Embora o arquipélago de Malta seja um dos menores países do Mar Mediterrâneo, as ilhas estão repletas de coisas para fazer.

Devido à sua posição única entre a África e a Europa, Malta oferece aos visitantes uma interessante mistura cultural. Conforme você explora, você percebe cada vez mais os elementos italianos, ingleses e norte-africanos na comida, língua, cultura e arquitetura.

Não é muito mais do que uma hora de carro para qualquer lugar na ilha principal, e apenas meia hora de balsa para refúgios mais rurais como a Ilha de Gozo ou a minúscula Ilha de Comino.

Ficamos cerca de um mês morando em Malta, e, portanto, vamos compartilhar aqui nesse guia as melhores informações e dicas do país, o que fazer em Malta, como chegar, onde ficar, sugestão de roteiro e muito mais.

Mercado de Marsaxlokk em Malta
Mercado de Marsaxlokk em Malta

Onde fica Malta?

Situada na parte sul do Mar Mediterrâneo, localizada entre a Sicília (Itália) e a Tunísia (África) , o arquipélago de Malta é composta pelas três ilhas principais – a maior sendo Malta, Gozo e Comino sendo as ilhas menores.

Como chegar em Malta?

Como Chegar em Malta a partir de outro país da Europa

Se você mora ou planeja viajar para Malta a partir de outro país da Europa, geralmente você consegue obter voos diretos para Malta com a Ryanair, Easyjet, Lufthansa ou Malta Air. Consulte o KIWI para obter os melhores preços. 

Você também pode pegar uma balsa/barco da Itália para Malta.

Como Chegar em Malta a partir de outro país que não seja da Europa

Se estiver indo para Malta de qualquer outro lugar do mundo, é provável que você precise pegar um voo para um país europeu maior e, em seguida, pegar um voo de conexão para Malta. Mais uma vez, você pode verificar o KIWI para obter os melhores preços. 

Para sair do aeroporto para o seu hotel você pode pegar um taxi, corridas por aplicativos ou reservar um transfer privado com antecedência diretamente para seu hotel ou uma opção mais barata é reservar um transfer compartilhado mas que também te deixará no seu hotel.

Como se locomover em Malta?

Quando se trata de como se locomover em Malta, você tem várias opções diferentes. Veja abaixo:

Alugar um carro

Embora seja possível, nós só recomendamos alugar carro em Malta caso você tenha experiencia em dirigir do “lado contrário” – SIM, em Malta o trânsito é na mão inglesa.

Além disso as ruas são bastantes estreitas e há dificuldade para estacionar. Portanto se decidir alugar um carro em Malta, esteja ciente dessas dificuldades.

De qualquer forma você também pode verificar a RentCars para as empresas de aluguel de carros locais e nacionais e os melhores preços. ‍

Ônibus

Na verdade, Malta tem uma rede de ônibus muito bem desenvolvida e você pode chegar à maioria das cidades por meio de transporte público. 

É bastante fácil usar ônibus em Malta, pois você pode usar o Google Maps colocando aonde você quer ir, selecionar o transporte público e ele te dará o número do ônibus que você tem pegar e aonde é o ponto mais próximo.

Os ônibus têm uma tarifa padrão, independentemente da distância percorrida. No inverno o preço passar a ser mais barato.

Hop on Hop off

Outra ótima maneira de se locomover em Malta são os serviços de ônibus hop on/off. Você pode reservar o seu online aqui.

Balsa

Para ir de Malta às outras duas ilhas, Comino e Gozo, você precisará ir de balsa. Durante a maior parte do ano, as balsas partem pelo menos uma vez por hora e levam menos de 30 minutos.

O que fazer em Malta?

Embora sendo um país pequeno, Malta tem algo para todos. Se você está procurando as melhores coisas para fazer em Malta, você veio ao lugar certo. 

Veja abaixo as principais coisas para fazer em Malta:

Explorar Valletta, a capital de Malta

Uma das primeiras cidades a ser nomeada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e uma das menores capitais da Europa, Valletta tem uma concentração incrivelmente alta de locais históricos. 

Não deixe de conhecer a Co-Catedral de São João, uma das igrejas mais impressionantes da Europa, com seu interior barroco e com várias obras de arte impressionantes. A taxa de entrada para a catedral é de 15 euros.

