Já passou pela sua cabeça cruzar todas as ruas de uma capital de um país em pouquíssimos dias? Saiba que quando se trata de Malta e sua capital, Valletta, a menor capital da Europa, isso se torna totalmente possível.

Mesmo que seja a menor capital da Europa, Valletta é uma cidade incrivelmente atraente. Parece até mesmo que foi planejada para receber os mais diversos turistas, já que conta com atrações para todos os gostos.

Quem planeja conhecer Valleta malta, não precisa se preocupar em não ter o que fazer, pois é possível preencher os dias por lá pelos mais diversos pontos turísticos, e estabelecimentos que montam a paisagem do local.

Por lá, você poderá perceber que todos os prédios apresentam a mesma cor, isso porque todas construções são feitas com pedra calcária.

O que quebra o visual monocromático, são os balcões e as portas coloridas que formam uma das inúmeras características da incrível capital de Malta.

O mais interessante de tudo que se apresenta na cidade de Valletta, é o fato de que todos os pontos turísticos contam com contextos históricos impressionantes. Isso faz com que Valletta seja um Patrimônio Mundial da Unesco desde 1980.

Enfim, no post abaixo, você vai conhecer mais informações como essa, que te ajudarão, sem dúvida, na sua visita a Valletta. Além disso, te farão entender o motivo desta capital ser tão atrativa e receber inúmeras visitas.

Conheça também outros destinos em Malta
Ilha de Gozo em Malta: como chegar e o que fazer
Marsaxlokk: Mercado de peixes em Malta
O que fazer em Malta? Melhores coisas para fazer
 LEIA TAMBÉM:
Roteiro pela Europa: tudo o que você precisa saber!
Capital Valletta em Malta
Valletta em Malta
Seguros Promo

Tudo sobre Valletta

Em primeiro lugar, é interessante você conhecer um pouco sobre a Ilha de Malta, que tem como capital, Valletta.

Malta está localizado no Mar Mediterrâneo abaixo da Itália, a apenas 93 quilômetros do sul da Sicília, e é um país insular europeu. A moeda oficial da Ilha de Malta é o euro, e o país conta com cerca de 436 mil habitantes.

Malta é um pequeno país. Aliás, é um dos menores países do mundo. Podemos até mesmo comparar o seu território com a cidade de Florianópolis no estado de Santa Catarina.

No país, o idioma é o maltês. Entretanto, você não precisa se preocupar, pois o inglês é a língua co-oficial.

Muitas cidades em Malta são menores do que os bairros por aqui. Por isso, o conceito de cidade no país pode até mesmo ser engraçado para os brasileiros. Afinal de contas, estamos acostumados com a ideia de milhões de habitantes e mega capitais.

Falando em cidades pequenas, podemos falar de Valletta, a capital de Malta. A cidade conta com, aproximadamente, 5 mil habitantes. Dessa forma, pode-se dizer que o passeio por Valletta Malta pode ser bem rápido.

Com uma exclusiva localização estratégica entre dois portos, Valletta, capital de Malta, é considerada uma das menores capitais da Europa. Mesmo assim, não deixa de ser a capital mais apaixonante.

Valletta está localizada na Ilha de Malta, entre os portos Grand Harbour e Marsamxett Harbour. A capital de Malta conta com mais de 300 monumentos, além de ser um núcleo turístico e cultural super importante.

Pelas estreitas ruas da capital, você pode encontrar diversas pracinhas, descidas e subidas. Aliás, algumas até contam com escadas para facilitar o trajeto, pois a quantidade de idosos em Valletta é bem grande. Além disso, você pode encontrar até monumentos.

Mesmo que o forte de Valletta Malta não seja o agito noturno, existem diversos restaurantes e estabelecimentos que prometem oferecer o melhor atendimento aos visitantes.

Valletta é um lugar que merece, sem dúvida, uma visita. Pois a capital oferece diversas atrações, para você ter o que fazer o tempo todo em que estiver lá.

