A Tanzânia é um excelente destino de safári africano, oferecendo a oportunidade de ver todos os Big Five.

Uma das melhores experiências é presenciar a Grande Migração de gnus e zebras cruzando as planícies do Serengeti.

Além disso, da abundância de vida selvagem, a Tanzânia oferece uma rica diversidade de paisagens naturais e experiências.

O Serengeti é um dos 7 Patrimônios Mundiais da UNESCO na Tanzânia e um dos ecossistemas mais antigos do mundo.

Além disso a Tanzânia também abriga a maior caldeira vulcânica intacta do mundo, a Cratera Ngorongoro, e a montanha mais alta da África; Monte Kilimanjaro. Além desses destaques bem conhecidos, a Tanzânia oferece uma beleza muito mais impressionante.

Conta com 17 Parques Nacionais, incluindo o Parque Nacional Arusha, o Lago Manyara, famoso por seus flamingos, e o Parque Nacional Tarangire, além de outros.

Uma tribo bem conhecida da região é a Masai, e é possível conhecê-las de perto também através de alguns tours oferecidos no país, até mesmo durante o Safári.

Muitas vezes ao primeiro momento Safáris pela Tanzânia podem ser caros, mas a maneiras de baratear o custo com as dicas que vamos deixar ao longo do artigo.

Dessa forma através deste guia de viagem da Tanzânia, você poderá planejar seu Safári pela Tanzânia, decidir quais parques pretende visitar, a melhor época para visitar a Tanzânia, os lugares mais impressionantes, itinerários de safári e muito mais!

Parque Tarangire na Tanzânia
Parque Tarangire na Tanzânia
Veja também outros artigos sobre a Tanzânia
Safári no Serengeti: o melhor safári na Tanzânia
Safári no Tarangire - Tanzânia, tudo o que você precisa saber
Cratera de Ngorongoro – Safári na Tanzânia
Big five: os cinco grandes animais do Safári na África
Visto para Tanzânia: Como aplicar?
Tribo Masai - Tudo sobre a cultura e tradições

Experiência Worldpackers na África

Onde fica a Tanzânia?

A Tanzânia é um país do continente africano, fica na África Oriental no Oceano Índico. Ao norte estão Uganda e Quênia; a oeste, Burundi, Ruanda e Congo; e ao sul, Moçambique, Zâmbia e Malawi.

A Tanzânia contém três dos lagos mais conhecidos da África: Vitória no norte, Tanganyika no oeste e Nyasa no sul. O Monte Kilimanjaro no norte (5.895 m), é o ponto mais alto do continente.

Além disso os idiomas falados no país são o suaíli e também o inglês e tem uma população de cerca de  “43.739.051 habitantes.

Como chegar na Tanzânia

A Tanzânia tem três aeroportos principais: Dar Es Salaam, Kilimanjaro e Zanzibar.

Se o principal interesse na Tanzânia for fazer um Safári o desembarque mais conveniente é no aeroporto de Kilimanjaro, pois os safáris de fato partem de Arusha e não, como você pode imaginar, de Dar Es Salaam.

Se você chegar em Dar Es Salaam, você pode providenciar uma transferência para Arusha, mas não é a melhor forma.

Requisitos de visto para a Tanzânia

Quase todos os estrangeiros precisam de visto para viajar para a Tanzânia.

Você pode obter um visto para Tanzânia de maneira online ou um visto na chegada. Apenas certifique-se de que seu passaporte é válido por 6 meses. Para mais detalhes sobre visto sobre a Tanzânia, leia nosso artigo Visto para Tanzânia, como aplicar?

Melhor época para fazer um Safári na Tanzânia

Em geral, a melhor época para visitar a Tanzânia é durante a estação seca, de julho a outubro, quando os avistamentos da vida selvagem estão no seu melhor e os animais se reúnem perto de poços de água ou rios.

