O Cratera de Ngorongoro, localizado na Tanzânia, é um dos locais para safári mais deslumbrantes de todo o mundo.

Além de Safáris pelo Parque Nacional Serengeti, Tarangire e Lago Manyara, a Cratera de Ngorongoro é um outro lugar muito procurado para Safári na Tanzânia.

O local é considerado um dos melhores destinos para quem deseja ver os Big Five da África, e é reconhecido por oferecer uma experiência sem igual aos turistas, e com um nível de imersão na cultura africana enorme.

Mas é importante ressaltar, desde já que, por se tratar de uma das maravilhas naturais mais exuberantes do mundo, o Cratera de Ngorongoro costuma ficar bem cheio. Aliás, na maioria das vezes, muito cheio.

A Cratera de Ngorongoro, como o próprio nome já mostra, é uma cratera, onde podemos encontrar o que há de melhor e mais bonito da vida selvagem africana na Tanzânia.

Além disso, também é possível ter contato com culturas diferentes, por conta da presença de pessoas da tribo Maasai por lá.

Por isso, se você está planejando uma viagem para a Tanzânia e quer aproveitar para conhecer os safáris da região, continue a leitura para conhecer melhor sobre a Cratera de Ngorongoro, e os espetáculos da natureza que o local pode te oferecer!

Vista da Cratera de Ngorongoro
Vista de cima da Cratera de Ngorongoro
Veja também outros artigos sobre a Tanzânia
Safári no Serengeti: o melhor safári na Tanzânia
Safári no Tarangire - Tanzânia, tudo o que você precisa saber
Cratera de Ngorongoro – Safári na Tanzânia
Big five: os cinco grandes animais do Safári na África
Experiência Worldpackers na África

O que é a Cratera de Ngorongoro?

A Cratera de Ngorongoro se trata de um ponto turístico localizado na Tanzânia, e é considerado um dos lugares mais espetaculares de todo o mundo.

Hoje, a cratera é um Patrimônio da Humanidade da UNESCO, e muitos turistas assumem que a Cratera de Ngorongoro deveria tomar o posto de oitava maravilha do mundo.

Basicamente, a Cratera de Ngorongoro é uma caldeira que fica localizada dentro da Área de Conservação Ngorongoro, localizada a cerca de 180 km de Arusha.

Antigamente, essa cratera era um vulcão enorme que existia na região. Segundo estudos, esse vulcão chegava a ser maior que o Monte Kilimanjaro..

Pela história, o vulcão entrou em erupção e, consequentemente, o pico do cone do vulcão acabou colapsando, criando essa cratera gigantesca.

Esse fato, provavelmente, aconteceu há cerca de 2,5 milhões de anos. Com o tempo, o local começou a reunir todas as espécies de animais que viviam na região da África Oriental, transformando o local em um enorme e magnífico safari natural!

A área do local é de aproximadamente 260 m², e as paredes que formam a cratera, possuem em torno de 600 metros de altura.

No total, o local abriga por volta de 40.000 animais, das mais variadas espécies e tamanhos, incluindo a maior densidade de leões de tood o mundo.

Portanto, a Cratera de Ngorongoro apresenta uma abundância de espécies animais que não podemos encontrar em outro lugar.

Um dos pontos fortes do passeio é poder observar os Big Five, que são os 5 animais africanos mais requisitados. Leia aqui o artigo falando sobre os Big Five.

Por isso, o local se tornou um dos destinos de safáris mais famosos não apenas do continente africano, mas de todo o planeta Terra, e não é para menos!

Cratera de Ngorongoro Tanzânia
Cratera de Ngorongoro na Tanzânia

Quando ir para Cratera de Ngorongoro?

Em Cratera de Ngorongoro, a vida animal circula por lá durante o ano todo. Portanto, não existe uma época que seja ruim viajar para o local.

Mas, se você quiser mais tranquilidade durante o passeio, e evitar grandes multidões, recomendamos que prefira planejar a viagem para lá em uma época de baixa estação.

No geral, o único mês que não é uma boa opção viajar para o local é abril, por conta das chuvas.