Além disso, vá até os Jardins Upper Barrakka, onde você pode apreciar vistas deslumbrantes do Grand Harbour e das Três Cidades. Nesse local todos os dias ao meio-dia, uma tradição de 500 anos acontece. Oficiais militares disparam canhões para comemorar a marinha e avisam os locais sobre a hora do dia.

DICA: Para conhecer melhor a história de Valleta você pode fazer o FREE Tour na cidade.

Igreja Carmellita em Valletta em Malta
Valletta em Malta

Para saber mais sobre Valletta e tudo o que fazer na capital de Malta, leia nosso artigo completo sobre Valletta.

Visite as Três Cidades

Vittoriosa, Senglea e Cospicua têm suas origens na Idade Média e foram habitadas mais ou menos desde que as pessoas chegaram à ilha. 

Senglea e Cospicua são conhecidas por seus passeios panorâmicos à beira-mar e belas marinas, mas é Vittoriosa a mais impressionante das Três Cidades.

Elas serviram em uma posição muito estratégica nas guerras que Malta enfrentou ao longo de sua história e são únicas.

Para chegar nas três cidades, vá para Upper Barrakka Garden em Valletta e pegue o elevador panorâmico (Barrakka Lift) para descer. Em seguida, atravesse a rua para chegar ao ponto de partida do barco. Os ingressos são vendidos dentro do barco.

Ele o deixará na cidade de Vittoriosa, a maior das 3 cidades e a melhor forma de explorar as 3 cidades é passear a pé! Para visitar as 3 Cidades, pode também optar por uma visita guiada e entender melhor a historia da região.

vittoriosa, tres cidades em Malta

Veja o mercado de peixe de Marsaxlokk

Uma das melhores coisas para fazer em Malta é visitar a pequena vila de pescadores de Marsaxlokk. 

Marsaxlokk fica na ponta sul da ilha principal, a cerca de 25 minutos de carro de Valletta e é provavelmente um dos lugares mais vibrantes de Malta, graças ao seu porto cheio de barcos coloridos chamados Luzzus que flutuam por ali.

Este mercado acontece todos os domingos de manhã. E é bastante turístico, portanto, fica bastante cheio. A região oferece incríveis restaurantes de frutos do mar, caminhadas tranquilas pelo porto e belos locais históricos.

Você também pode encontrar muitos outros itens, como produtos frescos, mel e outros produtos locais. 

Para saber mais sobre Marsaxlokk, leia nosso artigo completo desse lugar fantastico.

Mercado de Marsaxlokk

St Peter’s Pool

De Marsaxlokk, você está a cerca de 30 minutos de caminhada até um dos pontos mais bonitos de Malta: a St Peter’s Pool.

E se estiver quente, muitos turistas e locais estarão espalhados nas rochas ao redor da piscina e desafiando uns aos outros a pular.

Explore a Vila do Popeye

O que começou como o set de filmagem do peculiar musical Popeye de 1980, estrelado por Robin Williams, agora é uma grande atração turística de Malta.

Popeye Village está localizado em Anchor Bay, e você pode explorar a vila, assistir a um documentário sobre sua criação e até jogar minigolfe. Acaba sendo divertido mesmo se você não tiver com crianças.

No entanto, caso não queira entrar é possível ir até até o famoso ponto do pôr-do-sol de Anchor Bay , bem em frente à vila. Este é um dos melhores locais para pôr do sol em Malta e também oferece uma excelente vista da vila.

O custo do ingresso da Popeye Village varia de acordo com a temporada. No verão (julho a setembro) é 20 euros para adultos e 15 euros as crianças. Nos meses de inverno o valor é de 14 euros.

Popeye Village em Malta

Passeie por Mdina, a cidade silenciosa de Malta

Mdina é uma cidade fortificada e serviu como a capital original do país. Como Valletta, tem uma bela catedral para visitar e muitas ruelas e passagens antigas para explorar. 

A cidade murada empoeirada fica no alto de uma colina com vista para a paisagem dos arredores, tornando-a o lugar perfeito para ficar atento a invasões.

Por esta razão, era originalmente a capital até que foi decidido transferi-la para Birgu. Foi quando Mdina se tornou praticamente desabitada e conhecida como “a cidade silenciosa” de Malta.

Agora, embora haja pessoas morando aqui, o silêncio ainda é respeitado, com poucos carros permitidos circular dentro dos muros da cidade. 