Esta é também a alta temporada com pouca ou nenhuma chuva. No entanto se você não se importa com a possibilidade de chuva e quer evitar multidões, viaje para a Tanzânia entre novembro e março (ou até maio).

É a ‘estação verde’ da Tanzânia e há menos turistas. É também a melhor época para observação de pássaros e filhotes recém-nascidos dos rebanhos da Grande Migração (final de janeiro a fevereiro).

A melhor época para testemunhar a Grande Migração é entre julho e setembro, esta também é a época mais movimentada com muitos veículos. A migração de gnus no Serengeti é geralmente de junho a julho.

No entanto isso pode variar muito e nós somos prova viva disso! Fizemos um Safári na Tanzânia no inicio do mês de maio e pegamos todos os dias com tempo bom e avistamos muitos animais.

Safári na Tanzânia: Quais parques conhecer?

Uma viagem à Tanzânia não está completa sem visitar pelo menos um dos parques nacionais. 

As chances são de que um safári é o que está trazendo você a este país incrível e, se assim for, você está com sorte. Eles são absolutamente incríveis!

Há inúmeros parques para fazer um Safári na Tanzânia. E se você se perguntando quantos e quais parques nacionais na Tanzânia merecem uma visita, aqui está um copilado dos melhores parques para fazer um Safári na Tanzânia.

Parque Nacional Serengeti 

O Parque Nacional Serengeti na Tanzânia é o orgulho país. É um dos parques nacionais mais visitados da Tanzânia e está sempre no topo da lista.

É uma das Sete Maravilhas Naturais da África e um destino obrigatório para muitos viajantes e entusiastas de safári.

Além disso o Parque Nacional do Serengeti também abriga o maior espetáculo de vida selvagem do mundo – a Grande Migração. Todos os anos, começando por volta de julho, mais de 1,5 milhão de gnus, zebras e antílopes se movem em uma massa estrondosa do Serengeti ao Masai Mara, em busca de pastagens mais verdes.

Lar de todos os Big Five da África, o Serengeti é o sonho de todo amante da vida selvagem, com grande chance de ver elefantes, leões, leopardos, búfalos e rinocerontes, além de girafas, zebras, chitas, hienas, entre outros.

Além disso é um paraíso para observadores de pássaros, com mais de 500 espécies de aves.

O Serengeti também é um paraíso para fotógrafos de vida selvagem, famoso por suas belas paisagens.

Veja mais sobre o Parque Nacional do Serengeti AQUI

Leão no Safári no Serengeti
Leão no Safári no Serengeti

Parque Nacional de Ngorongoro

O Ngorongoro é um dos parques nacionais da Tanzânia e mais visitados. 

Também nomeado como uma das Sete Maravilhas Naturais da África, a Área de Conservação de Ngorongoro é um dos destinos mais extraordinários do continente.

A Cratera de Ngorongoro é uma antiga cratera vulcânica de 260 quilômetros quadrados, cercada por uma parede de cratera de 600 metros de altura. É a maior caldeira intacta e não preenchida do mundo, que abriga mais de 25.000 grandes animais.

Além disso é também um dos poucos lugares na África onde você pode ver todos os Big Five (elefante, leão, leopardo, rinoceronte e búfalo) em um único dia, e a área de conservação protege a última população remanescente da Tanzânia do rinoceronte negro ameaçado de extinção.

Desde 1979, a Área de Conservação de Ngorongoro foi estabelecida como um santuário de vida selvagem e Patrimônio Mundial da UNESCO, tornando-se a única área de conservação do país que permite a coabitação de humanos com animais selvagens protegidos.

Você também pode visitar as aldeias Maasai próximas para conhecer as tradições locais de perto. Portanto uma razão pela qual este parque deve estar na sua lista é que oferece visualização durante todo o ano de todas as espécies de animais.

