patrimônio Mundial da UNESCO, não é de surpreender que multidões de turistas passem pela praça durante todo o ano.

Se você estiver lá nos meses de verão, poderá participar de muitas atividades organizadas na Praça da Cidade Velha, como um mercado de pulgas ou um mercado de comida de rua.

Além disso os edifícios ao redor da Praça Principal estão entre as mais belas casas geminadas de Cracóvia. 

A praça está cheia de cafés e restaurantes que podem ser um pouco caros, mas não há lugar melhor para sentar e apreciar a atmosfera vibrante criada por turistas, moradores e os milhares de pombos.

Você pode fazer um tour guiado por Cracóvia na Polônia para conhecer melhor a história e os pontos turisticos. Recomendamos esse tour bem avaliado com guia em PORTUGUÊS!

Basílica de Santa Maria

Um dos locais emblemáticos de Cracóvia é a Basílica de Santa Maria, também localizada na praça principal.

Seu interior é decorado com azuis brilhantes e dourados deslumbrantes e pode ser visitado gastando apenas alguns zlotys poloneses.

Observe que a entrada fica ao lado da basílica. Além disso, suba os 239 degraus até o topo da torre para ter uma vista inestimável da cidade.

Apesar de ter sido totalmente destruída no século XIII, a estrutura foi reconstruída pouco depois. 

No século XV, as torres, pelas quais é mais conhecida, foram adicionadas à basílica. Uma torre de vigia foi adicionada à torre norte de 80 metros de altura, dando à Basílica proteção física e espiritual sobre a cidade de Cracóvia.

Basílica de Santa Maria no centro de Cracóvia

Cloth Hall

Cracóvia já foi um importante centro comercial, e uma grande parte do comércio ocorreu no Sukiennice Cloth Hall. Antigamente, produtos como especiarias, couro e seda eram vendidos.

Hoje em dia, o Cloth Hall ainda é muito popular, mas agora abriga restaurantes e lojas de souvenirs. O salão é uma bela peça central da praça do mercado, dividindo a praça em duas e se estendendo por quase todo o seu comprimento.

Bairro Judeu

Se você fizer apenas uma coisa fora da cidade velha, deve ser uma visita a Kazimierz, o histórico bairro judeu de Cracóvia. 

O Bairro Judeu é um dos maiores bairros de Cracóvia e contém alguns dos cafés, bares, restaurantes e lojas mais legais da cidade. 

É também o lugar perfeito para passear por algumas horas em um dia ensolarado. Esqueça os mapas do Google e siga seus instintos explorando qualquer pequena rua que encontrar.

Claro, Kazimierz também está cheia de edifícios históricos, sinagogas e igrejas. Alguns notáveis ​​incluem a Sinagoga Tempel que foi construída em 1862 e é a mais nova da cidade. Além disso hoje a sinagoga é um local de culto e sede de uma série de eventos ao longo do ano.

Além disso, a Old Synagogue está localizado aqui e é a mais antiga sinagoga da Polônia. É também atualmente o Museu da História e Cultura dos Judeus de Cracóvia.

Finalmente, a Basílica de Corpus Christi em Cracóvia é uma igreja gótica impressionante e imperdível de 1335.

A igreja existe em um terreno bastante grande neste pequeno bairro devido ao fato de ter sido originalmente concebido como uma igreja do mosteiro.

Mercado de Pulgas de Plac Nowy em Kazimierz

Se você é fã de mercados de pulgas, Plac Nowy é uma necessidade absoluta. Este mercado de pulgas acontece desde 1808.

No sábado, o mercado explode com centenas de comerciantes vendendo tudo o que seu coração deseja, incluindo eletrônicos, livros, móveis antigos, roupas..

Além disso, há alguns carrinhos de comida e barracas no local, onde você pode fazer um pequeno almoço depois das compras.

Atravesse a passarela Bernatek

A passarela Bernatek fica a uma curta caminhada de Kazimierz e conecta o bairro com o histórico Gueto Judeu em Cracóvia. 

A ponte pedonal de 100 metros de comprimento foi inaugurada em 2010 e recebeu o nome de  Laetus Bernatek , atualmente adornada com a impressionante obra de arte Jerzy Kędziora, representando nove acrobatas em várias poses.