Mdina em Malta

Rabat

O nome Rabat traduz literalmente como ‘subúrbio’. Recebeu este nome porque costumava ser um subúrbio de Mdina (a antiga capital). Agora é uma pequena vila localizada no sudoeste de Malta que fica acima da cidade de Mdina 

Estando em Rabat, não deixe de visitar as Catacumbas: um cemitério subterrâneo que é o primeiro sinal do cristianismo em Malta.  Você ainda pode visitar a Casa Benard Palace, para tour para ver como a nobreza maltesa viveu e por fim, Howard Gardens que é um jardim público que divide Rabat e Mdina. 

Ilha Comino

Malta é composta por 3 ilhas, sendo a menor das ilhas chamada Comino, situada entre Malta e Gozo. 

Um dos maiores pontos turísticos e uma das melhores coisas para fazer em Malta é uma visita a Lagoa Azul (Blue Lagoon). 

No entanto, por ser uma das atrações mais populares de Malta, na alta temporada fica muito movimentada! Mas sim, mesmo que este lugar fique super movimentado nos meses de verão, ainda é um lugar incrível para se visitar!

Com apenas 3,5 quilômetros quadrados, a Ilha de Comino é a menor ilha habitada de Malta. Conhecida por suas impressionantes cavernas marinhas, águas azuis cristalinas e baías isoladas, uma visita a Comino deve estar com certeza no seu roteiro por Malta.

A maneira mais fácil de ver todas as atrações em Comino, incluindo a Lagoa Azul, a Lagoa Cristal e as Cavernas de Santa Marija, é reservar online um passeio de barco pela Ilha Comino. São viagens em barcos compartilhados e muito acessíveis. 

No entanto, lembre-se que se o plano for visitar em alta temporada, reserve com certa antecedência.

Mdina em Malta

Ilha de Gozo

A segunda maior ilha é Gozo, que fica mais ao norte. Embora ainda haja muita coisa acontecendo em Gozo, é um pouco mais relaxado, tranquilo e natural do que a ilha principal de Malta.

Uma maneira fácil de chegar a Gozo a partir da ilha de Malta é a balsa rápida Gozo Fast Ferry que sai de Valletta, o que é muito conveniente e leva apenas 45 minutos ou contratando um passeio de um dia (bate e volta).

Outra maneira bastante comum é utilizar o Gozo Channel Ferry, que é enorme e permite a opção de trazer seu carro. Leva apenas 25 minutos, mas sai da ponta norte da ilha principal de Malta, o que é um pouco inconveniente pois você precisará se deslocar até lá. 

Chegando na Ilha de Gozo, há inúmeros lugares para conhecer. O mais popular de todos é Victoria, também chamada de Rabat pelos locais, é a principal cidade de Gozo.

É um ótimo lugar para fazer compras e comer, mas a principal atração é com certeza a Cittadella, a parte fortificada da cidade. 

Além de Victoria, Marsalforn é uma cidade litorânea popular durante o verão, sendo a principal atração as salinas de 3 km de extensão nos limites da cidade e claro a famosa Praia de Ramla Bay , a maior praia de areia de Gozo. 

Caso pretenda ir a Ilha de Gozo por conta própria, saiba que é necessario algum tipo de transporte para se locomover para os atrativos. Uma forma e fazendo um Hop On Hop Off pela Ilha de Gozo para conhecer os principais atrativos.

Para saber mais sobre todos os atrativos da Ilha de Gozo, leia nosso artigo completo dessa ilha.

Dica de viagem: Embora uma viagem de um dia a Ilha de Gozo seja uma excelente maneira de ver a ilha, recomendamos passar mais tempo aqui. Há tantas coisas para ver e fazer em Gozo , então se você tiver alguns dias de sobra, recomendamos! Tem várias hospedagens na ilha.

De uma passada em Sliema e St Julians

Sliema e St Julian’s são as principais cidades turísticas de Malta.

Você encontrará muitos hotéis, restaurantes, clubes, cassinos e shoppings. São destinos perfeitos se você gosta de cidades agitadas e de festas.

Em Sliema, você pode desfrutar de uma boa refeição nos inúmeros restaurantes à beira-mar com vistas únicas da cidade de Valletta.

St Julian’s é de longe um dos locais mais populares para os turistas ficarem em Malta. Se você não estiver hospedado lá, caminhe por Spinola Bay ao entardecer para belas vistas. Se você estiver hospedado em Sliema, esta é uma caminhada de 25 minutos.