Veja mais sobre Safári no Ngorongoro AQUI

Cratera de Ngorongoro Tanzânia
Cratera de Ngorongoro Tanzânia

Parque Nacional Tarangire

De todos os parques nacionais da Tanzânia, Tarangire é conhecido pelas suas exuberantes árvores Baoba verdes. 

Localizado na região de Manyara, no norte da Tanzânia, a menos de duas horas de Arusha, o Parque Nacional Tarangire costuma ser um surpreendente favorito dos viajantes.

Durante a estação seca (junho a outubro), o rio Tarangire se torna a única fonte de água para dezenas de animais, atraindo grandes manadas de elefantes (às vezes até 300), zebras, girafas, impalas, elefantes em busca de água.

Além disso o Tarangire é um dos melhores destinos de observação de pássaros da Tanzânia, sendo possível avistar mais de 550 espécies.

Tarangire também é famosa por suas paisagens de tirar o fôlego, com antigos baobás, florestas de acácias e enormes cupinzeiros

Veja mais sobre Safári no Parque Nacional Tarangire AQUI

Girafa no Parque Tarangire durante Safári
Girafa no Parque Tarangire durante Safári

 Lago Manyara

Este é um dos menores parques nacionais da Tanzânia. Costumam o chamar de mini Parque Nacional Serengeti. 

Esta versão de bolso do Serengeti abriga pelo menos 11 ecossistemas diferentes, com florestas de águas subterrâneas, várzeas, fontes termais e savanas abertas.

Localizado entre o Parque Nacional de Tarangire e a Cratera de Ngorongoro, o Parque Nacional do Lago Manyara é uma adição fácil a um safári do Circuito Norte.

A principal área do parque é o Lago Manyara que geralmente está lotado de hipopótamos e flamingos durante a estação chuvosa.  

Além disso o Parque Nacional do Lago Manyara também possui uma das maiores concentrações de grandes mamíferos do mundo. Você provavelmente verá enormes manadas de elefantes e os famosos leões  nas árvores, juntamente com grandes populações de gnus, zebras, búfalos, girafas e impalas

Parque Nacional de Arusha

Localizado nos arredores de Arusha, o Parque Nacional de Arusha é um pequeno, mas rico em vida selvagem, e pode ser acessado com uma viagem de um dia fácil do centro da cidade.

Devido não ter muitos predadores no parque, também é um dos poucos lugares onde você pode se aventurar em um safári a pé.

Embora não haja leões ou rinocerontes, e raramente sejam vistos chitas, leopardos e hienas, os visitantes podem ver uma das maiores populações de girafas do país, juntamente com populações de búfalos, zebras e antílopes.

Além disso é um ótimo lugar para observadores de pássaros, com mais de 400 espécies diferentes de aves encontradas no parque, incluindo flamingos.

Quantos dias é preciso para fazer um Safári na Tanzânia?

As empresas que organizam Safari costumam oferecer diversas opções de pacotes com itinerários e quantidade de dias variáveis

A escolha de qual fazer e quantos dias vai depender muito do seu orçamento e quantos parques incluir.

Nós recomendamos pelo menos de ter a experiência de passar uma noite dentro de algum parque. Ou seja pacotes de 2 dias e 1 noite.

Nós fizemos um pacote de 4 dias e 3 noites e recomendamos muito, pois permite você realmente a ter vivencia de um safári e também de ter a chance de ver mais animais e o tão esperado BIG 5.

Qual agência escolher?

Há uma tonelada de empresas de turismo na Tanzânia que o levarão ao redor do Serengeti e também outros parques,  todas com preços e vantagens muito competitivos. 

Portanto com tantas opções por aí, pode ser bastante complicado no começo você decidir qual escolher.

Elencamos alguns passos para ajudar na sua escolha

Defina seu orçamento.

Em primeiro lugar, você terá que definir quanto está disposto a pagar para visitar o Serengeti. Os valores variam conforme a quantidade de dias e tipo de acomodação.