Como chegar em Valletta

Antes mesmo de escolher uma das opções para chegar até Valletta, e como irá se locomover na capital, você deve entender como sair do aeroporto de Malta. O ônibus é uma das maneiras de chegar na capital, e você pode ter acesso de qualquer lugar da Ilha de Malta.

A Malta Transport é a empresa que administra as linhas. Você pode encontrar no site oficial as rotas, os preços, os itinerários e também os horários. O próprio Google maps dá o numero do onibus que você tem que pegar ao colocar o destino que queira e acaba se tornando bem fácil.

Além disso, há também a possibilidade de chegar até Valletta Malta de bicicleta ou quadriciclo.

Uma das melhores maneiras para conseguir conhecer bem a capital, é caminhando. Lembre-se que, por conta do tamanho da Ilha de Malta, as cidades ficam bem perto umas das outras, sendo vistas como se fossem bairros pela maioria dos habitantes do local.

Então, usar as pernas para chegar à capital não será tão cansativo quanto parece. Mas, se quiser poupar as pernas, saiba que existem diversas outras maneiras para chegar até Valletta, como o carro, por exemplo.

Se optar por chegar a Valletta Malta de carro, é importante que você esteja ciente de que estacionar por lá é uma tarefa um pouco difícil.

Se você estiver em uma das Três Cidades ou em Sliema, pode chegar até Valletta de ferry. O ferry circula a cada 30 minutos, e atravessa o Grand Harbour e o Marsamxett Harbour.

Uma outra forma de chegar a Valletta é fazendo um Circuito de Ônibus Hop-On Hop-Off, que além de passar por outros atrativos de Malta, tem Valletta no roteiro.

O que fazer em Valletta

Valletta Malta, é uma das menores capitais da Europa, mas também é uma das mais atraentes. Isso porque ela conta com mais de 300 monumentos, tudo para combinar com o seu contexto histórico.

Se quiser entender melhor a história de Valletta em Malta, recomendamos fazer um tour guiado a em grupo pé por Valletta, e ainda se quiser fazer um tour experimentando bebidas e comidas maltesas, também é possível.

Para quem quer visitar Malta, sem dúvida, deixar de visitar Valletta não está nos planos. Confira a seguir alguns dos principais pontos históricos da capital, que você não pode deixar de conhecer:

Co-Catedral de São João Batista

A Catedral de Valletta é mais um edifício único na cidade, pois a Co-Catedral de São João compartilha suas funções com a Catedral de São Paulo com a antiga capital maltesa, Mdina.

A Catedral foi construída pela Ordem de São João (eles próprios com o nome de João Batista), uma ordem militar católica que foi formada para cuidar dos peregrinos doentes e feridos em Jerusalém no século 11, mas se espalhou por toda a Europa como uma ordem militar defendendo o catolicismo.

A Ordem de São João é uma parte extremamente importante da história de Malta e Valletta e ainda elege um Grão-Mestre da Ordem todos os anos.

A Catedral em si é feita de pedra calcária, marca registrada de Malta, e por dentro, as paredes e tetos são bem decorados com obras de arte e acabamentos dourados.

Passeio a pé guiado com a co-catedral de São João

Teatro Manoel

Construído em 1731 para entreter os cavaleiros e a população, o teatro nacional maltês ou “Teatro Manoel” é um dos mais antigos da Europa.

Vale a pena visitar este pequeno mas bonito teatro pelo seu elegante salão barroco com o seu impressionante lustre dourado. Você também pode ver uma exposição sobre a história do teatro.

Você pode visitá-lo (com guia de áudio, se quiser), assistir a um concerto ou a uma apresentação teatral.

Palácio do Grão Mestre

O Grand Master’s Palace é uma das grandes atrações de Valletta Malta.

Atualmente ele abriga o Gabinete do Presidente de Malta. É também um local de grande valor histórico, tendo sido originalmente construído pelos  Cavaleiros da Ordem de São João  e ampliado ao longo dos séculos.

