Hoje, nós vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre o Safári no Serengeti antes de viajar!

Conhecido como um dos Safáris mais bonitos e interessantes de todo o mundo, o safári no Serengeti, localizado na Tanzânia, é um sonho de destino para muitos brasileiros e turistas estrangeiros, pois oferece uma experiência sem igual junto à natureza!

Isso levou o local a receber o prêmio de melhor safári de toda a Tanzânia!

Com mais de um milhão de animais vivendo nesta savana virgem cobrindo mais de 15.000.000 hectares (37.000.000 acres) em toda a parte noroeste da Tanzânia, não há lugar melhor para fazer um safári do que aqui.

Por isso, se você está se planejando para conhecê-lo, , você encontrará todas as informações necessárias para ajudá-lo a planejar uma viagem de safári inesquecível no Parque Nacional Serengeti, como chegar até lá, os passeios e experiências que você poderá vivenciar e muito mais!

Preparado? Então, vamos lá!

Veja também outros artigos sobre a Tanzânia
Safári no Tarangire - Tanzânia, tudo o que você precisa saber
Cratera de Ngorongoro – Safári na Tanzânia
Big five: os cinco grandes animais do Safári na África
Experiência Worldpackers na África

Onde fica o Parque Nacional do Serengeti

Localizado a 325 km a leste da cidade de Arusha, no norte da Tanzânia é onde fica localizado o Parque Nacional do Serengeti, que é sem dúvida o santuário de vida selvagem mais conhecido do mundo, inigualável por sua beleza natural e valor científico.

Um pouco sobre o Parque Nacional Serengeti

A palavra Serengeti é originária do idioma falado pela tribo Maasai, que vive na região há muitos anos, e significa “planície sem fim”.

Não é à toa que o nome escolhido foi esse, já que, assim que se chega ao local, a primeira impressão é literalmente essa.

O Parque Nacional do Serengeti é considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO desde o ano de 1981. Desde então, os esforços para manter a natureza da região mais segura são maiores.

O parque conta com cerca de 14.000 m², se dividindo entre áreas na Tanzânia e no Quênia. E o que mais impressiona por lá, é a variedade gigante de animais e flora.

Inclusive, é no Serengeti que acontece a maior migração terrestre de mamíferos de todo o mundo, e quem estiver por lá na época, pode assistir ao episódio como um incrível teatro da natureza.

Safári no Serengeti na Tanzânia
Leoa durante safári no Serengeti

Como chegar até o Parque Nacional Serengeti?

Apesar de toda a beleza e fama do safári do Serengeti ter reconhecimento mundial, o destino ainda não é dos mais comuns para os brasileiros. Por isso, não é possível chegar até a Tanzânia com um voo direto.

Lembrando que brasileiros precisam se visto para entrar na Tanzânia, portanto não deixe de ler nosso artigo Como tirar visito da Tanzânia

Dessa forma, quem quer viajar para a Tanzânia, deve optar por companhias aéreas que voam para Joanesburgo, localizada na África do Sul. Os voos diretos para lá partem de São Paulo, e têm duração média de 9 horas.

De lá, é necessário pegar um outro voo para uma das cidades mais populosas da Tanzânia: Zanzibar, Dar Es Salaam ou Arusha.

E se você acha que acabou, está enganado! Para chegar até o safári, ainda é necessário ir de carro ou de ônibus, e ficar mais algumas horas na estrada.

Portanto, já tenha em mente que não é nada simples e nem rápido chegar até o Serengeti. Porém, a experiência da viagem vai valer muito a pena!

A maioria dos viajantes entra no Parque Nacional do Serengeti pelo Naabi Hill Gate . Ele está localizado na parte sudeste do parque e será uma parada praticamente obrigatória.

Além disso, para entrar no Parque Nacional Serengeti a partir de Arusha, é necessário passar por dentro Área de Conservação de Ngorongoro e ainda pagar uma taxa de trânsito. A viagem de Arusha leva cerca de 7 a 8 horas e é simplesmente um dia inteiro de condução contínua e mal tempo para uma parada.

A viagem é longa e cansativa. É por isso que a maioria dos operadores turísticos oferece uma combinação do Parque Nacional Serengeti, da Área de Conservação de Ngorongoro e do Parque Nacional Tarangire em um único passeio.

Além disso, não há transporte público conectando Serengeti às cidades próximas, mas não se preocupe. A maioria dos operadores turísticos incluirá a viagem de Arusha ou aeroportos próximos em seu pacote turístico

Como é um safári no Serengeti?

O Safári no Serengeti permite visualizar de pertinho, o que há de mais bonito e, ao mesmo tempo, assustador da natureza animal.

Por lá, se você der sorte – ou azar – poderá ver, ao vivo, uma chita caçando um antílope, e se alimentando dele depois.

Outros episódios comuns de visualizar durante os passeios no safári, são as manadas de elefantes passando pertinho do seu carro, as girafas se aproximando e entrelaçando os seus pescoços, e os leões se alimentando do último animal que não deu sorte na vida.

Independente dos episódios que você der sorte de presenciar, uma coisa é fato sobre o Safári no Serengeti: por lá, você poderá ver e apreciar todas as espécies de animais em uma quantidade absurda.

Inclusive, um fato muito legal e interessante sobre o Safári no Serengeti, é que ele é considerado o melhor local do mundo para poder contemplar a vida animal de perto, oferecendo uma experiência aos turistas que vale cada centavo pago.

O dinheiro que é feito com os passeios também é utilizado para manter em segurança essas espécies, e ajudar na manutenção da fauna e flora africana e mundial.

Leão no Safári no Serengeti

Quando fazer um Safári no Serengeti?