St Julians em Malta

Blue Grotto

A Blue Grotto ou Gruta Azul está localizada a 2 km da cidade de Zurrieq. Recebeu seu nome e reputação devido à intensa cor azul da água da caverna.

Você pode vê-lo de cima em um local turístico fora da cidade. Você também pode ir ao pequeno porto de Wied Iz Zurrieq, 2 minutos mais longe de carro, e fazer um passeio de barco de 30 minutos.

Lembre-se de verificar com antecedência as condições meteorológicas, porque os passeios são cancelados em condições de mal tempo.

Uma dica importante: Para obter a melhor luz, você deve ir à Gruta Azul pela manhã, que é quando o sol bate, e ela fica com a coloração mais bonita.

Blue Grotto em Malta

Os Templos Megalíticos de Malta

Vários templos megalíticos podem ser encontrados em Malta e Gozo, alguns deles até sendo Patrimônio Mundial da UNESCO. Todos eles foram construídos entre os séculos IV e III aC.

Aqui está uma lista de templos para visitar:

  • Templos de Tarxien localizados na cidade de Tarxien
  • Templos de Hagar Qim , próximos à cidade de Qrendi, no sul de Malta
  • Templos de Mnajdra, a apenas 500 metros de Hagar Qim
  • Templos de Ggantija na ilha de Gozo

Se pretende visitar os Templos Megalíticos de Malta e quer saber mais sobre a sua história, pode optar pela visita guiada!

Pôr do sol nas Falésias de Dingli

As falésias de Dingli são uma longa extensão de imponentes falésias calcárias na costa sudoeste de Malta. Esta área é o ponto mais alto de Malta e oferece vistas espetaculares do Mar Mediterrâneo a partir de seus muitos mirantes e trilhas para caminhadas nas falésias.

Roteiro em Malta – Quanto tempo ficar?

O tempo ideal para visitar Malta depende dos seus planos, mas em geral 2-3 dias em Malta para ver a antiga cidade de Valletta, a cidade histórica de Mdina, e St Peters Pool. E adicione mais dois dias para incluir a ilha de Gozo e Comino em seu itinerário.

O que fazer em Malta em 3 dias?

Aqui está uma sugestão de roteiro resumido do que fazer por 3 dias em Malta:

  • 1° dia: Explorar a capital Valleta e depois uma visita a Mdina
  • 2° dia: Ilha de Gozo e a noite conhecer a região de Sliema e St Julians
  • 3° dia: Visitar as Três cidades e Marsaxlokk.

O que fazer em Malta em 5 dias?

Aqui está uma sugestão de roteiro resumido do que fazer por 5 dias em Malta:

  • 1° dia: Explorar a capital Valleta e pegue um barco para Tres Cidades
  • 2° dia: Mdina e Rabat e anoite conhecer a região de Sliema e St Julians
  • 3° dia:  Gozo e Comino
  • 4° dia: Faça um passeio de barco na Blue Grotto e veja o pôr do sol nas falésias de Dingli  OU vá passar o dia em Popeye Village
  • 5° dia:  Marsaxlokk e St Peters Pool

Onde ficar em Malta?

A maioria das pessoas escolhe ficar na ilha de Malta, pois há mais restaurantes, lojas e oportunidades para se locomover, no entanto, também há opções para ficar na ilha vizinha de Gozo. 

Os melhores lugares para ficar em Malta são Valletta, Sliema e St Julian’s.

Onde ficar em Valletta, Malta

Veja abaixo uma lista de melhores lugares para ficar em Valletta em Malta:

Luciano Valletta Studio – Self Catering: estúdio compacto com minicozinha e banheiro privativo. Opção com melhor custo-benefício e nota cima de 8 em Valletta.

Luciano Valletta Boutique: uma das opções mais baratas para ficar em Valletta, no entanto com nota razoável (7,5). Localizado bem ao lado da Catedral de São João e a 250 metros dos Jardins Upper Barrakka. Além disso algumas opções contam com café da manhã incluso.

Paulos Valletta: essa é uma opção de custo intermediário para ficar em Valletta.  Localizado a 300 metros dos Jardins Upper Barrakka, oferece apartamentos completos com cozinha e banheiro privativo, com café da manhã incluso.

Grand Harbour Hotel: outra opção intermediaria, localizada  a 200 metros do calçadão com vista do porto. Oferece quartos simples com banheiro privativo e café da manhã incluso.