Apenas partes do edifício estão abertas ao público.

Palacio Grão Mestre em Valletta
Palácio Grão Mestre em Valletta

Upper e Lower Barrakka Gardens

Você sabia que consegue ouvir os tiros de canhão todos os dias em Valletta, ao meio dia? Para isso, basta ir ao Upper Barrakka Gardens, que fica localizado no centro da capital.

Já o Lower Barrakka Gardens, fica perto de Fort Saint Elmo, e um pouco mais à beira mar.

Upper Barrakka Gardens em Valletta
Upper Barrakka Garden no centro de Valletta

A Casa Rocca Piccola

Este é o único palácio em Valletta Malta que ainda é habitado. Nove gerações do Marquês de Piro moram no local desde o século XVI.

O dono da Casa Rocca Piccola abriu uma parte do local ao público, para tornar possível o compartilhamento e a propagação da história, assim como a cultura de uma família aristocrática maltesa.

Na visita a Casa Rocca Piccola, você poderá conhecer em torno de 12 quartos do palácio. Além de conhecer objetos da vida cotidiana dos séculos passados, e algumas das coleções do Marquês de Piro.

Beira-mar de Valletta

Localizado no lado do Grand Harbour, oferece um local animado para almoçar ou jantar.

Numerosos restaurantes alinham-se ao longo da via com bonitas portas pintadas do século XVIII como plano de fundo. Com mais de 250 anos, a fachada original do projeto fazia parte do cais barroco do Grão Mestre Pinto.

Hoje foi completamente renovado para trazer algo novo para a cidade – refeições à beira-mar, com vista para as Três Cidades ou para os navios de cruzeiro que vêm e vão. É um ótimo local para almoçar ou jantar, além de fazer compras e passear.

Beira mar de Valletta

Merchant Street e Republic Street

É interessante que você não deixe de conhecer as duas principais ruas comerciais de Valletta durante sua visita à capital.

As ruas Merchant e Republic são ótimas para você encontrar lojas de lembranças, para levar uma recordação para casa.

Além disso, você também encontrará diversas joalherias com obras incríveis, pois os artesãos malteses são bem famosos por suas filigranas de prata e ouro.

Como se não bastasse, você também pode aproveitar para fazer uma pausa em alguns dos restaurantes e cafés com terraços.

Forte Sant’Elmo e Museu Nacional da Guerra

O Museu Nacional da Guerra está localizado em Fort Elmo, que em si é muito legal. Você pode comprar um ingresso conjunto que dá acesso ao Fort St Elmo e ao Museu Nacional da Guerra.

Ao entrar, você pode primeiro passear pelo Forte Elmo e conferir belas vistas e aprender mais sobre a história do forte, e depois entrar no Museu da Guerra. Está disposta em diferentes edifícios que levam você a uma jornada por Malta desde o início pelas várias guerras e depois até hoje.

Malta tem uma história fascinante e foi o país mais bombardeado do mundo na Segunda Guerra Mundial, então definitivamente vale a pena visitar para quem gosta de história.

Museu Nacional de Arqueologia

Malta em si é como um enorme museu de arqueologia.

O país insular é habitado desde o período neolítico há 5.000 anos, passando pela Idade do Bronze e pelo período fenício em 400 aC.

Há fósseis e artefatos dos Templos Megalíticos, do Hipogeu (que é um local de sepultamento subterrâneo que remonta a 3.000 anos) e tantos outros abrigados no museu.

Basílica de Nossa Senhora do Carmo

Valletta está cheia de belas igrejas, mas a mais popular e famosa de todas é a Basílica de Nossa Senhora do Carmo ou Igreja Carmelita.

Esta igreja é gratuita para entrar é muito bonita por dentro. Você pode passear, ler um pouco de informação sobre a igreja como os panfletos são fornecidos, ou até acender uma vela, se desejar.