Experimente o polonês Pierogi

Pierogi pode ser encontrado em toda a cidade. 

São cozidos no vapor ou fritos e com recheios atraentes como chucrute, espinafre, batata, carne ou queijo. 

Existe até uma variedade doce recheada com frutas como cereja, morango e mirtilo.

A cozinha polonesa é realmente deliciosa e seria uma pena se você não a experimentasse durante sua viagem a Cracóvia. 

Felizmente, existem muitos restaurantes que servem pratos típicos polacos, principalmente ao redor da Cidade Velha, que não deve ser difícil de encontrar

Portão de São Floriano e o Barbican de Cracóvia

A cidade de Cracóvia também conta com uma impressionante rede de fortificações, incluindo uma parede de três quilômetros de comprimento, 33 pés de altura e 7 pés de espessura, 47 torres e oito portões. 

No extremo norte da Cidade Velha você pode ver o Portão de São Floriano e o Barbican, os restos desta fortificação histórica.

O Portão de São Floriano é uma torre e portão gótico que remonta ao século XIV. No que diz respeito aos portões, o St. Florian’s é impressionantemente decorado. 

O portão inclui um pequeno altar de Nossa Senhora de Piasek, uma varanda no primeiro andar, uma arcada e uma capela.

Além disso, o lado norte da torre é adornado com a figura de São Floriano, e o lado sul com uma águia de pedra que representa a família Piast, a primeira dinastia governante da Polônia. 

A poucos passos ao norte de St. Florian’s Gate fica o Krakow Barbican. Esta estrutura de tijolos serviu como porta de entrada fortificada para a cidade e agora faz parte do Museu Histórico de Cracóvia e abriga várias exposições ao longo do ano.

Barbican em Cracóvia
Portão de São Floriano e o Barbican de Cracóvia

Viagens de um dia saindo de Cracóvia

Mina de Sal Wieliczka

A mina de  sal Wieliczka é considerada patrimônio Mundial da UNESCO é, na verdade, uma das atrações mais populares para visitar em uma viagem de um dia de Cracóvia, e com razão. 

Esta histórica mina de sal inclui centenas de quilômetros de túneis para explorar.

As visitas guiadas à mina de sal incluem a exploração de uma cidade subterrânea, lagos salgados, câmaras e a luxuosa capela de St. Kinga, construída em 1986.

Além disso toda a capela se apresenta esculpida em rocha de sal, inclusive com lustres de sal, estátuas e esculturas

Se você gostaria de visitar a Mina de Sal Wieliczka em uma viagem de um dia de Cracóvia, sugerimos reservar uma pequena visita guiada para aproveitar ao máximo sua visita.

Faça um bate e volta para Auschwitz

Existem 2 campos de concentração em Auschwitz, o campo de concentração original que é transformado em museu (e é necessário que você tenha um ingresso) e o Auschwitz 2-Birkenau, o segundo campo de concentração e extermínio onde passa a infame linha de trem.

Durante os meses de verão, o local tende a ficar lotado, portanto, é recomendado reservar um ingresso online com antecedência.

Para uma maneira mais conveniente de chegar a Auschwitz sem ter que lidar com transporte público, é recomendo fazer uma excursão que pode inclusive ser combinada  “Viagem de um dia a Auschwitz-Birkenau e Mina de Sal Wieliczka de Cracóvia”, que também o levará à Mina de Sal Wieliczka, outra atração turística para visitar em Cracóvia, tudo de uma vez. Ou uma excursão apenas para Auschwitz partindo de Cracóvia.

Caso você queira um TOUR EM PORTUGUÊS para Auschwitz, recomendamos esse aqui que é bem avaliado!

Para saber mais as opções de como chegar e entender um pouco sobre os Campos de concentração de Auschwitz – leia esse artigo, você pode se interessar.