19 ROOMS: com ótima localização, oferece quartos aconchegantes e bem decorados com café da manhã incluso.

La Falconeria Hotel; localizado na área central de Valletta, oferece quartos modernos e aconchegantes com café da manhã. Essa já é uma opção de custo maior para ficar em Valletta.

The Gomerino Hotel: com uma vista incrível da região e com piscina, esse hotel oferece quartos maravilhosos e aconchegantes em Valletta. Além disso tem café da manhã incluso.

Onde ficar em Sliema, Malta

Veja abaixo uma lista de melhores lugares para ficar em Sliema em Malta:

Moorea Mansions: opção mais barata com nota boa na região de Sliema. Oferece quartos com banheiro compartilhado com ótima localização.

Mr Todd Hotel: outra opção com bom custo-benefício e bem avaliado. Oferece quartos com banheiro privativo e boa localização. Além disso, tem opções com café da manhã incluso por um valor a mais. Fica perto do acesso ao ferry para Valletta.

Amery House: oferece quartos modernos e aconchegantes por um preço intermediário. Além disso tem café da manhã incluso.

Doris Suites Sliema: apartamento de dois quartos equipado com cozinha e ainda possui varanda. Acomoda até 4 pessoas. Muito bem localizado e avaliado.

1926 Hotel & SPA: localizado a uma curta caminhada da beira-mar e a 5 minutos a pé do ferry para Valletta. Oferece quartos aconchegantes e com opção com café da manhã, além de piscina.

Land’s End, Boutique Hotel: para quem procura luxo em Sliema, essa é uma ótima opção. Oferece acomodações 4 estrelas com varandas privativas e possui piscina.  

Onde ficar em St Julians, Malta

Veja abaixo uma lista de melhores lugares para ficar em St Julians em Malta:

Sogdiana Guest House: opção mais econômica de quarto privativo com nota boa em St Julians. Localizado a poucos passos de Paceville, o bairro mais famoso para a vida noturna de Malta. Oferece quartos simples com banheiro privativo.

Antoniel Suites: hotel bem localizado e com bom custo-benefício para região. Possui quartos modernos e aconchegantes com banheiro privativo.

IKYK Hotel- IK Collection: opção com valor intermediário. Oferece quartos privativos bem localizados e bem avaliados com café da manhã incluso.

123 MAINSTREET boutique hotel: oferece quartos bem decorados e aconchegantes por preço intermediário. Possui opções com café da manhã incluso.

Mercure St. Julian’s Malta: Localizado em St. Julian’s e com vista para a Baía Spinola, o hotel oferece terraço na cobertura com piscina, academia e quartos modernos. Além disso por uma taxa a mais tem café da manhã incluso.

The Westin Dragonara Resort, Malta: resort 5 estrelas que oferece vista do Mar Mediterrâneo, 2 praias privativas, piscinas cobertas e ao ar livre e 3 restaurantes. Oferece vários tipos de quartos, alguns com vista incrível para o mar.

Onde ficar nas Ilha de Gozo, Malta

Veja abaixo uma lista de melhores lugares para ficar na Ilha de Gozo em Malta:

Townhouse17 Boutique Bed & Breakfast: opção com melhor custo-benefício em Victoria, na Ilha de Gozo. Oferece quartos aconchegantes com café da manhã incluso e bem avaliado

Maria Townhouse Heart of Victoria B&B: oferece quartos e apartamentos no centro de Victoria. Além disso tem café da manhã incluso.

Casa Gemelli Boutique Guesthouse: quartos simples com café da manhã com boa localização por um preço intermediário.

Dica de viagem: As acomodações em Malta esgotam rapidamente, principalmente no período de férias de verão, portanto reserve com antecedência.

Melhor época para visitar Malta

A melhor época para visitar Malta é de junho a agosto. No entanto, esta também é a época mais movimentada do ano em Malta, então espere multidões e preços mais altos. As temperaturas ficam em torno de 30

Os meses de abril-maio ​​e setembro-outubro ainda oferecem um bom clima e com menos multidões. Espere temperaturas em torno de 25°C.

O inverno em Malta é frio, com temperaturas caindo para 10-15 °C.  Desde que você não queira ir à praia e não se importe com o tempo ventoso, é possível visitar nessa época também. Os preços costumam ser mais baixos e não há multidões.

Inverno em Malta

Malta é um destino de verão popular, especialmente para os europeus que vêm para cá para os dias longos e quentes e as águas cristalinas do Mediterrâneo. No entanto é totalmente possível fazer uma viagem para Malta no inverno também.