Igreja Carmellita em Valletta em Malta
Basílica de Nossa Senhora do Carmo

Fonte dos Tritões em Valleta

Está localizado pouco antes da entrada da cidade de Valletta, por isso é uma fonte icônica.

Este é um lugar popular para tirar uma foto, e há algumas barracas nas proximidades vendendo sorvete e outros lanches. Então é comum ver as pessoas sentadas ao redor do atrativo.

Visite as três cidades

Você os viu do Upper Barraka Garden, agora é hora de visitar as Três Cidades!

Para lá ir, apanhe o elevador que desce do jardim (a descida é gratuita, a subida também é gratuita se apresentar o seu bilhete de barco Three Cities), atravesse a rua e continue pela esquerda. Você chegará no local de partida do barco.

Uma viagem para as três cidades demora cerca de 10 minutos de ferry. Você também pode optar por um passeio de barco tradicional que dura um pouco mais e é um pouco mais caro.

A balsa o levará a Vittoriosa (também chamada Birgu em maltês), uma das Três Cidades, junto com Senglea e Cospicua. Todos eles oferecem vistas magníficas sobre Valletta e podem ser facilmente visitados a pé.

Aqui estão os melhores lugares para ver em cada cidade:

– In Vittoriosa : Forte de S. Ângelo, Palácio do Inquisidor, Museu Marítimo e Colegiada de São Lourenço
– Em Senglea: dirija-se a um dos miradouros mais bonitos de Valletta, os jardins Safe Heaven, situados na ponta da cidade.
– A Cospicua, explore suas pequenas ruas como quiser.

Viste a Ilha de Gozo

A ilha de Gozo não fica em Valletta, mas há uma forma bem rapida e pratica de alcança-la a partir de Valletta.

O Gozo Fast Ferry é uma opção para chegar a Gozo. As balsas são operadas diretamente de Valletta Malta para Mgarr Harbour Gozo. Duas empresas diferentes operam esta viagem, Gozo Fast Ferry e Virtu Ferries Gozo.

Para mais informações de como chegar em Gozo e o que fazer nessa outra ilha no arquipélago de Malta, leia Ilha de Gozo em Malta: como chegar e o que fazer

Comino, Lagoa Azul e Gozo – Cruzeiro a 2 Ilhas

Viagem de 1 Dia a Gozo com Templos Ggantija

Excursão de 1 Dia Comino, Lagoa Azul e Cavernas

Vida noturna de Valletta

A vida noturna de Valletta é uma das mais descontraídas, sociais e fáceis de desfrutar, principalmente porque todos os melhores bares estão próximos uns dos outros.

São várias mesas e cadeiras espalhadas pelas ruas. Alguns fantásticos bares de coquetéis, como o Bridge Bar e o Cafe Society, têm vistas maravilhosas para a orla de Valletta e é uma ótima experiência que você não deve perder!

Onde ficar em Valleta

Valletta é bem pequena, principalmente para uma capital. Você pode basicamente atravessar de um lado para o outro em uma caminhada de 10 minutos. Isso torna a escolha de hotéis, apartamentos e outras acomodações dentro das muralhas da cidade limitada e cara.

A maioria das partes de Valletta é cheia de personalidade, e é um lugar relativamente seguro. É mais uma questão de certas áreas serem um pouco menos atraentes do que outras, principalmente em termos de limpeza e pontos turísticos.

Seguem abaixo algumas opções de onde ficar em Valletta:

Luciano Valletta Boutique: localizado diretamente ao lado da Catedral de São João, no centro da capital de Malta e a 250 metros dos Jardins Upper Barrakka, apresenta quartos espaçosos com acesso Wi-Fi gratuito. Café da manhã incluso. Provavelmente é uma das acomodações mais baratas de Valletta.

Coral Apartment: Localizado no coração de Valletta. Esse apartamento de 1 quarto com cozinha é uma boa opção e relativamente econômica. A propriedade fica a 8 minutos a pé dos Upper Barrakka Gardens (jardins).

West street apartments: apartamento completo com bom custo beneficio.

