A Ilha de Malta é um destino muito procurado por turistas e intercambistas que desejam praticar o inglês. Localizada no mediterrâneo, um dos povoados mais conhecidos da ilha é o Marsaxlokk (se lê marsa shlock), famoso povoado de pescadores e dos barcos coloridos.

Enfim, no post de hoje, você ficará por dentro de todos os encantos que o povoado reserva para você!

Marsaxlokk em Malta
Vista do mercado de Marsaxlokk em Malta
Conheça também outros destinos na Europa:
- Malta: Ilha de Gozo em Malta: como chegar e o que fazer
- Malta: O que fazer em Malta? Melhores coisas para fazer
- Itália: Dolomitas na Itália - Roadtrip de 5 dias
- Montenegro: O que fazer em Kotor 
- Croácia: Conheça Dubrovnik, famosa pela gravação do Game of Thrones.
- Praga: O que fazer em Praga, República Tcheca
- Ilhas Faroé: Ilhas Faroé – Guia completo para sua viagem

História de Marsaxlokk

A história de Malta é famosa pelos locais históricos, e por ter tido diferentes líderes durante a sua história, como os romanos, mouros, franceses e britânicos.

O povoado de Marsaxlokk é um porto histórico, e é utilizado desde cerca de 800 a.C, na época dos fenícios. Também foi utilizada em 1565 como cerco pelos otomanos no Grande Cerco de Malta, e foi o local onde ocorreu o desembarque de Napoleão em 1798,  para invadir a ilha.

Mas os pescadores começaram a se instalar de forma permanente no povoado a partir de 1846, quando as primeiras casas foram construídas.

A primeira paróquia, por exemplo, só foi construída no final do século XIX. Com a economia baseada no comércio de peixes e no turismo. Atualmente, o povoado conta com cerca de 3.000 habitantes.

Marsaxlokk – Como Chegar

O povoado localiza-se a cerca de 6 km do aeroporto da capital Valeta. Alugando um carro, você chega em torno de 10 minutos até Marsaxlokk.

Mas também pode chegar de ônibus, que leva em torno de 45 minutos caso você pegue as linhas 81 ou 85. Se você partir de Sliema, utilize as linhas 15 ou 25 para chegar até Valetta, e fazer o trajeto até Marsaxlokk. Esse último trajeto leva cerca de 1h.

Você pode ver todas as linhas de ônibus através do Google maps, a partir de onde você está.

Caso a sua permanência em Malta seja longa, vale adquirir o cartão de ônibus. Você pode adquiri-lo em maquinas automáticas espalhadas por todo país. O valor fica mais barato.  

Quanto Tempo Ficar em Marsaxlokk

Você consegue aproveitar todos os pontos da vila em poucas horas. Mas o ideal é ir em um domingo, dia em que o clima da cidade é mais animado, e você pode aproveitar o famoso mercado de peixes, saboreando as especialidades da região.

Contudo, se você deseja incluir a St. Peter’s Pool no seu roteiro, tire pelo menos um dia para fazer todo o trajeto.

Quando ir a Marsaxlokk

Se você deseja ir para o mediterrâneo na época quente para aproveitar o calor nas praias, o ideal é ir entre julho e setembro, que são os meses mais quentes.

Agosto é o mês mais quente, seco e mais propício para nadar. Mas, se você quer ir em uma época mais fria, opte por janeiro, fevereiro e março. O ideal é evitar os meses de outubro e novembro que são mais chuvosos e podem atrapalhar a sua viagem.

O Que Fazer em Marsaxlokk

A seguir, selecionamos as melhores dicas de passeios para você aproveitar sua viagem. Confira!

Luzzus

Os coloridos e famosos barcos de pesca são chamados de Luzzus, e ficam atracados no cais. Pintados de cores vibrantes, normalmente, nos tons de vermelho, amarelo e azul, os barcos de pesca podem ser admirados no cais, enquanto os pescadores fazem reparos neles e nas redes de pesca.

Os barcos, normalmente, possuem o Olho de Osíris pintado em cada lado da embarcação. Pois, de acordo com a tradição local, ele representa proteção.

As embarcações são uma das maiores atrações, e você pode fazer uma caminhada pelo cais enquanto as observa.

Barcos Luzzus em Marsaxlokk Malta
Barcos tradicionais Luzzus em Marsaxlokk

Monumento ao Pescador

O monumento é uma homenagem aos pescadores, que representam boa parte da economia local. Você pode encontrar o monumento no cais, enquanto admira os barcos coloridos.

Mercado de Peixes

Os pescadores vendem suas pescas no mercado de peixes no domingo de manhã. Ele fica no cais.

Aliás, o ambiente é bem animado e você encontra muitos restaurantes na região também, para provar os pratos típicos.

É possível provar, por exemplo, o lampuki (dourada), atum e peixe-espada, que são os mais típicos da região.

Igreja Paroquial de Marsaxlokk

Construída no final do século XIX, a igreja paroquial foi feita como o cumprimento da promessa da marquesa Rosalia Apap Viani Testaferrata.

Ela fez a promessa por ter sobrevivido a uma tempestade no mar. No último domingo de julho ocorre a festa de Nossa Senhora, com uma procissão e uma queima de fogos.

Vista do Mercado de Marsaxlokk em Malta
Igreja Paroquial de Marsaxlokk ao fundo

ST. Peter’s Pool

O local fica a cerca de 30 minutos a pé do cais, e não possui transporte público para chegar até a região.

Além disso, outra opção é chegar por meio de um barco, que custa por volta de €10. Se você alugou um carro fica mais fácil, pois há estacionamento nas redondezas.

A St. Peter’s Pool é uma belíssima piscina natural, perfeita para praticar snorkeling. Sem contar a visão que você encontra no local, que, aliás, é simplesmente perfeita.

O local leva o nome de Piscina de São Pedro pois, de acordo com a cultura local, São Pedro teria feito alguns batismos ali quando passou pela região.

St Peters Pool em Malta
ST. Peter’s Pool em Malta

Onde ficar em Marsaxlokk

Há algumas opções de hospedagem na região de Marsaxlokk. Veja a seguir:

South Wind Guesthouse: Situado em Marsaxlokk e a cerca de 2,3 km da Praia de St. Thomas Bay, o South Wind Guesthouse disponibiliza quartos com banheiro privativo e com café da manhã.

Dun Gorg Guest House: Com boa localização, oferece quartos modernos com café da manhã a preços moderados.

Port View Guesthouse: também bem localizado, oferece quartos aconchegantes, assim como café da manhã. Alguns quartos possuem vista mar.

The Shipwright’s Lodge: Com café da manhã e com quartos com vista para o mar, é uma ótima opção para ficar em Marsaxlokk.

La Reggia Seaview: com quartos amplos e modernos, possuem vista para o mar. Além disso possuem café da manhã.