Defina seu nível de conforto

Em seguida, que tipo de nível de conforto você deseja para o seu safári? Há uma grande variedade de acomodações disponíveis em Serengeti, desde um acampamento barato até um resort luxuoso com uma piscina infinita de frente para a savana. 

Para quem tem orçamento apertado, as opções mais econômicas são barracas. Nós ficamos em barracas praticamente todos os dias, e foi bem confortável. Não tivemos qualquer problema

Os tipos de acomodação disponíveis em Serengeti são (do mais barato ao mais caro):

  • Mais barato: Barraca para 2 pessoas em um acampamento básico (as barracas são fornecidas e montadas pelo seu guia turístico de safári)
  • Mediano Pequenos alojamentos ou acampamentos onde a barraca é pré-montada, vem com móveis completos e acesso limitado a eletricidade e água quente.
  • Luxo: Grandes cadeias de hotéis como o Serena Lodge, com quartos luxuosos totalmente funcionais, equipados com aquecedor, varanda e acesso privativo a uma vista inigualável do parque nacional.

Defina o número de dias que você deseja passar no Sáfari

Quanto mais dias você passar no Serengeti, mais caro será o seu passeio de safári. Como já dissemos nós recomendamos ter a experiência de pelo menos uma noite no parque.

Qual empresa de turismo nós escolhemos para o Sáfari na Tanzânia?

Nós fizemos um Safári de 4 dias para o Serengeti, Cratera de Ngorongoro e Tarangire com a Nyange Adventures  e só temos pontos positivos a serem ditos!

A empresa é muito comprometida e organizada, e tivemos uma experiência incrível em todos os dias do sáfari.

O que levar para um Safári na Tanzânia

  • Câmera com lente ZOOM e cartões de memória
  • Baterias recarregáveis – para sua câmera e outros dispositivos eletrônicos (nem sempre no camping caso seja sua opção de acomodação tem eletricidade, mas nos carros geralmente você pode carregar seus dispositivos ao longo da estrada)
  • Adaptadores
  • Lanterna
  • Repelente de insetos
  • Protetor solar
  • Kit médico
  • Chapéu
  • Roupas confortáveis

Onde ficar hospedado em Arusha

Provavelmente você terá como base para iniciar o seu safári no Serengeti a cidade de Arusha. Em Arusha há diveras opções de acomodações. Elencamos as com melhor custo beneficio, veja abaixo onde ficar em Arusha:

Mambo Hideaway: quartos aconchegantes por um bom preço com café da manhã.

Mazzola Safari House & Backpacking: a acomodação é mais afastada da cidade, e é estilo fazenda, com quartos bem decorados. Bem avaliado com e com bom preço.

Utamaduni House B&B: Oferece quartos simples com opções de banheiro privativo e compartilhado. Além disso oferece café da manhã.

Mambo Arusha Hostel: oferece desde opções em dormitórios compartilhados, tendas e quarto privativos. Possui café da manhã.

Haradali’s Home: oferece quartos privativos com varanda e buffet e café da manhã.

Gran Melia Arusha: para quem busca mais conforto, esse hotel é um dos poucos na região de Arusha que oferece acomodações mais luxuosas. Tem quartos amplos com vista e café da manhã.

Recursos de viagem para Tanzânia

Não passe perrengue na hora da imigração, confira o nosso artigo como obter o Visto para a Tanzania facilmente.

Você encontra as melhores opções de hospedagem em Booking. Clique aqui para procurar o lugar para ficar em Arusha

Encontre as melhores ofertas de voos para Tanzânia clicando aqui. 

Nunca viaje sem seguro viagem de viagem, você nunca sabe o que pode acontecer e é melhor prevenir do que remediar. Você pode ver opções de seguro viagem para Tanzânia aqui.

Recomendamos participar de tours organizados para conhecer melhor o local e visitar mais lugares durante sua viagem. Você pode encontrar uma grande variedade de passeios na Tanzânia no Get Your Guide – clique aqui.