Barrakka Suites:  encontra-se apenas a 5 minutos a pé da famosa Rua da República. Alguns dos apartamentos têm uma varanda com vista parcial para o mar, e outros possuem um terraço privado com vistas para o porto e para o mar. Os apartamentos tem cozinha e decoração aconchegante.

The Embassy Valletta Hotel:  um restaurante, uma piscina exterior, um centro de fitness e um bar em Valeta. Com quartos familiares, esta propriedade também apresenta um terraço para banhos de sol. São quartos luxuosos e com café da manhã.

La Falconeria Hotel: Bem localizado e uma opçao para quem busca hotel 4 estrelas. Os Upper Barrakka Gardens (jardins públicos) estão a 300 metros. Oferece quartos aconchegantes com café da manhã.

The Cumberland Hotel by NEU Collective: disponibiliza quartos em Valeta, perto dos Jardins Upper Barrakka e da Universidade de Malta – Campus Valletta. Oferece quartos amplos com café da manhã.

 The Barrister Hotel: oferece quartos modernos com café da manhã em uma boa localização.

Quanto tempo ficar em Valletta

Mesmo que Valletta Malta seja umas das menores capitais da Europa, ela é rica em atrações, restaurantes e ruas apaixonantes.

A pequena cidade europeia é super atrativa, e oferece aos turistas opções para todos os gostos. Por isso, apenas um dia pode ser muito pouco para conhecer a capital.

O tempo para ficar em Valletta, dependerá de quanto tempo você pretende ficar em Malta. E para conseguir montar o seu roteiro na cidade, você precisa primeiramente pesquisar sobre os destinos de Malta e de Valletta.

De acordo com o tempo que você tem disponível, faça o seu roteiro diário optando por visitar lugares que são mais próximos no mesmo dia.

Se o seu roteiro na capital for grande, é bom reservar pelo menos 2 dias para conseguir conhecer todas as atrações.

Entretanto, se você tem apenas um dia para conhecer a capital, não se preocupe, pois você pode montar um roteiro que se encaixe nisso.

Nesse caso, você pode optar por passeios guiados que vão te apresentar os principais pontos turísticos da cidade. Existem as opções de excursões a pé, e também passeio de ônibus turístico.

Tendo como base uma semana em Valletta, você pode reservar o dia para conhecer as principais atrações, e aproveitar os finais de tarde e noites para aproveitar os restaurantes, cafés e ruelas.

Mas, se o seu tempo de estadia no local for curto, você pode ajustar o seu roteiro para conseguir conhecer mais de uma atração turística no mesmo dia. Para isso, observe o mapa de Valletta Malta, e trace a rota mais prática.

Um exemplo é conhecer o Upper e Lower Barrakka Gardens no mesmo dia das Três Cidades. Já que você tem acesso às Três cidades pelo elevador panorâmico que está localizado no Upper Barrakka Garden.

Lembrando que, após pegar o elevador, você deve atravessar a rua e chegar no local de partida do barco.

Gostou das nossas dicas? Não se esqueça de deixar o seu comentário!

NÃO SE ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM!

Ele é obrigatório na maioria dos destinos da Europa! Para evitar problemas e não ter dores de cabeça no futuro, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo quanto aos imprevistos que possam surgir no meio de uma viagem. Reservando por esse link você ainda ganha desconto!

Seguros Promo
Recursos de viagem para Valletta em Malta

Você encontra as melhores opções de hospedagem em Booking. Clique aqui para procurar o lugar para ficar em Valletta

Encontre as melhores ofertas de voos para Malta clicando aqui. 

Nunca viaje sem seguro viagem de viagem, você nunca sabe o que pode acontecer e é melhor prevenir do que remediar. Você pode ver opções de seguro viagem para Malta aqui.

Recomendamos participar de tours organizados para conhecer melhor o local e visitar mais lugares durante sua viagem. Você pode encontrar uma grande variedade de passeios em Valletta no Get Your Guide – clique aqui.