Informações sobre Cracóvia

Aqui estão algumas informações sobre Cracóvia para você se situar:

  • Localização – Cracóvia está localizada no sul da Polônia, na Europa Oriental. É a segunda maior e uma das cidades mais antigas da Polônia. A cidade tem uma população de cerca de 760.000 habitantes.
  • Idioma – O idioma falado em Cracóvia é, obviamente, o polonês, mas quase todos os que trabalham no setor de serviços falam inglês, então você não terá absolutamente nenhum problema com a comunicação aqui. Além disso, as pessoas são incrivelmente amigáveis, então você se sentirá em casa.
  • Moeda usada em Cracóvia – Apesar de fazer parte da UE, a Polônia usa sua própria moeda – o Zloty polonês, que pode ser adquirido em qualquer caixa eletrônico da cidade. 
  • Clima em Cracóvia – Cracóvia tem quatro estações. O mês mais frio do ano é janeiro e o mais quente é julho. A melhor época para visitar no que diz respeito ao clima (e às multidões) é durante os meses de primavera ou outono.
  • Transporte público em Cracóvia – Cracóvia tem um sistema de transporte público decente que inclui bondes e ônibus que circulam frequentemente das 5h às 23h e raramente fora desse horário. 

Como chegar a Cracóvia

Cracóvia tem um ótimo aeroporto internacional e você poderá encontrar um voo que voe diretamente para Cracóvia do exterior sem passar por Varsóvia.

Navegue pelo KIWI para encontrar a melhor e mais barata oferta que funciona para o seu itinerário

Se você estiver na Europa, também pode voar mais barato via Ryanair ou pegar um ônibus de grandes cidades como Budapeste, Berlim ou Praga via Flixbus.

Quando ir para Cracóvia

Cracóvia é a mais divertida nos meses de verão de maio a outubro, onde está quente e todas as festividades ao ar livre estão em pleno andamento.

Você verá que os locais ficam mais animados durante esse período, fazendo piqueniques, aproveitando o sol com seus amigos, e o melhor de tudo, a maioria dos mirantes estão abertos para você subir e absorver a vista de Cracóvia de cima.

Cracóvia deixou de ser uma joia escondida na Polônia, portanto mesmo viagens em baixa temporada ainda terá bastante turistas.

Nós visitamos Cracóvia no inverno e estava bem tranquilo, sem muitos turistas. Além disso nossa visita aos campos de concentração de Auschwitz não teve fila para entrar pois nessa época costuma ter menos turistas visitando.

Onde ficar em Cracóvia

A cidade velha de Cracóvia é a área mais popular para se hospedar. No entanto, os hotéis são geralmente mais acessíveis fora das muralhas da cidade velha. Alternativamente, fique no bairro moderno: Kazimierz 

Onde ficar na Cidade Velha e no bairro judeu em Cracóvia:

Belle Epoque Residence: oferece acomodação em Cracóvia em um edifício histórico com apartamentos completos com cozinha e banheiro privativo. Além disso bem localizado, o Portão de São Floriano fica a 800 m de distância.

Zulian Aparthotel by Artery Hotels: localizada no centro de Cracóvia, a 450 metros da cidade velha. Oferece quartos aconchegantes com vista para o jardim por bons preços.

Sky Hotel Krakow: quartos confortáveis e aconchegantes, bem localizado no centro de Cracóvia.

Green Cat Rooms: opção para quem procura algo econômico. Oferece quartos simples privativos com banheiro. Além disso há uma cozinha compartilhada no local.

Home Hotel: quartos privativos aconchegantes e bem localizado e além disso com um ótimo custo beneficio.

1891 Garni Hotel: é um hotel 4 estrelas situado a 600 metros do Castelo Wawel, o hotel apresenta acomodações com um restaurante, estacionamento privado, um bar e um jardim.

Ruumz Bed & Rest: apartamento bem decorado e completo com banheiro privativo, bem como cozinha. O apartamento também esta bem localizado perto dos principais atrativos de Cracóvia.

K4 APARTHOTEL KRAKÓW:  tem quartos aconchegantes e modernos, além disso está situado a 9 minutos a pé do Cloth Hall. Tem acomodações por preços moderados.

Hotel Wawel: O Hotel Wawel está localizado no centro histórico de Cracóvia. Tem quartos modernos e além disso está localizado a apenas 10 minutos a pé do Bairro Judeu Kazimierz.

FLORIANSKA 32 by PI Apartments: localizado há a 300 metros da Basílica de Santa Maria, oferece apartamentos compactos com cozinha por preços moderados.

Hotel Pod Różą: e para quem busca opção de luxo em hotel 5 estrelas. O acesso ao Spa está incluído na tarifa do quarto. E além disso é servido café da manhã todas as manhãs no restaurante do hotel