O Safári no Serengeti é uma ótima opção de passeio durante todo o ano. Mas, se você quiser assistir a eventos especiais, como a migração dos mamíferos, é necessário se atentar à localização desses animais durante o ano.

No geral, como a quantidade de espécies e o número de animais que passam pelo local é gigante durante todos os meses, independente da época da visita, a experiência será perfeita.

A melhor época para visitar o Serengeti  acaba sendo na estação seca, do final de junho ao final de outubro , onde os animais geralmente se reúnem em torno de poços de água, tornando-os muito mais fáceis de rastrear e localizar

Dito isto, também pode ser bastante lotado durante esse período e a maioria das empresas de safári aumentará o preço para atender à demanda que pode ser bastante cara.

Visitar o Serengeti fora da alta temporada pode ser uma experiência única se você não se importar com as chuvas esporádicas. Entre novembro e maio, o cenário será mais exuberante com mais verde ao redor. 

As chuvas costumam ser curtas, exceto entre março e maio, e você verá que o Serengeti é muito mais silencioso e barato do que se viajar entre junho e outubro.

Em suma, você pode visitar Serengeti durante todo o ano. Cada temporada no Serengeti tem seus próprios prós e contras e tudo se resume ao que você quer ver no Serengeti.

Quanto a nossa experiência, nós visitamos o Serengeti no inicio de Maio e não pegamos nenhum dia de chuva!

Migração De Gnus Da África

A Grande Migração de Gnus é um dos destaques da visita ao Serengeti. 

Todos os anos, por volta de junho e julho , mais de um milhão de animais do ecossistema Serengeti-Mara, principalmente gnus e zebras, migram pela planície de Serengeti, na Tanzânia, a Masai Mara, no Quênia, em busca de pastagem e água.

Como já falamos visitamos o Serengeti no inicio de maio e vimos essa migração já acontecendo.

Com milhões de animais em movimento cruzando todos os tipos de terreno, de planície a rios, há mais possibilidade de presenciar caças acontecendo nesse período.

Se você quiser visitar este evento único na vida, certifique-se de alinhar sua visita entre junho e julho. Mas é bom ter em mente que infelizmente, a migração não ocorre em um cronograma, então o tempo pode variar.

Para a melhor visão possível da grande migração, recomendamos também   um passeio de balão de ar quente enquanto estiver lá. Não há melhor maneira de experimentar a grande migração de gnus do que do ar.

Migração de Gnus Serengeti
Migração de Gnus e Zebras durante Safári no Serengeti

Quantos dias é preciso para fazer um Safári na Tanzânia?

Há muito o que ver dentro e ao redor do Parque Nacional Serengeti e também nos parques nos arredores como Tarangire e Ngorogoro. 

As empresas que organizam Safari costumam oferecer diversas opções de pacotes com itinerários e quantidade de dias variáveis

A escolha de qual fazer e quantos dias vai depender muito do seu orçamento e quantos parques incluir.

Nós recomendamos pelo menos de ter a experiência de passar uma noite dentro de algum parque. Ou seja pacotes de 2 dias e 1 noite.

Nós fizemos um pacote de 4 dias e 3 noites com a empresa Nyange Adventures e recomendamos muito!

É seguro fazer um safári no Serengeti, Tanzânia?

Como você estará sob a supervisão de sua empresa de turismo de safári, sua segurança é sua principal prioridade, portanto, não há muito com o que se preocupar quando se trata de segurança.

Mesmo quando você escolhe as acomodações em barracas, eles fazem questão te deixar super tranquilos e ficam acomodados por perto também para o acaso de precisar de algo.

Opções de Safári no Serengeti

Para finalizar, é legal você conhecer, também, os tipos de safári que podem ser feitos no Serengeti.

No geral, é possível se aventurar pelo Serengeti de carro, a pé ou ter uma incrível experiência de balão. Confira mais detalhes sobre cada um dos tipos de safáris:

Safári por conta própria

Não é muito recomendado embora seja possível. Quando você faz com alguma empresa há comunicação entre tem todos os guias dentro do parque. Então no caso de avistarem algum animal eles irão avisar via radio para que os outros também possam ir ao determinado local

Dessa forma segue como melhores opções fazer um Safári por agência ou em um tour privado como esse Parque Nacional Arusha: Private Jeep Tour

Safári por agência

A forma mais recomendada para ter uma experiência de Safari tão sonhada e sem preocupações. Com uma agencia organizando tudo pra você de acordo com seu orçamento.

Arusha: Safári Serengeti e Ngorongoro c/ Acampamento

Safáris de balão

Por fim, uma experiência ainda mais única é fazer o safári no Serengeti de balão. Lá de cima, é possível visualizar, de uma forma ainda mais completa e exuberante, a vida animal e a flora da região.

As paisagens avistadas do passeio de balão são incríveis, e esse tipo de safári é uma ótima opção para quem quer ter a oportunidade de conhecer o Serengeti de uma perspectiva ainda mais única.

Parque Nacional Serengeti: Safari de balão ao amanhecer

Recursos de viagem para Tanzânia

Você encontra as melhores opções de hospedagem em Booking. Clique aqui para procurar o lugar para ficar em Arusha

Encontre as melhores ofertas de voos para Tanzânia clicando aqui. 

Nunca viaje sem seguro viagem de viagem, você nunca sabe o que pode acontecer e é melhor prevenir do que remediar. Você pode ver opções de seguro viagem para Tanzânia aqui.

Recomendamos participar de tours organizados para conhecer melhor o local e visitar mais lugares durante sua viagem. Você pode encontrar uma grande variedade de passeios na Tanzânia no Get Your Guide – clique aqui.