Além disso viajar para Malta no inverno traz algumas vantagens, principalmente para quem quer economizar:

  • A baixa temporada significa que os preços dos voos estarão mais baixos. 
  • Muitas coisas são mais baratas. Na baixa temporada, as tarifas de transporte diminuem e você pode obter descontos em passeios e atividades. A acomodação também é mais barata. 
  • É menos lotado. Os meses de verão registram o maior fluxo de turistas em Malta. Viajando no inverno é fácil conseguir mesas em restaurantes.
  • Museus e atrações ainda estão abertos e menos lotados do que no verão.

Mas é claro que viajar no inverno para Malta não é tudo mil maravilhas e há sim as desvantagens! A principal desvantagem é há mais risco de dias chuvosos e os ventos podem ficar bem fortes.

Sem mais delongas, veja abaixo uma lista de coisas para fazer no inverno em Malta:

O que fazer em Malta no inverno

Explore Valletta

Em dias frios ou amenos de inverno, Valletta é um ótimo lugar para caminhar. Suas ruas centrais e becos estreitos de paralelepípedos são muito gostosos para uma caminhada, enquanto há uma infinidade de museus, igrejas e restaurantes para se refugiar, caso você precise de se esquentar um pouco.

Os destaques para ver em Valletta incluem a Co-Catedral de São João, o Teatro Manoel e os Jardins Upper Barrakka . Para museus, experimente o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu de Belas Artes .

Faça um passeio por Mdina

Mdina oferece várias atividades internas, além de seu exterior pitoresco. Logo após entrar pelo portão principal, você passará pela Mdina Glass, uma pequena loja que vende vitrais coloridos que é uma das marcas artísticas da cidadela. 

Também há museus para visitar, incluindo o Museu da Catedral (entrada 10€) e o Museu Nacional de História Natural no Palazzio Vilhena (entrada 5€).

Explore a histórica Cittadella em Gozo

Nenhuma viagem a Malta estaria completa sem passar algum tempo na ilha de Gozo. É também o lar do patrimônio arquitetônico de La Cittadella. Este castelo no topo de uma colina serviu de refúgio e defesa para o povo de Gozo por muitos séculos.

A antiga cidadela agora oferece uma mistura cativante de atividades internas e externas, com jardins magníficos, vistas deslumbrantes da ilha e vários museus e edifícios históricos no interior.

Uma viagem de um dia para Gozo é realmente algo que você deve incluir em seu roteiro em Malta, não importa em que época do ano você viaje. Há diversas opções de passeios organizados que você pode fazer.

Caminhada a beira-mar

O verão em Malta é ótimo para passar o tempo na praia, mas você também pode fazer isso no inverno. A diferença é que no inverno provavelmente você não vai mergulhar no mar.

Uma caminhada à beira-mar pode ser uma boa ideia durante todo o ano em Malta, e não há lugar melhor para fazer isso do que nas rochas ao norte de Sliema. 

Comece sua caminhada em Saint Julians e vá até o Forte Sliema. Se cansar no caminho, saiba que há vários restaurantes e cafés na orla para fazer uma parada.

Curiosidades e dicas sobre Malta

  • Malta usa o Euro: e os cartões são amplamente aceitos e os caixas eletrônicos são fáceis de localizar.
  • Em Malta a direção é pela esquerda: Se você planeja alugar um carro em Malta , venha preparado para uma experiência de direção que exigirá toda a sua concentração!
  • O inglês é uma das línguas oficiais de Malta: o outro é maltês. Além disso o italiano também é amplamente falado, especialmente entre a geração mais idosa.
  • Malta é o nome de uma ilha e de um país: Para entender é que Malta é o nome da maior ilha do país, bem como o próprio país. Malta, porém, é na verdade um arquipélago. Gozo e Comino são as outras duas ilhas que compõem o país de Malta.
  • Não se esqueça do seguro-viagem. Se você estiver seguindo este guia, haverá muitas atividades de aventura ao ar livre. Nós recomendamos a SegurosPromo que é onde você vai achar as melhores ofertas!

NÃO SE ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM!

Ele é obrigatório na maioria dos destinos da Europa! Para evitar problemas e não ter dores de cabeça no futuro, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo quanto aos imprevistos que possam surgir no meio de uma viagem. Reservando por esse link você ainda ganha desconto!

Seguros Promo