O período entre novembro e maio também é marcado por episódios de chuvas. Contudo, o período entre junho e outubro é o mais seco e com temperaturas mais amenas.

Por lá, os portões do parque Cratera de Ngorongoro ficam abertos das 6h às 18h. Além disso, é necessário pagar uma taxa para entrar no parque. Por isso, quando você for realizar a viagem, é importante consultar os valores atualizados com antecedência.

A cobrança dos valores é por pessoa e por dia. Além disso, ainda existe uma taxa para descer a cratera (cobrada por carro).

No caso de fazer com agência você não precisa se preocupar com essas taxas, pois todas elas já estão inclusas no valor do Safári.

Como chegar até Cratera de Ngorongoro?

Para chegar lá, você precisará pegar um vôo com parada, pois não existem voos diretos para a Tanzânia.

Dessa forma, é possível chegar até lá através de Johanesburgo, Arusha, Zanzibar, Dar es Salaam ou do Aeroporto Internacional Kilimanjaro.

Portanto, a melhor forma de chegar vai depender muito mais do roteiro que você montou pelo país.

No geral, a forma de chegar até até Cratera de Ngorongoro que os turistas mais preferem, é através do Aeroporto Internacional de Kilimanjaro ou de Arusha.

Depois de chegar em um desses destinos, será necessário prosseguir através de viagem terrestre ou pegar um outro voo.

A viagem de carro ou de ônibus leva em torno de 4 horas. Mas, se você optar por ir de avião, deverá parar em Lake Manyara, e pegar um transfer de 1 hora e meia até o local.

A forma mais comum para visitar a Área de Conservação de Ngorongoro é a combinação de parques em um safári por mais dias na região.

Por exemplo, o que fizemos foi de 4 dias e 3 noites, e foi uma combinação de 3 parques: O Serengeti, Tarangire e Ngorongoro.  

Inclusive uma das noites passamos acampados no parque, indo dormir com zebras passando ao lado das barracas. Uma experiencia incrível.

Grupo Leões Cratera de Ngorongoro
Grupo Leões Cratera de Ngorongoro

O que fazer na Cratera de Ngorongoro?

Agora que você já conhece melhor a Cratera de Ngorongoro, sabe quando ir e como chegar até lá, é hora de conferir algumas dicas do que fazer nesse lugar incrível. Acompanhe a seguir:

Fazer o Safári da Cratera de Ngorongoro

O Safari da Cratera de Ngorongoro é a atividade mais procurada e requisitada por lá, por todos os motivos que já comentamos mais acima.

O Safari da cratera é excepcional e vale muito a pena, rendendo ótimas fotos, paisagens de tirar o fôlego e uma aventura bem interessante, passando pertinho da vida animal que habita a cratera.

Arusha: Safári Serengeti e Ngorongoro c/ Acampamento

Bufalo durante Safári NgoroNgoro
Búfalo durante Safári na Cratera de Ngorongoro

Conhecer a tribo Maasai

Outro passeio legal é conhecer a cultura da tribo Maasai. Esse grupo africano, hoje, vive de acordo com os seus antigos costumes, e preserva várias tradições.

Esse povo vive de pecuária, são seminômades, constroem casas provisórias para morar e se alocam dentro da área de conservação Ngorongoro. São aproximadamente 42.000 pessoas da tribo que vivem por ali.

Tour

É possível realizar tours andando pela região da Cratera de Ngorongoro, em áreas seguras e específicas, e com o acompanhamento de guias. No total, o tour dura cerca de 90 minutos, e é uma opção incrível para os amantes de trilhas.

Recursos de viagem para Tanzânia

Você encontra as melhores opções de hospedagem em Booking. Clique aqui para procurar o lugar para ficar em Arusha

Encontre as melhores ofertas de voos para Tanzânia clicando aqui. 

Nunca viaje sem seguro viagem de viagem, você nunca sabe o que pode acontecer e é melhor prevenir do que remediar. Você pode ver opções de seguro viagem para Tanzânia aqui.

Recomendamos participar de tours organizados para conhecer melhor o local e visitar mais lugares durante sua viagem. Você pode encontrar uma grande variedade de passeios na Tanzânia no Get Your Guide – clique aqui.